Há mais de 600 cheques para apoio à compra de carros elétricos

36 Comentários

Este ano, foi lançado um apoio para compra de carros elétricos e bicicletas. Apesar das notícias que indicavam os apoios já estavam esgotados, muitas das candidaturas não cumpriram os requisitos… e há agora centenas de vagas novamente disponíveis.

Há mais de 600 cheques para apoio à compra de carros elétricos


638 vagas para veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos

Em 2025, foi lançado um apoio de 4.000 € para carros totalmente elétricos (com preço de aquisição até €38.500, ou até €55.000 para veículos com mais de cinco lugares). As verbas eram limitadas (1.425 apoios disponíveis, totalizando 5,7 milhões) e esgotaram poucos dias após a abertura das candidaturas em 31 de março.

No entanto, acedendo ao site do Fundo Ambiental, é possível ver que atualmente ainda há muitas vagas disponíveis. Segundo as informações, há 638 vagas para veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos e muitas outras vagas. Para bicicletas elétricas há 1149, aquando da escrita deste artigo.

O Fundo Ambiental é um instrumento financeiro do Governo de Portugal criado para apoiar políticas e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, a transição energética e o combate às alterações climáticas.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Theboice
    Theboice

    Já agora qual a ajuda para bicicleta eléctrica e onde se faz a inscrição, obrigado.

  2. Avatar de Terezinha Seixas
    Terezinha Seixas

    Gostaria de saber mais informações.
    Obrigada

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Existem vagas disponíveis em todos os apoios, mas se tentarmos submeter uma candidatura aparece uma imagem a dizer que as candidaturas fecharam em maio.

    Provavelmente irão abrir em breve, mas neste momento este artigo não está totalmente certo.

    1. Avatar de Rui Santos
      Rui Santos

      Foi o que verifiquei, obtenho a mesma informação.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “… muitas das candidaturas não cumpriram os requisitos… …”
    Essa é a versão oficial.
    A realidade é que as vendas de elektos a particulares estão a baixar.
    No UK é a mesma politica, mas eles lá não andam a esconder o verdadeiro motivo para disponibilizarem mais 700 milhões até a fim do ano:
    https://pplware.sitedev.pt/motores/politica-da-ue-em-materia-de-carros-e-um-desastre-diz-bmw/#comment-3724940

    Já agora fica um artigo com a notícia:
    https://www.spectator.co.uk/article/bribing-motorists-to-buy-electric-vehicles-is-an-expensive-mistake/
    Isto deve estar a ser recorrente em toda a Europa alucinada por elektros.

    1. Avatar de rui
      rui

      As vendas não estão a baixar, deves é ter pouca malta com um carro velho que valha a pena abater e com capacidade para comprar um EV novo a titulo particular e não pela empresa.
      Por acaso um amigo meu fez isto com um Tesla daqueles no limite do valor, pagou os 38k, abateu o primeiro carro dele que ainda andava lá por casa só porque sim e recebeu os 4k 2 semanas depois…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        As vendas a particulares estão em queda, no UK, por exemplo, caíram 10%.
        Este reforço de milhões visa precisamente contrariar essa tendência, que é cada vez mais evidente.

        1. Avatar de rui
          rui

          O mercado nacional nunca foi de particulares, historicamente 80% das vendas de carros sempre foi a empresas…

    2. Avatar de JL
      JL

      Estão a baixar no uk ? Que tem o uk a ver com os incentivos em Portugal ?

      O especulador ? Parece me o indicado para si.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Fala tanto do UK, até diria que é onde reside, mas lendo bem duvido.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O terrível lobby elektro anda infiltrado em todo o lado e Portugal não é exceção. Não ouviu o prof Mira Amaral?

