GNR de Leiria já faz patrulhamento com viaturas 100% elétricas

34 Comentários

A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Destacamento de Trânsito do Comando Territorial de Leiria, tem ao serviço duas viaturas 100% elétricas.


GNR tem dois ID3 da Volkswagen 100% elétricos…

De acordo com a publicação no Facebook, é referido que “trata-se do modelo ID3 da Volkswagen e a sua utilização é proveniente da concessionária Brisa, SA…”.

A mobilidade elétrica vai ao encontro da preocupação em mitigar a pegada ecológica a par da manutenção de uma constante e perspicaz evolução, não só a nível tecnológico, administrativo e financeiro, como também em termos de imagem institucional.

É ainda referido que…  “o processo de transição de viaturas movidas a combustível fóssil para eletricidade, em uso pela GNR no patrulhamento em autoestrada, iniciou no ano de 2021. O Destacamento de Trânsito de Leiria em parceria com a Brisa, S.A., de forma pioneira a nível nacional, colocou ao serviço uma viatura híbrida e, volvidos dois anos, verificando-se a sua mais-valia em termos de sustentabilidade, consideram-se estarem reunidas condições para utilização de motores 100 % elétricos”.

O Destacamento de Trânsito de Leiria efetua, de forma diária e ininterrupta, o patrulhamento da rede concessionada pelo grupo Brisa, SA., de onde se destacam vias de importância capital a nível nacional, nomeadamente a A1, a A19 e o IC9. Até então, com a utilização de viaturas movidas a combustível fóssil, representava aproximadamente um consumo anual de 10 mil litros.

Para além da inegável e inquestionável mais-valia em termos ambientais, com estas viaturas 100% elétricas conseguir-se-á garantir, ainda, uma performance média/alta no que concerne a potência e capacidade de aceleração, tão necessárias para a execução na plenitude do serviço de patrulhamento e fiscalização rodoviária.

Apenas a autonomia poderia ser uma preocupação, considerando a natureza do serviço operacional que as viaturas desempenham, como, por exemplo, a necessidade de percorrer centenas de quilómetros em autoestrada. Contudo, tal situação é ultrapassável, não só por existir sempre outra viatura 100 % elétrica pronta a sair, como ainda pelo facto da concessionária dispor de dispositivos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço da rede Colibri.

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de joli
    joli

    Agora é que os bandidos vão ter supresas .

    1. Avatar de aiaiai
      aiaiai

      Vão vão… Vão ter umas belas surpresas quando olharem pelo retrovisor e virem que a policia parou meia hora para carregar o carro…
      Já do lado das forças policiais também será giro… Vai parecer um jogo… a olhar para autonomia a desaparecer e a fazer contas de quantos minutos lhes restam para parar determinado veículo que está em fuga antes de ficarem sem energia.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        loool… resposta de quem nunca conduziu um carro elétrico e apenas manda o bitaite para o ar em jeito de gozo, mas a realidade é que está a gozar com a sua própria ignorância!

        1. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          Tens razão, os veículos das autoridades teem prioridade nas estações de carregamento elétrico. Se não está no código da estrada, passa a estar em breve.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            e se os postos ja estiverem ocupados?

          2. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Se estiverem ocupados os lugares, vai uma multa ou prisão, por impedimento de exercício de autoridade.

          3. Avatar de Infinity
            Infinity

            e vao andar a prender todos?? para isso faria um lugar reservado a viaturas de emergencia. enquanto carregam os ladores ja fugiram ou entao tem que vir um carro a combustao para substituir

          4. Avatar de Joaquim Sobreiro
            Joaquim Sobreiro

            Pois então, mais lugares para os veículos de emergência, até se compreender a ineficácia da decisão.

          5. Avatar de JL
            JL

            Desde quando andam a perseguir ladrões ? Andam a ver muitos filmes.

        2. Avatar de aiaiai
          aiaiai

          Sim, estava a ironizar. Mas não deixa de ser uma realidade.
          A sua resposta é que demonstra ignorância e falta de noção da realidade.
          Começa logo por partir do principio que nunca conduzi um ‘carro eléctrico’.
          Depois, qual acha que é a autonomia de um VE quando está a ser conduzido de forma ‘agressiva’???
          Só com uma condução MUITO controlada é que se aproximam dos valores de autonomia que anunciam… Quanto mais a conduzir de forma ‘desportiva/agressiva’.
          Um pouco mais de calma, menos de fanatismo e mais realismo talvez lhe fizessem bem.

          1. Avatar de JL
            JL

            E você também não conduziu, pelo menos pelo que diz.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Achas mesmo que vão iniciar uma perseguição ao longo de km sem chamarem reforços a aparecerem mais à frente?

