Governo dos EUA quadruplica as taxas sobre os carros elétricos chineses, de 25% para 100%

48 Comentários

Não é segredo que os carros elétricos da China invadem os mercados na Europa e nos EUA. Os seus preços altamente atrativos deixam as marcas locais sem capacidade de resposta, o que tem deixado muitos governos incomodados. Os EUA resolveram reagir e quadruplicaram as taxas aplicadas, que passam de 25% para 100%.

taxas EUA carros elétricos China

EUA quadruplicam taxas sobre carros elétricos chineses

No meio de uma verdadeira guerra comercial entre os EUA e a China, um novo foco pode ter sido lançado. A administração liderada por Joe Biden apresentou novas medidas que irá colocar em prática para tentar travar a chegada de carros elétricos a preços demasiado competitivos, face às propostas das marcas locais.

A medida vinha a ser falada há alguns dias, mas apenas agora foi confirmada e revelada na sua forma final. Depois de muitos anos a cobrar uma taxa de 25% sobre o valor dos carros importados para os EUA, este valor foi agora revisto e aumentado de uma forma que os torna pouco atrativos.

A Casa Branca anunciou na terça-feira que iria impor tarifas sobre 18 mil milhões de dólares em produtos chineses, incluindo um imposto de 100% sobre veículos elétricos fabricados na China, o que representa o quadruplicar das taxas sobre os carros elétricos chineses.

taxas EUA carros elétricos China

O reacender de uma guerra comercial contra a China

As novas tarifas também visam baterias de lítio, células solares e semicondutores. Estas são suscetíveis de inflamar ainda mais as tensões entre as duas superpotências económicas. O aumento das tarifas sobre os carros elétricos chineses será um alívio para a indústria automóvel dos EUA, que está cada vez mais nervosa com a perspetiva de competir com empresas chinesas que vendem por preços muito mais baratos.

Ao mesmo tempo, esta mudança poderá ter um efeito positivo para a economia dos EUA e em especial para o emprego. As marcas chinesas veem-se obrigadas a trazer a produção para o território e assim garantir investimentos em várias áreas, cada vez mais essenciais.

Este poderá ser o primeiro passo a ser tomado contra a China e as marcas que produzem e importam carros. A Europa pondera medidas idênticas, ainda sem valores definidos. O curioso será ver como a China irá responder a estas medidas e como irá certamente castigar marcas como a Tesla. A empresa de Elon Musk tenta vingar a todo o custo no país, de modo a fortalecer a sua posição num mercado de milhões.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bem. Agora a Europa.

    1. Avatar de RRR
      RRR

      Depois a china faz o mesmo à VW BMW e Mercedes e acaba a festa

      1. Avatar de José
        José

        Já viviam antes sen a China! É serem menos gananciosas e mais honestas que mercado sempre esteve aqui! O mais detestável foi ver marcas europeias passarem para mais chinesas, para como sempre adquirirem tecnologia e meios que por si só jamais os teria! A última prova disso, foi apresentarem uma cópia da Cibertruk da Tesla! Nem disfarçam.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          +1

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Antes viviam COM a China.

          A China simplesmente era o maior mercado da GM – e têm caído ao longo dos anos descendo para segundo posto, mas também representa vendas significativas da Ford – que é só o seu segundo maior mercado.

          As marcas Americanas e Europeias é que parece que não querem fazer esforços para se atualizarem e o mais fácil é fazer pressão política do que fazerem investimentos…

          1. Avatar de João-Sousa
            João-Sousa

            Só falda dizer que aquelas sucatas ambulantes que inundam a américa do sul em grande escala são carros mais “atualizados” do que os que se produzem na Europa e EUA.
            A maior parte dessas marcas nós nunca ouvimos falar.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Não teres ouvido falar de uma marca não significa que seja má. Nos anos 80 ninguém conhecia a Samsung em Portugal e no entanto hoje em dia o reconhecimento da marca é inegável. Portanto não é por não conheceres uma marca que significa que ela seja boa ou má…

            Neste momento quem domina o mercado da America do Sul é a GM, seguido da Stellantis, Renault, VW e Toyota. E se estas não se modernizarem e continuarem a fazer o mesmo, correm o risco de virem a ser destronadas rapidamente como acontece na China.

          3. Avatar de Avlis
            Avlis

            O grande problema são os subsídios que o governo chines dá às suas empresas. Custo total de produção, ex: 10 000 Eur. Subsídios do governo 10 000 Eur. podem bem vender a 11 500 Eur. Produzam o que produzirem nunca têm prejuízo, têm sempre lucro, emprego no pais, exportações e acabam com a concorrência, acabando anos mais tarde por praticarem os preços que bem desejarem. Basta ver o que aconteceu com o pequeno comércio, acabaram com os pequenos comerciantes Portugueses e abriram lojas do chines por todo o lado e a praticar, agora, o preço que bem entendem.

