Gasóleo vai subir 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono

127 Comentários

A escalada do preço dos combustíveis (Gasóleo e Gasolina) continua e, nesse sentido, o Governo vai voltar a adiar a taxa de carbono nos combustíveis para evitar o aumento extra de cinco cêntimos.

A confirmar-se, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos, sendo o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.

Gasóleo sobe 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono


Gasóleo e Gasolina aumentam bastante na próxima segunda-feira

O preço da Gasolina e Gasóleo deverá aumentar na próxima segunda-feira. Ao que a SIC apurou, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos. A confirmar-se, será o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.

Este é o 10.º aumento do preço dos combustíveis este ano e aquele que terá um impacto mais significativo na carteira dos portugueses. Não se prevê que o valor baixe nos próximos tempos.

Esta enorme subida é o reflexo da guerra na Ucrânia e do consequente aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais. Na quinta-feira, o preço do barril de petróleo Brent subiu para 116,8 dólares, um novo máximo desde agosto 2013.

O secretário de Estado adjunto e da Energia avançou hoje que a atualização da taxa de carbono nos combustíveis, que o Governo tinha congelado até final de março, vai ser novamente adiada. Em dezembro, o Governo publicou em Diário da República a portaria que suspendeu a atualização da taxa de carbono na gasolina e gasóleo, até 31 de março deste ano, esclarecendo que, sem esta medida, os combustíveis ficariam mais caros cinco cêntimos por litro logo no início do ano.

Gasóleo sobe 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono

Segundo projeções da ONU, mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio da guerra nos países vizinhos.

A UNICEF indicou que metade deste total, ou seja, cerca de meio milhão, são crianças, num comunicado em que disse esperar que os números continuem a aumentar rapidamente nos próximos dias.

Comentários

127

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se não forem estes anunciados 14,5 cêntimos, o rebanho agradece a redução dizem que…podia ser pior… ainda olham por nós! Mais da pura engenharia social.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Somos todos rebanhos, uns rebanhos de cabras outros de ovelhas. Essa dos rebanhos já mete nojo. Será que alguém vive com ideia singular, só e isolado de todos? haja paciência….

      1. Avatar de Zei
        Zei

        Sim Vivem, 2 tipos de pessoas, os sem abrigos (infelizmente e devido a exclusão) e os ricos, que manipulam os “rebanhos” ou “papagaios” como queira, para conseguirem ser ainda mais ricos… por exemplo, aquele tipo de pessoas que deram uma esmolinha aos portugueses para ganharem eleições, onde o rebanho iliterado foi todo contente e cedo votar sem sequer ter a noção que é uma esmolinha completamente envenenada, coisa que muita gente fora de rebanhos soube ver….

    2. Avatar de rui
      rui

      hummm
      Largaste as farmacêuticas e passaste as gasolineiras?????

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Todas do mesmo, as mais lucrativas. Acrescenta agora a indústria armamentista

  2. Avatar de Blub
    Blub

    Como se esse adiamento fosse resolver o problema de facto…
    Penalizam tudo e todos os que dependem do transporte próprio e que não podem avançar (por vários motivos) para soluções (supostamente) mais ecológicas.

    Castigam aqueles que não têm por onde fugir.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O mais ecológico sai caro também. Com os preços da eletricidade, o carregamento de carros elétricos não sai nada barato.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Claro. Coitados dos utilizadores de carros elétricos. E eletricidade tem subindo de forma astronómica.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Em casa electricidade sai a menos de metade do preço do gasóleo para a mesma distância. Em carregadores rápidos, alguns sai quase ao preço de gasolina. O mais complicado é pagar o carro. E depois geri-lo, porque nunca é tão prático como um a petróleo ou gás.

        1. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          Maior parte do pessoal não tem local para carregar o carro em casa. Neste momento só a classe media alta pode dar-se ao luxo de comprar um carro eletrico decente e esses sim podem carregar em casa. O resto chupa no dedo.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Parabéns Passos Coelho, Paulo Portas e Vitor Gaspar, os pais da liberalização dos combustíveis, uma ideia romântica que em Portugal o mercado auto regula-se.
    Ai temos a resposta, carteis instalados em toda a economia e quem paga são sempre os mesmo

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Não digas isso que vem ai o pesosal k so critica o “xuxalismo”

    2. Avatar de Aiai
      Aiai

      O primeiro que vejo a mencionar isso!!!
      Para mim, o problema também começou aí!
      Agora só fica a faltar mais alguém falar nos 471Milhoes de LUCRO que a Galp apresentou em 2021. Falta saber o milhões das restantes ‘gasolineiras’.

