Gestor de fundos diz que a Tesla está numa bolha prestes a cair

25 Comentários

A Tesla tem registado conquistas impressionantes e valores de mercado que espantam os mais céticos. Ainda assim, há quem acredite que este fortúnio não vai durar para sempre e que está até perto do fim.

Para o gestor de fundos da Lansdowne Partners, a Tesla está numa bolha e a caminho de uma queda acentuada.

A Tesla numa bolha

Crise da COVID-19 pode abater êxito da Tesla

O valor de mercado da Tesla subiu para mais de 800 mil milhões de dólares no ano passado. Contudo, esse valor desceu para menos de 600 mil milhões de dólares em fevereiro. Agora, o valor de mercado da empresa de Elon Musk situa-se em cerca de 679 mil milhões.

Na opinião de Per Lekander, gestor de fundos da Lansdowne Partners, a Tesla está numa bolha e as ações vão registar uma queda acentuada à medida que as taxas de juro aumentarem, após a crise deixada pela pandemia da COVID-19.

Afinal, Lekander considera que 2021 vai ser o ano do regresso de outras lendas da indústria automóvel. O gestor está particularmente otimista quanto à alemã Volkswagen, que está avaliada em 119 mil milhões de euros.

Há algumas pepitas de ouro que eu penso que serão vencedoras a longo prazo. Mas a curto prazo o meu palpite é que, se eu estiver certo sobre a subida das taxas de juro e o mercado acordar para o facto de as “lendas” não estarem tão mal posicionadas quanto as pessoas pensam, então sim, eu acho que a Tesla vai descer.

Disse Lekander à CNBC.

A empresa de Elon Musk não é a primeira (nem será a última) a cair

Embora a opinião de Per Lekander seja pessimista quanto ao futuro da Tesla, nem todos os observadores do mercado pensam assim. Por exemplo, o analista Dan Ives acredita que as ações da Tesla irão recuperar depois de um início de ano atribulado.

Ainda assim, o crescimento das ações da Tesla foi impulsionado por vários acontecimentos chave. Desde a sua primeira rutura de stock, no final do verão, e o anúncio da estreia no S&P 500, em dezembro, até à compra de mais de mil milhões de dólares de Bitcoin, no mês passado.

Per Lekander contrapõe estes factos com o exemplo da Cisco, que tem hoje um valor de mercado muito superior ao que tinha, mas que “não a impediu de descer 80% primeiro”.

 

Leia também:

Panasonic quer deixar de estar tão dependente da Tesla

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cross
    cross

    Agora publica-se opiniões de especulações de mercado de um individuo?
    “Vai descer? ou vai subir? hm.. um dos dois vai de certeza.

  2. Avatar de Nick
    Nick

    E’ mesmo mauzinho este artigo. Então ruptura de stocks significa o quê?
    Queriam dizer stock split (divisão de ações) e disseram ruptura de stocks (produto esgotado).

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Loool ruptura de stocks! Deviam-se manter apenas em artigos sobre tecnologia.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Isso é mais que evidente!!!!!!
    O que é que as pessoas vão fazer a seguir a esta tremenda crise (a económica ainda só está no início, o desemprego está a bater à porta de muita gente)? Claro que as vendas de carros já continuar a caír a pique como já está a acontecer!!!!!!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Acho que te esqueceste de um ou vinte pontos de exclamação.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Deves viver num mundo à parte, desemprego só mesmo no turismo e serviços e foi amplamente compensado com outros serviços, entregas por exemplo.
      Não se vê desemprego nem se veem empresas com medo de contratar.
      Serviços são uma grande fatia mas não são o que fazem mover a economia.

