Governo vai reduzir apoio aos combustíveis já em janeiro de 2025

107 Comentários

O preço dos combustíveis não é propriamente amigável. Desde 2022, o Governo português dava apoios nos combustíveis, permitindo que o valor final seja mais barato. Agora, o Governo de Luís Montenegro vai acabar com os apoios.

Governo vai reduzir apoio aos combustíveis já em janeiro de 2025


Esta mudança poderá até traduzir-se numa redução de cerca de 3 cêntimos por litro

Em 2023, a Comissão Europeia instou Portugal a descontinuar os apoios aos combustíveis. Como solução, deveria apostar numa eliminação gradual dos apoios. Bruxelas alertou que Portugal não estava a cumprir as recomendações para descontinuar os apoios.

Agora o Governo vai avançar com a redução do desconto do ISP, mas garante que carga fiscal não sobe. A partir de 1 de janeiro de 2025, o Governo vai reduzir o desconto aplicado sobre o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP).

A boa notícia, segundo refere o ACP, esta mudança poderá até traduzir-se numa redução de cerca de três cêntimos por litro no preço final pago pelos consumidores.

Governo vai reduzir apoio aos combustíveis já em janeiro de 2025

Segundo Miranda Sarmento, o objetivo passa por “aproveitar a descida na taxa de carbono e usar esse valor para fazer parte da redução do desconto no ISP na exata proporção”. A portaria que estabelece o valor da taxa de carbono para 2025 ainda não foi publicada

Comentários

107

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Croft Lara
    Croft Lara

    O meu elétrico não quer saber.

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      O meu também não 😛

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pena que o camião que transporta os bens que consumimos não possa dizer o mesmo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Os camiões usam um combustível mais barato.

  2. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Havia de subir para dez euros o litro… Porcaria dos escapes…

    1. Avatar de CaptianObvious
      CaptianObvious

      , é pq a eletricidade não é altamente financiada pelo estado, e já agora, o teu elétrico tem muito mais “escape” do que possas imaginar. Enfim, o poder do marketing é impressionante.

      A única forma de reduzir emissão de gases de forma considerável, mas mantendo a mobilidade, é só uma – transportes públicos! O resto é hipocrisia.

      Resto de bom Natal!

      1. Avatar de Mário
        Mário

        (…) “As medidas políticas de contenção dos preços que vão beneficiar as tarifas elétricas de 2025 ascendem a 392,4 milhões de euros. Este é o valor mais baixo em cinco anos — pelo menos desde 2021 — e só é possível porque os preços da energia no mercado grossista estabilizaram em níveis inferiores aos dos últimos anos e mais próximos dos considerados valores normais.”

        Para os que dizem que a eletricidade não tem apoios. Retirado do Observador.
        Para isso acabavam-se também as tarifas garantidas nas renováveis, já tiveram bem tempo de investir como pessoas a sério.

      2. Avatar de JL
        JL

        Não tem mais financiamento não.

        Os eléctricos, tem 10x menos escapes que as alternativas, já que 80% da energia é renovável e são pelo menos 5x mais eficientes.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      E porcaria das baterias, desde a conceção ao desmantelamento e ao aterro para as mesmas…

      1. Avatar de JL
    3. Avatar de João
      João

      Enfim a estupidez é a única coisa que é infinita! Havias era de pagar esses 10€/l no teu cabaz alimentar! Como imposto para a deficiência.

      1. Avatar de RICARDO
        RICARDO

        Garoto ou sr guerreiro do teclado se fosses um pouquinho inteligente sabias que os elétricos são superiores em tudo e os meus pulmões agradecem…

        1. Avatar de TiGaSPT
          TiGaSPT

          Deves ter estar a esquecer que a poluição gerada pela produção e reciclagem de baterias em fim de vida é cem vezes superior à que os motores a combustão produzem, por isso se os teus pulmões agradecem mais poluição e menos tempo de vida força com isso

          1. Avatar de JL
            JL

            E a poluição gerada para a produção de combustíveis e todos os consumíveis ?

            Então mostre lá que é 100x superior ?

          2. Avatar de Mário
            Mário

            @JL você sem combustiveis fosseis não sobrevive… ou então de que são feitos os pneus, lubrificantes dos elektros, e não vale dizer que não usam lubrificantes nem oleo nos travões.
            Devem ser feitos de água.

          3. Avatar de JL
            JL

            E eu disse que sobrevivia ?

