Governo dá OK à retirada dos portageiros das autoestradas

64 Comentários

De acordo com as informações mais recentes, o número de portageiros nas autoestradas portuguesas é na ordem dos 200, mas há 10 anos havia cerca de 600. Os portageiros das autoestradas vão agora ser substituídos por máquinas.


Portageiros vão ser trocados por máquinas para o efeito…

A notícia está a ser avançada pelo JN que revela que o Governo deu luz verde à retirada dos portageiros das autoestradas, aceitando a instalação de máquinas para o efeito.

A Brisa garante, no entanto, que não está em marcha nenhum plano para despedir trabalhadores. O objetivo é mesmo colocar em prática o plano de modernização até 2028.

O possível despedimento de portageiros levou o PCP a enviar um requerimento ao Ministério das Infraestruturas. Na resposta, o Governo esclarece que a Brisa não está a quebrar o contrato de concessão ao reduzir portageiros, porque mantém a opção de pagamento manual através das máquinas automáticas. 

 

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    A brisa ganha tão pouco que não tem condições para pagar ordenados

  2. Avatar de Jorge
    Jorge

    E para quando substituir os políticos e a maioria de funcionários públicos por máquinas?
    Isso sim, era a transição digital necessária.

    1. Avatar de Fla
      Fla

      Bastava os políticos o resto naturalmente ia ter de ser minimamente produtivo.

      1. Avatar de Jakim Manel
        Jakim Manel

        Sim, minimamente, porque como este país não vai mesmo a lado nenhum, não vale a pena bulir a sério, depois é doenças cardiovasculares, burnouts, para levar para casa no fim do mês uns ordenados m*rd*sos. Como dizia o outro…tranquilidade.

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      +1 (mas apenas para funcionários públicos administrativos)

    3. Avatar de João-Sousa
      João-Sousa

      E quantos funcionários públicos, funcionários bancários e tantos outros já foram substituídos por máquinas, por aplicações ou sites?
      Alguns dos mais velhos ainda se devem lembrar do batalhão de funcionários das finanças que passavam metade o ano a receber e validar declarações de IRS à mão.
      Qualquer dependência bancaria tinha duas ou 3 caixas e mais duas ou 3 pessoas no balcão e mais uns tantos no escritório.
      E quantas fabricas automatizaram as linhas de produção?
      O caminho é para a frente.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        “…funcionários públicos, funcionários bancários…” foram substituídos pelos utilizadores, mas infelizmente os serviços não ficaram mais baratos.

        1. Avatar de Aristides Barros
          Aristides Barros

          exactamente, acrescento que a qualidade também não melhorou…

          1. Avatar de tugakry
            tugakry

            não melhorou? para fazeres uma simples transação bancária, ou mesmo levantamento ou depósito tinhas que ir para o banco para a fila. Teres que estar uma manha na fila para entregar o IRS?

    4. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      se substituíres os funcionários públicos por máquinas a quem vais pedir para redigir o processo quando fores à segurança social pedir o subsidio de malandrooooo ???

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Quanto desconta cada máquina para a segurança social

    1. Avatar de Tiago Ferreira
      Tiago Ferreira

      Não desconta, mas também não dá despesa ao estado e no futuro não precisará de pagar reformas a essas ditas máquinas, portanto quem sai a ganhar é sempre o estado português

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Consumo de eletricidade, manutenção, afinação, atualizações de máquinas não dá despesa? Se é menor não sei, mas olhando aos exemplos dos S.O. que eram caros, agora são relativamente baratos, mas agora temos uma assinatura mensal.

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Em principio pagar a eletricidade das maquinas diria que é capaz de ficar mais barato que pagar ordenados e futuras reformas as pessoas.

