Finalmente os Tesla podem ter botões na sua interface graças a este acessório inteligente

17 Comentários

A forma como a Tesla desenvolveu a sua interface para os carros permite que todos os botões físicos sejam dispensados de forma completa. Tudo está no seu ecrã sensível ao toque e simples de usar, de forma muito intuitiva.

Na verdade, e aqui falamos dos condutores mais tradicionais, muitos pretendem ter botões nesta interface dos seus Tesla. Sem uma solução presente, surge agora um projeto do Indiegogo que promete resolver esta situação. É assim que surge o Ctrl-Bar.

Tesla botões carro interface

Quem já conduziu um Tesla depressa percebeu que a sua interface é simplista ao ponto de dispensar todo e qualquer botão físico. Tudo é controlado na sua interface, com recurso ao toque e de forma simples e rápida. Com a chegada do volante Yoke, este cenário aumentou ainda mais.

Ainda que alguns condutores prefiram uma utilização mais tradicional, a Tesla manteve-se fiel ao que oferece e não tem disponível qualquer interface que recorra a botões físicos. Chega a ser considerada uma falha, mas a verdade é que tudo funciona de forma muito mais natural.

Para dar resposta a estes utilizadores, surgiu o projeto Ctrl-Bar no Indiegogo que poderá ser muito interessante. Este é um pequeno acessório que fica na parte inferior da tela central do Model 3 ou do Model Y da Tesla.

Os botões podem ser usados ​​para alterar a temperatura e os quatro botões centrais podem ser programados para fazer várias coisas diferentes. O interessante sobre este produto é que é fácil de instalar e não requer nenhuma ligação com os sistemas da Tesla.

Tesla botões carro interface

Basta ligá-lo a uma porta USB e os controlos alteram as configurações dos carros da Tesla através da API do carro. Isto significa que é possível fazer com que os botões façam qualquer ação que possa ser feita através da app do carro.

Como acontece com qualquer projeto de crowdfunding, vem com algum risco associado. O Ctrl-Bar começa a ser comercializado por 199 EUR para as primeiras 75 unidades e, em seguida, o preço aumenta gradualmente. A empresa planeia iniciar as entregas no verão.

Diretor de software da Tesla revelou que vídeo de condução do Autopilot foi encenado

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Genial!
    100.000 por uma carroça elétrica, e depois + 200€ para ter botões.
    Pena eu só ter dinheiro para os botões 🙂

    1. Avatar de Ab
      Ab

      E mais prático botões do que tocar no painel, antão com estradas made in pt…. Botão tens a sensibilidade da mão enquanto painel tens que estar constantemente a olhar para ele.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Foi por isso mesmo que não fui para a Tesla.

  2. Avatar de Pedro Laranjal
    Pedro Laranjal

    Se os comandos que este dispositivo permite são feitos por comandos de voz no Tesla não vejo muita utilidade em gastar dinheiro nele. Todos os comandos que indicam podem já ser feitos por comandos de voz, sem necessidade de tocar no ecran.

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      E quando se leva um bebê, daqueles que não se pode sair do padrão de sons? Ou por azar ficaste sem voz, por exemplo, resultado de uma operação. Ou como fazem os miúdos dentro de carros que valorizam o controlo por voz?
      Comandos por voz será o dia a dia mas existem exceções que tem de ser previsto. E a critica sobre os botões táteis ou no ecrã, dentro de sub-menus tem sido transversal e não só na Tesla

      1. Avatar de Ogoid
        Ogoid

        *miúdos= mudos

      2. Avatar de Pedro Laranjal
        Pedro Laranjal

        Esses comandos que este dispositivo permite fazer, ou com comandos de voz ou com acesso fácil na barra no fundo o ecra é possível, não há submenus. Na verdade se qualquer marca fosse colocar comandos fisicos para tudo o que é possível parametrizar num carro teria de ter mais botões que o kit. Continuo a dizer por mim esses controlo estão facilmente acessiveis na barra no fundo do ecra, mas acredito para muitos seja uma dor de cabeça

        1. Avatar de Rui Henrique
          Rui Henrique

          Os comandos que esse equipamento permite são, à excepção do ar condicionado, que também pode ser acedido na barra no fundo do ecrã e ate o único que pode facilitar, comandos que só podem ser usados com o carro parado como o abrir fechar as malas e para essa basta clicar na imagem do carro, um só clique e sem quaisquer menus ou submenus. O antigo dogmode outro comando que só quando o carro esta estacionado é que pode ser usado, etc, o aquecimento dos bancos tb basta um clique. O equipamento não tem os botões do radio (volume, mudança de musica ou estação de rádio), nem do atendedor de chamadas porque esses já existem no volante, na minha opinião um equipamento desnecessário.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Estamos no seculo 21 alguém anda a meter botões em telemoveis e carros ? ambos já têm controlo por voz

    1. Avatar de DangerASA
      DangerASA

      Eu tenho alguns problemas de fala, pelo que o controlo por voz muitas vezes não funciona comigo. A parte de botões num veículo, no meu entender, é superior ao touch screen, uma vez que não preciso de desviar os olhos da estrada para clicar no local correto.

    2. Avatar de PJA
      PJA

      Você compara um telemovel a um carro?

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sim eram os 2 a botões e o muito envolui e passaram os dois para touch screen que tem as possibilidade infindáveis enquanto um botão não passa de um botão que nunca vai mudar de sitio

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Tens de ser pragmático. Quão mais fácil acionar o botão do que usar o controlo por voz.

  4. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Não seria mais simples colocar os botões no volante que é algo que o condutor tem sempre mais facilidade de acesso? Enfim

    1. Avatar de Dani Silva
      Dani Silva

      Os Tesla já fazem ajusta de da temperatura e volume do som nos botões do volante…

  5. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    “…falamos dos condutores mais tradicionais…” e os estereótipos de quem não tem a mínima noção do impacto que tem na segurança da condução a presença de botões físicos para comandar as funções do veículo. Acham que conduzir um carro é andar a navegar num tablet. Neste conjunto de aberrações tecnológicas a mais gritante é para mim a necessidade de esfregar o vidro do tablet para orientar a saida de ar dos ventiladores… Enfim.

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      “esfregar o vidro do tablet ” ahahahah adorei!
      A funcionalidade é engraçada mas, de facto, não enquanto estamos a conduzir no meio do transito.
      No futuro, quando formos meros passageiros, top, pois vamos a brincar a “esfregar o vidro do tablet ” 🙂
      Grande parte dos jornalista que fazem reviews ao carros mais recentes são criticos relativo aos controlos feitos por botões tacteis (alguns programáveis que é brutal) e/ou controlo via tablet.