      2. Avatar de Rui Gante
        Rui Gante

        A china ate pode fazer isso mas ate os chineses preferem a qualidade europeia a chinesa. A china e a fabrica da europa mas os genios e a criatividade e design moram todos deste lado. Temos pena

      3. Avatar de Croft Lara
        Croft Lara

        A China JÁ mete altas taxas nos produtos importados, só não o faz nos modelos europeus fabricados lá.

        A Europa só tem que fazer o mesmo que faz já a China. A China evita produzir na Europa porque sabem que ao cumprirem os standard europeus perdem logo a vantagem que têm!

        A china o que quer é:
        – que todos fabriquem lá senão levam com taxas
        – produzir os seus próprios carros lá para serem baratos mas exportar sem taxas (isso é que é).

        Mas não pensem que os EUA são os corretos, eles fazem tudo para se beneficiarem. Vejam o caso de que podem viver, trabalhar e estudar na Europa com muitíssimos benefícios e se for o contrário parecemos marginais…

    2. Avatar de José
      José

      Nem mais, já tarda.

    3. Avatar de Ivo
      Ivo

      Os VE chineses quase não são vendidos nos EUA, graças às políticas protecionistas do antigo governo. Por este motivo, o tal 100% não vai afetar muito a indústria de VE chinesa. Agora, também acho que aumentar a taxa em 100% é um exagero. Depois, vem o tal secretário de estado dos EUA andar a dizer que quer manter uma boa relação econômica com a China (declaração feita há 2 semanas atrás). Quanto ao seu comentário “Muito bem. Agora a Europa”, pode desencadear uma guerra comercial, que ninguém ganha com isso. Dou um exemplo, o grupo VW (foi a declaração do próprio grupo) indicou que 40% de suas vendas globais são provenientes do mercado chinês. E o próprio governo alemão também é contra qualquer sanção aos VE chineses.
      https://www.escapelivre.com/2023/10/governo-alemao-nao-quer-taxas-nos-automoveis-chineses/

      1. Avatar de Avlis
        Avlis

        “Por este motivo, o tal 100% não vai afetar muito a indústria de VE Chinesa.” Então, se não vai afetar muito a indústria chinesa, porque é que: “China exige aos EUA que retire “imediatamente” tarifas sobre carros elétricos” ??? O que não me afeta não me incomoda, certo? Mas não parece ser bem assim. De uma maneira geral, a china sem o mercado Europeu e dos EUA vai vender veículos elétricos onde? Se nem na Europa existe meios de carreamento eficazes, em que países fora da Europa e EUA é que vai vender? Médio Oriente? Só quer saber do petróleo. Restantes países da América e da Ásia? Sem capacidade de carregamento e produção elétrica. África? é para esquecer.

    4. Avatar de Mario Moreno
      Mario Moreno

      Estava mais do que claro, que em Bruxelas não iriam deixar oa europeus comprar carros chineses, mesmo iguais ou superiores aos seus, mas muito mais baratos!… Veremos o próximo episódio desta série… O que vai acontecer á exportação de automóveis de luxo para a China… Acho que a Europa, entrar na guerra económica da América ontea a China… Está a prejudicar os europeus, que não são mais de uma correia de transmissão da América… Que saí sempre a ganhar e a Europa cada vez a perder mais!…

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ainda no outro dia, comentei no post sobre o Trump dizer ao que vem sem surpresas em relação aos eléctricos, depois temos um Biden que nunca se sabe o que vai fazer.

    100% de taxa sobre carros eléctricos da China, resumindo quem quiser comprar um agora tem que pagar o dobro e metade fica para o Biden, não admira que o Trump continue a subir nas sondagens.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Trump também disse na campanha eleitoral que ia subir os impostos sobre os produtos importados da China. O efeito eleitoral é contraditório, como em tudo na globalização – agrada aos que querem proteger a indústria nacional e os empregos, desagrada a quem quer comprar produtos baratos.
      Quanto à subida de Trump nas sondagens … está encalhada, e depende da sondagem.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Só me estás a dar razão, o Trump diz ao que vem e já avisou sobre isso por isso os eleitores sabem o que contar, agora o Biden nunca disse que ia taxar 100% no programa eleitoral.

        Sobre sondagens a última ontem do New York Times da uma vitória ao Trump.
        https://visao.pt/atualidade/sociedade/2024-05-14-eleicoes-nos-eua-donald-trump-lidera-corrida-a-casa-branca-em-5-estados-decisivos/

    2. Avatar de José
      José

      Quem quiser “comprar um” tem dezenas de marcas Ocidentais para escolher, como sempre teve.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        * A preços superiores, porque não sabem produzir de outra forma.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Têm de se adaptar ao que o merceado pretende, mas isso nunca impediu de termos automóveis para todos os gostos! Há até demasiada oferta.

