Fumos do escape: a cor pode dar indicação de problemas

42 Comentários

A cor do fumo que sai pelo escape pode ser um “aviso visual” sobre o estado do motor ou de alguns dos seus componentes. Saiba os significados prováveis de cada tipo de fumo.

Fumos do escape: a cor pode dar indicação de problemas


O escape de um automóvel não serve apenas para libertar os gases resultantes da combustão. Muitas vezes, a cor do fumo que dele sai funciona como um alerta visual sobre o estado do motor e pode ajudar a identificar avarias antes que se tornem graves.

Fumo preto

Se do escape sai fumo preto, isso significa que a mistura de combustível e ar não está a ser queimada de forma correta.

  • Causas prováveis: excesso de combustível, injetores defeituosos, filtro de ar obstruído ou problemas no turbo.
  • Sintomas associados: aumento do consumo e perda de potência.
  • Mais comum em: motores a gasóleo.

Fumo azul

Um escape a deitar fumo azul ou azulado é sinal de que o motor está a queimar óleo.

  • Causas prováveis: desgaste nos segmentos dos pistões, guias ou retentores de válvulas danificados, fugas no turbocompressor.
  • Sintomas associados: consumo anormal de óleo, cheiro característico a queimado.

Fumos do escape: a cor pode dar indicação de problemas

Fumo branco

Nem sempre o fumo branco é motivo de preocupação.

  • Situação normal: ao ligar o carro a frio, especialmente em dias húmidos, é comum ver vapor de água a sair do escape.
  • Situação preocupante: se o fumo branco é denso e persistente, pode indicar que o líquido de refrigeração está a entrar na câmara de combustão.
  • Causas prováveis: junta da cabeça queimada, fissuras no bloco ou na cabeça do motor.
  • Sintomas associados: perda de líquido de refrigeração, aquecimento do motor.

Quando não há fumo

  • Nos motores mais modernos, sobretudo equipados com filtro de partículas, pode não ser visível nenhum fumo, mesmo que existam pequenas anomalias.

Conclusão

A cor do fumo do escape é um sinal importante que não deve ser ignorado.

  • Fumo preto: problema de combustível.
  • Fumo azul: problema de óleo.
  • Fumo branco persistente: problema de refrigeração.

Ao notar alguma destas situações, o melhor é procurar um mecânico de confiança para evitar reparações mais dispendiosas.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Mas só indica problema ao que vai atrás !!! Deviam por isso mudar o local do escape para a frente.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Ainda não conheci nenhum veículo que não disponha de, pelo menos, dois retrovisores…

      1. Avatar de JL
        JL

        Como é que pelo retrovisor vê o fumo que sai pelo escape ? Tal como na foto ?

        1. Avatar de Olé
          Olé

          Depende da quantidade…
          Já andei em alguns diesel e bastava olhar pelo espelho.

          1. Avatar de JL
            JL

            Ai está o ponto.

          2. Avatar de JL
            JL

            É que se a quantidade for muita, já devia estar na oficina. LOL

          3. Avatar de Olé
            Olé

            De acordo.

        2. Avatar de Nilin
          Nilin

          Vêsse mesmo que nunca tiveste um carro a sério. XD

          1. Avatar de JL
            JL

            Então carros a sério são as locomotivas a carvão ?

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Então és da queles que os espelho só server para enfeitar o carro, bem me parecia 🙂 🙂 🙂

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Se tens dois espelhos retrovisores e consegues ver o teu carro por eles, tenho uma má noticia para ti…

      2. Avatar de JL
        JL

        Pelos espelhos não vê o que se passa na traseira do carro, só os carros que vêem atrás, basta olhar para a foto em cima.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Vocês peçam ajuda, pelos espelhos não vês o carro a fazer fumo?
          Principalmente quando é o fumo azul, até um cego vê, mas vocês não.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, como vê o carro a fazer fumo ?

            Você é se ele for à sua frente.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Com os olhos.

          3. Avatar de JL
            JL

            Sim, se sair dele e for ver.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como diz o artigo
            “The smoke is the least of your problems.”
            https://www.dailydot.com/news/tesla-water-vapor-charging-cold-weather/

          5. Avatar de JL
            JL

            Então mas agora o valor de água já faz mal ? Só qua só sai dos escapes dos carros a combustão é que faz bem ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu até vejo o vapor de água a condensar em dias de nevoeiro, como não se vê? Claro q se vê!

          7. Avatar de JL
            JL

            E nos teslas não ? LOOOOL

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto, quando sai fumo do escape o condutor consegue ver. Não seja teimoso.

          9. Avatar de JL
            JL

            Mas onde eu disse que não conseguia ? Desde que vá atrás dele ou saia do carro e vá ver, porque se vê a conduzir, então está na altura de meter o carro na sucata, porque nem para reparar já dá.

  2. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Excelente artigo!

  3. Avatar de LA
    LA

    Carros a deitar fumo preto é o que há mais. Normalmente são os engraçadinhos, dos xunings. Cada vez que aceleram, deixa de se ver o carro.
    O fumo azul não é tão frequente, mas às vezes apanha-se um, ou outro. Principalmente pelo cheiro a óleo queimado.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Pensava que os carros a combustao purificavam o ar e o que saia era mais limpo do que o respiramos. Ar limpo e puro agora tem cor?

    1. Avatar de JL
      JL

      Sim, isso é dito por aqui algumas vezes.

    2. Avatar de Nilin
      Nilin

      A radiação proveniente da bateria dos carros elétricos é incolor.

      1. Avatar de JL
        JL

        As baterias emitem radiação ? então quanto emite a do v12 ?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Espero que esse comentário não tenha sido feito com dispositivos electrónicos. A radiação é fatal

      1. Avatar de JL
        JL

        Que eu saiba steam é vapor, mas pronto, só o vapor dos motores a combustão é que é bom.

  5. Avatar de Nilin
    Nilin

    Já marquei alguns Teslas que vinham colados à traseira. LOL

    1. Avatar de JL
      JL

      Até eles o passarem ?

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Passarem, lol! Como? Nunca fui ultrapassado por um Tesla na A1 ou A2!
        Na autoestrada são as “lesmas”, se passam dos 120 KMS, lá vai a autonomia.

        E toda a gente sabe disso…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A maioria que anda com sabe sabe mas recalca.

        2. Avatar de JL
          JL

          É porque não anda lá.

          Lesmas ? Os a combustão ? Sim, é o que vejo todos os dias.

          1. Avatar de Quimberto
            Quimberto

            Mais cego é o que não quer ver… Você pelos vistos, não conhece a realidade homem. Vá para uma autoestrada e observe com a atenção. Seja ao menos intelectualmente honesto!

          2. Avatar de JL
            JL

            Ainda ontem lá andei.

            Tem a certeza que conhece as ae portuguesas ?

            Eu sou honesto, quer que faça um vídeo ?

            Quem anda aqui a dizer isto é que não, lá viu o link que deixei em baixo, primeiro diz que não tem carros a combustão e só tem eléctrico, e depois vem dizer isto, e eu não sou honesto ?

            Ou será que você é a mesma pessoa e trocou de Nick como ele faz ?

        3. Avatar de JL
          JL

          Mas não é você que tem um eléctrico também ? Provavelmente é um Porsche taycan ?

  6. Avatar de Trues
    Trues

    Este JL enfia cada peta, lol