Fim do dístico do seguro no vidro do carro a partir de amanhã

56 Comentários

A partir de terça-feira, deixa de ser necessário o dístico do seguro no vidro do carro. A lei foi publicada esta segunda-feira em Diário da República, que elimina (como é natural) também as coimas associadas. Documentos do seguro passam a poder ser emitidos e apresentados em modo digital.

É o fim do dístico do seguro no vidro do carro a partir de amanhã


Seguro no vidro do carro pode ser apresentado no formato digital…

De acordo com a Lei n.º 32/2023, “A presente lei elimina a obrigação de afixação do dístico do seguro automóvel e procede à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 291/2007, de 21 de agosto, que institui o regime do sistema de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel, alterado pelo Decreto-Lei n.º 153/2008, de 06 de agosto”.

É o fim do dístico do seguro no vidro do carro a partir de amanhã

O texto que foi aprovado refere que tal documento pode ser mantido em versão digital “sem prejuízo da sua emissão e disponibilização em papel, sem custos acrescidos, a pedido do tomador do seguro ou, caso aplicável, do segurado, ou nos casos em que os mesmos não disponham, comprovadamente, de meios eletrónicos adequados para a transmissão e receção segura dos mesmos”.

De relembra que o projeto reuniu os votos favoráveis do PS, IL, PCP, BE e PAN, tendo o Chega votado contra, enquanto o PSD e o Livre se abstiveram. Para a IL, “Num contexto histórico de fortes restrições financeiras não vemos como proporcional ou justificado que o Estado cobre centenas de euros apenas pelo esquecimento de um simples papel que apenas transmite informações que já se encontram na posse de quem autua”.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tom
    Tom

    Assim, já não é necessário colocar nada no vidro. certo?

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Certo, contudo nao teres nada no vidro aumenta a probabilidade de seres mandado parar

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não necessariamente!
        As autoridades se quiserem, só mandam parar os carros que eles sabem que estão em infracção!

        Basta fazerem uma fila e deixarem os carros rolar lentamente enquanto investigam as matrículas de todos os carros que passam!!!!!

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          sim tambem nao referi que era linear, mas por acaso fiz a questão a um psp amigo e ele disse-me que noutra situações, sem ser essa de fila, sera mais frequente pararem quem nao tiver disticos.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Hoje em dia dificilmente mandam parar por não ter nada no vidro. As viaturas de controlo de trânsito da PSP possuem um software que lê as matrículas e consegue logo saber se está tudo em dia ou não. Nas operações STOP é uma lotaria, nada tem a ver com ter dísticos ou não ter.

      3. Avatar de Joaquim Ribeiro
        Joaquim Ribeiro

        Só tenho uma pequena dúvida tenho que imprimir a carta verde na mesma e guardar no carro

        1. Avatar de Flavinho
          Flavinho

          Tens que ter em papel ou formato digital para poder apresentar.

          1. Avatar de Joaquim Ribeiro
            Joaquim Ribeiro

            Ok muito obrigado pelo esclarecimento

    2. Avatar de LA
      LA

      Sim, já não é necessário.

    3. Avatar de PML
      PML

      Depende. Há cidades em que precisas do dístico de residente.
      Outros precisam por razões laborais na entrada de certos estacionamentos.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      É preciso colocar o dístico de EV (aqueles que requisitarem discriminação positiva).

    5. Avatar de Pedro
      Pedro

      Apenas tens de ter em atenção que no caso do selo da Inspeção se o mesmo não estiver colado no vidro tem de estar no documento.

  2. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Certo, maravilha chega de autocolantes nos vidros, até porque fica feio, a polícia consegue saber tudo o que precisa, a tecnologia tem destas coisas boas.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    As autoridades conseguem em segundos saber toda a informação de um carro e do dono, sem sequer o mandar parar. Têem acesso ao segurnet……. até o nº de sinistros que teve o carro, quantos donos já teve…… nº de chassis, nº de motor, tudo!

  4. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Já vai andar mais o carro e tudo…
    Tantas leis que devia ser revistas porque não fazem sentido e andam preocupados com isto

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Até que enfim.
    Já existe matrícula não era preciso ter autocolantes no vidro.

