Giga Train: Tesla estreou um comboio totalmente elétrico para os seus funcionários

30 Comentários

A Tesla está na vanguarda da mobilidade elétrica, à qual se dedica desde a sua fundação. Assim sendo, não seria estranho que, além dos carros elétricos, a empresa estivesse a desenvolver um comboio. Embora não seja uma criação sua, o primeiro Giga Train totalmente elétrico foi estreado na Alemanha, para transporte de funcionários, mas não só.

Giga Train, comboio totalmente elétrico da Tesla

Líder global em matéria de carros elétricos, a Tesla adotou, também, um comboio elétrico, que vai ao encontro da missão da empresa: “acelerar a transição para as energias renováveis”. Este comboio Mireo Plus B da Siemens, detido pelo estado alemão Baden-Württemberg, está a ser alugado pela Tesla e é operado pela Niederbarnimer Eisenbahngesellschaft (NEB), uma empresa ferroviária regional privada da Alemanha.

O Giga Train é o primeiro comboio totalmente elétrico e alimentado por baterias utilizado pela empresa norte-americana e fez a sua estreia na Alemanha, recentemente.

Estamos particularmente satisfeitos com o facto de o shuttle train da Tesla ser agora elétrico a bateria, porque está simplesmente em linha com a missão da nossa empresa: acelerar a transição para as energias renováveis.

Partilhou Theresa Eggler, gestora de projetos da Tesla, ao órgão de comunicação social alemão rbb24.

O Giga Train já transporta passageiros da estação de Erkner para a Tesla Süd, a estação localizada na fábrica da empresa, a cerca de 32 quilómetros a sudeste de Berlim.

Atualmente, cada carruagem tem 120 lugares e podem ser transportadas 500 pessoas por viagem, além de ter espaço para bicicletas e um sistema de informação para os passageiros, segundo a Teslarati.

Giga Train, comboio totalmente elétrico da Tesla

Este Giga Train é gratuito não só para os funcionários da Tesla, mas para os passageiros habituais, motivando uma mobilidade que se crê mais verde. Afinal, de acordo com Eggler, numa grande vitória ambiental, espera-se que este comboio poupe 50 toneladas de poluição de dióxido de carbono em comparação com outros comboios.

No futuro, prevê-se que transporte 4500 funcionários de e para a fábrica da Tesla, aquando dos três turnos de oito horas. Quando a construção da zona industrial estiver concluída, será acrescentada uma paragem adicional.

Existem, ainda, planos adicionais para mudar a frota movida a diesel para comboios elétricos no final deste ano, segundo adiantado pela NEB.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fabio
    Fabio

    O Comboio nao e feito pela Tesla, e um Siemens Mireo Plus B e como podem ver nas fotos nem operado pela Tesla e, mas sim pela NEB. E nao nem de perto o primeiro comboio elétrico, ou de baterias

    1. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      publicidade diária à (sucata) tesla

    2. Avatar de Tafc
      Tafc

      Já estragaste o dia aos Teslarati.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Está LITERALMENTE escrito no artigo lol

  2. Avatar de Jakim+Zé
    Jakim+Zé

    Eléctrico, mas a pilhas de lithium… uma vez que comboios 100% eléctricos já existem à muito tempo.

  3. Avatar de Fred
    Fred

    Tem uma vantagem: poupa nas catenárias!
    E @Ana Sofia Neto no texto introduziram-se algumas gralhas (por ataque externo, obviamente)

  4. Avatar de TheD
    TheD

    Ninguém está a dizer que o comboio é da Tesla, simplesmente que a empresa promoveu a sua utilização, através do operador local.
    Há locais, mesmo em Portugal onde, por diversas razões não é possível colocar catanárias, assim nesses locais é necessário um veículo que consiga continuar em movimento por propulsão própria, normalmente a combustível, diesel.
    Existem alguns testes em hidrogéneo, passou aqui no Pplware no início de agosto algo sobre isso, mas o mais comum e bem sucedido têm sido os veículos com baterias pois o sistema de conversão elétrica é o mesmo que é usado no resto da linha, electrificada por catanária.

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      O texto foi corrigido com a informação correta, pelo que o reparo do Fábio foi pertinente 🙂

    2. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      os trabalhadores nas oficinas da CP em guifões tambem tem comboio a porta e eletricos e não precisam de baterias…. e em berlim há comboios que não precisam de Catenarias, a ligação é feita por baixo, e não, não é um metro.

