Governo vai dar desconto de 16 cêntimos nos combustíveis

38 Comentários

Os combustíveis continuam a ser tema do dia e nesse sentido o Governo tem vindo a ajudar os utilizadores. Hoje, o Governo de António Costa revelou que vai avançar com uma redução do ISP “equivalente à redução do IVA para 13%”.

Contas feitas,  com a redução do ISP, os condutores deverão usufruir de um desconto de 15,7 cêntimos no preço do gasóleo e de 16,2 cêntimos no preço da gasolina.

Governo vai dar desconto de 16 cêntimos nos combusíveis


Combustíveis: Governo avança com uma redução do ISP

O primeiro-ministro anunciou hoje que o Governo vai aprovar já na sexta-feira, logo que estiver em plenitude de funções, um conjunto de medidas para a contenção dos preços dos bens energéticos e agroalimentares.

Segundo António Costa, esse novo conjunto de medidas vai assentar em quatro eixos, o primeiro dos quais dirigido “à contenção dos preços da energia”.

Para os combustíveis, e enquanto não recebemos uma resposta ao nosso pedido por parte da Comissão Europeia, avançaremos com uma redução de ISP equivalente à redução do IVA para 13%, manteremos mecanismos de compensação dos aumentos de receita fiscal e alargaremos a suspensão do aumento da taxa de carbono até 31 de dezembro.

Aos preços de hoje, estas medidas traduzem-se numa redução de 52% do acréscimo do preço do gasóleo e de 74% do preço da gasolina, registados desde outubro de 2021

Governo vai dar desconto de 16 cêntimos nos combustíveis

Quanto à eletricidade, António Costa referiu que o executivo apresentou na semana passada em Bruxelas uma proposta ibérica que limita o contágio dos preços da eletricidade pelo preço do gás.

O segundo eixo de atuação do Governo serão os apoios à produção, vertente em que o executivo irá suportar uma parte do aumento dos custos com gás das empresas intensivas em energia.

O terceiro eixo do novo pacote de medidas do executivo, segundo António Costa, dirige-se às famílias vulneráveis, apoiando-as a fazer face ao acréscimo de custo dos bens essenciais. “Iremos alargar a todas as famílias titulares de prestações sociais mínimas as medidas de apoio ao preço do cabaz alimentar e das botijas de gás”, salientou.

O quarto eixo, acrescentou o primeiro-ministro, pretende acelerar a transição energética, permitindo uma preparação para crises futuras, “seja por via da simplificação dos procedimentos relativos à descarbonização da indústria e à instalação de painéis solares, seja pela redução para a taxa mínima do IVA dos equipamentos elétricos que permitam menor dependência de gás por parte das famílias”.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Espanha 15 dias depois Portugal…

    Nada de novo

    1. Avatar de Filosofia e Estilo
      Filosofia e Estilo

      É o chamado décalage temporal!

  2. Avatar de Mota
    Mota

    Esta medida só peca por tardia. Mas é boa.

    1. Avatar de R
      R

      O ser tardia significa embolsar milhões…

  3. Avatar de Amigo do Vinho
    Amigo do Vinho

    Portugal é um país maior, mais heterogéneo e o governo não tem maioria absoluta, fica mais difícil aplicar medidas.

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    E o mais grave… Dizem 16,mas depois chegamos à bomba e são menos 10 ou 12

  5. Avatar de JR
    JR

    Espanha 0,20€!!!!
    E depois vamos ver como as coisas funcionam, porque pelo que tenho ouviudo na comunicação social, os preços não tem baixado tudo o que devem ou podiam, quando é para aumentar, bora lá, mas ao contrário, há sempre qualquer coisa coisa que impede que baixem o que devem ou podem…

    1. Avatar de Filosofia e Estilo
      Filosofia e Estilo

      +1

  6. Avatar de jota
    jota

    Boa! Mas podia fazer o mesmo com uma limitação temporária do spread das gasolineiras!