          Não estou a defender, apenas a constatar factos

          1. Avatar de rui
            rui

            e o uptime deve ser maior, não é dificil fazer noites ou gerir férias…

      2. Avatar de boa
        boa

        ta bem visto sim senhor. apenas uma questão, até quando para a despesa ser zero e não haver empregos para a população, futuro só de máquinas? quem sair a “ganhar” são as máquinas e o estado é toda a gente…
        quando encaixarem isso talvez consigam ver que nem 8 nem 80…

      3. Avatar de rui
        rui

        Mas a malta que faz a manunteção das mesmas desconta e deve ser significativamente mais que o SMN…

      4. Avatar de CaptianObvious
        CaptianObvious

        Claro, até porque as pessoas que vão deixar de trabalhar lá vão deixar de respirar…..

        Como se houvesse alguma ligação entre a natalidade e a produção de máquinas..

      5. Avatar de Mário2
        Mário2

        Olha um que acha que vai ser novo e saudável para sempre e nunca vai precisar de uma reforma. Mas depois são os primeiros a pedir.
        Também não sei porque é que uma empresa te paga ordenado… O teu trabalho pode ser feito por uma máquina

      6. Avatar de há+cada+gajo
        há+cada+gajo

        Não, o Estado perde contribuintes, logo perde receita…

      7. Avatar de Jakim Manel
        Jakim Manel

        Isso dizes tu que não dá despesa para o Estado. Só o concurso público para aquisição das máquinas já vai meter os amigalhaços todos ao barulho. Depois pagas um preço absurdo pelas máquinas mais manhosas. Depois ganham as empresas do costume, leia-se dos amigalhaços. Enfim a telenovela portuguesa do dia-a-dia.

  4. Avatar de Francisco Assunção
    Francisco Assunção

    Espero bem que o valor das portagens baixe, o custo associado às mesmas vai ser muito menor… Sei que não vai acontecer é só para pôr na mesa o tema

    1. Avatar de rui
      rui

      Já pensaste que pode pura e simplesmente prevenir ficar mais caro? como self checkin noutros sitios?

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      menor porquê? as pessoas não são despedidas, são canalizadas para outras funções, além disso o que te faz acreditar que o OPEX da uma máquina é inferior ao de um portageiro?

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O mesmo deve suceder com a Lusponte na ponte 25 de Abril e Vasco da Gama, costuma ter 1 ou 2 cabines com portageiro.

  6. Avatar de JS
    JS

    Governo da OK
    Deveriam ser : Goceros da TRETA

  7. Avatar de JS
    JS

    Desculpem
    Governos

  8. Avatar de PTO
    PTO

    Num futuro não tão longinquo como alguns pensam, não irão ser os portageiros os únicos a terem sido substituídos por máquinas.

    1. Avatar de Tiagoj1981
      Tiagoj1981

      Essa história já tem mais de 100 anos e continuamos por cá a trabalhar.

    2. Avatar de Jakim Manel
      Jakim Manel

      Deus te ouça, há já não sei quantos anos que estou à espera para ser susbstituido por um robot….Já começo a desesperar…nunca mais vou coçá-los para a pré-reforma. Também queria ser daqueles reformados da PT e bancos com 50 anos…adeus ou vai-te embora e toma lá uns euros para a conta bancária. Um gajo neste país descuida-se, vai tudo na conversa que inventaram da sustentabilidade (histórias da carochinha…zarolha) e estás a reformar-te qualquer dia com 75 anos. Aí surge uma nova oportunidade de negócio que é a agencia funerária leva-te direto do trabalho para o crematório.

  9. Avatar de Lumia
    Lumia

    Mais gente para o desemprego…

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      As empresas que fabricam as maquinas empregam mais pessoas que todas as portagens juntas deste pais, e quanto mais maquinas são precisas mais pessoas são contratadas por essas empresas isso de se perder empregos é uma falácia quando se acabou com os policias sinaleiros tambem diziam isso agora vão ver quantos policias sinaleiros existiam no seu pico e quantos pessoas empregam as empresas que gerem os semáforos que ainda são algumas sendo a siemens a maior

      1. Avatar de Lumia
        Lumia

        Mas as pessoas que estão no ativo como portageiros que vão fazer? vão trabalhar para “as empresas que fabricam as máquinas”, não vão de certeza…, infelizmente é a uma realidade quando subsituem os humanos pelas máquinas…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Sempre foi assim sempre será. Esses mesmos policias sinaleiros em tempos ficaram desempregados, mas com o decorrer dos anos a coisa estabiliza e gerações novas vão para outras coisas.