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Sem esta medida a vida dos Portugueses nunca mais seria a mesma, entretanto desde 2012 que não há trabalho em Portugal e até agora a Presidência, o Governo, e os partidos que se encontram na Assembleia da República (AR) ainda não foram capazes de dizer como é que vão dar trabalho aos Portugueses.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Dar trabalho e andar com cada cidadão pela mãozinha, não vá ele tropeçar e cair.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Está a ver como você não tem argumentos e tenta desesperadamente esconder o grave problema do desemprego em Portugal provocado pelos Governos do ex-Primeiro-Ministro, Pedro Coelho, e do Sr.º Primeiro-Ministro, António Costa.

        1. Avatar de Flavinho
          Flavinho

          Quem quer trabalhar encontra SEMPRE trabalho em Portugal. Só na restauração faltam milhares de trabalhadores. Contudo preferem ficar em casa e receber subsídios.

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Misturar Pedro Passos Coelho que governou ao sabor da Troika assinada pelo nº44 com o habilidoso é atirar areia para os olhos das pessoas. Se quer dizer que o PSD atual não passa de um PSb diga! (pois é a verdade). Agora misturar alguém que primou a sua governação por dizer aos portugueses como as coisas realmente estavam com alguém que passa a vida a iludir o povo não é correto.

    2. Avatar de Só eu sei, porque não fico em casa!
      Só eu sei, porque não fico em casa!

      O problema do português, sempre foi ter a mania de finório, existe muito trabalho em Portugal, o problema é não quererem trabalhar porque esses, dão muito “trabalho” e pagam “mal”, sendo assim, preferem ficar no colinho da mamã, mas é melhor para mim e para outros iguais a mim, porque como copeiro na restauração e uma longa carreira contributiva que tenho, tal como inúmeras diuturnidades, (subidas de escalão), ganho bastante bem, o problema é o finório, achar que tem logo que começar a trabalhar por cima e não começar por baixo.

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        O problema não é dos Portugueses é seu, tem a mania que é chico(a)-esperto(a), em Portugal não há trabalho desde 2012 (excepto para quem tem cunha), os Portugueses andam dias, semanas, meses, e anos, a entregar e enviar currículos, apresentam-se nas empresas mas não contratam, a maioria dos negócios e empresas privadas vivem à custa de subsídios pagos com o dinheiro dos Portugueses que financia o Orçamento do Estado (OE).

        Sabe qual é o seu problema? Não conhece a realidade laboral do País, o seu comentário prova claramente que ou não trabalha ou nunca trabalhou, e aquilo que eventualmente você possa ter (emprego, habitação, etc.) foi conseguido não por esforço, mérito, e perfil, mas graças à cunha de um familiar, amigo, seita política ou religiosa.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Experimenta levantar do sofá e fazeres-te à vida. Toda a gente que conheço o fez e tem trabalho. Há casos delicados, é certo, mas dizer que não há trabalho é só estúpido.

        2. Avatar de José
          José

          Diploma nao é emprego certo, se alguém inventar um curso para malandros nao quer dizer que o mercado precise desse emprego. Bora la pensar um bocadinho.

  7. Avatar de New race
    New race

    E como é para circular no estrangeiro, dentro da UE?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      A lei que se aplica é a lei de matricula do país. Mas não existem selos de seguro em praticamente nenhum dos países que conheço, só mesmo cá.

  8. Avatar de Theboice
    Theboice

    Nunca entendi o porquê dos montes de selos, dualidade de critérios, nunca tive nada afixado na moto em que de momento só não vai à inspeção, será para o ano, que sabe…

  9. Avatar de Hjpc
    Hjpc

    Mais uma medida para o estado ganhar dinheiro. Emprestas o carro ao filho, à mulher ou a um amigo, não partilhas com ele o seguro em formato digital, e já estão 60 euros de multa por não andares com o seguro.

    1. Avatar de Américo Mendes
      Américo Mendes

      Imprimir a “carta verde” que anda no carro a par da ficha da inspeção.
      Simples.

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Então mas quem for andar com o carro tem que se fazer acompanhar do DU e folha de IPO. O Seguro será apenas mais um papel a anexar.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      O condutor não precisa de partilhar o seguro, da mesma forma que não partilha o comprovativo do IUC pago. Mania de ver problemas em tudo.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Aliás a notícia é clara. A carta verde pode existir na mesma, a obrigatoriedade de afixar o dístico é que deixa de existir.

    4. Avatar de mamba
      mamba

      basta deixar os papeis guardados no porta-luvas, por exemplo.. É simples

      1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
        NegacionistaPorqueDáJeito

        +1

  10. Avatar de pois e
    pois e

    “sem prejuízo da sua emissão e disponibilização em papel, sem custos acrescidos, a pedido do tomador do seguro”

    mas se forem la ver no aviso e pagamento sempre diz; e continua-se a pagar mesmo que seja em digital
    Outros encargos (1) 1,50 € onde o 1 equivale =Inclui custo de carta verde

  11. Avatar de LA
    LA

    Acho que ainda ninguém esclareceu. E fora de Portugal?

