Great Wall Motor: há mais uma grande marca chinesa de carros elétricos a entrar em Portugal

41 Comentários

As marcas automóveis chinesas apostam cada vez mais nos carros elétricos e a Europa é um dos melhores mercados. São já muitas e a Great Wall Motor é a mais recente a querer alargar a sua presença no velho continente. Sim, Portugal já está na mira.

Great Wall Motor Portugal carros elétricos Europa

Great Wall Motor quer entrar em Portugal

A Great Wall Motor não é uma marca nova na Europa, tem já uma boa visibilidade. Chegou no ano passado à Alemanha e Reino Unido, com ofertas que se baseiam essencialmente em carros elétricos, ainda que esteja limitada na oferta.

Com vontade de crescer nestes mercados, a Great Wall Motor pondera agora alargar a sua presença para chegar a mais clientes. Do que foi adiantado num meio chinês, a intenção é abordar 8 novos países: Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha e Suíça.

Associado a estes novos mercados, a fabricante irá também alargar a sua proposta de carros elétricos.

Great Wall Motor Portugal carros elétricos Europa

Aumentar venda de carros elétricos na Europa

Para além de querer entrar nestes novos mercados, onde se encontra Portugal, a Great Wall Motor quer investir ainda mais na Europa. Para isso estará também a procurar locais onde possa instalar um centro de I&D, tal como outras marcas já o fizeram antes.

A somar a estes dois pontos, há ainda informações de um compromisso maior por parte da Great Wall Motor. A marca deverá também montar uma fábrica para produzir os seus carros elétricos e assim ter uma presença mais forte neste território.

Esta notícia chega numa altura em que a União Europeia procura limitar a comercialização dos carros elétricos de marcas chinesas. Quer garantir que as marcas não têm protecionismo dos governos e assim conseguem competir de forma justa.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Eu quero ver os ensaios EuroNCAP destas coisas…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Diziam o mesmo da BYD que não passavam nos testes da EuroNCAP e tem sido um modelo atrás do outros sempre 5 estrelas.
      http://www.euroncap.com/en/results/byd/dolphin/50011

      As chinesas vieram para ficar e as marcas Europeias tem que fazer mais barato e com qualidade, a BYD é um sucesso atingiu agora a marca dos 6 milhões de veículos eléctricos, número que nenhuma marca conseguiu o crescimento é tão grande que em apenas nos últimos 3 meses fizeram 1 milhão.

      Já estão a fazer varias fábricas pelo Mundo, a próxima pelo que se diz será na Europa.

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Parece que nem tens que esperar fui procurar e já tem teste feito… 5 estrelas!

      http://www.euroncap.com/en/results/ora/funky+cat/46613

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Espera, a ncap diz que isso é segmento C. Mesmo que um megane… Aquilo parede mais um clio… 4.20 metros mas apenas 228 litros, até o meu clio de 2008 tem 255 litros, e corsa tem 308 litros, se bem que o novo baixou para 268 litros, Astra elétrico 350 litros e o megane elétrico 440 litros…
        228 litros é pouco mais que um twingo eletric que tem 174 litros…
        Já o BYD dolphin tenta parecer maior, mas esse ao menos leva 340 litros…

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Sim a BYD fez a marosca de aumentar os pára choques à frente e atrás para passar o Dolphin do segmento B (na China o Dolphin é segmento B) para o segmento C na versão europeia e assim sentem-se no direito de cobrar por um “Clio” o mesmo que se cobra por um Model 3 (o Dolphin topo de gama custa mais de 40k).

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            A versão normal não chega aos 30K.