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      mmm.. ora vejamos as diferenças no fim do mandato do PC quando o petróleo estava mais caro do que agora:
      – em 2011 Gasolina 1,65 e Gasoleo 1,37, em 2012 Gasolina 1,75 e Gasoleo 1,45. Talvez nas bombas low cost como o Intermarche encontres estes preços.
      – cambio EUR-USD, em 2011 e 2012 estava nos 1€=1,3$ e hoje está nos 1€=1,1$
      – Brent em 2011 e 2012 passou os 125$, Brent hoje está nos 105$

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        esqueceste dos impostos que os xuxalistas têm aumentado todos os anos.

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          Mas tu comes gelados com a testa? mas tu pensas que o aumento do tempo do PSD e de agora é so do aumentos dos impostos?
          Achas mesmo? Por isso é que todos os anos a Galp tem lucros e mais lucros, deve ser por causa dos impostos

          1. Avatar de PovoManso
            PovoManso

            @Jonas a GALP não comercializa só combustíveis, não sei se sabes isso, tu é que deves andar a comer gelados com a testa.
            Os lucros da GALP existem porque as pessoas que lá trabalham são competentes, já pensas-te nisso? Tu como comes gelados com a testa não trabalhas lá.

            E sim 60% do custo dos combustíveis numa bomba de gasolina são impostos. 60% é mesmo que dizer que o estado arrecada mais dinheiro da venda de combustíveis que toda a industria do petróleo. Arrecadam 60% desse dinheiro sem fazer nada, patavina é só receber.

        2. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          os impostos e os extras que tem de adicionar ao combustível que aumenta em % todos os anos. Sim, são obrigados a meter biodisel e afins e isso não é de borla.

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Qual é a desculpa na Electricidade e no Gás?
      Inventaram um Défice tarifário não vejo descer.
      Neste país não pagas agora, pagas depois.

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E está a regular-se, a subida do petróleo influencia o preço ao consumidor. Então querias que o petróleo aumentasse e pagavas o mesmo? O problema dos preços abusivos nos combustíveis em Portugal é um: fiscalidade. É esse fator que faz a diferença entre Portugal e Espanha.

      1. Avatar de Aiai
        Aiai

        AHAHAH deve ser um dos que recebe dividendos dos lucros das gasolineiras…
        Ganhe juízo antes de dizer/escrever coisas só porque sim e sem qualquer fundamento.

      2. Avatar de H
        H

        Falso! Em Portugal a carga fiscal (%) sobre os combustíveis é menor que em Espanha. Há algumas semanas atrás saiu um artigo que mostrava que não somos dos paises com maior carga fiscal sobre os produtos pretoliferos.

        1. Avatar de Carlos Fernandes
          Carlos Fernandes

          Em Espanha o Estado paga diretamente às gasolineiras.

        2. Avatar de just_saying
          just_saying

          Falso! Durante o ano de 2021: Espanha tem uma carga fiscal de 49% sobre os combustiveis e Portugal tem uma carga fiscal de 57%! A média Europeia situa-se nos 53%. o preço da gasolina sem imposto é de 73 cêntimos, o oitavo mais alto da UE. Em Espanho o mesmo combustivel teve o preço de 76 centimos sem imposto! Convém ler o estudo e não só os titulos.

        3. Avatar de Joaquim Sobreiro
          Joaquim Sobreiro

          E se o preço de venda é inferior porque será? Compram os combustíveis a quem?

