Governo quer sistema para que multas de trânsito não prescrevam

37 Comentários

O Governo pretende impedir que as multas de trânsito prescrevam através da implementação de um sistema digital. O objetivo é assegurar que os processos de contraordenação não sejam arquivados apenas por ultrapassarem os prazos legais sem o devido acompanhamento.

Governo quer sistema digital para impedir a prescrição de multas


Prescrição de Multas: Sistema digital será automaticamente atualizado

De acordo com a proposta, sempre que ocorrer uma decisão ou ato processual, como o envio de uma notificação, a apresentação de um recurso ou a emissão de um despacho, o sistema digital será automaticamente atualizado, interrompendo ou suspendendo a contagem do prazo de prescrição.

Desta forma, mesmo que decorram períodos sem intervenção manual, o registo eletrónico garantirá que não seja ultrapassado o tempo legalmente previsto para reclamar ou aplicar sanções.

Governo quer sistema digital para impedir a prescrição de multas

Os defensores da medida argumentam que esta reforçará a eficiência administrativa e evitará falhas que acabam por beneficiar os infratores devido à lentidão do sistema. Contudo, há quem alerte para o risco de excesso de formalismo, vulnerabilidades tecnológicas e possíveis falhas na transparência dos procedimentos eletrónicos.

Com este novo mecanismo, o Governo procura equilibrar o cumprimento rigoroso da lei com a necessidade de maior agilidade na aplicação das penalidades. O desafio passará por assegurar que o sistema digital seja seguro, fiável e acessível, sem comprometer o direito de defesa dos cidadãos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indignado
    Indignado

    E só pararem com a caça multa e elas não prescrevem, acabar com os radares e colocarem agentes no terreno a fazer operações stop e multarem na hora.
    Desta forma nunca prescreve é uma questão de utilizar a cabeça mas é mais fácil montar radares em tudo quanto é lado e tirar os agentes do terreno.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Claro os radares são automáticos e estão lá sempre noite e dia, que argumento sem sentido agora vamos tirar os semáforos e voltar aos policias sinaleiros

      1. Avatar de Indignado
        Indignado

        Não podes comparar radares escondidos para a caça a multa com a gestão de tráfego feito pelos semáforos e as rotundas permitem.
        Não há ninguém que cumpra a velocidade a 100% seja em que dia for todos cometemos excessos por uma ou outra razão nuns dias ou outros.
        Há dias que tens pressa outros que não, por exemplo, amanhã vou fazer quase 400km, vou sair de casa pela manhã e vou na calma pela nacional, é tudo uma questão de tempo, uns dias temos outros não mas tal não justifica todos os radares que temos por este pais fora.
        Toma por exemplo os radares de velocidade media no IP3 a 60km aquilo não faz sentido nenhum, mesmo que venhas a 60km de repente trava tudo para os 40km ou 50km porque o radar e aos 60km e ninguém quer ser multado naquele troço.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Indignado, compreendo a tua opinião e partilho, só acho é que realmente fazem falta os radares a avaliar pela cobrança dos mesmo é sinal que fazem falta.
          O problema na minha opinião são os condutores que muitas das vezes não compreendem a diferença de velocidade excessiva e excesso de velocidade, parece ser a mesma coisa mas não é, tu até podes ir a cumpri o código da estrada e mesmo assim ires em velocidade excessiva para a qualidade / estado da via.

        2. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Pois não não há quem cumpra a 100% mas só tens de cumprir onde estão os radares e todos os radares fixos estão sinalizados só não trava quem é cego os radares moveis é o que é se és apanhado é azar acontece a todos

        3. Avatar de Zé

          Apesar de também não gostar muito, a verdade é que ninguém é multado por cumprir com os limites da via

        4. Avatar de PTO
          PTO

          Não existem radares escondidos, a lei nem sequer permite isso.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Quem não deve não teme.
      Agora os xicos espertos do volante devem estar a espumar.

    3. Avatar de Albino Negro
      Albino Negro

      Só reclama quem não cumpre… Levanta o pé que não tens problemas

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Pode até acontecer uma vez ires um pouco mais distraído e passares em excesso de velocidade acontece, outra coisa é ser useiro e obuseiro na matéria.

