Fraude: Postos de combustível em Portugal com contador “manipulado”

77 Comentários

Na internet circulam algumas recomendações de como poupar dinheiro aquando do enchimento do depósito. No entanto, o caso que contamos hoje é diferente. Em Portugal, há bombas de combustível com contadores que não iniciam no zero.

A ASAE apreendeu equipamentos por crime de especulação. Saiba o que está em causa.

Fraude: Bombas de combustível com contador "manipulado"


Contagem do combustível chegava a iniciar-se nos 0,95 euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), detetou, em flagrante delito, um equipamento de abastecimento de combustível (gasóleo e gasolina) em prática especulativa, numa estação de serviço do concelho de Braga, foi hoje anunciado e revelado pelo jornal O MINHO.

De acordo com o que foi revelado, a contagem do pagamento iniciava-se nos 5 ou 6 cêntimos, em outros, a contagem chegava a iniciar-se nos 0,95 euros, previamente a qualquer tipo de abastecimento “real” de combustível, especifica a autoridade.

Os equipamentos em causa tinham sido sujeitos a controlo metrológico no presente ano, exibindo os respetivos selos de validade e de conformidade, pelo que se procedeu à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica

Fraude: Bombas de combustível em Portugal com contador "manipulado"

Face aos acontecimentos, há indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e do crime de falsificação de notação técnica, tendo os factos sido comunicados ao Ministério Público. Outros dois equipamentos foram apreendidos em Santa Maria da Feira e em Viseu, pelo mesmo tipo de crime.

Se atestar o seu veículo, preste atenção ao contador do posto de combustível. Em caso de irregularidade, contacte a ASAE.

Leia também…

IVAucher: Desconto nos combustíveis já a partir de 10 de novembro

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lopes
    lopes

    É só ladrões, vou começar a andar com um bidou de 5L para ver se não andam a roubar…

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      É melhor um bidão .

    2. Avatar de Honorato
      Honorato

      Parece que andam a copiar as gasolineiras do Brasil aprendem rápido para roubar já roubam pouco.
      Já pôs 10€ é rápido a abastecer se for 3€ que devia ser rápido demora um eternidade

  2. Avatar de Str
    Str

    Sempre que se apanha o fiscal distraído aldraba-se sempre foi assim. Isto é o salve se quem puder e como puderem.

  3. Avatar de Reis
    Reis

    Tambem por apenas 5 centimos ou mesmo 95 vão reclamar? Nem da para um cafe. As pessoas adoram refilar por tudo e por nada…vao trabalhar e deixem se de tretas

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu reclamo. O dinheiro custa-me a ganhar.

    2. Avatar de ivan
      ivan

      grao a grao enche a galinha o papo

    3. Avatar de Anonuser
      Anonuser

      Os 95x muitos utilizadores, dá-me muito jeito! E se calhar trabalho mais que tu..

      1. Avatar de EC
        EC

        Deixa lá estar…. Para ficar rico depende mais da sorte do que trabalho duro e talento

        https://www.researchgate.net/publication/323302956_Talent_vs_Luck_the_role_of_randomness_in_success_and_failure

    4. Avatar de Ze
      Ze

      Ofereçe a tua mulher a outros. Nem dá pra um café.

    5. Avatar de Nuno Monteiro
      Nuno Monteiro

      5 centimos a 11 milhoes de pessoas já fizeste as contas ? Por gente como tu que o mundoi é como é

      1. Avatar de Aí aí ai
        Aí aí ai

        Não vês que ele é bu4%0? Está visto no comentário que fez…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        11 milhoes de pessoas vao abastecer a mesma bomba? E Portugal tendo 10.5M de habitantes tinhas de considerar que ate bebes conduziam…5 cents n e nada, se ganham mal trabalhem mais

        1. Avatar de shereque
    6. Avatar de Toni
      Toni

      O cumprimento das leis de um estado de direito, respeito pelos cidadãos/civismo e bons valores morais, deveriam estar sempre presentes. Independentemente do valor extra que está a ser cobrado , este tipo de fraude é crime! Provavelmente milhares de pessoas foram enganadas por esta fraude. Por isso o valor que refere ” Nem dá para um café “… É uma pena que existam cidadãos que pensem desta forma e que mesmo sabendo que estão a ser enganados , aceitem. Não se trata de refilar, é uma exigência fazer cumprir as leis que protegem os nossos direitos!!!

