Ford deixará os concessionários e venderá os seus elétricos online

29 Comentários

O CEO da Ford anunciou que os próximos veículos elétricos da fabricante serão vendidos apenas online, com um preço não negociável, impedindo as vendas e consequentes margens dos concessionários.

A fabricante está a seguir os passos de outras que já adotaram esta abordagem.

Ford

Nos Estados Unidos da América é prática comum os concessionários cobrarem, aos seus clientes, largas margens sobre o preço dos automóveis definido pelas fabricantes. Embora não seja algo que lhes agrade particularmente, não há muito que possam fazer para o impedir.

Por causa dessa possibilidade associada aos concessionários, o CEO da Ford Jim Farley anunciou que os próximos veículos elétricos da fabricante serão vendidos unicamente online e o seu preço não será negociável.

Temos de ir para preços não negociáveis. Temos de estar 100% online. Não há stock, vai diretamente para o cliente. E recolha e entrega 100 % à distância. Penso que os nossos concessionários podem fazer isso. Mas as normas vão ser brutais. Vão ser muito diferentes do que são hoje.

Jim Farley, CEO da Ford
CEO da Ford Jim Farley

Além da Ford, já outras fabricantes decidiram optar por transferir as suas vendas para o online, executando-as diretamente com o cliente e deixando de lado os concessionários. Exemplo disso são a Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo… Aliás, a Stellantis começará a implementar uma solução semelhante na Alfa Romeo, DS e Lancia: os concessionários servirão como lojas e centros de entrega, assim como acontece com a Tesla.

Esta abordagem reúne muitos benefícios para as empresas, uma vez que têm mais controlo sobre todo o processo de compra, incluindo a entrega, e garantem que os clientes compram os seus veículos pelo preço estipulado.

Assim sendo, os concessionários adotarão, eventualmente, um papel de agente, não precisando de gerir stock e recebendo uma comissão fixa por cada unidade vendida.

O CEO da Ford não mencionou se esta mudança para o online acontecerá em larga escala, ou se acontecerá apenas nos Estados Unidos da América.

 

Leia também:

Hyundai inaugura o serviço de condução autónoma RoboRide nas ruas de Gangnam

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    Tendo em conta o esforço financeiro que muitas famílias fazem para comprar um carro, não vejo que esta medida seja muito adequada.
    Pessoalmente gosto de ver um carro ao vivo antes de comprar.
    A parte do negócio ser 100% on-line nem é a questão, mas eu dou a entrada necessária à confiança mas o carro só pago quando è entregue.

    1. Avatar de RC
      RC

      E vai continuar a ver, apenas deixa de haver concessionários que já há muito não fazem sentido existir.

      1. Avatar de Não digo
        Não digo

        Até bancos online têm balcões físicos, tal como os balcões os concessionários são o intermediário com o cliente. Ao existir concessionários existe concorrência no preço do mesmo veículo. A diferença de preço entre online e concessionáriarios pode atingir mais de 8mil €, a diferença entre concessionários uns 3mil a vontade.

    2. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      se queres experimentar o carro, nem que seja sentares-te num, vestes o fato hi-tech VR e já o podes “sentir”. Depois é só desembolsar uns bits.

      1. Avatar de RC
        RC

        A tesla não tem concessionarios e pode testar os carros à vontade, porquê ? o não ter concessionários não quer dizer que não tem locais fisicos para testes e entregas.

        A diferença está na concessão, para evitar que exista diferentes tipos de valores para o mesmo veiculo e para que se consiga baixar o preço dos mesmos.

  2. Avatar de anonimus
    anonimus

    bem mais uma marca a fazer mudanças e mais virão pelo mesmo caminho, os concessionários tem os dias contados.