        1. Avatar de Zé

          Houve uma vez um marmanjo nas redes sociais a reclamar que tinha apanhado não sei quantas multas no mesmo radar (basicamente todos os dias) e que a culpa tinha sido de as multas demoraram a chegar a casa… Só se perdem as que caem ao chão.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        infelizmente isso não é verdade. O sistema tem muitas falhas técnicas, mas a ANSR e demais entidades não são sérias no tratamento destes assuntos.

        Alguns radares até estão bem colocados, em zonas de maior risco. Noutros casos, são apenas para caça à multa.

        Por outro lado, os membros do governo não dão o exemplo, vão quase sempre em excesso de velocidade e com o aval dos agentes fiscalizadores.
        Segundo o código da estrada, só poderão ir em maior velocidade se houver uma emergência.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Caça à multa? Eles só multam quem não cumpre a lei. Só os coelhos burros é que se metem a jeito à frente da mira do caçador.

  2. Avatar de AM
    AM

    Ok, na condição que os crimes de corrupção, branqueamento de capitais, evasão fiscal, peculato e outros, também não precrevam enquanto durarem recursos e outras artimanhas legais.

    1. Avatar de Hélder
      Hélder

      Primeira coisa que pensei

    2. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não misturem os assuntos.

      1. Avatar de Rafael Domingos
        Rafael Domingos

        Porquê? A questão é altamente legitima!
        E decerto entraria muito mais € nos cofres do estado.

    3. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Ora nem mais!

  3. Avatar de johndoe
    johndoe

    É preciso apertar o cinto… mas só o do contribuinte. A máquina pública, essa, não pode emagrecer: afinal, gordura é sinônimo de saúde fiscal!

    1. Avatar de Jon
      Jon

      Levanta o pé do acelerador

    2. Avatar de Zé

      Anda mais devagar que até gastas menos gota.

  4. Avatar de kdkeke
    kdkeke

    como e que retirar prazos aumenta a eficiencia mesmo?
    vao plantar batatas… cumpram a lei como querem que os outros cumpram

  5. Avatar de Patinhas
    Patinhas

    Aproveitem a ideia e apliquem às cirurgias, para ver se são feitas, dentro dos prazos, antes do “doente prescrever”

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Não misturem os assuntos

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Não se trata de misturar assuntos, o que é mais importante a saude e vida das pessoas, ou multar sem criterio so porque sim?? Não lhes interessa nada que o condutor vá a 70 numa via de 60, querem é DINHEIRO, nada mais!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Se quisessem dinheiro multavam muito mais, já que situações para isso não faltam.

  6. Avatar de JL
    JL

    E está muito bem, não faz sentido gastar recursos a passar multas e depois não as cobrar.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É para acabar com a cena de contestações de coimas, que acabam por prescrever porque o sistema está atolado em contestações.

  8. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    O estado ainda não percebeu que não é assim que as pessoas vão cumprir mais, mas sim irão procurar mecanismos para contornar esse aperto.

    Se as coimas fossem mais “baratas” e os radares tivessem em sítios lógicos, provavelmente as pessoas cumpriam mais. Afinal de contas, faz todo o sentido andar devagar junto de escolas, hospitais, etc… Não faz sentido ir a 50kmh numa pseudo localidade sem habitantes. Porem é mesmo nestes sitios que colocam os radares e nao junto a escolas e hospitais. Nem tão pouco a localização dos radares coincide com os pontos negros nas estradas. Porquê?

    Em portugal raramente vejo OS relacionadas com outro tema, que não entregar a foto por excesso de velocidade. Ou seja, em PT vale tudo menos exceder o limite de velocidade. O que é errado!

    Ahhh não menos importante façam atenção aos novos Audi A5 da BT… Matricula BT-XX-CH. Ja vi o 54 e o 56, não sei se existem mais.

  9. Avatar de g74
    g74

    então e as fraudes financeiras, Salgado, Socrates e afins. Preocupam-se com multas de 60€ e afins e milhões a passar pela porta do cavalo…Ai Portugal…Portugal…de que estás à espera…

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Acho bem, gostava também que outros crimes não prescrevessem na justiça.

  11. Avatar de Mais um
    Mais um

    Ladroagem!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Anda devagar e cumpre o código da estrada.