          2. Avatar de NunoManuelAlves
            NunoManuelAlves

            39.400 eur para ser exacto tenho foto disso e tudo, o carro é bom por 15 mil USD que e o preço dele nos chinos, cá simplesmente é uma aberração, nunca na vida um segmento B pode custar o mesmo de um segmento D, na Europa estão se a revelar uma falhanço de vendas por isso mesmo, por esse preço compro um tesla.model3 novo modelo :/ enfim

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Rodrigo, por 30K compras o e-C3 topo gama, que é um genuíno segmento B, não há cá maroscas, e ainda te sobram 5K. As prestações são equivalentes as do Dolphin. Só quando A BYD tiver fábrica em solo europeu é que poderá oferecer verdadeira competição!

        2. Avatar de TM
          TM

          O Dolphin não se pode comparar ao E-c3…. estamos a falar de um carro utilitário com uma qualidade de construção superior ao mercedes classe A….Sem dúvida que gostaria que fosse mais barato, mas o preço do litio ainda é demasiado alto

          PS: O dolphin traz bancos aquecidos, ventilados, cruise control adaptativo, cameras 360 e mais uma quantidade absurda de equipamento, o e-c3 é um carro despido(falando dos dois na versão topo de gama)

    3. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      A julgar pelo desempenho das outras marcas chinesas concorrentes neste segmento de mercado, julgo que vais ter uma agradável surpresa.

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Desde que tenha sensores de estacionamento e de faixa ganha logo 5*, se não tiver só ganha 1*.

    5. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Isso já foi tempo… Tal como os smartphones chinês antigamente eram sinónimo de fraca qualidade, hoje em dia estão lado a lado com os Samsung’s e iPhones!

    6. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Olhe que não são tão maus como pensa! Acho que a nível de preços rondam o preço dos BYD, ou seja carro de um segmento inferior BEV ao preço do carro do segmento seguinte ICE. Não tenho interesse.
      Mas eu quero é ver as fábricas plantadas em solo europeu isso sim!

  2. Avatar de Eu
    Eu

    Pluduto chines!? No thanks!

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Pluduto eulopeu (ou ocidental) com obsolescência ploglamada não quelo obligado

  3. Avatar de Rocha
    Rocha

    Quem controla a entrada desta me* na europa?

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Os mesmos que controlam a venda da m***a europeia na Europa

  4. Avatar de Robin
    Robin

    A UE a arruinar a Europa com lixo a pilhas
    tem de se manter a farsa do ambiente o carros a pilha vai servir para controlar mais facilmente as populações quando quiserem é só impor limites ao movimento do carro e dali não passa e os idiotas que consumem tudo o que lhes vendem nem pensam.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vá lá não chores se te portares bem este Natal tens também um carrinho a pilhas.

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Eu acho que o Robin não deve querer um carro a H2 🙁 tb nunca vão existir por isso tb não há problema :):):) mas a pilhas só os carros a H2. Os restantes são Bev, simples eficientes potentes e baratos de operar:)

    2. Avatar de GM
      GM

      Sem dúvida. Isso, e a moeda digital.

    3. Avatar de JL
      JL

      Mais um que não pesca nada de carros. LOOOOL

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu imagino os bugs do software disso, e também imagino que saem 2 ou 3 updates de firmware e fica por aí, típico de marcas chinesas. A desculpa é do costume: é balato, sem galantia.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Deixa lá que nas outras marcas é diferente. Compras um carro eletrico mas ele nunca é 100% teu. Queres teres funcionalidades passado algum tempo e tens que pagar subscrições anuais ou mensais e tal, como já fazem certas marcas no mercado…

      1. Avatar de JL
        JL

        O meu é meu.

        Só paga se quiser, deve estar a falar da BMW ? Mas eles fazem isso tanto nos a combustão como eléctricos.

        1. Avatar de Frustrado
          Frustrado

          isso de terem subscrições para activar certas funcionalidades do carro, por muito frustrante que possa ser tem uma certa lógica:
          no UK e julgo que noutros países também seja assim, carros que têm um PVP acima de 40000 libras são considerados carros de luxo e portanto pagam um imposto extra (cerca de 390 libras anuais) e a estratégia é: compras o carro abaixo do patamar dos £40k e activas opções extras depois da compra assim “escapas” ao imposto inflacionário

  6. Avatar de Fait
    Fait

    Caso ainda não tenham reparado, se continuarem a alimentar a China em prejuízo da Europa/ocidente, que vai sofrer somos todos nós.

