Famílias poupariam muito dinheiro se usassem os elétricos para alimentar as suas casas

57 Comentários

O Governo britânico disse que as famílias poupariam “centenas de libras”, se usassem a energia armazenada nos carros elétricos para alimentar as suas casas.

Carros elétricos para alimentar casas V2H

Ao utilizarem o carregamento bidirecional, os agregados familiares poderiam abastecer os seus carros, quando os custos de eletricidade são mais baixos, e utilizá-lo para abastecer as suas casas nos horários de pico, quando os preços são mais elevados.

No Reino Unido, o custo médio de um veículo elétrico é de 50.000 libras, sendo que um dos mais baratos, com suporte para carregamento V2H (“Vehicle-to-Home”), é o Nissan Leaf de 39 kWh, que custa cerca de 29.000 libras.

Apesar de apenas estar acessível a alguns carros elétricos, pois nem todos asseguram suporte V2H, o departamento de Segurança Energética e Net Zero disse que, de facto, os proprietários de certos carros elétricos poderiam poupar “centenas de libras” nas suas contas de energia, utilizando a eletricidade armazenada nas baterias para alimentar as suas casas.

 

Reino Unido quer implementar o suporte V2H em mais elétricos

Segundo um estudo da ZapMap, uma aplicação de estações de carregamento para carros elétricos, existem cerca de 950.000 carros totalmente elétricos e 50.000 carrinhas elétricas nas estradas do Reino Unido.

Carros elétricos para alimentar casas V2H

Uma vez que nem todos os modelos suportam V2H, o Governo britânico está a atribuir a quatro projetos uma parte de 4,8 milhões de libras, para desenvolver e implementar a tecnologia V2X (“Vehicle-to-Everything”). Esta poderia permitir que as famílias e empresas vendessem eletricidade dos seus veículos de volta à rede.

Continuamos a apoiar os motoristas e este novo desenvolvimento inovador é o próximo passo no nivelamento da nossa tecnologia de carregamento, que beneficiará muitas famílias em todo o país.

Disse Anthony Browne, ministro dos Transportes, Tecnologia e Descarbonização, recordando que “este governo já gastou mais de 2 mil milhões de libras na transição para carros elétricos” e que a rede de carregamento está a crescer rapidamente, “com 44% mais pontos de carregamento públicos do que no ano passado”.

Este é exatamente o tipo de engenho e criatividade que faz do Reino Unido uma das nações mais inovadoras do mundo. Ao apoiar esta tecnologia, poderíamos poupar centenas de libras às famílias por ano, ao mesmo tempo que apoiamos o emprego, o investimento e o crescimento.

Partilhou Amanda Solloway, ministra da Acessibilidade e Habilidades do Reino Unido, admitindo que a possibilidade de as famílias usarem os seus carros elétricos para abastecer as casas é “incrivelmente emocionante”.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sungas
    Sungas

    O nosso ministro das Habilidades Galamba deveria ter pensado nisso . A altura ideal para venderem energia à rede é das 07-10am e 04-08pm que é também a altura ideal para os carros não estarem a empatar o transito. De madrugada já há energia em excesso.

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Aqui para 100Km carrego cerca 1,60€ no bi-horário.

    Mas já ali que existe aí pessoal a pagar a 0.04 KWh, tenho que ver isso pois dessa forma nem a 1€ chega por cada 100Km.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Eu hoje deixei a carregar na empresa… estou a pagar €0 por cada 100km hehehe

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Quando a frota é pequena as empresas não se chateiam muito…
        Nem notam na conta.

        Imagina 100% de elétrico, numa firma com 1800 trabalhadores.

        A opção é simples é como na minha empresa há 6 lugares com carregadores hoje e vai ser assim para sempre independente do número de carros elétricos dos funcionários.

        ( A regra é, quem tem o carro carregado, tem de tirar para outro carregar)

        Mas há limite e vai sempre haver…

        Quem tem horário 9h 15h nem de inverno aproveita do carregamento inverso do carro.

