H33c: que sinal é este? Prepare o seu cartão de pagamento

7 Comentários

Desde o dia 20 de abril que há novos sinais nas estradas e também novas regras. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o objetivo era melhorar as condições rodoviárias, combater a sinistralidade e dar mais segurança. Sabe o que indica o sinal H33c.


H33c via de portagem em que o pagamento é feito por cartão via card

A 20 de abril de 2020 entrou em vigor a primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22 -A/98, de 1 de outubro. Este novo regulamento visou o aperfeiçoamento e a atualização da sinalização rodoviária em conformidade com o Código da Estrada e em alinhamento com o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020. No Pplware já demos a conhecer os sinais H46 e H47 E o sinal H33c sabe o que significa?

O H33c – via card serve de indicação de uma via de portagem em que o pagamento é feito exclusivamente com o cartão via card. O ViaCard é um cartão pré-pago que permite o pagamento de portagens (pedágios) nas autoestradas portuguesas.

O ViaCard é um cartão especialmente útil para turistas e condutores ocasionais que não possuem outros dispositivos de pagamento automático de portagens, como, por exemplo, a Via Verde, que é um sistema mais avançado e amplamente utilizado em Portugal para o pagamento automático de portagens através de dispositivos eletrónicos instalados nos veículos.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    “H33c – ViaCard: indicação de uma via de portagem em que o pagamento é feito exclusivamente com o cartão ViaCard”
    A Lusoponte tem um cartão ViaCard para passar, com descontos, nas portagens das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama em vias próprias (na foto do link, as vias com a indicação VC, que são distintas das da Via Verde)
    E agora há um sinal com esse nome indicando “uma via de portagem em que o pagamento é feito exclusivamente com o cartão ViaCard”.
    Há de ser a mesma coisa. É o equivalente, onde houver portagens com várias vias, ao sinal H33 – Via Verde. Não estou a ver é que vá além das duas pontes.
    https://almadaonline.pt/portagens-sobem-49-em-2023-ponte-25-de-abril-a-2-euros/

  2. Avatar de Aves
    Aves

    O link do Jornal de Almada não quer colaborar. Pode ser que o Expresso dê:
    https://expresso.pt/economia/2022-12-21-Governo-deve-limitar-aumento-do-preco-das-portagens-a-5-872c38b4
    Os novos sinais para pagamento de portagens são:
    – H33a – Via manual, H33b – Via manual automatizada, H33c – Via Card

  3. Avatar de Vlademiro inacio
    Vlademiro inacio

    Devia haver a possibilidade de a via verde servir para várias viaturas desde que a central retivesse as matrículas das viaturas envolvidas para ligação á conta bancária. Era um serviço óptimo que se prestava em vez da gulodice.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Não percebi. Tenho várias viaturas na mesma conta, cada uma com o seu identificador no vidro. Todos os pagamentos são efetuados pela mesma conta bancária. As faturas vêm discriminadas por viatura/matrícula.
      P.S. Uso a Via Verde para estacionar. Há dias selecionei mal a viatura, quando cheguei tinha o envelope da EMEL. Têm uma página para reclamações. Escrevi a explicar a troca de viaturas e anexei uma imagem da app Via Verde a mostrar que são várias as viaturas e outra a mostrar que à hora da multa uma delas, trocada, estava parqueada com pagamento. Não sei se a EMEL tem forma de saber se o local do parqueamento da Via Verde coincidia com o da multa, mas arquivaram-na “excecionalmente”. Conto isto porque estava para telefonar a desancá-los, “que raio de app era aquela,” (e aí não me perdoavam nada), quando me lembrei que podia ter havido troca (ou a app reiniciou sem eu perceber que tinha trocado)

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “O ViaCard é um cartão especialmente útil para turistas e condutores ocasionais…”

    Esta informação está errada… a via card nas pontes é só para pessoal que tem cartão Via Card…é por essas e por outras que de vez em qd aparece lá uns toinos que pensam que aquilo é um portagem normal…

    Mas a verdade seja dita, a culpa é da LusoPonte porque metendo um “V” ao contrario apenas e em azul e laranja, as coisas talvez mudassem… mas não…metem VC…e o pessoal pensa o quê? Via com cartão MB…

    E já agora esse sinal vai aparecer onde?

  5. Avatar de Vera Santos
    Vera Santos

    Eu que sou da parvalheira (vulgo, moro fora da capital), e nao necessito utilizar sistema de pagamento de portagem constante senti-me muito defraudada com a informação que consta neste artigo ao pesquisar um pouco mais pelo assunto.
    Vá lá sr informador, não seja desses, a paisagem fora da capital também interessa.