GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao volante

12 Comentários

O telemóvel é hoje um gadget que faz parte do nosso dia a dia. No entanto, o telemóvel ao volante também tem sido responsável por muitas mortes.

​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam hoje a Campanha de Segurança Rodoviária “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2020.

GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante


A decorrer entre os dias 10 e 14 de dezembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do manuseamento do telemóvel durante a condução.

A campanha “Ao volante, o telemóvel pode esperar” integrará uma componente de sensibilização, levada a cabo pela ANSR, assim como operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP.

GNR, PSP e ANSR: Atenção ao telemóvel ao voltante

As ações de sensibilização ocorrerão em simultâneo com operações de fiscalização nas seguintes localidades:

Dia 10 de dezembro:

  • A5, Lisboa/Cascais, saída São Domingos de Rana
  • Aeroporto de Faro
  • Rotunda EN125/EN396, Loulé

Dia 11 de dezembro:

  • Rotunda da Força Aérea, Beja
  • Rossio de São Brás, Évora

Dia 14 de dezembro:

  • Circular Externa, Montijo

O Plano Nacional de Fiscalização, enquadrado no Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária – PENSE 2020, o qual tem como desígnio “Tornar a Segurança Rodoviária uma prioridade para todos os Portugueses”, prevê a realização de campanhas de sensibilização em simultâneo com operações de fiscalização, em locais onde ocorrem regularmente infrações que representam um risco acrescido para a ocorrência de acidentes.

Consequências do uso de telemóvel ao volante:

  • Diminuição da capacidade de vigilância e dispersão da atenção;
  • Durante os primeiros cinco minutos de conversação, a probabilidade de ter um acidente é seis vezes maior;
  • Aumento da dificuldade em descodificar e memorizar sinais, perdendo informação essencial para uma condução segura;
  • Descuido das regras de cedência de passagem nos cruzamentos e entroncamentos;
  • Perda da noção da distância de segurança em relação ao veículo da frente, sendo difícil de ajustá-la consoante o trânsito;
  • Abandono dos sinais de mudança de direção, o que pode ser perigoso tanto para o condutor como para os outros utentes da via;
  • Má avaliação da velocidade;
  • Redução do campo de visão;
  • Tendência para não parar nas passagens de peões;
  • Aumento do stress por atender ou telefonar;

Leia também…

Última hora: Multas por falar ao telemóvel a conduzir sobem para o dobro

 

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno+Palma
    Nuno+Palma

    Não há grande problema. Para os agentes da autoridade apanharem alguém ao telemóvel seria necessário que eles mesmos também deixassem de estar agarrados ao telemóvel…

  2. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Os Srs. Agentes não apanham ninguém ao telemóvel, porque simplesmente hoje em dia só sabem estar sentadinhos dentro do carro, com o radar a caçar os 50Km/h ou em locais que não lembra ao diabo ou onde nunca houve um único acidente! Patrulhar as estradas e as ruas é mentira… e mesmo quando se telefona para o posto somo atendidos com uma enorme vontade de ajudar, sendo que a vontade é tanta que já me aconteceu demorarem mais de 1 dia a virem ver a ocorrência pela qual telefonei, (se calar um carro parado/roubado/empanado no meio da via num entroncamento não era urgente)! Isto para não falar da vez que fui até ao posto (porque furaram-me os pneus a mim e a mais uns 5 carros), e tinham a porta fechada… tendo tocado durante uns 5min até que um sr. de idade que passou por ali me disse “Oh Sr.. está a dar o Benfica… isso agora não o atendem”…

  3. Avatar de Raven
    Raven

    Solução fácil: confiscar o aparelho… Aí nem piavam! Já assisti a cenas mirabolantes por causa de srs e sras a publicarem coisas em redes sociais e enviarem sms ao volante!

  4. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Eu gostei mais do pormenor da pernoca da menina que está com o telemóvel na mão…

    1. Avatar de Anon
      Anon

      Foi a única coisa que vi, além de um rosto bem bonito!

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Me too… 😀

  5. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Ando pouco em zonas de muito movimento mas no outro dia tive que ir a Sintra e lá fui eu pela ic19.
    Bem, eu só digo isto, se eu mandasse, era colocar carros da polícia descaracterizados só a percorrer a ic19, a1 e outras estradas movimentadas.
    É só burros e estúpidos e bestas a conduzir. Se fosse polícia não tinha contemplações.

    Era preciso comprar mais cofres para o estado guardar o dinheiro das multas, que tantas seriam.
    É desde madames na faixa do meio a 40 à hora com o telemóvel à frente das trombas a falarem, é outros sem falarem para lado nenhum mas a andar devagar no meio podendo ir para a faixa da direita que está vazia, enfim…só em multas era uma fortuna.
    Não mandava parar ninguém, só tirar foto e depois seguia a carta das finanças com a multa e para entregar a carta.
    Não é preciso inventar nada, é só fazer como os Suíços, ou aprendem a conduzir e respeitam as regras ou então o ordenado não chega para as multas.
    Já para não falar que em casos graves é carro e carta apreendidos na hora, podendo dar prisão e multas enormes… Mas isso é lá.
    Não hão-de haver acidentes à pazada, é só atrasados mentais.
    Só me apetecia empurrar o carro da burra que estava a falar ao telefone na faixa do meio, quase que parada, era dar-lhe uma mocada e espetá-la da estrada para fora.

    1. Avatar de Peace
      Peace

      Que menino educado. O orgulho dos pais.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Eu sou educado, por isso ando sempre na faixa da direita quando está disponível.
        Falta de educação tem quem anda super devagar em plena IC19 na faixa do meio a falar ao telemóvel.
        Faço ideia os acidentes que acontecem devido a essa gente…
        Vc tem as prioridades erradas, mas não se enerve, faz parte da educação de agora, dizem.
        Anda a frequentar as aulas de cidadania? Aposto que é ” professor ” disso…

  6. Avatar de Nick
    Nick

    Não percebi nada do que diz o artigo… mas abri!

    1. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      …”entre os dias 10 e 14 de dezembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do manuseamento do telemóvel durante a condução.”

  7. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Horários?