        Tem de ter baterias em casa para poder poupar.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu estou a carregar numa tomada normal nem preciso de carregadores fixos…

          😉

  3. Avatar de toder
    toder

    sim poupar uns euros e depois pagar 30k para uma nova bateria….logic error 404

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Porra, sempre a mesma história do preço da bateria…. não existem mais argumentos? Os de combustão não avariam? Não precisam de injetores, bombas de alta pressão, turbos, fap’s, etc …
      O que se poupa em manutenção + combustível durante o tempo de um elétrico dá para pagar o que se “iria” pagar numa bateria, e digo iria porque hoje em dia já existem oficinas que reparam a bateria ao invés de se ter que adquirir uma por completo.
      E atenção, apenas tenho carros a combustão … mas há que olhar para os 2 lados.

      1. Avatar de zv
        zv

        Sérgio, qual a longevidade de uma bateria? Quanto dinheiro gastaria durante esse tempo em manutenção no seu veículo a combustão? A diferença do custo de um carro, da mesma gama, elétrico e a combustão é qual? Por quanto tempo abasteceria o depósito com essa diferença de preço?
        O carro elétrico não compensa a toda a gente e informo-lhe desde já que um elétrico também carece de manutenção.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Longevidade de uma bateria não existe, tal como não existe longevidade de um motor a combustão. Depende do uso que lhe damos e da forma como é tratada.
          Em relação à manutenção, nunca menos de 300/400€ (e não, nem todos fazem a manutenção em casa).
          Hoje em dia, para fazer 100Km a gasolina, num carro que gaste 5/6L (o normal digamos assim), gastamos 10€. Se carregar em casa em bi-horario, pode rondar os 40c por cada 100Km.
          É uma questão de fazer as contas. Óbvio que não compensa para todos. Óbvio que pode não compensar de não tiver como carregar em casa/garagem, mas temos que aceitar que existem alternativas e que são viáveis, dependendo das nossas necessidades.
          E não, nem todos os carros carecem de manutenção. A Tesla não necessita.

          1. Avatar de naodigo
            naodigo

            O que ele esta a dizer é que ia aumentar drasticamente o desgaste diario da bateria e reduzir drasticamente a vida da mesma.

          2. Avatar de Lelo
            Lelo

            ” A Tesla não necessita.”
            Necessita sim, embora seja recomendada e não obrigatória sem perda de garantia. Basta consultar o site

            https://www.tesla.com/pt_pt/support/vehicle-maintenance

      2. Avatar de Toder
        Toder

        1. A bateria irá desgastar-se muito mais rapido.
        2. Se as baterias pudessem ser carregadas quando andamos de carro ou do sol ainda tinha lógica.
        3. Tu quando carregas uma bateria tens conversão, conversão onde se perde electricidade, essa conversão no final tens 2x (uma ao carregar a bateria, e outra a converter da bateria para a casa). Mas hei tu é que sabes, e eu nem andei a falar dos carros a combustão.

        1. Avatar de JL
          JL

          Desgasta-se como ? mais rápido porquê ? porque você quer ?

          E podem.

          Errado, as perdas não são tão grandes, isso acontece nos motores a combustão, onde a maior parte é desperdício de calor e fumo.

          A eficiência de carga ronda dos 85 a 90%.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sem dúvida que a bateria iria entregar a alma ao criador bem mais cedo.
          Estão estudadas para determinado nr de ciclos. Esta proposta do ministro propõe a poupança de umas centenas em troca de um prejuízo de milhares.
          Estes promotores da ME são todos uns
          autopeoclamados inteligentes que querem fazer dos outros parvos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, não existe número de ciclos em lado nenhum, nem ninguém as fez para durar x ciclos.

            Baterias estacionárias têm garantias maiores que as dos ve.

            Estes proclamadores do petróleo são todos uns autopoclamados que querem fazer os outros parvos.