          Não digo que não seja chato, mas é algo inevitavel.

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          São sempre pessoas assim, enfim, então nesse aspeto, arranja uma forma de conseguirmos continuar a evolução, como tem sido, que obviamente é por meios industriais e de tecnologia, sem que isso aconteça.

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        As empresas que fabricam, pouco ou nada interessa, pois depois de se ter preenchido todos os slots de portagens com máquinas, dificilmente será necessário comprar outras máquinas novas, exceto talvez quando uma tiver uma avaria muito grande e não puder ser reparada.
        Quando á empresa que presta a manutenção ás máquinas posso garantir-te que emprega bem menos pessoas do que todos os portageiros que existiam.

        No entanto em geral, na economia há essa tendencia que descreves, de os trabalhos se “renovarem” e de se ir criando novas necessidades e novos postos de trabalhos.

        1. Avatar de papagaio
          papagaio

          tem sido assim,mas não há regra de exceção.
          Vamos ser todos ou quase ,turistas,o que não é mau.
          “WEF – You Will Own Nothing And Be Happy”

      3. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Os sinaleiros não foram despedidos, eram, são e serão sempre polícias

      4. Avatar de PTO
        PTO

        As empresas que fabricam as máquinas vão contratar os portageiros que ficam sem trabalho? Não? Então a perda de emprego é uma realidade e não uma falácia.

        Já agora, a taxa de desemprego aumentou 6,1% em Agosto. Mais uma falácia, não é?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Os portageiros não são despedidos, são requalificados pra outras posições, pelo menos os da brisa

      5. Avatar de Mário2
        Mário2

        Mas uma máquina dura 10 anos ou mais…

    2. Avatar de José
      José

      Sim, e também foram os que acendiam r apagavam as lâmpadas a gás à noite. E or jornaleiros. E os operadores de elevadores.
      Acabam-se uns empregos criam-se outros

  10. Avatar de Renato Fernandes
    Renato Fernandes

    Skynet aproves this!

  11. Avatar de Semprempé
    Semprempé

    É a profissão mais estupidificante (não me cancelem) do mundo, esta e os caixas de supermercados, uns passam cartões, outros produtos. Mas há quem goste porque passam o dia sem trabalhar e ainda recebem.

    1. Avatar de Fraquinhos
      Fraquinhos

      Alguma vez fizeste alguma das duas?

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Passam o dia sem trabalhar? Tu deves ser um tipo especial de burro, só pode. Nenhuma pessoa com pelo menos 2 neurónios funcionais diria uma imbecilidade como a que disseste.

      1. Avatar de Semprempé
        Semprempé

        Ficaste estupidificado por trabalhar nisso, já se vê

    3. Avatar de Mário2
      Mário2

      É como os programadores, passam o dia inteiro a escrever texto e ainda lhes pagam.

    4. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Comentário incrivelmente irônico tendo em conta o tipo de ortografia que usas.

  12. Avatar de Semprempé
    Semprempé

    E só existe porque o PS os obrigava, confirma-se que com aqueles senhores não vamos a lado nenhum.

  13. Avatar de Fraquinhos
    Fraquinhos

    Lucro fácil, praticamente nenhum retorno para o utilizador. Dou um exemplo prático. Quem já circulou numa auto-estrada nos Países-Baixos, facilmente aponta algumas diferenças de qualidade do asfalto. As principais AE têm, de 500 em 500 metros painéis informativos, em cada faixa de rodagem, bastante úteis e que ajudam a diminuir a sinistralidade, principalmente choques em cadeia. Em Portugal é só ganhar, investir é o menos possível.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Painéis a cada 500 mts a informar o quê? Que é que é preciso ser informado a cada meio quilometro?