            Os pneus também levam borracha natural.

            Mas viu aqui alguém contra isso ?

            Também vive sem electricidade ?

          4. Avatar de Grunho
            Grunho

            O gasóleo dos camiões sai da refinaria a preços mais baixos pelo desconto de quantidade. Para além disso, parte do imposto é devolvido. O chamado gasóleo profissional.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          E daqui por uns anos o problema ambiental das baterias? carros na via publica, aterros e afins. Nah.
          Eletricos superiores em tudo? Então podes ir viver para o pé de uma refinaria de litio ou de uma mina de litio que o teu organismo irá adorar agua contaminada.

          1. Avatar de JL
            JL

            As baterias fazem o que já fazem, reciclam, qual a novidade disso ?

            Aterros ? Onde ?

            Sim,.são superiores em tudo.

            Por acaso vivo perto de uma mina de lítio, o vosso preconceito é tanto que nem sabem que existem 20 minas ativas em Portugal.

            A água do mar tem a maior quantidade de lítio do planeta, não vá para a praia, pode sair contaminado. Looool

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            As baterias em fim de vida nos carros são aproveitadas para instalações domésticas. Enquanto isso um carro a combustão já queimou dezenas de milhares de litros sem reciclagem possível.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A maioria das baterias nem chegam ao início do fim de vida. Incendeiam-se antes.
            Basta um pequeno toque de trânsito para já não serem seguras e os respectivos carros são dados como irreparáveis pelas seguradoras.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Deixo-lhe aqui um exemplo do que pode acontecer quando se tenta aproveitar baterias ou carros dados para sinistros de perda total:
            https://www.cbsnews.com/miami/news/residents-say-a-scary-explosion-at-portmiami-caused-their-apartments-to-shake/
            Vc parece ter-se convenientemente esquecido que elas podem até nem rebentar no momento mas sim 1dia, 1semana, 1 ou vários meses depois. Não é previsível mas é sempre mortífero.

          5. Avatar de JL
            JL

            Um veículo a combustão incendiar já é algo corriqueiro.

    4. Avatar de Tó

      Vê lá se te acalmas e relaxa, que o dia se Natal não é o mais indicado para subires a tua tensão arterial e menos ainda para deixares o tico e o teco a descansar. Pensa um bocadinho antes de escreveres asneiras e não engulas a cassette dos eléctricos não serem poluentes sem te dares ao trabalho de perceber o conceito de pegada ecológica.

      1. Avatar de JL
        JL

        Na pegada ecológica são bem melhores, não entendi qual a dúvida, anda tudo errado e vocês é que estão certos ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Prove o contrário.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Ao lado dos de combustão são um prodígio. Ao lado das bicicletas, inclusive eléctricas, são um desastre.

    5. Avatar de Toninho
      Toninho

      já desligaste o fogão a gás?

    6. Avatar de IrÓcuMata
      IrÓcuMata

      Ora aqui tá um rapaz inteligente que pensa que a comida que lhe vem parar ao prato é transportada em carros electricos, produzida por tratores electricos e a electricidade é toda produzida pelo vento e sol. Vamos lá subir o gasoleo e gasolina para 10€ que este rapaz precisa sentir na prática o que isso sigonifica.

      1. Avatar de JL
        JL

        Em carros não, mas até em camiões, carrinhas e comboios são transportados.

  3. Avatar de Diogo
    Diogo

    Ainda bem que a curva da procura-oferta nos combustíveis não se aplica

  4. Avatar de semerodk
    semerodk

    E nem assim o mercado de EVs ultrapassa os 5% de veículos em circulação. Está mais que viste que os elétricos têm sido um desastre. Em 1900 também não eram eficientes. Talvez sejam bons daqui a 100 anos.

    Quem os comprou perdeu 80% do valor do carro em menos de 5 anos. ESTUDASSEM!

    Combustão interna e híbridos continuam a ser a solução nas próximas décadas.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      É mentira, já aí vem o gajo que vai dizer que é mentira e que se é verdade, quer comprar um EV por esse valor.

      1. Avatar de JL
        JL

        É verdade, vou continuar a insistir.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se alugar um model 3 na Hertz, eles automaticamente propõem-lhe a venda da viatura com ≈50k quilómetros por ≈17000€.
          Depois diga q não sou seu amigo.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas depois metem-os à venda por 20 mil dólares e com 3 vezes mais kms.

