Fim das borlas! Carregamentos de carros elétricos vão ser pagos

33 Comentários

Não, os carregamentos de carros elétricos ainda não são todos pagos. Atualmente apenas são pagos os carregamentos nos postos de carregamento rápidos e também nos postos de carregamento normal em zona privada.

Até junho, todos os carregamentos de veículos elétricos vão passar a ser pagos.

Carregamentos de carros elétricos


Os carregamentos de carros elétricos nos postos de carregamento da rede pública vão passar a ser todos pagos num prazo inferior a seis meses, disse hoje o presidente da rede Mobi.e, em conferência de imprensa, em Lisboa.

Segundo Luís Barroso…

No curto prazo, inferior a seis meses, vamos entrar na fase plena de mercado, os carregamentos irão passar todos a ser pagos

643 postos de carregamento de carros elétricos

A Mobi.e é a empresa pública responsável pela gestão da mobilidade elétrica em Portugal. Hoje foi anunciado o lançamento da concessão da rede pública de carregamento de veículos elétricos. O concurso público internacional agora lançado é para a concessão de 643 postos de carregamento de veículos elétricos em 10 anos.

Mobi.E: Carregamentos grátis de veículos elétricos vão acabar

Segundo o presidente da Mobie.e, aos 643 postos normais da rede piloto poderão acrescer até 20 postos de câmaras municipais. Os postos estão divididos por 11 lotes (cada lote inclui postos de carregamentos lentos e semi-rápidos) e cada concorrente pode ficar no máximo com três lotes.

Carregamentos de carros elétricos

O presidente da Mobie.e, Luís Barroso, disse que a apresentação de candidaturas termina pelo Carnaval e que o concurso deverá estar concluído pela Páscoa.

Segundo o ministro do Ambiente, Matos Fernandes

…o número de postos de carregamento de veículos elétricos terá ainda de aumentar. Seria uma desilusão se ao fim de um ano só estivéssemos a falar destes 643 postos e ao fim de dois anos certamente estaremos a falar de muito mais

Em 2018 venderam-se mais de 8 000 veículos elétricos e este ano até final de novembro mais de 11 mil veículos elétricos entraram no mercado português, disse na mesma conferência o ministro do Ambiente.

Leia também…

Tesla? Nissan é o maior fabricante mundial de veículos elétricos

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LSousa
    LSousa

    Também acho bem pois a mim ninguém me dá gasolina à borla. Quem usa deve pagar.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo em absoluto.Quem usa tem e deve pagar.Então o que fará quando isto estiver massificado !! A EDP vai à ruína !! Imaginem centenas de milhares de carros em Portugal a toda a hora do dia e noite em postos de abastecimento eléctrico !! Vai ser o bom e o bonito. 😐

    2. Avatar de Jose Ferreira
      Jose Ferreira

      Claro que todos devem pagar. Nunca ninguém quis borlas. Mas as tecnologias têm que ser desenvolvidas e o desenvolvimento tem um custo. Os desgraçados dos proprietários de carros eléctricos passam horas nos carros à espera de carga.

  2. Avatar de Oscar
    Oscar

    Só agora? Já deveria ser há muito tempo. Eu também pago a gasolina para o carro andar. E os donos dos carros eléctricos que não me venham com moralismos, sobre poluição.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      E assim lá se vai mais uma das supostas vantagens de ter um carro elétrico. As outra que são o IUC e as bonificações em breve irão desaparecer também.

      Os elétricos ainda não me convencem. É só problemas por resolver. A não ser que todos os lugares de estacionamento em Portugal inteiro sejam apropriados para elétricos isto nunca vão funcionar.

      Como é que pessoas em apartamentos com mais de 50 anos em Lisboa e Porto vão carregar os carros?

      Até 2030 altura em que será proibida a comercialização de novos carros a combustão espero que todos estes temas já estejam resolvidos ou que já tenham arranjado uma alternativa aos elétricos.

