GNR alerta no Facebook: A Omissão de Auxílio é crime

18 Comentários

As redes sociais têm serviço para as autoridades passarem mensagens importantes que deveriam ser do conhecimento de todos. Uma das páginas com mais informação é sem dúvida da Guarda Nacional Republicana.

Recentemente a GNR alertou para o facto de a omissão de auxílio ser crime.

GNR alerta no Facebook: A Omissão de Auxílio é crime


Saiba o que diz o Código Penal sobre a omissão de auxílio

Quem, em caso de grave necessidade, nomeadamente provocada por desastre, acidente, calamidade pública ou situação de perigo comum, que ponha em perigo a vida, a integridade física ou a liberdade de outra pessoa, deixar de lhe prestar o auxílio necessário ao afastamento do perigo, seja por ação pessoal, seja promovendo o socorro, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias, publicou a GNR recentemente no seu perfil da rede social.

A Omissão de Auxílio é crime!

“Quem, em caso de grave necessidade, nomeadamente provocada por desastre, acidente,…

Publicado por GNR – Guarda Nacional Republicana em segunda-feira, 29 de março de 2021

De acordo com o Artigo 200.º do Código Penal, é ainda referido que…

2- Se a situação referida no número anterior tiver sido criada por aquele que omite o auxílio devido, o omitente é punido com pena de prisão até 2 anos ou com pena de multa até 240 dias.
3 – A omissão de auxílio não é punível quando se verificar grave risco para a vida ou integridade física do omitente ou quando, por outro motivo relevante, o auxílio lhe não for exigível.

A GNR alerta para esta situação que, segundo refere, ainda acontece muitas vezes em caso de acidente de viação.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Se os que assaltam e agridem pessoas andam na boa e nada lhes acontece porque o juíz os manda para casa isto é conversa da treta…

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Isso é que é conversa da treta… Só em matemática é que 2 negativos podem gerar um positivo

  2. Avatar de Rafilda
    Rafilda

    “notícias” do medo. Ignorar.

    1. Avatar de jack
      jack

      Uma situação que temos de ignorar é a ignorância.

  3. Avatar de A.F.
    A.F.

    Por norma esse é o meu espírito na estrada e não só, prestar auxilio, mas há uns quantos animais humanos,
    que se for preciso e ninguém estiver a ver, ajudo a ir para quinta dos infernos, sem remorsos.
    Se for apanhado e condenado fico tranquilo porque ajudei a melhorar um pouco o Planeta Terra.
    Até podia referir alguns exemplos, que animais me refiro, o problema é, a probabilidade de haver por aqui uns quantos é grande.

  4. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    “A Omissão de Auxílio é crime” – É um facto e deveria ser aplicada muito mais vezes (esta sim, outras “multinhas” para completar objectivos, é que não) – É impressionante ver vídeos com pessoas a necessitar de ajuda, e o “realizador” nem se mexe, para ter um “bom” vídeo, apenas para conseguir uns “likes”…

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Eu se vir alguma coisa, seja la o que for, acidente, roubo, carteira no chao, alguem a tentar se matar, etc.. sigo sempre o meu caminho! e porque?
    Só a carga de trabalhos que isso vai dar! ser testemunha, dar os teus dados, ser chamado a policia e tribunal…. naaahhh deixo isso para as outras pessoas!!

    1. Avatar de jack
      jack

      Olha que o Karma é uma coisa lixada.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      É assim mesmo. Só espero que recebas em dobro o que dás aos outros 😀

  6. Avatar de Dunno
    Dunno

    O comentário parece ter sido sarcástico/crítico, pelo menos parece e esperemos que caso não seja realmente o karma seja uma realidade.

  7. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    As penas são tão leves, e acabam sempre suspensas que só incentivam a que se pratiquem esses crimes. Poucos são os que matam por atropelamento, que foram presos.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      São leves se fizeres tudo “a bem”. “Azares”, pondo em aspas pelo que tem, acontecem, infelizmente. Agora se atropelas alguém, não chamas ajuda e te pões a andar do local aí acredita que o caso fica bastante mais complicado para ti.

      1. Avatar de chinesisses
        chinesisses

        nem mais. uma coisa é no contexto de um acidente e tu mesmo depois de prestar auxilio a pessoa ela não sobreviver o seguro que pagas pra andar na estrada cobre possíveis indemnizações caso se comprove que o culpado és tu… outra é dar o fora e virem te buscar a casa -.-” passas a ser culpado até prova de contrario e és acusado de não prestar auxilio.

  8. Avatar de SSD
    SSD

    Nossa senhora, eu vejo cada comentário que enfim. Eu recomendo-vos um exercício para a próxima. Pensem que vocês ou alguém de quem gostam possam estar numa situação destas e depois pensem de como gostavam que as pessoas procedessem.

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Ora depende de muitas situações. Se for num local publico com outras pessoas ou um acidente que acaba de ocorrer, posso prestar auxilio. Se for num sitio duvidoso o meu auxilio é ligar para o 112, se atenderem, e eventualmente parar a alguma distancia. Não vou colocar a minha vida ou bens em risco.
    Agora se for um pseudo agente da autoridade a necessitar de auxilio, simplesmente ignoro. Não digo que não existam bons agentes da autoridade, mas são uma minoria. Como por uns pagam os outros.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Oh pah estavas a ir tão bem…
      Primeiro é muito ao contrário, há alguns energomenos nas forças policiais sim, mas a maioria é pessoal respeitador que vai fazer os possíveis por ajudar.
      E, deixando a minha opinião, mesmo que a pessoa seja uma besta, se deixares que algo de mau lhe aconteça sem ajudares só estás a mostrar que és pior do que essa pessoa.

  10. Avatar de XneloX
    XneloX

    Isso inclui a obrigatoriedade de ajudas monetárias?

  11. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    É preciso a PSP usar o Facebook para ensinar o código da estrada?