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Então se eles compra mais caro e vendem mais barato é fácil ver quem é que está a ganhar dinheiro no meio disto tudo. Tu não vês bombas a vender o gasóleo mais caro 20 centimos em relação às de supermercado? A gasolina é a mesma ou também acreditas nos “aditivos” formula secreta que não podem dizer a ninguém? Vê os cartazes de preços na A1 que era para o consumidor supostamente escolher onde era mais barato e evitar os carteis, são TODOS exatamente iguais, do 1º ao ultimo, isto são factos, agora tira as conclusões

      3. Avatar de hsisb
        hsisb

        exacto o petroleo desce o preço aumenta, o petroleo sobe o preço aumenta.. eu vejo um padrao… mas devo ser so eu porque aqui alguem acha isso normal

    6. Avatar de GM
      GM

      O Governo das reversões não actuou nesse campo, porquê? Porque deu jeito, nomeadamente para distribuir aquilo que, nem tinha, nem criou. Aliás, até teve a distinta iniciativa de acrescetar o famoso “adicional ao ISP”, que serviria para garantir receita (leia-se, o mesmo nível de impostos recebidos) enquanto o preço do petróleo se maintivesse baixo. Já vai em 116$/barril e a eliminação, quer do adicional, quer a redução do ISP e correspontende IVA, nem vê-lo. Soube reverter a privatização da TAP com os nossos impostos, para ter entretanto enterrado lá umas boas milhenas, e ter agora chegado à brilhante conclusão que a TAP é para privatizar. E a culpa é do Passos. Ou esqueceste-te que o Passos só seguiu o menú de tarefas que lhe foram impostas e assinadas pelo à data patrão do Costa (que por sinal, tinha sido ministro desse Governo na anterior legislatura)?

    7. Avatar de PML
      PML

      A confusão que vai nessa cabecinha… A liberalização foi em 2004 e não com o PC e afins. Desde aí a maioria do tempo foi com governação do PS que poderia ter revertido e não o fez.
      Agora o interessante de fixar preços – por exemplo em 2022 vai existir limitação do valor máximo da eletricidade no mercado regulado. Podem pensar – maravila, não gasto tanto. Agora a realidade é que ALGUÉM vai ter de pagar e esse alguém são todos… Por isso, andam todos para alguns beneficiarem. E ao que leva ter preços regulados – défice tarifário (porque o estado não paga logo e depois tem de pagr juros dessa dívida às empresas privadas) e a uma menor eficiência (se pago menos, então posso consumir mais sem que me doa na carteira). Por isso, para tudo o que não são bens de consumo, acho que deve prevalecer o utilizador pagador e pagar o valor certo pelas coisas.
      Dito isto, acho que o estado leva taxas absurdas nos combistíveis que só vão lixar a economia. O BCE que demore muito a subir as taxas de juro que logo vamos ver onde isto vai parar…

    8. Avatar de Zk
      Zk

      Acho que isso começou com o furão barroso

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        O cherne que nos levou para a vergonha que fizeram no Iraque com mais de 100 mil civis mortos, vários crimes de guerra cometidos e um país completamente destruído com milhões de refugiados. bush, aznar, tony blayr e durão barroso são criminosos de guerra e deveriam ser chamados à barra do tribunal pelo menos para responder porque quiseram iniciar uma guerra invasora, mas ninguém se importou porque era lá longe, o putin quis fazer o mesmo aos ucranianos, agora temos de levar com esta m****.

        1. Avatar de darksantacruz
    9. Avatar de Louro
      Louro

      É se fosse o governo a controlar era na boa, o preco da materia prima subia, mas o produto final baixava… quem sabe até nao te pagavam para atestares o deposito.

      Comprem eletricos e já nao se tem de preocupar.

      1. Avatar de Douro
        Douro

        Vou já pedir um empréstimo, tem recomendações para qual veículo elétrico devo escolher?

    10. Avatar de Márcio lima
      Márcio lima

      meu Deus, como é possivel haver tanta ignoração em 3 frases B@rão Vermelho.
      Por favor, não te reproduzas…

    11. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      O meu pais esta destruida por causa de paspalhos ignorantes que votam sempre nos boys das bancarrotas!

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Se achas que o teu país está destruído é porque nunca foste a lado nenhum de certeza, só espero é que esta guerra não te faça ver o conforto que tens, quando souberes o que é viver num país destruído vais ver quem é ignorante e paspalho.

    12. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Antes da liberalização que foi feito antes do tempo da Troika sabes quem pagava a diferença dos preços quando era fixos? Era o estado! Meus amigos se os preços forem fixos alguem tem de pagar a diferença!