      1. Avatar de alguem por ai
        alguem por ai

        como?simples colocam os carros nos postos que estao na rua como todos os outros fazem e quando estiver pronto vao estacionar o carro no lugar apropriado para o efeito. ou querias carregar o carro em casa?aqueles anuncios que ves as pessoas a carregar na bela da vivenda com um posto de abastecimento é para casas eficientes novas que ja tem possibilidade de ser colocado isso.ou tambem tens uma bomba de combustivel em casa para abasteceres o carro? eletricidade gratis obviamente que nao,eu nao ando a trabalhar para pagar a eletricidade dos outros, tem um carro eletrico acho muito bem, os incentivos deviam ser simplesmente para o preço do carro nao ser tao elevado que as pessoas com menos dinheiro tenham que optar por um carro de combustao porque simplesmente nao tem 30mil euros para dar,e secalhar um seat ou citroen é mais acessivel.agora eletricidade a borla nao.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Desilude-te, porque pagas sim a eletricidade dos outros, a saúde dos outros e até as touradas dos outros. E muito mais.

          1. Avatar de alguem por ai
            alguem por ai

            claro que pagamos as coisas dos outros,expressei me mal,o que eu quero dizer é que quem carrega os carros tambem deve pagar,nao é justo comprarem eletricos e nao pagarem combustivel.

          2. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Completamente de acordo.

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Lol gosto da tua utopia.
          O que dizes nunca vai acontecer. Imagina todos os carros serem elétricos com toda a infraestrutura que temos actualmente. E mesmo que 50% desses lugares fossem para carregar o carro (o que nunca vai acontecer) não ia funcionar. Trocar o carro quando acabar de carregar? Deve ser verdade. Já isso hoje não acontece quanto mais se a maioria dos lugares fossem para eletricos….E não te esqueças, se um carro ficar parado um mês a gasolina não acaba, a bateria acaba.

          1. Avatar de alguem por ai
            alguem por ai

            a infrastrutura ha de evoluir, tal como evoluiu a quantidade de postos de abastecimento de combustivel fossil,quando apareceram os carros a combustao acredita que tambem nao havia um posto de combustivel em cada esquina nem os carros tinham combustivel para fazer 600kms com o deposito cheio.nao queres que os carros eletricos atinjam o pico da evolucao no ano 1 ou 2…
            ninguem troca o carro hoje quando esta a carregar sabes porque?precisamente porque os postos sao gratis entao estao se a cagar.se for a pagar acredita que nao querem ter la o carro mais do que o necessario…. se o carro ficar parado 1 mes acredita que pode ficar com menos bateria,mas nao acaba. e ja agora ha pontos positivos e menos positivos nos carros eletricos. se vamos por ai tambem podemos fazer outras comparacoes. colocas dois carros à vez,com o deposito cheio um eletrico e outro a combustao,digamos numa garagem fechada sem ventilacao, se pusseres os dois a trabalhar ate acabar o combustivel decerteza que ficas em pior estado com a inalacao de fumos do carro a combustao. podemos fazer todo o tipo de comparacoes,numas o carro a combustao é mais forte porque evoluiu bastante desde que sairam.tal como os carros eletricos irao estar mto evoluidos daqui a algumas decadas,mas para la chegar é preciso a malta começar a trocar os carros e a industria querer que o ppl troque e baixar os preços dos eletricos face aos de combustao. nao temos infrastruturas porque os postos de combustivel tambem vao ter que se adaptar,e ter postos de carregamento rapido,e em 15min ou 30min,tens 80% do carro carregado, isso nao te chega? a maior parte dos portugueses ate anda com o carro na reserva.a por 10 ou 15euros de cada vez,achas que terem 80% da carga para fazer digamos 300kms nao era suficiente?

        3. Avatar de Woot!
          Woot!

          Atingir o pico no ano 1 ou 2?? O primeiro carro elétrico é de 1800 e tal…só lá pra 2008 é que houve o boom dos carros eletricos muito graças às Tesla. Já são 10 anos desde o boom e continua tudo igual. Os postos de carregamento são os mesmos que existiam há 10 anos atrás. Quem comprou o primeiro Nissan Leaf em 2010 agora anda a chorar com o preço de uma bateria nova que dava para por gasóleo durante mais de 15 anos.