            Mesmo que entres numa AE com 20km de autonomia, o mais certo é que na próxima entrada apareçam outros carros a dar apoio provenientes de outras zonas. E se 20km de autonomia numa AE é pouco, numa localidade é muito…

      2. Avatar de JL
        JL

        Desaparece assim como ? Vê-se logo que nunca andou em nenhum.

        1. Avatar de Aiaiai
          Aiaiai

          Claro que não desaparece…
          Claro que não… Mas deve ser só o seu que mantém a autonomia igual e faz os mesmo kms seja com condução defensiva e poupada seja com condução desportiva/agressiva…
          O fanatismo é tal que nem a realidade consegue ver…
          E não diga que não que os seus comentários são bem explícitos quanto ao seu nível de fanatismo.
          QUALQUER carro aumenta o consumo e perde autonomia com o aumento da velocidade.
          QUALQUER carro aumenta o consumo e perde autonomia com uma condução desportiva/agressiva.
          Mas o seu não…

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu disse que mantinha igual ?
            E num a combustão já andou ? Também é igual ?

            Mas porque haviam de fazer condução agressiva no patrulhamento ? Estou curioso ….

            Ah ok, bem me parecia que não tinha andado em nenhum km.

            Eu não tenho fanatismo nenhum, ao contrário de si, que se fala numa coisa e vem com outro assunto.

          2. Avatar de aiaiai
            aiaiai

            Depois dessa resposta é notório que:
            – ou não sabe ler (só ler metade é não saber ler)
            – ou não sabe o que escreve
            Deverá haver um terceiro “ou” mas deixo-o ao seu critério.
            Uma coisa é certa: presunção e água benta, cada um toma a que quer e o senhor é um bebedolas.
            E fico por aqui.
            Bom resto de boa tarde.

          3. Avatar de JL
            JL

            Quem não saber ler ? Eu ou você ?

            Por acaso não bebo muito.

            Pois, é melhor ficar do quê inventar e depois não ter argumentos.

          4. Avatar de Espeta me com os EVs nos tomates
            Espeta me com os EVs nos tomates

            Completamente de acordo contigo. Todos os EVs anunciam maravilhas e dizem que fazem x kms… e depois vao se fazer os testes em Auto estrada a andar a velocidades normais… e autonomais de 500 km prometidas pelos fabricantes… passam para 300 Km em AE. O problema e mesmo o fanatismo.

            O fanatismo e a vaidade e tanta neste momento, que o povo sujeita se a ter um TESLA sem manipulo para os piscas, controlos digitais nada praticos VS o antigo botao / Roda…….

          5. Avatar de JL
            JL

            È a mesma diferença que se encontra nos a combustão, anunciam uma coisa e depois fazem.

            Mas pronto, o seu fanatismo também é muito, basta ver o que meteu no nick.

            Não quer não compra, ou é só mais um ev hater ?

        1. Avatar de JL
          JL

          Tipo aquela do vídeo americano que ficou sem gasolina na perseguição ? Também me ri muito. Lol

          1. Avatar de Xico
            Xico

            Tendencioso, já caiu a mascara

          2. Avatar de JL
            JL

            Qual .mascara ?

  2. Avatar de é isso
    é isso

    Pena não terem polícias suficientes para patrulhar a minha rua.
    Existe pessoal que prefere deixar o carro na estrada ou no passeio em vez de deixar no estacionamento, só para ficar a porta do prédio.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Pois, mas será muito fixe, escutar as sirenes e olhar para o lado e ver a comitiva política ser acompanhada por veículos ECO.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E provavelmente é pessoal que sai do ginásio e deixa o carro mal estacionado, à coisas que não lembram a ninguém, ainda a pouco tempo no ginásio estava um carro mal estacionado, a empatar tudo e todos não por falta de lugares mas sim pela preguiça de ir deixar o carro no parque mais distante

  3. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Vivam os elétricos, porque a frota restante foi deixada sem assistência. Passem por uma esquadra e vejam as viaturas, ou peçam uma deslocação e escutem a resposta.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Sim, vou já a uma esquadra pedir para ver os carros deles.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Não é necessário seres mecânico dos carros da polícia.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Agora imagina quando forem os elétricos a terem avarias.
      Não podemos esquecer que muitos carros CP, andar quase 24 horas por dia, uma força de segurança não pode estar tão dependente /venerável assim, para andar nas AE, acho que é o ideal, ou tipo polícia escola, o resto do patrulhamento ainda não pode ou deve ser feito de VE, pelas limitações de autonomia

  4. Avatar de JS
    JS

    Bom Noite Ele ja anda por aqui

  5. Avatar de Xico
    Xico

    Já cá anda o vendedor, a espalhar os falsos argumentos como sempre.

    1. Avatar de JL
      JL

      Porque não refuta os argumentos dele ? Hugo !