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Aprende Europa!! Mas claro está vão debater e debater e voltar a debater mais um pouco durante um bom par de anos…

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Bro a Europa está é preocupada com o Booking e se o iPhone tem ou não usb-c, ou se da para instalar apps fora da store.

      A europa não tem tempo para esses assuntos “menores”.

      Se houvesse um premio facepalm para as decisões estratégicas, a Europa ganhava destacadamente um.

      1. Avatar de Humberto
        Humberto

        Não sei se sabe, a UE tanto tem departamento para pensar no bem estar digital dos europeus, como nas trocas comerciais automóveis…

        O Pplware também devia de fazer uns prémios idênticos para os comentários…

    2. Avatar de Rui Gante
      Rui Gante

      A europa se tivesse lideres a serio apertava a hungria e o orban e juntava a albania, servia, montenegro, georgia, Macedónia e a Moldavia a UE. A ucrania não tem condicoes e seria demasiado caro mas a UE mostrava a sua forca. No entanto a nato não se expandia para esses paises, não faz sentido provocar

      1. Avatar de saul
        saul

        Boa anedota… A isso chama-se de fascismo. Aquilo que tanto acusas outros de serem, mas que pelos vistos tanto adoras. Saudades do Tio Adolf?

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para a Tesla, Rivian e outras será ótimo. No entanto o mercado dos EUA ainda é praticamente dominado pelos automóveis de combustão, o mercado dos elétricos é muito pequeno.

  5. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    O que foram agora fazer… 😐

    1. Avatar de FM
      FM

      ahahhahahaah?!?!!?!?!?!?!?

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Não são só os impostos sobre os veículos elétricos que aumentam:
    – Nos VE passam de 25% para 100% (4 vezes mais)
    – Aço e Alumínio passam de 0% a 7,5% para 25% (mais do triplo)
    – Semicondutores passam de 25% para 50% (o dobro)
    – Painéis solares passam de 25% para 50% (o dobro)
    E há mais produtos.
    A China já disse que ia retaliar.

    1. Avatar de José
      José

      Que retalie! Vivi dezenas de anos com tudo feito no Ocidente e a tecnologia evoluiu sempre bem como os preços oan descendo, a tecnologia democratizou-se. Desde há 30 anos perdemos fábricas e empregos em prol de um país que nas costas trata-nos por inimigo e que está sempre atento aos avanços tecnologicos Ocidentais procurando sempre copiar ou espiar! Uma estupidez sem fim, tem dominado a politica Ocidental. Parece que quer mesmo ser substituída por outra e ser submetida por povos e regimes comprovadamente desumanos e obscurantistas. Nunca deveria ter caído neste truque.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Engano. A China foi o país que melhor soube aproveitar a globalização – mas os consumidores, de todos os países, beneficiaram de produtos baratos. E a redução das taxas alfandegárias da globalização – que não é apenas nas trocas comerciais com a China é entre todos os países, teve efeitos mistos nas empresas e empregos dos países europeus: enquanto uns sofreram um choque, a que souberam reagir (ou não), para outros foi uma enorme oportunidade de expansão e de criação de emprego.
        O que estás a dizer tem a ver é com o engano quanto aos efeitos esperados da globalização, e que enganou até parte da população chinesa – que haveria uma democratização semelhante ao ocidental, que estávamos todos na mesma onda, que a política não interessa, o que interessam são os negócios.
        O refluxo da globalização, como este enorme aumento das taxas alfandegárias nos EUA, a que vai responder a China, só vem complicar a situação económica e política mundial.

      2. Avatar de Ivo
        Ivo

        Como falou de espiar, por acaso sabe porque é que o Snxxden fugiu? Quem espia os aliados, é um ato muito feio, só mostra que não confia os aliados, bem como mostra certo desprezo. Outro assunto que abordou – “um país que nas costas trata-nos por inimigo”, quando é que a China atacou a Europa ou EUA, a que chamamos o mundo Ocidente, não me lembro que tenha acontecido, quer agora, quer nos últimos 40 anos. Outro, se não gosta dos produtos dos Chineses, não é obrigado a comprar, pois ninguém obrigou. Mas deve ter cuidado, uma vez que o PC, tablet, telemóvel, etc. que usa para comentar aqui, ou é feito na China (com design na Califórnia) ou possui peças Chinesas.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Não se faça ingénuo! Espiar os Estados sempre espiam, por questões de segurança, menos Portugal que por vezes anda a dormir e permitiu que os chineses espiassem resoluções mais secretas do Parlamento português! Sempre a houve e irá continua, por vezes denunciadas por traidores como foi o caso – que nunca denunciam nada sobre a Rússia ou China, por exemplo! Como se fossem um grande exemplo para a Humanidade! Mas de forma exaustiva e abrangendo TODOS os sectores do conhecimento e, inclusive, permitindo o roubo de dinheiro: só a China, Coreia do Norte e a Rússia! A esses ninguém denuncia, têm de ser os serviços de contraespionagem a combater essa praga!