      1. Avatar de Fraquinhos
        Fraquinhos

        Trânsito parado por exemplo. Os sensores colocados nesses painéis, ao verificarem a diminuição da velocidade do trânsito, dispara avisos automáticos de redução de velocidade. 90, 70 ou 50. Ajuda bastante a evitar choques em cadeia e, se os condutores forem minimamente inteligentes, seguem a velocidade recomendada para evitar engarrafamentos fantasma. Um acidente na via, fecha automaticamente as faixas afetadas por esse acidente. Obras na via ou numa faixa, alerta os condutores para a necessária diminuição de velocidade. Dá uma olhada neste vídeo do YouTube * A4 Rotterdam – Amsterdam (extended) *. Aponta buracos, ausência de marcações ou semelhantes como em Portugal.

        1. Avatar de Zé

          Anda dentro dos limites de velocidade e conforme as condições de segurança e climatéricas. E guarda a devida distância de segurança. Os painéis só ajudam a distrair.

          1. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Já conduziste numa autoestrada na Holanda? Tens ao menos noção de que painéis estou a falar?

          2. Avatar de Fraquinhos
            Fraquinhos

            Se respondeste não, vê o vídeo.

  14. Avatar de Tafc
    Tafc

    Os elétricos deviam pagar +500%.

  15. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Próximo passo: tirar a concessão das auto-estradas à Brisa, e assim zero pessoas para a Brisa ter de sustentar.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não são todas da brisa, além que as concessões são limitadas no tempo, concorre com a tua empresa de gestão de autoestradas

  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quando se fala de luta de classes esquece-se a luta dos capitalistas contra os trabalhadores. Mas é a mais importante. O capital está sempre em guerra.

    1. Avatar de Zé

      Concordo, mas também não esquecer que em Portugal também existe muito trabalhador que enfim…
      Certa vez dizia o diretor Japonês de uma multinacional: “Em Portugal, a produtividade é 2/3 da do Japão e isso também custa dinheiro. Se no Japão tenho mil pessoas a trabalhar, aqui preciso de ter no mínimo 1.500, e sem contar com as baixas médicas”. E vejo esta situação todos os dias onde trabalho. É cada baixa médica que enfim. Pessoal que trabalha 1 mês e diz que tem tendinites e contraturas, médicos que deviam ser bem investigados, acidentes de trabalho “estranhos” sempre ao fim de semana quando há menos chefias.
      Trabalhei numa multinacional e havia um mix interessante de trabalhadores. De um lado, a malta que tinha 20 anos de casa, que trabalhavam no turno da manhã e basicamente estavam-se a marimbar e à espera que a fábrica fechasse para lhes pagarem uma pré reforma. Do outro, a malta nova, que trabalhava maioritariamente no turno da tarde ou noite e que se preocupava em puxar pela empresa para que a mesma não fechasse portas porque se isso acontecesse, ficavam a receber subsídio de desemprego uns meses, se tanto. Mas depois ainda havia a terceira “espécie”. Aquelas pessoas que eram uns verdadeiros encostas mais que entretanto tinham filhos na fábrica. Começaram a abrir os olhos e a trabalhar a sério. Infelizmente, acabou mesmo por fechar (gradualmente, mas de forma rápida) e só foram cerca de 4000 postos de trabalho à vida.
      Em Portugal temos os trabalhadores e as chefias quase em guerra fria constante e a culpa muitas vezes pode ser atribuída em partes iguais.

  17. Avatar de João Lourenço
    João Lourenço

    O curioso é que lembram se de tirar os portageiros é não se lembram tirar as portagens ?as portagens até fazem poluição ambiental, deviam ser amigos do Ambiente,e reduzir a pegada ecológica.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      queres relançar o topico da decada passada do chip na matricula que debita as portagens na conta da agua? lol