  7. Avatar de Lm
    Lm

    o titulo devia ser “o governo vai deixar de roubar 16 cêntimos ao povo Português”

    1. Avatar de Samuel MGor
  8. Avatar de Seguimos rindo
    Seguimos rindo

    “Dar”… tendo em conta que o barril está a pouco mais caro que antes do início da guerra, não vejo o que estarão eles a dar. Aliás, continuará caro se compararmos ao valor “inicial”.

  9. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Não se preocupem que as gasolineiras já estão prontas para absorver esses 16 centimos em lucro.

    1. Avatar de Filosofia e Estilo
      Filosofia e Estilo

      +1

  10. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Já não financio esse circo, aliás financio pela margem minima abastecendo nas low cost.

    1. Avatar de Filosofia e Estilo
      Filosofia e Estilo

      Mas como fazer quando se está dependente e o low cost está longe de casa? É inevitável…infelizmente

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Com os descontos dos supermercados, consegues melhores preços que as low cost.

  11. Avatar de paulo
    paulo

    vai dar! hahaha

  12. Avatar de Poítico Fraco Opinador
    Poítico Fraco Opinador

    É certo que mais vale tarde que nunca, mas que tem sido um roubo descarado, lá isso tem.

    Mas o que mais me preocupa é quem estará a lucrar com tudo isto? Enquanto nós perdemos poder de compra, alguém tem de encher os bolsos à grande.

    And yet, PS ganha com maioria…e pelos vistos ninguém votou neles, ou conhecem alguém que o assuma?

    1. Avatar de paulo
      paulo

      quem ganha com isto é o estado que imprime dinheiro e esbanja como que sem nenhum rigor depois levas com inflacao! mas isso eles nao dizem!
      neste caso foi o governo americano
      https://fred.stlouisfed.org/series/M1SL

  13. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Quero ver se aplica essa descida é na “boca” e não em cartões, voucher e afins… é chegar ali e dizer assim… “está a 1,95€, baixa para 1,79€…” assim sim, compensa…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Também não percebo o que o pessoal tem contra o ivaucher metes 50 paus recebes 20 na conta e igual ou não ? O tuga e que gostas de complicar o que é facil

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Não não é igual.. isto tudo não passa de meter aquela ideia na cabeça do povo “afinal eles fazem alguma coisa por nós” quando simplesmente tiram nos em impostos para depois nos dar uns rebuçados

      2. Avatar de Jmartins
        Jmartins

        Tens de pensar no geral, nem todas as pessoas sabem se registar, é preciso obrigatoriamente pagar com o cartão, resumindo não é acessível a todos, enquanto que redução de um imposto tem um efeito direto. Não é preciso pagar milhares de euros para se fazer uma plataforma como Ivaucher, as milhares de transações bancárias que são geradas (que não devem sair de graça se calhar) andar a criar fundos e subsídios para profissionais como os taxistas, etc. Desconto direto para toda a gente e pronto, assim é descomplicar.

      3. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Claro que recebes, eu como sou prestador de serviços e tenho empresa, não tenho direito a voucher nenhum, entendes agora? As empresas que se lixem, subam os preços aos clientes, no final pagas tu o aumento no preço dos meus serviços quando podia ser tudo corrigido de igual para todos ao baixar o preço para imagina só, para todos.

      4. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Oh Nuno… o problema do tuga é isso mesmo… eles dão migalhas e o pessoal vai atrás… e o mal do nosso povo é isso mesmo…não ser diferente… assim como o governo sabe que descer na “boca” ele ganha menos…ganha menos ISP, ganha menos IVA… e por aí adiante…

        E 50 paus como dizes…dá 25 litros meu amigo…achas que serve para encher qualquer deposito que seja de qualquer carro? Não chega…

        Volto a dizer o mesmo…se ele descer na “boca” isso sim, é uma descida real…nao é andar ao sobe e desce do ISP e toma lá no voucher que as coisas ficam melhores…pk podes receber os 20€ mas depois vais gastar em meia duzia de coisas no supermercado porque as coisas tao caras… e quem leva a comida? Camioes…e não andam a agua…