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Jose, parei de ler essa diarreia verbal onde escreve, e passo a citar ” permitindo o roubo de dinheiro”.

            Já se esqueceu o que os EUA e UE fizeram ou preparam-se para fazer, que é apropriarem-se de activos Russos no estrangeiro?
            Estados a roubarem estados?
            Abre-se aqui um belo precedente…

            E já agora, o Snowden é um traidor só na sua cabeça.
            Ganhe mas é juízo…

          1. Avatar de saul
            saul

            Boa anedota… NSA, FBI e CIA dizem-te alguma coisa? E Google, Apple, Microsoft, Meta, também não? É que estes roubam e vendem os teus dados e tu aplaudes feito labrego.

  7. Avatar de MLopes
    MLopes

    viva a globalização!
    ups, esperem, afinal a globalização só serve para vender produtos dos eua e da europa no resto do mundo e aí sim serve para ajudar os consumidores de todo o mundo (not).
    quando é ao contrário, pois é há que proteger não os consumidores, dando-lhes a possibilidade de comprarem o que quiserem aos melhores preços, mas sim proteger os grandes conglomerados…dos eua e da europa…para que mantenham os seu lucros especulativos e que se danem os consumidores!
    viva a globalização!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Viva, ainda bem que há gente como você que quere dar o seu emprego para outro! É um santo!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Portanto, em vez de pegares numa máquina de escrever e num papel onde poderias ter escrito este texto e enviado por correio para a redação do pplware para dares emprego à industria do papel, de canetas, tintas, plásticos, máquinas de escrever, correios, etc decidiste pegar no teu aparelho e fazer isso tudo rapidamente e sem custos e que tira o emprego a milhares de pessoas…

        … O que quer dizer que não estas a fazer o que apregoas.

  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Os chineses só têm que fazer o que americanos e europeus fizeram no passado e investir para fabricar localmente nos mercados onde querem vender. Todos agradecemos!

  9. Avatar de GY Bla
    GY Bla

    Acho mal que taxem os VE tornando-os tão caros como os carros europeus/americanos. Assim o consumidor fica a perder para as companhias fabricantes apresentem lucros fabulosos. Os preços de alguns elétricos são um autêntico “roubo”, numa altura em que há uma desvalorização marcadíssima dos carros, ainda sem um mercado consolidado de segunda mão.
    Os governos deveriam era dar apoio aos fabricantes europeus/americano para venderem a preços competitivos com os chineses. Nós agradecíamos.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      E donde vinha o dinheiro para os governos darem apoio aos fabricantes europeus/americanos? Dos contribuintes europeus/americanos, claro.
      “Nós agradecíamos” – quem? Os compradores de VE que compravam um carro europeu/americano ao preço de um VE chinês, ou os contribuintes que tinham que pagar os subsídios?
      Em tempos falava-se na “árvore das patacas” (uma moeda antiga, no Brasil e em Macau). Abanava-se a árvore e caíam as patacas. Ainda há quem acredite que o dinheiro cresce nas árvores.

  10. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sou o único a achar que os carros chineses estão, no ocidente, caríssimos para aquilo q oferecem?
    Para quê estes fait divers políticos?Sinceramente não entendo.
    O mercado é implacável e se determinado produto não tiver qualidade deixa de ser comprado. E os chineses ainda não atingiram esse patamar mínimo para serem vistos pelos consumidores como uma aposta segura.

  11. Avatar de saul
    saul

    É o desespero total…

  12. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nós consumidores somos os mais prejudicados. A Europa e os USA deslocalisaram as suas indústrias para a China pela mão de obra barata. Depois de manufacturados vendem-os a preços altíssimos. Eram autênticos casinos. Agora a China tendo a sua mão de obra mais barata apresenta produtos bem mais acessíveis para o consumidor, mas nós quase ficamos proibidos de comprar! O consumidor é sempre o elo mais fraco da cadeia…Viva a “proteção da segurança nacional” … tem ironia aha ah

  13. Avatar de saul
    saul

    Os maiores inimigos dos cidadãos Europeus são os fascistas na UE agarrados a tanta corrupção, principalmente Ursula von der Leyen.

  14. Avatar de Manel
    Manel

    “Electricos” pelos visto somente, os térmicos não. O “money talks” agora é mais “Oil talks”.

  15. Avatar de TdSR
    TdSR

    Fazem muito bem. O mundo tem de ser independente da China. Breve controlam Portugal inteiro.