Fiat Topolino: Os carros elétricos também conseguem ser muito divertidos

9 Comentários

A Fiat sempre nos habituou a ter no seu catálogo carros que são de dimensões mais reduzidas, como os seus primeiros modelos. O conhecido Fiat 500 ou o Topolino marcaram uma geração e têm seguido esta linha. Agora revelou o seu elétrico, que procura ser a nova solução de mobilidade urbana sustentável.

Fiat Topolino elétrica carro marca

Fiat Topolino, o primo do italiano do Citroën AMI

A Stellantis parece ter descoberto uma fórmula de sucesso para conseguir criar uma solução elétrica de dimensões mais reduzidas. Este carro, que já vimos no Citroën AMI e no Opel Rocks-e, procura ser uma proposta de dimensões reduzidas, mas plenamente funcional.

Essa fórmula de sucesso está agora disponível para a Fiat, que revelou o seu novo Topolino. Este é um carro 100% elétrico tem dimensões reduzidas, adaptando-se de forma quase perfeita às cidades, onde poderá dar azo a todas as suas capacidades.

Apesar de ter sido revelado pela Fiat, estamos ainda longe de conhecer muito mais sobre esta proposta. A marca apresentou ainda apenas uma imagem sobre a frente deste carro e um vídeo onde se mostra um pouco mais sobre o que serão as suas linhas.

Proposta elétrica da marca que quer mudar o mercado

Do que pode ser já visto, terá um interior muito limitado, mas plenamente funcional e suficiente para o que esta proposta pretende atingir. Uma curiosidade é mesmo a porta, ou melhor, a corda que ir garantir que o utilizador fica dentro da viatura.

Olhando aos restantes modelos deste grupo, e que servem de inspiração ao Fiat Topolino, é quase certo o que trará. Falamos de um ultracompacto de 2,41 metros de comprimento e 1,39 m de largura com 1,52 m de altura e que terá um motor elétrico de 6 kW com uma bateria de 5,5 kWh, recarregável em 3 horas. Com autonomia de 75 km, terá uma velocidade máxima limitada de 45 km/h.

A grande vantagem será o poder ser conduzido por qualquer um com 16 anos de idade ou mais. Além disso, o seu preço deverá ficar no mesmo patamar das restantes propostas. Falamos assim de um valor máximo de 8.000€. Resta aguardar e ver o que a Fiat trará com o Topolino.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Que m… não ter porta!

  2. Avatar de Luis R
    Luis R

    Para mim ter cada vez mais carros na estrada n tem nada de sustentável. Elétricos poluem menos, é certo, mas o aumento do consumo deita por terra essa tentativa de melhorar o ambiente. Se a humanidade quer de facto reduzir e mitigar o desastre ambiental via indústria automóvel deve reduzir a quantidade de carros para indivíduos, andam sempre a tentar combater um problema gigante com soluções demasiado pequenas e que para resultar todos deviam adotar, e nos sabemos que nem todos adotam

  3. Avatar de Marko
    Marko

    Por acaso é bem curtido, e logo pelo nome se vê que é divertido Topolino 😀
    Pena é não ter portas para ser uma boa proposta citadina, porque no inverno a chuva tocada a vento…

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      Concordo. A falta de portas é que é o senão. Mas é mesmo um “Topolindo” 😀

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Que mania essa dos OEM europeus quererem vender quadriciclos elétricos a quem dantes tinhas posses para comprar um segmento A ou B!? Ainda por cima sem portas! Realmente merecem ser arrebentados pelos chineses e pela TESLA!

  5. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Este modelo é claramente uma joint venture entre a Citroen, a Opel e, agora a Fiat, por ordem de lançamento. Claramente, mais marcas estão a aderir e isso significa que, pelo menos, existe a estimativa de que o conceito será um sucesso de vendas.

    Poderá ser uma mudança de paradigma. Por que razão precisamos nós de carregar um familiar elétrico, ou a combustão, para andar maioritariamente na cidade com uma ou duas pessoas a bordo? Com estas ofertas baratas no mercado (os Smart são caríssimos) talvez as pessoas percebam que eventualmente fica mais barato ter um ou dois destes para o dia a dia e um familar para as viagens de fim-de-semana.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A malta do centro das cidades que se prepare…Vai deixar a moda das trotinetes e Tuk-Tuks.
    Vai começar a loucura dos Fiats ou Topolinos…

  7. Avatar de bezainas
    bezainas

    Como carrinho de golf nao é mau

  8. Avatar de derminosete
    derminosete

    manda-se fabricar umas portas. mas o melhor mesmo é ter um eSTRIMA bIRO. ESSE tem Portas http://www.mysegwaypt.com/estrima-birograve.html