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      O desemprego bate á porta dos mais desqualificados e pobres, os ricos com maiores poupanças com juros mais altos vão ter mais dinheiro para comprar carros mais caros que os papa-reformas e afins.
      – De lembrar que no inicio da panddemia já diziam que a tesla agora é que ia sofrer e acabram a bater recordes de produção e vendas.
      O único problema seria o aumento da inflação mas isso afectará todo mundo.
      Por isto tudo as empresas que se irão safar serão aquelas que tenham menos divida e mais cash-flow, e a Tesla tem $19 mil milhões de cash 2020 Q4, agora precebem o porque dele ter comprado bitcoin e encaixado com a última subida mil milhões!!
      https://stockdividendscreener.com/auto-manufacturers/tesla-cash-position/#:~:text=As%20mentioned%2C%20Tesla%20generated%20about,seems%20to%20add%20up%20now.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Sim há 5 anos que esta mesmo quase quase a cair

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Verdade. Mas estas ultimas semanas deu para ver a reaccao dos mercados a uma possivel subida dos juros, que fez as empresas perderam 20%-30%, principalmente as de tecnologia. E na minha opiniao acho que os juros nao se vao manter a zero por muito mais anos.

      1. Avatar de TSLABull
        TSLABull

        Muitos investidores tiraram os seus lucros que fizeram com a Tesla para puderem investir em Cryptomoedas! Acho que isso tb ajudou para o preço da acção descer tanto.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Já Está a cair e prestes a falir faz 17anos não 5.

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      Mas este ano é que vai ser!

  5. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Façam um favor e pesquisem por “Lansdowne Partners Scandals”.

  6. Avatar de scp
    scp

    O valor do bitcoin quase duplicou desde que a tesla comprou a sua parte. Estava pouco acima dos 30k€ e agora está no limiar dos 50k€.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se o modelo de negócio da Tesla fosse só carros, era possível acontecer. Mas neste momento, o modelo de negócios vai muito além dos carros, serviços, softwares, energia, baterias, etc…
    penso que a Tesla é mais uma empresa tecnológica do que um fabricante de carros.

  8. Avatar de Rrrr
    Rrrr

    Fundos a querer shortar… lindo

  9. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Tudo a criticar, mas esquecem-se de ir analizar e verificar. A Tesla não é o que pensam, muito pelo contrário… Quando rebentar vai rebentar com estrondo.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Então a Tesla é o quê? Tens uma opinião fundamentada e queres elaborar, ou vais limitar te a ser mais uma parte da câmara de eco dos que dizem há anos que a Tesla vai “rebentar com estrondo”?

  10. Avatar de TSLABull
    TSLABull

    O Sr. Per Lekander deve estar a gerir muitos milhões investidos na VW, anda com o cu tremido e a espalhar medo aos retail investors. Esquece-se que a VW ainda nem sequer conseguiu criar um software forte para se aproximar um pouco só da Tesla. Tristeza!
    Se a Tesla cair assim tanto, todos irão cair também, mas devido a uma crise mundial que está prestes a estoirar…
    Eu continuo a acreditar que a Tesla tem um potencial gigante, e pouca gente tem noção disso.

  11. Avatar de IonFan
    IonFan

    O mais curioso é que ele acha que a Tesla vai cair e a VW crescer, isto tudo uns dias depois da VW ter apresentado um plano tirado a papel químico do da Tesla, mas com uns anos de atraso. fAz SeNtIdO…

  12. Avatar de airtup
    airtup

    Há um ano diziam o mesmo e subiu só mais de 1000% neste ultimo ano.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      exatamente, mas tb nao foi a unica empresa que fez essa subida. Eu acho que as pessoas olham para as empresas como se estivessem a ver um jogo de futebol ou uma corrida. A tesla subiu mas quase todo o mercado subiu. E preciso e ver se o preco da empresa e sustentável. Eu na minha opiniao uma empresa com um PE ratio de 1000 nao me parece ser sustentavel, a tesla daqui a 10 anos tinha de ter por volta de 50% do mercado dos carros e isso acho muito dificil de acontecer. Mas e so a minha opiniao esta claro, sem olhar a clubismos.

  13. Avatar de paulo
    paulo

    se fosse so a tesla o mercado de accoes é uma bolha!

  14. Avatar de Luís
    Luís

    Gente sem visão! Engane-se quem pensar que a Tesla é simplesmente uma construtora auto………just saying..

  15. Avatar de George M
    George M

    Sim, de fato, um equipamento de cerca de 50.000 euros reporta dados de vídeo e localização GPS para a nave-mãe (mothership) em tempo real. engraçado como um avião de 200 milhões de dólares, como no vôo 370 da Malásia, não tem essa capacidade. Agora sabemos por que sempre haverá um desfile interminável de falsos Tesla Killers!