            Que bom, então qual model 3 custo 4 x mais que 17 mil euros ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não era vc que estava interessado em comprar Teslas por menos de metade do preço? Aproveite, este nem sequer tem 50 mil km!
            https://www.reddit.com/r/HertzRentals/comments/1hi5p7d/hertz_trying_to_sell_you_the_car_youre_currently/?utm_source=embedv2&utm_medium=post_embed&utm_content=post_body&embed_host_url=https%3A%2F%2Fwww.carscoops.com%2F2024%2F12%2Fhertz-reportedly-offering-renters-the-chance-to-buy-evs-on-the-spot%2F&rdt=50487

            Só precisa de comprar directamente na fonte. Desta forma, evita custos de intermediação. Para isso, é necessário alugar um veículo, pois assim a companhia considera-o um potencial interessado em elektros e propõe-lhe o negócio directamente.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não entendi, mas qual a novidade ? Quantos meses ele o usou ?

            Mas afinal é só para alguns, ele próprio diz que é um grande utilizador do serviço.

            Menos de metade ? Desde quando ? O carro custa 30 mil, para quem já fez quase 50 mil nele.

            Mas mostre lá um a combustão com menos desvalorização por lá ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Se procurar um pouco mais vai ver que isso é uma prática comum, até de pedirem os carros que estão alugados de volta à base porque foram vendidos, e não apenas em teslas….

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tenha calma, o Tesla model 3 mais barato nos EUA custa $42,490.
            Os USA não são a CN, não se baralhe.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas isso é o long range, onde diz que esse é longe range ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem outra opção no país que VC próprio foi buscar?
            Se não tem, o melhor é enfiar a viola no saco e embuchar.

          8. Avatar de JL
            JL

            Agora não, mas nessa altura tinha, tanto que esse é um standart range, basta ver pelo VIN.

            Você é que tem de enfiar a viola no saco, pois o argumento não faz sentido.

    2. Avatar de JL
      JL

      Continuo a aguardar por 2 a esse valor.

    3. Avatar de PJA
      PJA

      Veículos elétricos em circulação em Portugal é de 1,8%.

      1. Avatar de JL
        JL

        Eram, como a cota aumentou, agora são mais.

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Este o valor oficial do Eurostat, e é de 2023. Qual é o atual?

          1. Avatar de JL
            JL

            Deixe chegar o fim do ano e logo se vê.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            Como você disse que sumentou pensei que sabia. Afinal…

          3. Avatar de JL
            JL

            Aumentou até agora.

  5. Avatar de Droide
    Droide

    Acho piada chamar “reduzir apoios” quando os preços dos combustíveis são constituídos sobretudo por impostos.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Errado. Primeiro, parte do imposto é fixo e diferente no gasóleo e na gasolina (11 cêntimos + IVA a mais). Depois, quanto mais alto for o preço do produto na origem, mais baixa é a parte do imposto, devido à componente fixa.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Errado? Qualquer talão do posto de combustível ou a própria informação prestada pelo oficial da Direção-Geral da Energia e Geologia mostra que mais de metade do preço da SC95, SC98, e Gasóleo são impostos… qual é a próxima, negar que a terra é redonda?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Metade significa 50,0%. E os números que vêm no talão andam à volta dos 60% para a SC95 e dos 40% para o gasóleo, o que é diferente de metade.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vê lá isso melhor @Grunho
            O preço médio semanal, calculado pela ERSE para a semana entre 16 e 22 de dezembro, antes de impostos, é de 0,783 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,830 euros/litro para o gasóleo simples.
            Depois de impostos o valor passa 1,743 € na gasolina e para 1,641€/l para o gasóleo.
            Qual é o peso dos impostos nos combustíveis?
            Significa que por cada 100 € de gasóleo, 49,00€ são impostos.
            E que por cada 100 € de gasolina, 55,00€ são impostos.
            Entre os dois venha o diabo e escolha!

            As contas terão que ser refeitas a partir de Janeiro. Vai ser lindo!

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto o gasóleo continua a ser subsidiado, já que tem um custo de produção superior e é mais poluente por litro.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O gasóleo e as pessoas que dele dependem como bem de primeira necessidade são alvo de extorsão na forma de impostos. Se o gasóleo fosse subsidiado, teria um PVP inferior a 0,830 euros o litro, no entanto, o que se verifica é que é vendido pelo dobro desse valor. Logo, não é subsidiado, pelo contrário, é altamente penalizado.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quais pessoas ? Você ?