    13. Avatar de JS
      JS

      60% do valor é do que?

  4. Avatar de Lopes
    Lopes

    Já faltou mais para vender o carro e comprar uma trotineta eléctrica.

    1. Avatar de GM
      GM

      Vender, se alguém comprar. Digo eu.

      1. Avatar de PML
        PML

        Se for com o depósito cheio vai vender facilmente 🙂

  5. Avatar de Fabricio
    Fabricio

    Deve ser culpa do Bolsonaro, aqui no Brasil estamos em crise e os combustíveis estão aumentando de preço, e segundo a imprensa a culpa é do presidente Bolsonaro, então, talvez, o aumento dos combustíveis aí em Portugal deve ser culpa dele também kkkkkkkkkkkkkkk

    1. Avatar de callittime
      callittime

      Lê o comentário aqui em baixo do “R”

      Vais entender porque dizem que a culpa é dessa pobre amostra de presidente.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Ou então do Trump. Há que atirar as culpas para cima de um governante mediático, para os verdadeiros culpados assobiarem para o lado, e passarem entre os pingos da chuva.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1
      Covid, combustiveis e inflacao a culpa e do Grande Trump, e do Grande Bolsonaro!
      OLGBrandon e seus lacaios sao as vitimas!

  6. Avatar de R
    R

    Pede-se mais profissionalismo à classe jornalística – publicam as “press releases” sem questionarem o que quer que seja. Ajudam a vender a imagem de que o Governo não aumenta impostos – que lata!
    Temos uma taxa fiscal elevadíssima e a notícia até nos transporta para outra realidade.
    Um dos motivos do país estar como está é a falta de escrutínio dos políticos e das medidas que estes tomam .

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      É caso para dizer… por onde pára a oposição? comem da mesma gamela, só pode…

  7. Avatar de Zé Manel
    Zé Manel

    Engraçado que em 2013, tal como referem no artigo, e apesar do preço do petróleo estar neste valores, o preço da gasolina e gasóleo nunca esteve assim TÃO elevado.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A fiscalidade nos combustíveis não era a mesma…

      1. Avatar de H
        H

        A verdadeira justificação é a margem de lucro das gasolineiras, que aumentou à custa do aumento do preço.

        1. Avatar de PML
          PML

          Estude melhor o caso e vai ver que a taxa de carbono, adição de biocombustíveis, aumento do ISP (em menor escala) foram os principais responsáveis pelo aumento.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Se o custo do combustível sem impostos em Portugal é inferior ao de Espanha, quem é que está a ganhar com isso?

        3. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          Deixe de dizer asneiras: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/
          vá ver os graficos da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), antes que venha alguém dizer que os dados estão mal, são só os dados da entidade que regula o sector, devem perceceber alguma coisa digo eu.

  8. Avatar de Sérgio Silva
    Sérgio Silva

    60% de impostos sobre os combustíveis…

    Ainda querem mais um imposto que é sobre o carbono?!?!

    E pararem os aumentos? E baixarem os impostos? Ou a intenção é meter toda a gente na rua? Ou a roubar? Qual a ideia desta classe política?!?!?!?! Escravizar ainda mais o povo? Tudo tem um limite…

    1. Avatar de H
      H

      esse numero de 60% não corresponde à realidade…

      1. Avatar de PML
        PML

        No gasóleo é menos, mas na gasolina é mais. A média é cerca de 60% sim.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Pois nao, porque se contabilizares com os impostos que vao para o salário do funcionário mais outras coisas, é muito mais.

      3. Avatar de tuaregue
        tuaregue

        Olhe que sim, olhe que sim, n se esqueça que o IVA é um imposto e só ai são 23% do preço final: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/
        vá ver os graficos da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), antes que venha alguém dizer que os dados estão mal, são só os dados da entidade que regula o sector, devem perceceber alguma coisa digo eu.