  14. Avatar de Zoogle
    Zoogle

    Correção metes 105€ (50 litros * 2.102/litro) recebes 20€/mês. Para os receberes tens que permitir a análise e recolha de todo os teus movimentos com contribuinte a uma empresa privada que os comercializa…
    Concluindo por cada 105€ recebes 20€, antes desta escalada de preços, pagávamos menos de 75€ (50 litros * 1.489/ litro preço em maio de 2021)… antes sem tretas de IVAUCHER e m€&d@s socialistas poupava-se 30€ sem dar dados agora pagasse 105€ e o pessoal fica contente de receber 20€ tendo que ceder dados… é só estupidez. Se eliminassem o ISP que não precisa de apoio nenhum da UE, o preço dos combustíveis ficava como antes…

    1. Avatar de Daniel Oliveira
      Daniel Oliveira

      O choque… dão os dados todos à google, ao Meta e outras milhentas e por colocarem os dados fiscais… ai que medo o governo vai saber o que faço! – não quer dizer que o digníssimo o faça, mas muitos dos que disso se queixam o fazem!!

  15. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Nem sequer li a noticia mas uma coisa tenho a certeza: O governo não vai fazer desconto nenhum, se algo que vai fazer é aliviar a carga fiscal. Refraze that! Fora com propagandas.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O governo não dá coisa nenhuma! Quando muito, tira menos. Mas a propaganda está em alta.

  17. Avatar de PovoManso
    PovoManso

    Não sei como é que ainda acreditam neste governo!
    Já desisti à muito tempo.

  18. Avatar de João M
    João M

    “vai dar desconto” — baixar uma taxa, que depois ainda levava com IVA em cima, não é desconto. Baixar impostos não é desconto.
    Se a UE permitir baixar o IVA da energia o ISP vai voltar a subir e o IVA é que vai baixar. O governo não pode perder a galinha dos ovos de ouro para sustentar as gorduras do estado

    1. Avatar de Cristóvão
      Cristóvão

      Ora, nem mais.

      Mas vivemos num país sem qualquer literacia financeira, que aplaude esquemas de subsídios, e que até vê reembolsos do IRS como um ganho.

  19. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Bom dia a todos, Portugal tem um grande obstáculo que independentemente de quem esteja no governo é inultrapassável. Chama-se “fuga ao fisco”!
    A melhor forma de garantir encaixe fiscal é através do consumo. Os Portugueses tendencialmente fogem a tudo o que podem! Quando compras um carro paga, abasteces paga, por circular pagas, por estacionar pagas. Se todos contribuíssem como os trabalhadores por conta-de-outrem (que só podem fugir ao fisco quando recorrem a “trabalhadores liberais”) talvez a carga fiscal sobre o consumo fosse inferior!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Prezado Daniel.
      Permita-me discordar.

      A propaganda “Fuga ao Fisco” é uma treta utilizada pelos políticos de “terceiro mundo” para angariarem votos e simultaneamente, desculparem a sua incompetência e apetência pela corrupção.

      A propaganda “Se todos pagarem impostos, todos pagaremos menos” é outra treta utilizada pelos mesmos políticos.

      A triste realidade é que cada vez mais é preciso mais dinheiro para financiar o parasitismo da Função Pública e o amontoado de políticos inúteis que geração após geração deixam legados de “fugas de capital para paraísos fiscais”, obras inúteis, projetos inúteis, financiamentos absurdos a empresas estatais (TAP, …), completa subjugação ao lobby bancário …

      E o mais “engraçado”, é que por mais incompetente que seja um político, por mais erros que cometa, há sempre um tacho à espera dele.
      Seja qual for o quadrante político, o Daniel faça uma pesquisa da “dança de cadeiras” (tachos) por onde passam os políticos … é assustador !!

      O grande obstáculo deste pais é ter um sistema político “fechado”, refém da Função Pública e completamente alheado e desinteressado pela realidade fora da Assembleia da República.

  20. Avatar de Tiago
    Tiago

    Isto não deveria ser necessário um desconto. Mas pronto, subiram os preços até aos 2 euros, testaram a população. Não houve revolta, não há problema. Até parece que é necessário um desconto. O petróleo estando a cair, deveria também cair o valor da mesma.

  21. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    obrigado BOY golpista, tanto dinheiro que ira ficar na minha carteira