            Os que dele dependem tem apoios ainda maiores, podem ter Galp frota, e deduzem 50% do IVA.

            Tanto é subsidiado que o governo até vai diminuir a taxa de CO2 para conter a retirada deste apoio.

          5. Avatar de Mario3
            Mario3

            @Yamahia, o JL não deve comer, e quando vai ao supermercado exige que as mercearias dele sejam transportadas exclusivamente por camião elétrico, caso contrário não as compra.
            Nem as encomendas que recebe, deve exigir ás transportadoras que as encomendas sejam transportadas em carrinhas elétricas e navios elétricos…. caso contrário nao recebe as encoimendas.

          6. Avatar de Mario
            Mario

            @JL sabe que o CO2 é fixado administrativamente num “mercado”. Para haver especulação.
            Isto é, quem paga pode poluir á vontade que o planeta diz… pagaste podes poluir que já não contribui para as alterações climaticas.

          7. Avatar de JL
            JL

            Não sei porque isso não é verdade, ele é um valor fixo determinado pelos governos, não é um artigo ou empresa em bolsa.

            Queria que fizessem o quê ? prendessem quem emite mais que outros ?

            Ok, já vi que não entende uma coisa simples, os poluidores pagam, esse dinheiro serve para financiar projetos que consistam em não emitir mais CO2 ou até capturar CO2.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não, não exijo, mas não deve faltar muito para os mercados terem esse serviço, aliás, alguns já têm, e que as pessoas possam ter preferência.

            Deixe-se de conversa hipócrita.

          9. Avatar de Mario
            Mario

            Amen aleluia ao JL-sabe-tudo-sobre-tudo.
            Sim sim, olhe, tem 150€ de compras para entregar… se for entrega normal sao 10€, entrega “sustentavel” sao 30€.
            Pretende?

          10. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso é ao contrário, porque entregas com veículos elétricos são mais baratas, não se lembra porquê é que as empresas os escolhem ? não viu que os seus argumentos não fazem qualquer sentido !!

            Está a ver que ás vezes basta apenas ler para não se passar vergonha:

            “s entidades reguladas devem entregar os direitos por uma quantidade equivalente às emissões que geram, podendo escolher entre implementar medidas internas de redução ou comprar direitos no mercado de carbono, dependendo dos custos relativos dessas opções. O fato de criar uma oferta e uma demanda de direitos de emissões faz com que um ETS estabeleça um preço de mercado para as emissões que flutua ao longo do tempo.”

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Verdade! E já agora… ninguém me soube responder assertivamente a isto… sendo os elétricos o futuro não deviamos estar já a assistir á estagnação do consumo de combustiveis fósseis pelo menos em Portugal? Isto para haver mais consumo de eletricidade.
      Link de referencia para o Sr. Prior dizer que não estou a mentir http s://www.rtp.pt/noticias/economia/consumo-de-combustiveis-fosseis-fixa-novo-maximo-apesar-do-aumento-das-renovaveis_n1580467

      1. Avatar de JL
        JL

        Sr Prior da mobilidade a combustão, os carros a combustão continuam a vender-se ainda mais que os eléctricos, e há cada vez mais pessoas, portanto só nos países onde a sua cota é alta, é que existe redução de consumo de combustíveis.

        1. Avatar de Mário2
          Mário2

          Continua a não responder a minha questão.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu respondi, leia novamente.

        2. Avatar de Grunho
          Grunho

          Há uma maneira simples de começar já com uma corrida aos eléctricos: igualar já o imposto da gasolina com o do gasóleo, ou melhor ainda, indexá-lo ao teor de carbono de cada litro.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Indexar ao CO2 parece que é o que já acontece e por isso pesa em desfavor da gasolina.
            Mas isso até acaba por ser uma coisa boa dado que o O CO2 é o gás da vida, o CO2 é a razão de vivermos, o CO2 é bom para o planeta, o CO2 é a razão de vermos folhas verdes. Por isso sim, a gasolina devia ser mais barata.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sendo o gás da gisa não entendo porque metem os escapes na traseira dos carros, sabendo que a malta adora o barulho. Algo de errado não está muito certo. Lol

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Em Espanha o aumento de imposto vai todo para o gasóleo. A burguesia exploradora já começou a vender os diesel de alta cilindrada à classe média assalariada e gasóleo ao preço da gasolina é a maneira infalível de provocar uma corrida aos eléctricos e PHEV.