    2. Avatar de PovoManso
      PovoManso

      +1 totalmente verdade, e totalmente de acordo

    3. Avatar de darksantacruz
    4. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      e não te esqueças que as refinadores são obrigadas a misturar biodisel e afins o que torna a mistura mais cara.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Este governo e a esquerda em geral têm sempre a cobertura favorável dos média sucialistas.
    Nem sei porque não aumentam já dois euros de uma vez ao invés de irem aos poucochinhos de cêntimos…
    Têm carta branca para aumentar o que quiserem, o povo é manso e até lhes deu maioria absoluta.
    Por isso, inchem.
    Ai aguentam aguentam…

    1. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      O tuga comum é assim, passa a vida a queixar-se, mas depois põe sempre a cruzinha no PS e até nem se importa que o mesmo faça acordos com partidos antidemocráticos (PCP e BE) para formar governo, desde que tire a direita do poder é que o importa.

    2. Avatar de paul
      paul

      vesse mesmo que nao sabes como funciona o mundo!

  10. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Abençoada hora em que comprei um carro eléctrico em segunda mão em Junho do ano passado…

    Não estou para alimentar governos gordos, já que a electricidade tem menos impostos.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      a electricidade tambem paga mais de 50% de impostos

    2. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      E agora quantos anos tens de garantia para as baterias?

    3. Avatar de Virgolino
      Virgolino

      Em 2ª mão?!? Espera até teres de substituir a bateria brevemente pelo preço de um carro eléctrico novo…

  11. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Fiquem descansados… pode aumentar 5€ que ninguém larga o carro, todos gostam de ir de cu tremido para as compras e passear com as namoradas xD

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Qual é a tua solução para o interior do país onde as pessoas trabalham por exemplo a 30km de distancia sem transportes públicos? E já agora em relação ao teu comentário de passear, na tua visão então a vida é só trabalhar, aos fins de semana e folgas nada de viver, trabalhar trabalhar e trabalhar é isso?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Se o salário não for grande coisa, mais vale ir trabalhar num supermercado perto de casa, no fim do mês leva mais dinheiro no bolso.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Sai mais barato ir para o banco de traz do carro que para o Motel, e para a praia agora também não é solução com o frio que faz a noite até o fiel amigo se recusa a esticar o pescoço 🙂

    3. Avatar de JS
      JS

      Ah agora tenho um carro meu e não o posso usar porque o governo assim o diz?

  12. Avatar de MCakaZim
    MCakaZim

    antes da guerra o combustivel n subia tambem? o barril de brent nao esteja ja mais caroe o combustivel mais barato? e quando o barril esteve a 28 dolars, á poucos anos atras, baixou o preco do combustivel na mesma proporcao? pois

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Isso nao interessa para as gasolineiras. O brent aumenta, os combustiveis aumentam, o brent baixa, fica tudo igual, Mas depois a culpa é dos impostos. Os impostos são altos, sim, não ha duvidas, mas a verdadeira culpa é das gasolineiras que só vem lucro

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        Por acaso as refinadoras tem uma margem de lucro super baixo. Vendem é grandes quantidades.

  13. Avatar de Joaquim Soares
    Joaquim Soares

    O Governo (independentemente de qualquer partido) devia era ter vergonha e baixar os impostos nos combustíveis.
    E era cagar nos autovouchers que isso foi só areia para os olhos do zé povinho.
    Palhaçada…

    E ora bem, “alguém que explique porque”:
    – O barril aumenta e aumenta automaticamente no “dia seguinte” em Portugal;
    – O barril baixa e até que se reflita no valor a pagar pelo consumidor em Portugal……..

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      O preço do barril só se reflete passado uns meses. Tu compras sempre a reserva do petroleo. Por isso os preços que ves hoje na gasolina são de petroleo comprado à meses. Por isso é que nunca batem certo.

  14. Avatar de Joaquim Soares
    Joaquim Soares

    Fazes muito bem!
    Também te digo uma coisa, se tens dinheirinho para um Tesla, não te devia custar muito o dinheiro a sair do bolso para compensar o aumento dos preços.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Visao um bocado egoista nao é?

      Talvez até mais egoista que a dele.

  15. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Estás pensando que vais carregar as baterias, sem subida de preço?

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Parabéns, chegas mais cedo que os outros clientes. Espera que outros animais não te tomem o lugar!

    2. Avatar de wick
      wick

      Imagina teres um eléctrico, teres o nome de “Clemente” e chamar os outros de “palermas”…

    3. Avatar de GM
      GM

      É de borla, até começarem a cobrar.