          Muita coisa tem de mudar, para os elétricos serem sequer uma alternativa viável.

      2. Avatar de anon
        anon

        É mesmo isso. Vão ser as taxas e taxinhas que vão matar os elétricos.

        1. Avatar de Zirco
          Zirco

          Mas alguém tinha duvidas sobre isso ?
          Ainda há pessoas que acreditam no Pai Natal.
          Este Governo tudo o que mexe é para taxar, ouvi dizer…

          Obs: e os eléctricos vão deixar de receber subsídios á produção, então ai ninguém compra carro, tanta gente inocente, e no futuro sem carro.

  3. Avatar de Dmtg
    Dmtg

    Há incentivos para carros eléctricos, depois faz se leis para a emergia eléctrica, que quem consumir mais irá pagar mais…

    1. Avatar de Dmtg
      Dmtg

      Devido à poluição da produção de energia eléctrica

      1. Avatar de Zirco
        Zirco

        Não deves andar lá muito atento é realidade, pois não ?
        Podes começas no Sócrates e no Manuel Pinho + EDP
        wake up and see !

  4. Avatar de Mapril Oliveira
    Mapril Oliveira

    Trabalho frente a um posto de carregamento, e todos os dias pela manhã é lá colocado um carro eléctrico, que só é retirado ao fim da tarde. O dono, além de energia grátis, também tem estacionamento grátis. E faz muito bem em aproveitar, eu faria o mesmo. Claro que, quando for a pagar, não se vai pagar apenas pela energia – pagar-se-há também certamente pelo tempo (e calculo que não será pouco…)

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      A questão é mesmo esta. Ninguém tira o raio do carro quando acaba de carregar. E das vezes que vi pessoas a tirarem o carro do lugar de carregamento para por noutro, houve bronca porque as outras pessoas não entendem que aquilo não é lugar de estacionamento.

      1. Avatar de alguem por ai
        alguem por ai

        isso é tudo culpa da falta de civismo das pessoas,eu tb moro em frente a dois postos de carregamento,e estao la sempre carros que sao postos imaginemos no sabado de manha e so sao retirados domingo de manha.precisamente porque é gratis,e sao carros hibridos ainda mais grave porque tem uma bateria minuscula e aposto que em 3 ou 4h estava carregada. mas mais uma vez estao se a cagar,e tambem ja vi como aqui foi dito pessoas que estacionam la porque nao arranjam lugar em mais lado nenhum.isso resolvia se com reboques mas ate que chegue o reboque ja eles foram embora.

  5. Avatar de Jorge Flores
    Jorge Flores

    Finalmente que a vergonha acaba!

  6. Avatar de LSousa
    LSousa

    Isto mais uns anitos e vai ficar tudo igual, o mundo povoado de painéis fotovoltaicos e aeogeradores e tomadas elétricas em todos os locais de estacionamento da tua algo similar aos parquimetros…..

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Não acredito. Aliás dentro de 10 ou 15 anos vão arranjar uma alternativa aos elétricos. Simplesmente não é viável.

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Da maneira como responde entende-se que não percebe nada, porque diz que não é viável? das duas uma ou tem um mercedes para efeitar a garagem ou simplesmente não anda de carro. quer fazer uma viagem do norte ao sul compre um tesla 600km de autonomia chega não precisa de mais, só lhe digo uma coisa um leaft para mim servia e dava para 1 semana inteira. realidade seja dita o povo português não faz mais que 80km por dia. e se fizer mais sim ai pode dizer que não lhe serve, mas para isso ainda se vende carros com motor a combustão interna, amigos o GPL esta ai com muito para dar. já para não falar que há outras formas de se fazer combustível para alem do petróleo mas enfim é conversa para outro tema.
        As marcas simplesmente estão a entrar nos carros eléctricos porque a Europa impõem normas para diminuírem a poluição que agrava de ano para ano e as marcas já não conseguem formas de resolver esse problemas por isso tivemos o caso do deseal gate o desespero foi tanto… se não fosse isso meus amigos os carros eléctricos ainda era uma miragem… Contudo eu sei que o Português não vai entender nada do que aqui escrevo, Porque o português é como o velho do Restelo…