  7. Avatar de Mário
    Mário

    Apoio? Mas há algum apoio? As propostas aprovadas precisam de dinheiro e ele tem que vir de algum lado. Ainda acham que os impostos nos combustiveis é para poupar o ambiente… meninos.

    Já sei já sei… não tenho um eletrico porque não quero e porque sou marreta em não querer. Não sei como não reduzem o apoio nos elétricos, já há muitos e porque não reduzem os apoios ás concessionárias das autoestradas, entre outros.

    1. Avatar de JL
      JL

      Afinal eu tinha razão, você além de não querer, não quer que os outros queiram.

      O apoio aos eléctricos tem sido reduzido, parece que não lê as notícias, faça um favor a si próprio, leia em vez de dizer disparates.

  8. Avatar de Fla
    Fla

    Apoio? Mas que apoio?

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…Bruxelas alertou que Portugal não estava a cumprir as recomendações para descontinuar os apoios. …”
    Bruxelas tb alertou ES q devia cobrar portagens na AE’s.

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah afinal sempre existem subsídios.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para carros elétricos? Sim, há muitos subsídios! Directos e permanentes!
        Para carros a combustão, cada vez que vai abastecer, tem de entregar um presunto à parte. Até agora, ainda lhe davam uma pequena fatia para fazer umas sandes (com mais manteiga do que presunto, claro). Mas, pelos vistos, a partir de janeiro, nem direito a uma sandes com aroma a presunto vai ter!

        De qq forma a fatia de presunto não era um subsídio mas sim um alívio fiscal temporário

      2. Avatar de JL
        JL

        Para combustíveis, é sobre isso o artigo , não se distraia.

        Num carro eléctrico também, 70% são impostos e taxas.

        Exato, parece que os a combustão vão perder mais um subsídio.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “…Num carro eléctrico também, 70% são impostos e taxas….”
          MéKiÉ?

          1. Avatar de JL
            JL

            Ah agora já não sabe ? então num carregamento com 90 cêntimos o kwh, qual é de facto o valor da energia ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o resto são impostos? Looolooolool
            Eu acho que é mais custos de infraestrutura! Ou agora tb quer infraestrutura à borla e q que trabalhem de borla para si?
            Era só o que faltava!!!

          3. Avatar de JL
            JL

            São taxas e impostos.

            No combustível não paga custos de infraestrutura?

            Também quer bombas à borla ?

            Era o que faltava.

        2. Avatar de PJA
          PJA

          70%? Só inventa, isso nem nos ICE, e esses pagam e bem.

          1. Avatar de JL
            JL

            Os que pagam bem são os eléctricos na rede publica, os ice não, tanto que até têm subsídios.

            Tanto há que está no próprio artigo sobre isso, a sério que vai continuar a negar até no próprio artigo ? isso já é negação ao limite. LOOL

          2. Avatar de PJA
            PJA

            No artigo está apoios, não é subsidio. Mais concretamente redução da taxa de co2, implementada pelo governo anterior. Subsídios recebem os BEV na compra, 4000€.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então porque você e outros falam em subsídios quando se trata de eléctricos ? Ao menos seja coerente.

            Não são subsídios, são apoios.

        3. Avatar de PJA
          PJA

          Qual subsidio na combustão. Não seja mentiroso. Não há subsídios nos combustíveis, nem nunca houve.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Há subsidiação fiscal do gasóleo pelos consumidores de gasolina, que pagam mais imposto para outros terem gasóleo mais barato. E isso é mais abominável quando se sabe que o gasóleo move o parque automóvel de alta cilindrada da burguesia exploradora e a gasolina os carros pequenos e económicos da classe média assalariada.

          2. Avatar de PJA
            PJA

            O ISP sobre o gasóleo é menor desde sempre, pelo motivo de há muitos anos ser utilizado somente por empresas, era um incentivo a economia. Era raro o particular que tinha carro a diesel. 
            É claro que governo pode colocar valores iguais, e é claro que você é que vai pagar quando for as compras.
            Mais não é subsidio, as pessoas pagam na mesma, pagam é menos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Era ou é? Curioso porque já tive um diesel para uso particular e usava esse incentivo, aliás, em Portugal mais de 60% do parque é diesel devido a isso.

            Já agora, não é desde sempre, mas sim desde os anos 90.