    Os produtos europeus até podem ser mais caros, mas é preciso levar em consideração que nós temos leis trabalhistas muito mais complexas do que a china. Além disso, temos energia mais cara, as nossas marcas não são subsidiadas pelos governos, não violamos patentes de outras marcas, etc.

    Tudo isto encarece os nossos produtos.

    Agora cabe a vocês escolher em que europa vão viver os vossos filhos.

    Numa europa sem indústria e, consequentemente, pobre, ou numa europa onde se tem alguma qualidade de vida e se respeita os direitos humanos.

    1. Avatar de papagaio
      papagaio

      mas quem é que mudou a produção de tudo ou quase para a china?foram os consumidores?o que é que hoje em dia não é feito lá?vinho do porto?agradeçam aos maravilhosos e democraticos politicos (proxenetas) do velho continente

      1. Avatar de livreseforsopamim
        livreseforsopamim

        quais politicos??? Quem decidiu, começar a deslocalizar as produçoes, por uma questao de maximizaçao do lucro, foram as empresas e suas admnistraçoes. Depois vem a missa cantada, eles fazem concorrencia desleal (e ate nao deixa de ser verdade), quando tb querem vender ca; mas ja nao fazem, quando os usamos pa nos aumentar os lucros! E quantos paises ha no mundo, que tenham p ex, uma legislaçao laboral e respectivos custos, equivalente a europeia? Quase nao importavamos de nenhum! Direitos sociais e humanos? quantos e quantos tb. Ou tb vao começar a embirrar com as produçoes e confeçoes, ocidentais nas filipinas, vietnam, camboja, bangladesh etc?

        1. Avatar de GM
          GM

          Em resposta à última pergunta, sim. Marcas portuguesas como TIFFOSI, GIOVANNI GALLI, MO (antiga MODALFA), deixei de comprar. Na etiqueta diz “desenhado em Portugal”, mas fabricado num desses países. Portanto, não.

    2. Avatar de TM
      TM

      Comecem a fazer carros decentes, as marcas europeias continuam a fazer maus carros e depois queixam-se da competição da china. Eu fui ver todos os BYD que existem á venda em PT e testei…A qualidade do Dolphin é superior(largamente) ao mercedes classe A….Ou mudam de estratégia, ou o futuro é só carros chineses

      1. Avatar de GM
        GM

        É só, se forem comprados. Por mim ficam todos no stand, nem oiço nem olho aos argumentos. Reprovação liminar.

  7. Avatar de jaquim
    jaquim

    Cada carro vendido na europa dá para o estado chinês fabricar mais uma dúzia de obuses. Estão a começar a mostrar as garras aos vizinhos, depois não se queixem. Vamos lá a parar de enviar euros para a china, temos de obrigar as empresas europeias a fabricar na europa, aí todos temos um papel…. reduzir as compras made RPC

    1. Avatar de JL
      JL

      Curioso, quando foi para comprar telefones, computadores, tvs, e tudo mais nunca ouvi essa.

      Atenção, estou de acordo com o que diz.

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Sim? Diga que telemovel usou para enviar essa msg

      1. Avatar de GM
        GM

        O do jaquim, não sei. O meu é NOKIA. Este modelo ainda foi fabricado na China. Mas já há alguns a serem pelo menos montados na Hungria.
        https://www.youtube.com/watch?v=GYS51snmbfk

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @jaquim isso é incompatível com o sonho netzero da UE. Para a UE desde q as emissões sejam do lado de lá da fronteira já não faz mal e não danifica o planeta.

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, tanto que já andam com sanções a isso. Mas claro que isso vocês nunca sabem.

  8. Avatar de Azeite
    Azeite

    Venham eles. São muito bem vindos.