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      Não são “catanárias”…

  5. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    “A Tesla está vanguarda da mobilidade elétrica”: falta a palavra “na” a seguir à palavra “está”
    A frase correta é “A Tesla está na vanguarda da mobilidade elétrica”

  6. Avatar de SergioA
    SergioA

    Pequena correccao: O comboio pertence a NEB que por si tem as cores associadas a regiao Baden-Württemberg . Todos os comboios que fazem servico principal nessa regiao usam este padrao de cores, incluindo a Deutsche Bahn (outras regioes na Alemanha e de outros paises estao a seguir o mesmo padrao que identficam a regiao)

    Agora o aluguer pode ter sido feita ou a regiao, ou ao operador que decidiu “deslocar” esta composicao para a fabrica. E a duvida que me ocorre

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    “vaivém” mas é um comboio ou um “vaivém” ?

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      vaivém
      (vai·vém)

      nome masculino
      1. Movimento daquilo que vai e vem alternadamente de um ponto a outro.
      […]
      4. Veículo destinado a um transporte regular e frequente entre dois lugares.

      “vaivém”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/vaiv%C3%A9m.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Que engraçada, mas alguém chama o autocarro, o avião, o comboio por vaivém? troque lá isso por comboio para que as pessoas percebam a que se refere. Parece que andou a usar o tradutor da google.

        1. Avatar de Ana Sofia Neto

          Parece-me a forma correta de referir “shuttle”, neste caso, em português. Contudo, corrigi, para que as pessoas percebam a que me refiro.

          1. Avatar de Damnupa Kot
            Damnupa Kot

            E é… podes sempre escrever “comboio vaivém” que é mais completo, dado que se trata de um tipo de comboio cuja finalidade é ir e vir de um ponto para outro.
            O pessoal nunca está satisfeito mas se olhassem dessa maneira tão crítica para a sua própria escrita, com certeza que não havia tantos erros nem calinadas na gramática!

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Existe space shuttle, Bus shuttle, Train shuttle entre outros. Em portugues podem ser chamados de vaivém

  8. Avatar de Outra vez arroz
    Outra vez arroz

    Que novidade dramática. Os comboios alemães, ingleses, franceses, etc, etc são eléctricos há quantas décadas, mesmo?

    1. Avatar de Naodou
      Naodou

      Hoje tudo o que tem nome tesla serve pra fazer publicidade…. Quer seja ela novidade ou não

      1. Avatar de mesmo
        mesmo

        Está a fazer campanha para o outro nas presidenciais…

  9. Avatar de paosemsalada
    paosemsalada

    existem comboios eletricos na linha de sintra desde que me lembro lol

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Parece que ja fizeram uma correção ao texto, mas fica aqui uma sugestão de melhoria: “detido pela alemã Baden-Württemberg” Esta frase dá a entender que são detidos por uma empresa chamada Baden-Württemberg. De facto, os comboios pertencem ao estado Baden-Württemberg e estão neste momento emprestados para ser usados nessa linha enquanto acabam de construir a linha onde se destinam. Não sei, que comboios irão ali operar no futuro. Imagino que iguais, mas com as cores da operador local.
    A Alemanha é uma mescla de operadores de comboios.

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      E no entanto um bilhete (ou passe 49 euros) funciona para todos esses operadores, nada de brincar aos combinados! (Excepto flix, visto que nao opera a nivel regional)

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Sim é excelente, mas também levou a uma sobrecarga das linhas, que funcionam com muitos atrasos. Mas o resultado não deixa de ser muito muito positivo

  11. Avatar de Zé

    Tendo em conta que é necessário ter infraestrutura (carris e “trilho”) acho que seria bem mais eficiente ter comboios sem bateria (ou melhor, com bateria “mínima” apenas para meia uns minutos) e ter um sistema de transmissão de energia sem fios, tal como um qualquer telemóvel hoje. Aliás, até acho que o futuro dos automóveis possa passar, em parte, por estradas “eletrificadas” com carregamento sem fios aos carros que passam.

  12. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    Nunca antes visto, um comboio eletrico

  13. Avatar de A
    A

    Alimentado por baterias …que coisa ultrapassada , quando eu tinha sete anos brincava com comboios elétricos , sem baterias a alimentação era pelos carris ….um dia há-de lá chegar

  14. Avatar de mesmo
    mesmo

    Bem isto está…então já há comboios/metros esses sim completamente eléctricos, para que vão colocar baterias ?
    Deve ser panca já…