    4. Avatar de H
      H

      Aproveita enquanto podes. Há-de chegar a altura em que essa e outras regalias vão acabar. É como tudo na vida, para se incentivar dá-se benificios a torto e a direito (não pagamm estacionamento, não pagam IUC, não pagam carregamentos, etc). É so o parque automóvel de elétricos tomar uma proporção considerável que acabam logo com tudo e começam a pagar tudo e mais alguma coisa…

  16. Avatar de André R.
    André R.

    Vais pagar isto no supermercado ou pensas que as mercadorias e os agricultores andam a cultivar/distribuir os produtos em Teslas ou Zoe?? Santa ignorância…

  17. Avatar de nuno a
    nuno a

    chegou a um ponto em que eu acho que o combustível não vale o valor que pedem por ele, lamento todos os que não tem alternativa mas eu agora é que vou perder peso, este fim de semana vou meter ar nos pneus da bicicleta.
    15km de manha para o trabalho, 15 km de volta para casa, no final do mês estou rijoooo e com mais 120€ no bolso

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Tudo isso era natural, andar. Agora a dependência dos meios de transporte passou a ser a normalidade. A nova normalidade é uma maravilha para criar seres dependentes.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Em Portugal tudo foi feito para utilizarmos as nossas viaturas pessoais, foi a construção de Auto estradas, alargamento das vias e estreitamento dos passeios, foi estacionamentos por todo o lado e claro redução de transporte publico, comboios a cair de velhos, autocarros com 500 anos, até que alguém se lembrou que afinal o futuro está nos transportes públicos/partilhados.
        Infelizmente em Portugal governa-se sempre a curta distancia, com medidas em cima do joelho, não fazemos planeamento nenhum.
        Veja-se o nosso planeamento fiscal moda todos os anos, não tem estabilidade nenhuma, quem é que quer vir investir num país assim?

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Deves ter trajetos em redor da tua loja Lidl.

      3. Avatar de jack
        jack

        Em qual stand trabalhas ó fala barato, eu tenho um model 2 e ainda poupo mais.
        Baybay semente de gente

      4. Avatar de JS
        JS

        400€ ?
        Você trabalha em Inglaterra?
        Porra!
        Mas vale deixar de trabalhar

      5. Avatar de Jorge
        Jorge

        Exageroooooo, para poupar 400 euros direi que pagarias por combustíveis cerca de 800 euros (electrico com poupança de 50% ???), que daria uma média de 360 km/dia num veiculo de consumo médio 10l/100km.
        360km/8horas de trabalho= 45km por cada hora
        Não é impossível mas manifestamente exagerado

        1. Avatar de sm
          sm

          O sr disse que carrega grátis, logo pouca 100%

      6. Avatar de Profeta
        Profeta

        Clemente tu consegues ler os comentarios dos outros direito ? Eu ate acrescento a maioria das familias nem sequer dinheiro para comprar um carro tem. Mas ja que fazes questao que a malta mude para electricos, nao te queres chegar a frente para meia duzia de nos ? Ou mais de meia duzia :p

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      A manutenção das bicicletas fica em torno de +-300€ por ano é muito barato. Já a do carro fica em mais 10k€ por ano. O meu pai em 2008 encostou o carro porque o dinheiro não dava para o carro e ia de bicicleta para o trabalho 10km para ir e mais 10km para vir

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Nao sei lá que carro tens, mas 10 mil euros/ano em manutencao?

        O carro que tive que me custava mais em manutencao foi um BMW M5 E60, vendi o mesmo já com quase 7 anos e mais de 200 mil km, nem metade disso gastava em manutencao.

  18. Avatar de Somos Socialistas
    Somos Socialistas

    Não há problema, só peço que não subam o preço dos bilhetes para a bola.