            Dito pelo gajo que tem uma bateria com 26 anos a funcionar como estacionária.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como sempre vc a querer ser mais papista que o papa:
            ” as baterias dos automóveis têm cerca de 3000 ciclos de carga, o que se traduz em oito anos de carregamentos diários, permitindo percorrer entre 160 mil e 200 mil quilómetros. ”
            https://www.turbo.pt/bateria-ciclos-de-carga/#:~:text=Segundo%20algumas%20estimativas%2C%20as%20baterias%20dos%20autom%C3%B3veis%20t%C3%AAm,a%20autonomia%20come%C3%A7a%20a%20reduzir%2C%20ap%C3%B3s%20cada%20carregamento.

            Aprenda que eu não duro sempre!

          3. Avatar de JMS
            JMS

            200 mil kms = 3000 ciclos? AHAHAHAHAH

            Neste momento tenho 45 ciclos em 11 mil kms, dá perto de 700 mil kms de vida util!!!
            Deixe-se de artigos da Turbo e fale com quem tem carros elétricos!
            Nunca vi um comentário com o mínimo de cabimento e fundamento. Ignóbil

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas o que interessa o que a turbo diz ? Também são fabricantes ?

            Segundo estimativas ? Porque não colocou essa palavra ?

            Então usam a garantia como estimativa ? Looool

            Então vamos lá, sabendo que um ciclo é uma carga e uma descarga de 100 %

            Porta um model 3 sr que tenha 300 KMS de autonomia.

            3000 x 300 = 900 000 kms, então como fazem isso dos 160 ?

            160 000 / 3000 = 53 KMS ? Então afinal qual é o carro com esta autonomia ?

            Enfim, quando dão em inventar é só rir.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Yá, os gajos da Turbo são uns tansos q começaram hoje a tentar perceber de automóveis. O @JL é que sabe e as baterias não se desgastam, são eternas. Tenha juízo pá ainda você andava de bola para bola já estes homens eram conceituados nesta temática Looolooolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Ao que parece são, não sabem fazer uma simples conta.

            Já agora, não disse que eram eternas, você é que insiste em afirmar que só dura a garantia, que é um perfeito disparate.

            Que eu saiba os gajos da turbo querem vender notícias, quanto mais sensacionalista melhor. Se quer dados sérios consulte os gajos que fazem essas estimativas com dados reais, e tem aqui alguns artigos com isso, lamento que lhe façam dores de barriga.

      3. Avatar de PTO
        PTO

        O teu contra argumento também é fraco. Tenho um carro com 18 anos e garanto-te que não gastei 30k em manutenções e então em avarias não passou de 350€ em todos esses anos.

        Quanto à poupança de combustível, o argumento também serve ao contrário. Com os 30k que não gasto na compra de EV, pago o combustível durante 20 anos para o meu Toyota.

    2. Avatar de JL
      JL

      Qual é a bateria que custa 30 mil ? Só se for a de um Porsche. E esses nem têm v2h.

      1. Avatar de Toder
        Toder

        Tu deves viver num outro mundo, até no outro dia apareceu um caso, onde um huyndai que custa 55 mil novo, deram uma fatura ao dono de 60 mil, mais que o carro custa…

        1. Avatar de JMS
          JMS

          Apareceu? Aonde?
          Uma bateria LFP de 60 KW de um tesla model y ou model 3 custa 7/8 mil euros.
          As NCM de 80kw custam cerca de 10 mil, se for recondicionada custará um pouco menos… Apesar disso tenho duvidas que o V2H seja solução, mais vale investir em baterias para o efeito… É fazer as contas: consumo em vazio vs consumo em cheio ou ponta, custo da bateria e calcular o ROI do investimento… Tenho duvidas que essa bateria se pague em menos de 15 anos…,…..

        2. Avatar de JL
          JL

          Deram ? Então mostre lá esse orçamento ?