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      A lei é para Portugal, fora de Portugal andas com a lei do país de matricula do carro.
      Mesmo acontece com carros de DE, FR, SP e afins, que nos paises de origem nao precisam de ter algo que em Portugal é necessário, ou vice versa

  12. Avatar de JS
    JS

    O texto que foi aprovado refere que tal documento pode ser mantido em versão digital “sem prejuízo da sua emissão e disponibilização em papel, sem custos acrescidos, a pedido do tomador do seguro ou, caso aplicável, do segurado, ou nos casos em que os mesmos não disponham, comprovadamente, de meios eletrónicos adequados para a transmissão e receção segura dos mesmos
    Vamos ter que comprovar que não temos meios digitais como?
    Vamos chamar alguem ou vamos a algum lado para confirmar?

    1. Avatar de NegacionistaPorqueDáJeito
      NegacionistaPorqueDáJeito

      Se não possuis meios digitais tens de possuir a documentação em papel. Pelo menos é a meneira como eu vejo.

  13. Avatar de Driver
    Driver

    Fora de Portugal mostra-se o papel. Qual a necessidade de complicar? Já não andam com a folha de ipo, quando aplicável e com o dua?!
    É uma boa medida que poupa uns euros. Quantas vezes as pessoas recebem a carta verde no correio e colocam no porta luvas mas não actualizavam a vinheta? Imensas.

  14. Avatar de Jorge Pereira
    Jorge Pereira

    De qualquer forma, vou continuar com os selos nos vidros. Não sei porque tanto barulho por causa de um pedacinho de papel que não incomoda em nada.

  15. Avatar de André
    André

    Vamos todos dormir melhor esta noite. De facto uma medida de elevada importância que se sobrepõe a todos os projectos de lei que deveriam ter revisão imediata.

  16. Avatar de AJ
    AJ

    agora só falta saber quantos da PSP e GNR não vão ter conhecimento a curto, medio prazo da nova lei, e continuar a multar por falta de dístico. lol

  17. Avatar de Marko
    Marko

    Fixe finalmente o vidro clean, amanhã já tiro só não tiro já hoje porque não me apetece ir ao carro se não era já 😀

  18. Avatar de Filipe Cordeiro
    Filipe Cordeiro

    A noticia não está 100% correta pois nos Açores continua a ser obrigatório os dísticos do seguro e inspeção .

    “Região Autónoma dos Açores
    Nas ilhas dos Açores deverá manter dois selos no vidro do carro: o selo da Inspeção Periódica Obrigatória, conforme Decreto Legislativo Regional n.º 18/2004/A, no Artigo 9.º, e o selo do seguro de responsabilidade civil.

    Se não possuir nenhum destes selos poderá ser multado entre 125€ e 250€.”
    Informação retirada do ACP.

    É estupido mas infelizmente é assim, tal como as inspeções nas motas que já são obrigatórias na região e pior ainda são apenas válidas por 1 ano.

    1. Avatar de Marko
      Marko

      Em compensação, as ilhas são um paraiso então S. Miguel… O queijo da ilha de S. Jorge… Pensa assim Filipe, a qualidade de vida aí é bem melhor que no Continente!

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E já pagam os sacos de pesar a fruta!

    3. Avatar de Tiago Batista
      Tiago Batista

      Mas nos açores a inspeção é só de 2 em 2 anos, por mim, eu mantenho o selo e só levo o meu carro à inspeção de 2 em 2 anos, parece-me uma boa troca.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Inspecções de 2 em 2 anos?
        É que nos Açores a humidade e o salitre conservam os carros.
        Não percebem nada disto estes gajos.

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    É só em carros? Por exemplo em scooter ainda és obrigado a ter?

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      nas motas não era obrigatório.

  20. Avatar de Joaquim Ribeiro
    Joaquim Ribeiro

    Só tenho uma pequena dúvida tenho que imprimir a carta verde na mesma e guardar no carro

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Não é preciso, basta ter no telemovel. Mas se quiseres podes imprimir e deixar no carro

  21. Avatar de costa
    costa

    A carta verde que nem e mais verde em toda a europa serve para o caso de sair do país ‘em portugal e que sempre complicamos.