    7. Avatar de lopes
      lopes

      O dinheiro custa a ganhar a todos se não te importas de ser roubado, podes doar o teu ordenado mensalmente que não precisas dele, não é.

    8. Avatar de Manoel
      Manoel

      Tu és exatamente aquela figura que Maia merece ser roubada! É o tipo que come apenas um pedaço da maçã e o restante está podre e fica feliz! Pensa um pouco criatura! Não é apenas os teus míseros 5 cêntimos! Pensa no quanto de pessoas que abastecem e veja o quanto de lucro este posto está a ganhar roubando dinheiro de todos! Tu és a pessoa perfeita para este tipo de gente que rouba e ainda ri de todos! Aprende: quem rouba milhão ou rouba tostão será sempre ladrão!

    9. Avatar de Vasco
      Vasco

      Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado para evitar uma demonstração pública de falta de inteligência. O que você afirma não tem nenhum cabimento.

    10. Avatar de Patanisca
      Patanisca

      Para ti são meros cêntimos. Agora multiplica esses cêntimos por todos os clientes que la abastecem… e são milhares de euros para a bomba e para o governo.

    11. Avatar de Staiko
      Staiko

      Que comentário surreal… Realmente há gente lara tudo. Envia 5 cêntimos por dia para a minha conta

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E que tal trabalhares e deixares de ser um inutil? Escumalha como tu ate ganha demais para o que o produz que e zero!

        1. Avatar de Maresia
          Maresia

          Calma, b o t feito para criar controvérsia e respostas no site.

    12. Avatar de Ricardo José
      Ricardo José

      Oh Reis… tens uma bomba de gasolina em Braga?

    13. Avatar de shereque
      shereque

      é, mas como tu és rico podes pagar já os outros que se lixem, façam as contas ao fim de um mês quanto é que estes artistas roubam, depois vem estes jumentos para aqui cagar postas de pescada possivelmente este é um daqueles que tem combustível há borla por isso tá-se nas tintas, enquanto houver gentalha desta o pais não sai do lameiro onde se encontra

  4. Avatar de gustavo
    gustavo

    faltou o mais importante, saber quais eram os postos que estavam a roubar…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Pelo que está escrito foi só um.

      1. Avatar de shereque
        shereque

        não pelo menos eu li 2

        1. Avatar de Hugo Cunha
          Hugo Cunha

          Braga, Viseu e St. Maria da Feira… 3

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto é normal no Brasil, agora vai virar moda em Portugal?

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Isto ja parece o brasil mesmo, começando pelo presidente

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Deixem-se de comparações Portugal com o Brasil. O Brasil na Europa é zero, nem na Europa existe Presidente igual. Que mania os Zucas interferirem e fazerem comparações incomparáveis.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Brazil e mto mais avancado que Portugal por isso chupa portuga!

          1. Avatar de Alex
            Alex

            Na roubalheira, corrupção e malandragem é realmente muito mais avançado que Portugal… E as famosas favelas? A nossa Cova da Moura é uma menina de colo em comparação a vossa “Rosinha”. E ao resto… É o Brasil sendo Brasil. Quem lá está quer sair, e quem não está não quer entrar. Quando se fala em ladrões, assaltos e corrupção, toda a gente no planeta diz logo que estão a falar do Brasil “avançadíssimo”. Não tomai juízo não…

          2. Avatar de Infinity
            Infinity

            Em que exactamente?

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Comparar o Marcelo com o Bolsonaro é o mesmo que comparar laranjas com bananas. Ganhe juízo.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Não havendo fiscalização séria qualquer cultura propensa para a corrupção é vitima deste tipo de enganos. Não é novidade.

      Por PT acredito que ainda haja alguma seriedade na fiscalização. A julgar pelo que escreve, no BR já não será assim. É de lamentar.

  6. Avatar de Infinity
    Infinity

    É a malta abastecer e sair sem pagar

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Se a gatunagem tivesse uma luz no anus, portugal parecia Las Vegas nocturna

  8. Avatar de Domingos
    Domingos

    Na Prio, na variante do Fojo, Braga, notei isto hoje! Fiquei fulo!

  9. Avatar de Jota
    Jota

    A ser verdade, isto tem que dar prisão efetiva de vários anos!

