Governo dá apoio para a troca de táxis “tradicionais” por elétricos

26 Comentários

O Governo, através do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), lançou um novo concurso público destinado ao setor do táxi, no valor de um milhão de euros, para incentivar a aquisição de viaturas elétricas e promover a digitalização da atividade.


O aviso, inserido no âmbito do Fundo para o Serviço Público de Transportes, representa o dobro da verba inicialmente prevista para 2024 e insere-se na estratégia nacional de descarbonização e modernização do transporte público individual.

Apoio para aquisição de táxis elétricos abrange 2 áreas:

Descarbonização 
  • 5 000 euros por veículo elétrico adquirido, subindo para 6.000 euros nos territórios de baixa densidade;
  • 6 000 euros de incentivo para o abate de veículos antigos com mais de 10 anos;
  • Comparticipação até 750 euros (75%) para instalação de equipamentos de carregamento;
  • O apoio é atribuído até ao limite de 10 táxis ou 100 000 euros por beneficiário.
Digitalização 
  • Comparticipação de 50% até ao máximo de 5 000 euros por beneficiário para aquisição de taxímetros, impressoras de faturas, aplicações eletrónicas e dispositivos para emissão digital de recibos.

Governo dá apoio para a troca de táxis "tradicionais" por elétricos

O concurso privilegia os concelhos com menor densidade populacional e maior défice de oferta de transportes públicos, com uma majoração específica de 1 000 euros para viaturas com licença emitida nesses territórios.
Este reforço insere-se nos compromissos do Governo para acelerar a transição energética, fomentar a inovação tecnológica e melhorar o serviço prestado à população, em todo o território nacional.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    Sempre a destruir o dinheiro dos contribuintes.
    Os elétricos só dão problemas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então qual lhe deu problema ?

      1. Avatar de Actarus
        Actarus

        Não te esqueças, essa fase passa.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quando tempo demora ?

    2. Avatar de Realista
      Realista

      … só dão problemas a quem os detesta.

      1. Avatar de JL
        JL

        E principalmente a quem não tem.

        1. Avatar de Dk
          Dk

          Exacto. Dão sempre muitos problemas a quem não tem… xD

      2. Avatar de cAPEX
        cAPEX

        Na tua realidade distorcida.

        Na vida real quem comprou elétrico está insatisfeito e volta a comprar carro a gasolina ou híbrido.

        1. Avatar de Ze das Ameixas
          Ze das Ameixas

          Não que a minha opinião valha de muito mas…
          Eu troquei a minha carrinha Hibrida Plugin BMW 530 e por um Tesla Model 3 Performance… e estou satisfeitíssimo.. Futuros carros serão sempre elétricos..
          Digo mais, toda a gente que conheço que fizeram esta troca para elétrico estão satisfeitos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Até agora só conheci uma pessoa que trocou um carro elétrico por um a combustão e foi porque tinha encontrado um bom negócio num Porsche, dando um elétrico citadino para troca.

            Mas já está a falar de um Tesla Performance hahaha

        2. Avatar de Realista
          Realista

          A tua fonte: “Confia Joca”

        3. Avatar de JL
          JL

          Está insatisfeito de não ter trocado para eléctrico mais cedo….

    3. Avatar de Dk
      Dk

      Isso não é verdade, eléctricos dão bastante menos problemas que a combustão.

      Se concordo que dêem apoios financeiros a empresas de taxis, não.
      Até porque para estas empresas ter eléctrico até já compensa mesmo sem apoios, por alguma razão os TVDE’s estão todos a mover-se para eléctricos.
      Diria que o estado deveria de se preocupar mais em poupar dinheiro, geri-lo bem, aplicá-lo apenas ao que é mesmo essencial, e reduzir impostos…

      PS: tenho eléctrico, a minha mulher ficou rendida, por isso agora acabou-se os carros a combustão cá em casa. Ambos eléctricos.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Se não é o sector da atividade que mais foge aos impostos não deve de andar longe, e ainda vão ter ajudas, está certo.

      2. Avatar de Manuel da Rocha
        Manuel da Rocha

        Devo ser 1 em 600000 milhões de portugueses, pelo que vejo online…
        Andei com o EV, da empresa, por 3 anos. A nível mecânico, nunca tive problemas. Só que não moro, em vivendas (como 600000 milhões, das pessoas online), para o carregar, só na empresa ou carregadores, externos. 2 horas, segundo o manual, era o mínimo, para chegar aos 85%. Assim como, a 10%, só ficava a condução e portas, a funcionar, até aos 4% e puff. Parou.
        Assim que surgiu, a oportunidade, voltar para o gasóleo. A própria empresa já desistiu dos EV. 16200 euros anuais, a mais, no prémio do seguro, do espaço, por ter 2 carregadores, demasiado caro. Já vão embora, no final do ano, quando o último for trocado. Mesmo assim, rende mais, pagar o gasóleo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá manual do carro, e onde isso isso ?

          Então dos 10% aos 4% gastou como ? A meter os pés no chão ?

          16200 de seguro ? Então que carro era ? Um Rimac Nevera ?

        2. Avatar de Dk
          Dk

          Se calhar escolheram foi os carros errados. Nem sei de nenhum com as características que fala.
          Não entendo o aumento do seguro nesse valor por ter 2 carregadores na empresa.
          Há aí muita coisa variável esquisita.
          Além de que se em carregador lento chega aos 85% em 2h, a bateria desses veículos deveria de ser de tamanho mínimo… Peugeot E-Partner ou semelhante, daquelas que trazia 20kwh? Se for isso, realmente não dá para nada.
          Mas se comprares um Fiat Uno a gasolina e disseres que não serve para muito na empresa é a mesma coisa, prende-se é com a escolha do carro… Não com o tipo de energia.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    “Digitalização é o processo de converter informações físicas ou analógicas (como documentos em papel, fotografias ou gravações) em formato digital, ou seja, em dados que possam ser armazenados, processados e transmitidos eletronicamente.” vão digitalizar os taxis?

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, vão digitalizar o acesso a eles. Já ouviu falar em Uber ?

  3. Avatar de daniel
    daniel

    o estado é uma mae! ele dá!!

  4. Avatar de IA12H45x13
    IA12H45x13

    Está na altura de haver uma campanha especifica igual para os entregadores UBER, GLOVO e afins. Não faz sentido nenhum serem os interessados a pagar, porque se pagarmos todos – eles poderão beneficiar mais.

  5. Avatar de Morty
    Morty

    Eu é que tenho de pagar para estes gajos andarem a roubar de carro novo, não existe melhor destino para os nossos impostos, não haja dúvida. 

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho mal,
    Os incentivos devem ser para todos igual..

    Não podemos continuar a separar os Portugueses em 1,2,3,4,5,6 classes..
    Isto é insustentavel e leva ao colapso da sociedade..

    Se ha incentivos para uns tem que haver igual para os outros..
    Electrico,Diesel,GPL,Gasolina,etc

    Caso contrário continuamos a ter um País de 3º mundo..onde as leis são diferentes de uma pessoa para outra, e o mesmo em relação aos beneficios..que desgraça!

  7. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    O serviço de reboques agradece. Mais trabalho!
    Tanto elétrico a arder ou a ficar sem bateria!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O que vale é que o trabalho é só na tua mente. lolol

    2. Avatar de JL
      JL

      Antes era mecânica agora já é rebocador ? Loooool