Fatura do combustível muda hoje e passa a ser detalhada

24 Comentários

A mudança já estava prevista há algum tempo, mas só hoje entra em vigor. A partir de hoje a fatura do combustível vai ser detalhada, incluindo mais informação que o valor a pagar, o número de litros, o tipo de combustível e informações sobre descontos.

Saiba qual a nova informação que consta da Fatura do combustível.

Fatura do combustível muda hoje e passa a ser detalhada


Se vai abastecer o carro hoje vai notar que a fatura é diferente. O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já entrou em vigor a 21 de maio, mas os comerciantes tiveram 90 dias para se adaptarem. A partir de hoje, 19 de agosto, a fatura do combustível passa a informar os clientes da desagregação dos valores faturados.

Os comercializadores devem informar os consumidores de forma completa, clara e adequada sobre as condições em que o serviço de comercialização de combustíveis derivados do petróleo e de GPL é prestado, nos termos e relativamente às matérias previstas no presente regulamento.

Que informação consta na nova fatura do combustível?

  • a) A discriminação do combustível, para as gasolinas, gasóleos e GPL Auto, de acordo com a nomenclatura legal aplicável, designadamente a NP EN 16942:2017 – Combustíveis. Identificação de compatibilidade de veículos. Representação gráfica para informação ao consumidor;
  • b) O preço unitário expresso em EUR/litro no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto, e em EUR/garrafa no caso do GPL engarrafado;
  • c) A quantidade fornecida, expressa em litros no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto e em número de garrafas no caso do GPL engarrafado;
  • d) As taxas e os impostos devidos, expressos em EUR/litro no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto, e em EUR/garrafa no caso do GPL engarrafado;
  • e) O valor de descontos aplicáveis;
  • f) A quantidade e o sobrecusto da incorporação de biocombustíveis, expressos em percentagem e em EUR/litro, respetivamente

Segundo a ERSE, os comercializadores terão de entregar aos consumidores uma fatura que terá a seguinte informação:

  • “A contribuição de cada fonte de energia primária utilizada a que corresponde o valor da fatura”, tal como acontece nas faturas, por exemplo, da eletricidade e gás;
  • “As emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa, expressos em euros por litro no caso das gasolinas, dos gasóleos e do GPL Auto”. Ou seja, será medido o custo implícito das emissões poluentes provocadas pela utilização dos combustíveis.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze
    ze

    Eu ja a recebi na terca feira da semana passada…

    1. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      “O regulamento da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já entrou em vigor a 21 de maio, mas os comerciantes tiveram 90 dias para se adaptarem.”

      Uns adaptam-se mais rápido que outros…

  2. Avatar de Cucureal
    Cucureal

    Assim ficamos a saber de forma mais clara quanto o estado leva em impostos. Um veículo paga vários impostos/taxas no momento da compra, depois na aquisição de combustível, o IUC para circular, as portagens e mais o estacionamento nas cidades para lá estar parado. Ainda se paga os eco valor na aquisição de produtos para a manutenção do veículo, inspeção…
    E nem por isso ou talvez por isso não há uma rede de transportes públicos decente e por todo o país.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Um dia o detalhe incluirá as despesas que provocas com cada litro que queimas.
      E vais perceber porque é que não sobra para mais nada.

  3. Avatar de Bob
    Bob

    Isto é uma luta com muitos, muitos anos!
    Sendo que bate o limite da data para aplicar as alterações, talvez agora, finalmente, seja fácil perceber o real custo do combustível que o posto cobra, face ao volume de impostos sobre o mesmo!

    Pelo menos, é um avanço positivo para o consumidor ficar esclarecido porque está a pagar tanto € por litro.

    1. Avatar de Vilna
      Vilna

      É de louvar sim. Mas infelizmente nada vai mudar no valor da factura e isso é que está mal.

  4. Avatar de silva
    silva

    Dantes um gajo era roubado, e não sabia como.
    Agora continua a ser roubado mas detalhadamente.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Bela analogia…

  5. Avatar de João Santos
    João Santos

    Sinceramente ninguém lê o que sai lá a não ser pontos de desconto litros e pouco mais. Em breve os papéis com pontos, contribuinte mais essa mariquice saem papéis de metro.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Devia passar a ser mais barata. Isso é que ajudava o consumidor.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Neste ponto só te posso sugerir uma prospeção de mercado e veres quais as gasolineiras na tua zona que façam preços mais em conta.

      No meu caso especificamente faço assim, compras feitas no Pingo Doce por cada 40£ de compras ganhas 2 € para o cartão Poupa Mais, podes sempre descontar esse valor numa qualquer bomba da BP, tens a Prio que tem os combustíveis TOP mais baratos 10 cêntimos ao valor de mercado, se tiveres seguros na Ageas o cartão destes dar-te-á desconto de 6 cêntimos por litro na Repsol… 😉

  7. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Bem, eu sempre comprei combustível e sempre veio nas faturas o preço por litro, quantos litros de combustível adquiridos e o valor total pago e o meu numero de contribuinte que peço sempre para ser colocado nas faturas.

    Mais que isso (acho eu) que não deve interessar mais descrição…

    1. Avatar de int21h
      int21h

      Interessa, para as pessoas terem noção de quanto valor é meramente para encher tachos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Interessava era incluir as despesas que provocas com cada litro que queimas

        1. Avatar de int21h
          int21h

          volta lá de bicicleta para o buraco e não me incomodes.

      2. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        E vais adiantar alguma coisa com isso ou vais unicamente entrar em alguma depressão e gastares dinheiro em médicos e medicação?

        1. Avatar de int21h
          int21h

          se as pessoas não tiverem noção continua tudo na mesma

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ter noção incomoda 😀

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Continuo a achar que é apenas uma perda de papel e tinta. O Estado rouba-nos em grande estilo e não é por mais umas letras e uns números que vai ficar mais informado até porque quem nos garante que essa informação é realmente a correta? Ter noção que és enrabado em grande estilo (tal como acontece com toda a população pagante) não nos faz mais feliz e alegres…

            Peço desculpa pela palavra “enrabado” mas foi a que achei mais rápido no dicionário… 😀

  8. Avatar de JoseGomes
    JoseGomes

    Um dos factores que mais faz crescer a economia de um país é o preço dos combustiveis. Infelizmente a nossa esqueerda que nos desgoverna, não está interessada no crescimmento da economia.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      Isso é falta de memória ,Quem abriu a porta a ladroagem, foi o grande trafulha furão barroso.
      Os Portugueses têm tido muito pouca sorte com o lixo que nos tem governado. autenticas mafias.

  9. Avatar de Casa de Papel
    Casa de Papel

    Numa altura em que tanto se fala em poupança de plástico e papel por causa do ambiente não me parece que faça sentido para um abastecimento de apenas 1 produto levar com uma fatura de 30 cm de papel.

    Não me parece também importante que estas informações tenham de ser adicionadas nos documentos, quem quer saber qual é o valor de ISP, percentagem de Biocombustível, sobrecustos, etc, etc basta informar-se, a lei está escrita e pode ser acedida facilmente.

    Qualquer dia por este andamento levamos com as fichas técnicas dos produtos nas faturas, enfim, temos de enriquecer ainda mais a Navigator a Celbi, e afins.