            Nesse caso são as pessoas que gastam gasolina que mais pagam, depois os que usam gasóleo também pagam mais, porque temos de importar gasóleo refinado e vender gasolina aos americanos e brasileiros a preços mais baixos que aquele que vendemos ao nosso povo.

            É por isso que temos combustiveis caros, mais caros que Espanha, já que eles não se inundaram de carros diesel.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que tretas.
            Das raras x’s q vou à GOLPE obtenho descontos superiores a 50% do IVA e não tenho cartão frota. Para isso bastam as apps Continente e mundo Galp.
            De qq forma prefiro os descontos da BP.

            E não temos combustíveis mais caros que ES. Temos é impostos mais altos que ES. São coisas diferentes.
            Antes de impostos os combustíveis em ES são mais caros que em PT.

            Qt ao parque auto, ES até aderiu mais ao Diesel que nós. Chegou a ter 80% em 2019. E é compreensível pq eles lá não levam com o valor pornografico que é o ISV sobre a CC nem com a dupla tributação do IVA como aconteceu em PT.

          5. Avatar de JL
            JL

            Você considera impostos tudo aquilo que está fora do custo à saída da refinaria, o que é um tremendo erro, depois disso ainda tem custos que não são impostos.

            Errado, chegou a adquirir, não quer dizer que o parque seja de 80%, aliás, o parque deles é dos menores que existe a diesel na Europa.

          6. Avatar de Luis
            Luis

            Não batas boca com ignorantes, vão acabar te convencendo, não pela inteligência, mas pela quantidade de asneiras que falam. Cada coisa que se escuta, e ainda acham que são inteligentes, quanta bobagem essas pessoas falam.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então nesse caso o Luís está a achar-se mais inteligente que os outros, só que não, já que nem argumentou.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL dedique-se à pesca.
            O valor do combustível é mais alto em PT do que em ES única exclusivamente por causa dos impostos. Repito, antes de impostos os preços dos combustíveis em PT são mais baratos que em ES.

            Se quiser confirmar:
            GASOLINA
            “…Portugal apresentou uma maior cargafiscal (52%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português, com impostos, foi cerca de 11,0 cent/l superior ao de Espanha, …”
            GASÓLEO
            “…O peso fiscal em Portugal (46%) foi superior ao espanhol (43%), levando a que o PMV praticado em Portugal fosse 7,0 cent/l superior ao de Espanha. …”
            FONTE
            https://www.erse.pt/media/rytji5rh/2t2024-boletim-pre%C3%A7os-ue-27.pdf

            E atenção que isto é relativo ao Q2 e que agora a diferença é maior pois o governo de PT tratou de impedir a descida do preço dos combustíveis na bomba que reflectiriam a baixa do preço do petróleo.
            Fê-lo por 3x’s no Q3 e no Q4 de 2024 com a desculpa da treta da taxa do carbono, acumulando um aumento total de 7 cêntimos por litro tanto no gasóleo quanto na gasolina ao longo deste período.
            ES não mexeu.

          9. Avatar de JL
            JL

            Ah boa, viu que afinal também tem custos de infraestrutura, baixou logo a percentagem… LOOOOOOOOOL

            Olhe, mas não é mais caro que França, e até que outros, porque será ?

  10. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Eu gosto de elétricos por causa do silencio, para mim um carro silencioso é tudo, mas as baterias sao altamente poluentes ate mais ainda que o gasóleo e a gasolina.
    Daqui a 10 anos ou ate menos nao sei o que fazem a tanta bateria estragada……reciclar como ? alguém sabe? queimar vap poluir enterrar vao poluir, nao vejo solução possível. A Tesla pensa que inventou uma grande coisa mas estamos longe de vir algo realmente ecológico e biodegradável.

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso não, são bem menos poluentes, senão não eram incentivados.

      E porque tem de fazer algo aos 10 anos ? O meu tem 10 anos e está impecável , o seu não ?

      Reciclar com fábricas de reciclagem, tal como já fazem.

      Enterrar ? Onde ?

      A Tesla não inventou nada, apenas evoluiu aquilo que já existia.

      Tanto é mais ecológico que é o preferível, tem razões a apontar o contrário ? Quais ?

  11. Avatar de Luis
    Luis

    Não preciso argumentar visto que o que falas e pura besteira de uma mente medíocre. E não sou mais inteligente que ninguém mas com certeza muito superior a você.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não precisa ou não consegue?

      Se é pura besteira porque não refuta ?

      Como sabe que é superior ? Algum ser superior lhe confirmou esse facto ?