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Diz ao teu pai para vir viver para a Guarda, mas ele tem que morar longe do centro. Se conheceres a geografia da cidade irás perceber o que eu quero dizer. Ah e não vale dizer para andar de transportes, se não me falha a memória a partir das 22 ou 23 já não sei, não existem transportes

      1. Avatar de honorato
        honorato

        Na murtosa apatir das 18h acaba os autocarros, ai na guarda ainda tem sorte de haver ate as 22h. o meu pai ia da murtosa ate estarreja de bicicleta das antigas. aveiro e desenvolvido mas do lado da murtosa parece que estamos numa aldeia do interior do pais se passar uns 10 carros onde morei é uma sorte

  19. Avatar de Fusion
    Fusion

    Ainda bem que tens possibilidade de ter uma vivenda (quiçá com painéis solares ) mas sabes que 90% da população portuguesa vive em apartamentos que muitos nem têm garagem, como fazem esses?

    “Ah mas podem carregar nos carregadores de rua..” , excluindo da discussão o tempo de carregamento (que por sinal é moroso), se toda a gente fizesse isso (como sugeres), primeiro a rede não ia aguentar, depois consegues imaginar o aglomerado de carros juntos aos carregadores, onde criaria congestionamento do transito e afins…

    Achas que muitos de nós portugueses não queriam ter um elétrico? Mas ao dia de hoje isso é impossível, pelos preços dos veículos e pela questão dos carregamentos.

    1. Avatar de cK
      cK

      ah e a questão das baterias… têm obsolência programada…

  20. Avatar de Petora
    Petora

    Se me deres dinheiro para um vou já comprar! Deve ser peanuts para ti, por isso todos os portugueses agradecem aqui a borla do Clemente.

  21. Avatar de Honorato
    Honorato

    Mais vale comprar um bicicleta não elétrica o ambiente agradece e a saúde do corpo também. É pedir ao governo fazer mais ciclovias com os imposto dos combustíveis. Não te esqueças da electricidade a aumentar. Quem tem dinheiro para os teslas tem dinheiro para pagar o aumento da luz em casa. é mais eficiente e a poupança aumenta em andar de bicicleta, combustíveis ou eléctricos poluem a manutenção é alta. So vejo vantagem em andar de bicicleta a única coisa desvantagem na bicicleta é o cansaço com as subidas

  22. Avatar de e.t.
    e.t.

    chegou a altura do ditador kosta mostrar que é um estadista respeitador dos milhões de pessoas que passam por muitas dificuldades para se deslocar para o emprego, e reduzir os impostos cobrados nos combustíveis (pelo menos enquanto não há outras alternativas)

    1. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      Têm uma cadeira confortável por perto?

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      bastava cumprir a promessa que fez quando subiu os impostos mal chegou ao poder. A coisa mais permanentes são medidas temporárias dos governos.

  23. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Não sei se não é mais ridiculo o facto de ter um Tesla, mas procurar abastecer à borla, ou não ter noção de que a grande maioria da população portuguesa mal tem dinheiro para manter a familia quanto mais comprar um eletrico agora que é moda.
    Sou mais do que apologista de se apostar nos carros eletricos e terminar com o consumo extremo de combustíveis fósseis (embora o fabrico dos mesmos tenha a sua própria grande pegada), mas mais noção sr Clemente o país não é feito apenas de quem tem a possibilidade de comprar tudo do bom e do melhor.

  24. Avatar de Coppola
    Coppola

    Aumentar o preço na bomba, por causa de algo que está a acontecer no imediato é desonesto e merece uma grande revolta. Os combustíveis vendidos amanhã, já foram adquiridos no mínimo à 1 ano atrás. O lucro dos xulos não é só preço do litro, mas também no investimento abaixo do preço real do litro.

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Os meios de comunicação sabem para quem estão a transmitir. Pensar diferente incomoda quem já deixou de pensar. Tudo está previsto.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é como em tudo. Vais ao supermercado, tens lá tomate em conserva comprado há 1 ano atrás, o preço aumentou, mas aquelas latas foram compradas com o preço de 1 ano atrás.