        1. Avatar de JL
          JL

          É como o terrível lobby dos radares, que estão lá e depois não os vê. É também um lobby…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O radar está lá como.o sp esteve seu alucinado. O seu site da treta é q não os reporta e vc acredita loool

          2. Avatar de JL
            JL

            Está pois, vê-se tão bem no vídeo que fez na semana passada. LOOOOOOOL

            Eu só disse que não está lá porque não aparece no seu video mais novo.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não o vê mas ele está lá. como pode ver no vídeo a pé no dia seguinte.
            A propósito. 2ª Feira passada a macacada continuava. Não quero acreditar que tenham a lata de continuar com aquela fantochada até ao próximo fim de semana. Vamos ver…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Não sei em que council resides mas podes facilmente receber uma fatia desses 700 milhões.
      Consegues instalar um carregador praticamente a custo 0 e tens outros beneficios fiscais. Só nao aproveitas porque não queres. No meu bairro 50% das casas possuem carregadores e agora estão a aproveitar os incentivos para os paineis solares. A longo prazo compensa bastante.

  5. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Eu gostava de sabe onde estes tipos vao buscar o dinheiro.
    Subsidios para tudo especialmente para quem nada faz, como muitos imigrantes ilegais.

    1. Avatar de orelhas
      orelhas

      para onde achas que vai o dinheiro dos impostos que pagas?

    2. Avatar de JL
      JL

      Não são subsídios, são incentivos, vem das taxas de carbono.

    3. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O que não falta são imigrantes ilegais a receber subsídios (como se isso fosse possível) e a andar em Teslas.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        porque será que os gajos xenófobos têm sempre tanto medo e padecem de tanta ignorância ao ponto de dizerem todo o tipo de barbaridades e mentiras como se fossem a verdade(?)
        ahhh já sei…! é porque a xenofobia se baseia exatamente nisso, no medo e na ignorância…!

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando vejo malta a defender o indefensável em nome do ambiente e das alterações climáticas que sempre existiram… é mesmo não terem nada para fazer.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Já sabemos que é muito melhor defender o “drill baby drill”!

    2. Avatar de JL
      JL

      Eu quando vejo malta a dizer que os outros estão todos errados só porque têm outras opções e não as querem respeitar, também penso o mesmo, que não têm nada para fazer.

      Mas sinceramente não vi ninguém a defender isto, apenas vi a atacar.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tem que começar a abrir horizontes @JL
        Os elektros só se vendem por causa dos subsídios. De resto são muito inferiores. Ninguém quer ir de cavalo para burro
        “…Nessa altura nós pensávamos que os carros elétricos seriam cool dentro de alguns anos, que seriam os melhores carros ou com a performance mais elevada.
        Agora percebemos que à medida que a eletrificação se está a tornar convencional, as pessoas no topo querem diferenciar-se com um carro a combustão. …”
        Mate Rimac 2024

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas eles não têm subsídios ? como não vendem ?

          Ninguém ? então mas as vendas estão a aumentar ? como faz isso ?

          Portanto você é uma pessoa de topo e anda com cangalhos ? é isso ?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 incrível como é que um Clio a combustão vende mais que um Rimac.
          Pensei que Rimac fosse ser o próximo carro do povo mas estava enganado

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O pessoal dos fogareiros faz muito essas comparações por exemplo quando comparam o impacto ambiental, os testes comparam sempre um Smart For Two a combustão com carros maiores, como por exemplo um Hummer elétrico.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nop, Basta comparar a mesma gama_ Volvo XC40 2018 T3 a gasolina comparado com um XC40 Recharge elektro.
            Se a eletricidade vier do gás, o elétrico polui mais (nem é preciso que seja eletricidade a carvão ou a fuelóleo), anda menos e dá mais secas ao dono nos postos de carregamento (muito mais).

          3. Avatar de JL
            JL

            Do gás nem consegue, do carvão talvez fique lá perto, isto para quem faz contas certas.

  7. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Se quisessem mesmo eletrificar o mercado davam incentivos aos condominios para estes adaptarem as suas garagens no que à instalação elétrica diz respeito e fomentavam a instalação de wallboxes. Mas não, atira-se com uma bagatela só acessível a alguns e pronto, tá feito.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      É o que está acontecer por esse mundo fora e o pessoal anda a reclamar…..

  8. Avatar de Valter
    Valter

    gostava de saber todos os motivos porque recusaram as candidaturas… foi apenas porque os candidatos não conseguiram comprar um VE em 90 dias ? queria saber mais os motivos, para estar preparado para a próxima CALL.. obrigado