  10. Avatar de Morte Aos Políticos
    Morte Aos Políticos

    Mas nunca ninguém questiona ou questionou do porque as mangueiras são pretas? podiam ser transparentes.

    1. Avatar de Str
      Str

      Morte aos políticos?!!! Hum hum… prepare-se muito em breve vai ter visitas em casa

      1. Avatar de Morte Aos Políticos
        Morte Aos Políticos

        Então porque? porque digo morte aos políticos? amigo mais brasa menos brasa e igual 🙂
        deixa vir a minha casa ( preocupa-te contigo e não comigo / outros ) vais ver que a vida corre melhor. 🙂 paz.

  11. Avatar de Rui Neves
    Rui Neves

    Aconteceu comigo esta semana na Galp Minho Center Braga. Começou com 0,40€ após o reset do contador sem que pressionasse no manípulo. Fiz a denúncia à ASAE

  12. Avatar de PTO
    PTO

    “Se atestar o seu veículo, preste atenção ao contador do posto de combustível. Em caso de irregularidade, contacte a ASAE.”

    Isso não resolve nada, o contador pode começar mesmo do zero mas só começar a meter combustível depois de marcar os tais 95 cêntimos, ninguém consegue detetar isso ao abastecer.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      basta ir abastecer um garrafão que se detecta logo a aldrabice, com isto começa o pessoal a andar de pé atrás.

  13. Avatar de Manoel
    Manoel

    Matéria ruim e mal feita! Quem fez isso? Qual o nome do posto! Diz e ninguém abastece nesta rede! E aí quero ver se o proprietário faz isso de novo! Percebeu-se que a matéria tem cuidado em não citar o nome de quem faz isso! São cêntimos! Mas calcule cêntimos num mês de muitas pessoas! Pensem neste mesmo lucro ao final do ano! E roubar e ainda rir da Cara do sujeito! É fato o desvio? Que se apresente o suspeito!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim quem fez estes crimes é feito de uma matéria ruim sim.

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Às vezes um pouco de “naming and shaming” faz maravilhas. Estamos numa época em que a “cancel culture” é real. Apontar o dedo em praça pública demove potenciais prevaricadores de repetirem o embuste.

        1. Avatar de Vítor M.

          Esquece isso, eles até gozam com quem aponta. Caso Marquês… e tantos outros 😉 até se riem.

  14. Avatar de JS
    JS

    Ainda bem há a ASAE para detectar estes problemas .
    Devia também termos uma impresa fiscalizadora dos susessivos governos que também fazem o mesmo .
    Entram para a política magros e saíem de lá Gordos parecendo uns suinos

  15. Avatar de Bruno Landim
    Bruno Landim

    Existe ainda pior.
    Na BP ao lado do aeroporto de Lisboa, já cheguei a abastecer ali e quando estava a chegar o valor da compra, parei de colocar o combustível mas o contador não parou. Na altura fiquei sem reação, não fiz filmagem. Nunca mais fui ali.

    1. Avatar de Sergio Monteiro
      Sergio Monteiro

      Aconteceu-me o mesmo já por duas vezes. Uma das vezes e a primeira foi fora de Portugal (Suécia) e outra foi recentemente numa Galp, em que estava a abastecer a segurar na pistola, e senti uma espécie de um soluçar, o contador continuou a andar mas parou de sair combustível. É uma situação complicada pois não há forma de provar que isso aconteceu.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Quando for assim faça queixa. Peça o livro amarelo e relate a situação o melhor que conseguir. Perde 10 minutos do seu tempo, mas dá um passo importante para a resolução do problema, evitando que outros passem pelo mesmo e que o posto de abastecimento continue a burlar os clientes.

  16. Avatar de Vasco
    Vasco

    Neste país poucas consequências são de esperar para os aldrabões. Comparar com as consequências de violar a lei em países como os EUA, onde perturbar o sossego de uma ursa com as suas crias valeu a uma mulher de 25 anos quatro dias de prisão efectiva, mais dois mil dólares de multa por não seguir as regras de segurança num parque nacional. Nós estamos a ficar cada vez mais parecidos com um estado falhado, em questões de justiça. Era bombas fechadas após peritagem e donos na prisão.