  25. Avatar de JL
    JL

    Pura especulação. Quando o preço do petróleo baixa, eles dizem que a redução demora tempo a reflectir-se – De tal maneira que nem chega a diminuir alguma coisa significante – Quando o preço do petróleo aumenta, reflecte-se imediatamente e à bruta! Tem piada não tem? Enquanto os ordenados forem dando para “andar de c tremido”, “ir ao supermercado e ficar a olhar para um carregador de veículos eléctricos no parque de estacionamento e fingir que não se sabe o que é aquilo”, “passear com a namorada” e “sair ao fim-de-semana”, os «tugas» estão-se nas tintas. O conflito Russia – Ucrânia nada afecta, nem justifica (para já), estes aumentos obscenos!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu só estou a usar o carro para situações muito esporádicas, vou às compras a pé, nem que vá 2 vezes no sábado se não der para trazer tudo de uma vez. Coisas mais pesadas como garrafões de água compro num minimercado junto a casa. Mesmo que seja uns cêntimos mais caro, com a gasolina que não gasto já compensa.

      1. Avatar de Lopes
        Lopes

        Certo mas isso é o teu caso em especifico, quem depende do carro a 100% para se deslocar todos os dias, isto está a tornar-se insuportável.

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Sabes que para fazer gasolina não chega o petróleo. Tens mais matéria primas necessárias e alguma como o biodisel obrigatório por decreto!

  26. Avatar de Infinity
    Infinity

    Obrigado Costa!

  27. Avatar de O pirata
    O pirata

    Tem que inventar carros a vapor ou carros movidos a energia nuclear

  28. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O problema não é só o aumento dos combustives, é o aumento de tudo o resto que nos rodeia e que precisamos… inclusivé a comida que metemos no prato… isso sim, é preocupante…

  29. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    B@rão vermelho parabéns pelo teu comentário. Uma das consequências do presente a nível de deslocações em Portugal tem a ver com isso que referiste.
    Agora sobre o aumento do combustível. A afirmação do nosso governo de que a culpa é da Guerra na Ucrania é falsa. O aumento dos combustíveis deve-se ao facto da produção pela OPEP não ter se ajustado para esta guerra. A OPEP tem como país controlador a Arábia Saudita, maior exportador mundial. A Arábia Saudita é um dos outro rosto dos EUA a nível mundial. Podia-se dizer que não se previa a guerra na Ucrania, o que é falso. Analistas militares ao verem as deslocações de armamento pesado para a fronteira, juntamente com a logística de suporte sabem que a guerra vai começar. Este aumento dos preços é para influenciar a opinião pública ocidental contra a Rússia. Se olharem para a história dos EUA nos seus 250 anos, este países teve 230 anos a fazer operações militares fora do seu país, onde algumas foram em países exportadores de petróleo. O ocidente controla o petróleo, seja através da moeda usada (o dólar) como a sua produção. Assim o aumento dos combustíveis deve-se a uma decisão geopolítica de influenciar a opinião pública e governos a sancionar a Rússia.

  30. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    E outra coisa. O objetivo principal desta guerra ( pelo ocidente) é controlar através da energia as outras potências militares. A Europa infelizmente pelo facto da segunda guerra mundial a ter enfraquecido abdicou da defesa. E isto foi intencional pelos EUA. Sim se estão a pensar que não gosto dos EUA é verdade. A Europa depende mais deles,e tem tomado decisões erradas a custa disso, do que da dependência do gás russo. O objetivo aqui é tirar a influência russa do mercado energético dos combustíveis fósseis. Sem a Rússia, o Irão, o Iraque e a Síria terão de se subjugar ao Ocidente para vender o petróleo e gás, cuja produção, uma controlada pela Arábia Saudita ( petróleo) e pelo Qatar ( pelo gás), são dominadas pelos EUA.
    Quanto a razão para os nossos governos olharem para este conflito duma forma diferente dos militares, principalmente militares que conviveram ao lado tanto de russos e ucranianos? Enquanto os militares não têm nada a perder em dizer o que acham que seja a realidade, os políticos perdem tudo. Para termos uma opinião realista devemos ter em mente o seguinte: como ser um bom político. A principal característica de uma pessoa para ser um bom político é ser um bom mentiroso. Um bom mentiroso tem de ter 3 características fulcrais: 1- acreditar na mentira 2- transmitir a mentira parecendo que é a única verdade 3- ter medo. O medo aqui é a cola das duas primeiras.
    Assim sugiro que vejam esta comunicação do dia 24 de Fevereiro pelo governo chinês :
    https://www.fmprc.gov.cn/mfa_eng/xwfw_665399/s2510_665401/202202/t20220224_10645282.html