        1. Avatar de alguem por ai
          alguem por ai

          exactamente,concordo consigo, eu nao faço mais de 400kms por semana as vezes menos, entre 300 e 400, e depois vejo pessoas a dizerem ha os carros eletricos so aguentam 400kms é mto pouco,como se as cidades aqui em portugal fossem como noutros paises que tem que fazer 100 e tal kms por dia para irem trabalhar. secalhar 70% faz exactamente 80kms por dia ou menos e so precisava de carregar o carro 1 vez por semana,e acham isso mau?eu acho fantastico tendo em conta que vamos nas primeiras versoes dos eletricos.e se querem fazer 600kms ou mais numa viagem param para abastecer a meio.nao é assim tao grave.

          1. Avatar de Gil
            Gil

            Então respondo assim… Tenho um leaf comprado no final 2016, em que cada carga dava para fazer 180 Km e não 200km como indicado pelo fabricante.
            No entanto já só consigo fazer 120 Km.
            Moro a 60 Km de Coimbra e pelo o que estou a ver daqui a meio ano ou menos fico a pé nestas viagens. No entanto o fabricante diz que isto é normal, e está tudo bem.
            Não aconselho a ninguém este tipo de viaturas.
            Desculpem o meu desabafo.

  7. Avatar de Zirco
    Zirco

    Desiludam-se.,
    Carro eléctrico a baterias é apenas uma evolução, o futuro está no Hidrogénio.
    Querem vender os carros a baterias como se fosse o final do processo, mas ele não para, e está sempre em evolução é apenas uma transição.
    Esta transição não vai durar tanto como os carros a combustão.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Loool, não sabes o que dizes… como a maioria dos comentaristas por cá, Sabes sequer como o hidrogênio é produzido? Quanta energia é necessária para produzir hidrogênio? Para depois simplesmente a converter outra vez em energia… Igualmente não fazes a.minima noção sobre o custo dos postos de abastecimento e que estes não podem carregar um carro atrás do outro visto que a pressão necessária ainda não foi alcançada. Para ser breve: o hidrogênio não é nem nunca será opção para o automóvel comum.

  8. Avatar de Xico
    Xico

    Vejam o que é preciso p construir um veículo elétrico, calculem como se destrói um planeta. Isto das renováveis como existem é so para enganar burros! Pensem fora da caixa e por ti! Passem pelos passos todos! “Amigos assassinos do ambiente”!

  9. Avatar de ZOA
    ZOA

    Quantos “comentadores” aqui têm e usam carros elétricos??
    Quanto ao “borlas” devia estar já alguns anos a cultivar os leitores de todo o universo dos carros elétricos ao invés de estar sempre a usar jargão americano como se isso fosse um salto civilizacional superior, defenindo um carro elétrico como uma bugiganga eletrónica tipo “telefone com rodas”, perdendo se com isto a seriedade que os gaiatos tanto desprezam…

  10. Avatar de Edm
    Edm

    O problema dos eléctricos continua a ser o carregamento. Chegar a casa com pouca carga e ter que sair de emergência…com o automóvel a combustão…em 5 minutos tenho autonomia para 1000 kilometros , e com oo eléctricos… não será bem assim. E voltamos ao desgaste das baterias… arranjem reciclagem

  11. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Lá vai tudo para o estacionamento do Continente carregar os seus carrinhos.

  12. Avatar de Frederico Teixeira
    Frederico Teixeira

    Quem tem carros eléctricos fujam dos carregamentos rápidos… arrebenta com qualquer bateria…
    Depois só leio comentários a queixarem-se da bateria, ok se calhar é um dos componentes mais frágeis dos carros eléctricos e com previsão de melhorias…
    Qualquer carro esta sujeito a isso meus caros, compram um carro não estais livres de um turbo ir a vida, quanto não pagam para substituir um turbo?! carros com tração frontal vão os cardas a vida quanto não fica substituir um carda?! azar da vida é sempre depois da garantia passar…