    1. Avatar de Matreco
      Matreco

      Lembra-te disso depois quando tiveres de fazer a revisão em garantia ou surgirem problemas e precisares de o levar à marca…

      1. Avatar de anonimus
        anonimus

        amigo, não misturar vendas com assistência, duas coisas distintas…

      2. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Eles cavaram a sepultura no caso da Ford , esta avisou os concessionários que não podiam alterar o preço de venda e pelos menos em 3 estados há concessionários a cobrarem o dobro do valor.
        Procura no google que deves encontrar :
        “Last month, Ford warned dealers specifically against raising prices for its the electric F-150 truck, following reports that they were being advertised as high as $30,000 above their sticker price, and at least one dealer reversed course.”

        Abc

      3. Avatar de RC
        RC

        Não tem nada a ver uma coisa com outra, até porque muitos concessionários nem sabem fazer revisões, cobram mas não as fazem.

        1. Avatar de Fabricio
          Fabricio

          Isso aconteceu comigo, mandei trocar o óleo do câmbio de um Fusion, cobraram o serviço e o óleo e não trocaram. Desde então, nunca mais levei meu carro em concessionárias, cobram muito mais pelo serviço e a qualidade não condiz com o valor cobrado. Por mim, acabaria de vez com as concessionárias. Peças de reposição também podem ser vendidas apenas on-line, aliás, já existe o site Auto Busca que vende peças genuínas da ford.

    2. Avatar de João
      João

      Ainda faltam muitos dias para que isso aconteça.
      Acredito que venha a acontecer, mas ainda vai demorar muito, até porque na maior parte das situações a compra de um carro novo implica à venda de um usado e a ford não o vai comprar on-line.

      1. Avatar de anonimus
        anonimus

        E quem te disse que a Ford vai querer carros usados ou seja retomas, já pensaste nisso…
        Se calhar vai haver muitas mudanças em muitos aspectos, carros usados passam só a ser comercializados por stand’s para o efeito, as marcas passam unicamente a vender sem qualquer retoma.

        1. Avatar de RC
          RC

          A tesla que é a tesla e vende carros eléctricos online aceita retoma até de carros a combustão. Não vejo onde está o problema.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Isso vai permitir baixar e muito o preço dos viaturas!

    1. Avatar de On
      On

      Achas mesmo que os preços vão baixar???

      1. Avatar de RC
        RC

        Se foram as concessionários que provocaram o aumento…..

    2. Avatar de sdfgh
      sdfgh

      se fores ao site e dizer um preço de 20k€ e quando chegas ao negocio e afinal e 20k se fizeres o credito com eles, entregares uma viatura, fizeres 2 mortais invertidos e tocares a 13a sinfonia so com os pelos do nariz…. senao sao 40k

  4. Avatar de gfsvb
    gfsvb

    Acho bem, preço igual e tabelado para todos.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Perdes a hipotese de qualquer desconto, caso até tenhas um familiar ou amigo que é vendedor de um concessionário

  5. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É o futuro… eu já vi sites desses de outras marcas e até de carros usados nosm EUA e as fotos impressionam…

    Se fôr bem feito, com boas fotos de excelente resolução, nunca se sabe…

    E as marcas nunca vão deixar de ter oficinas para tratar dos carros!

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Os vendedores que tanto deram à marca estes anos todos, vão para o desemprego?

    1. Avatar de RC
      RC

      Não, vão vender outras coisas, ou fazer outros serviços, não há falta de emprego, há falta é de bons profissionais e que queiram trabalhar.

    2. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      Ahahaha!

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Os concecionários vão ter que se actualizar e adaptar a estas estratégias das marcas, os carros eléctricos, praticamente não tem manutenção e dificilmente avariam como os veículos de combustão, vai ser problemático dentro de uma década.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Um tiro no pé, no proprio pé !

    Carro que não avaria, acho que ainda não foi inventado …

    Enfim, idéias …

    1. Avatar de RC
      RC

      Ou no seu pé ?

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Não é só a Ford que anda com estas ideias de vender online sem o cliente poder ver o que compra . Eu não compro um objecto de dezenas de milhares de euros sem a ver.