Fim das portagens nas ex-SCUT em discussão amanhã

15 Comentários

Ainda não se sabe como será a votação final, mas o fim das portagens nas ex-SCUT poderá ficar decidido amanhã. Apesar de parecer uma boa medida para quem vive em territórios do interior e não só, os grupos parlamentares não estão alinhados.


Foi no final de setembro de 2023 que Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, anunciou, após o Conselho de Ministros, a redução nas portagens dos territórios do Interior e também na Via do Infante, no Algarve. A redução, que começou em janeiro, foi de cerca de 30% face aos preços em vigor no final de 2023 para veículos ligeiros e de 22,6% para transportes de mercadorias e de passageiros no período diurno.

Durante a campanha eleitoral muito se prometeu e agora o momento é de decidir. O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido já esta quinta-feira no parlamento.

De relembrar que estas autoestradas foram consideradas estradas sem custos para o utilizador (SCUT) até 2011, altura em que começaram a ser pagas pelos automobilistas.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    O interior é sempre muito importante para os políticos até chegar à hora de realmente decidir algo que realmente beneficie o dito interior de uma maneira significativa como: não cobrar portagens a absolutamente ninguém, para não só incentivar pessoas individuais como empresas a querer estar no interior, e a operar a partir do interior.

    Verei o que decidem os políticos, mas tenho sérias dúvidas que decidam-se por realmente beneficiar o interior retirando as portagens de vez. Talvez discutam a redução de preços, ou esquemas elaborados de impostos para beneficiar de uma forma que na prática quase ninguém queira utilizar as ditas auto-estradas a não ser que tenham mesmo e não exista alternativa viável.

  2. Avatar de Aves
    Aves

    Diz o post que: “Durante a campanha eleitoral muito se prometeu. Pelas notícias, o PS prometeu acabar com todas as portagens nas ex-SCUT. Não encontrei o que prometeram os demais partidos.
    Encontrei agora outra: basta que o Chega se abstenha para o fim das portagens ser aprovada, com os votos da esquerda (no caso de o PSD se opor, por ser o governo de turno e estar obrigado a fazer contas – e o que não pagarem os utilizadores pagam os contribuintes em geral).
    Só acho estranho que, de repente, haja dinheiro para tudo. É melhor deixarem os pórticos e portagens para reativar na próxima crise.

    1. Avatar de Playa
      Playa

      Não há falta de dinheiro.
      Há dinheiro mal gerido.

      1. Avatar de MLopes
        MLopes

        o problema é exatamente esse mas o zé povinho come o que a televisão lhe vende já que as suas fontes de informação se resumem a isso

      2. Avatar de gipsy89
        gipsy89

        concordo!
        o CHEGA já disse que vai votar a favor, até porque se não o fizesse seria incoerente com a sua política!
        Acho bem esta medida!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O PS esteve lá 8 anos e nunca acabou com as portagens, agora por milagre, se fossem novamente iriam acabar com isso… vá-se lá entender. Os contratos feitos com os concessionários dessas estradas são ruinosos para o Estado, onde paga a diferença de carros que não passam na estrada, face ao acordado. É o mesmo que um senhorio alugar uma loja a alguém, e pagar pelos clientes que não entram lá. A questão é mesmo essa, deixam uns de pagar, para pagarmos todos.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        “Os contratos feitos com os concessionários dessas estradas são ruinosos para o Estado” Diz-me um contrato do Estado com uma empresa privada que não seja ruinoso para o Estado.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Algumas das PPP na área da saúde (senão mesmo todas, não sei precisar) ficavam mais baratas ao estado do que se fosse ele a gerir e a empregar quem trabalhava nesses hospitais, e com melhores índices de qualidade de atendimento aos utentes, segundo estudos realizados pelo estado. Isto foi amplamente discutido antes e depois de o BE e PCP por cegueira ideológica obrigar o PS a terminar esses contratos, cegueira ideológica que pegou-se também ao PS.

  3. Avatar de JR
    JR

    E irá continuar a ser mal gerido, já é assim a 50 anos e irá perlongar por muito tempo.

  4. Avatar de Narciso.Miranda
    Narciso.Miranda

    Sou da opinião que deveríamos de adoptar um selo anual, como acontece noutros países da uniao europeia.
    Claro que haverá sempre a esperteza tuga, e o “eu nunca vou andar porquê irei pagar?”

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Concordo com a abordagem e quem não tiver o selo e for apanhado então multa em cima!

    2. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      há uns anos estive na Suíça e lá era justamente assim. o país é menor mas o custo do selo anual era uma bagatela, talvez nem chegasse a 50€ /ano!

    3. Avatar de gipsy89
      gipsy89

      vi agora que o preço deve manter-se: 35€! isso é que era bom aqui!

    4. Avatar de Zé

      Mas isso já pagamos. Chama-se IUC.

  5. Avatar de jota
    jota

    Fim das portagens nas ex-SCUT… apenas para alguns, porque continua a haver português de 1ª e de 2ª!