    1. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Vasco, Portugal É um estado falhado…Não só na Justiça, mas em tudo.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Você deve pensar que os EUA são uma utopia da justiça. Não faz mesmo ponta de ideia 🙂

      “Era bombas fechadas após peritagem e donos na prisão.” – quantas denúncas já fez pessoalmente? Ninguém prende ninguém por ler um fórum online. Ações resolvem problemas e não postas de pescada.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Você não faz a mais pequena ideia do que sei ou não sobre os EUA. O mesmo relativamente às queixas que eu apresentei ou não e sobre que assuntos. Cinja-se ao tema da conversa e deixe-se de ataques pessoais é tudo o que tenho para lhe dizer.

  17. Avatar de Ismas
    Ismas

    se nos hipermercados existe entidades externas que fazem auditorias ás balanças de pesagem e que passam o selo de certificação em como o aparelho está a trabalhar corretamente sem “manipulações” , porque ainda não existe entidades que faça uma auditoria nestes locais de serviço ao cliente???

    1. Avatar de Str
      Str

      Nas gasolineiras é igual. De tempos em tempos um funcionário público faz uma visita e com um jerrican certifica-se que as bombas estão a debitar o que aparece no mostrador e se estiver conforme é posto um selo de certificação na respectiva bomba, penso que no selo deve constar a data da inspecção.

  18. Avatar de PT
    PT

    “Face aos acontecimentos, há indícios do crime de especulação” e para o imoboliário, a ASAE não olha?

    1. Avatar de PT
  19. Avatar de pedro
    pedro

    pensei que era só no Brasil que isso acontecia,kkkkkkkkkkk

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Aqui existe também muita gente desonesta. Aliás, estou cada vez mais convencido (é uma percepção que pode até estar errada pois não fiz contas sobre o tema), que em Portugal, proporcionalmente, o número de aldrabões, pilha-galinhas, corruptos e brutos será superior ao do Brasil. Repare que Portugal inteiro tem menos habitantes de que, por exemplo uma única cidade brasileira, como São Paulo, e todos os dias vêm a público casos de corrupção e vigarice em todos os sectores da nossa sociedade. Por alguma razão, exceptuando nos indicadores relacionados com o turismo, estamos sistematicamente atrás de todos os países europeus. Uma das razões será talvez a miserável justiça portuflguesa.

    2. Avatar de Vítor M.

      Esquece, aqui, apesar de não ser em quantidade como no Brasil, por razões óbvias, também não faltam mafiosos. Mas quando o exemplo vem de cima, não há muito a fazer…

  20. Avatar de Xico
    Xico

    Está cara? Votem no Costa

    1. Avatar de Ricardo José
      Ricardo José

      E substituam-no pelo dono de uma destas bombas…
      Aqui já tinha alguns votos pelos comentários.

    2. Avatar de Martins
      Martins

      Pois voto.
      E então… ?

  21. Avatar de Mac
    Mac

    Está mal, ninguém pode negar este roubo descarado!
    Mas, quando comparado ao escandaloso roubo de 60% que os sucessivos mitras alaranjados e avermelhados tem legalizado ao longo dos últimos 40 anos, isto são amendoins…
    Metes 100,00€ de “combustível” mas só recebes pouco mais de 40,00€. Um fartar vilanagem…
    Na luz vai ser igual…

  22. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E novidades?

    Se fosse só no combustível…

    Já vi balanças em certas lojas que tinham um desvio de mais de 20% do peso.

  23. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Que andam a fazer os reguladores? O estado só serve para para cobrar impostos?

    1. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      Andam a afinar os radares para multar a malta que vai a 51Km/h.

  24. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Para detetar estas fraudas, os carros poderiam ter um sistema que apresentasse os litros exatos que estão no depósito. Penso que não é nada demasiado complicado e talvez já há carros de gama alta com esta tecnologia.

    1. Avatar de Nuno Amaral
      Nuno Amaral

      Alguns automóveis modernos têm computador de bordo que mostra os litros de depósito. Mas se forem diferenças pequenas pouco se vai notar…

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        Pois, indicar só os litros não basta, tinha de estar sensibilizado ao centilitro.
        Por exemplo, tenho o carro na reserva com 3,23 litros, se encher com 40 litros, deveria apresentar 43,23 litros.
        Com sistema deste nos carros, iria desencorajar os aldabrões.

  25. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Quem nos garante que os litros que marcam nas bombas de gasolina são realmente os litros que metemos no carro? Se roubarem 0,5L em cada automóvel imaginem o que ganham/roubam…. Temos de encher um garrafão de 5L para ver se não nos andam a roubar…