    3. Avatar de CF
      CF

      Só quem lida com baterias de lítio diariamente é que tem noção do fake que todo o mercado é.

      Mais uma despesa camuflada atrelada ao automóvel para fazer escravos escravos da mobilidade.

      Melhor é não ter carro, levem as namoradas para o motel e vão de Uber até lá.

      1. Avatar de JL
        JL

        Desde quando os carros usam baterias de lítio ?

        1. Avatar de Toder
          Toder

          Tu és mesmo doutro mundo, vai lá dormir a ver se acordas para este mundo “Most of today’s all-electric vehicles and PHEVs use lithium-ion batteries, though the exact chemistry often varies from that of consumer electronics batteries.”

          1. Avatar de JL
            JL

            Por acaso não são lítio, são níquel, NMC, NCA, LFP, são baterias de ferro.

            E não, não estou a dormir.

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Perfeitamente normal as tarifas para carregamento de veiculos eletricos é bem mais baixa que a tarifa “normal”.
    Electricidade para um EV é 3x mais barato.
    Carregar um carro em casa fica a 8p (0.08£) kwh
    Electricidade está em media 27p (0.27) kwh

  5. Avatar de Victor
    Victor

    Normal dizerem isso… O Reino Unido segue a tendência do resto dos vassalos dos EUA. Empobrecimento geral!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porque não baixam os ordenados e aumentam os impostos ?

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Estão muito mal eles. Até têm hospitais sem serviços de urgências ou maternidades fechadas! Maus nós os portugueses ao pé deles, somos uns ricaços com uma maioria da população cujo ordenado médio nem chega aos 1.000€, e há quem receba 300! Pobres britânicos e americanos (para ficar em mesmo bem deviam expulsar muito lixo que se acumulou por lá, que curiosamente nunca vai para, Rússia ou China, esses paraísos na Terra, mesmo que fique na porta ao lado).

  6. Avatar de PA
    PA

    Quem não pensar nisto não fez o trabalho de casa. Em Portugal acontece bastante !!!

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Isso funciona na Inglaterra em Portugal não funciona Pois nós estamos no carregados de impostos iríamos pagar IRS na venda e na compra pagávamos IVA

    1. Avatar de JL
      JL

      E precisa de pagar impostos para fazer isto ?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Antigamente era pior, mas desde 1 de Janeiro de 2023 que quem vende energia apenas tem de efetuar a abertura de atividade (CAE 35113 ou 1519)…

      2. Avatar de Realista
        Realista

        No entanto tens de ir ao site das finanças submeter o SAFT ou ATCUD da fatura.

        Se o valor for superior a €1000/ano tens que pagar IRS, se for superior a 13.500 tens de pagar IRS e IVA.

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Segundo um tal Victor os britânicos estão aflitos e ver as levas de migração deles para cá.

  8. Avatar de Zé

    O governo britânico deve acreditar no pai natal também. Desgaste das baterias não existe? Ter bateria no carro para uma emergência não existe?
    Feitas bem as contas não poupariam coisa nenhuma a não ser que carregam a bateria no vizinho e mesmo assim….

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, as baterias não se desgastam, têm sim um efeito que se chama degradação, esse é a longo termo.

      Existe, mas todos esses parâmetros podem ser configurados, o carro não vai fornecer energia até drenar a bateria.

      Para saber tem de saber as contas.

      1. Avatar de Toder
        Toder

        “as baterias não se desgastam, têm sim um efeito que se chama degradação”

        Waaaaw, ou seja, um pneu não está furado, mas só perde o ar….

        1. Avatar de JL
          JL

          Uma coisa não tem nada a ver com a outra, porque o desgaste pode ser interpretado com um efeito continuo de utilização, o que não acontece com a degradação.

          Mas esqueça, isso já é muito para quem diz que as baterias têm desgaste.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Electricidade para um veículo elétrico è 3x mais barata que a electricidade residencial. É fácil fazer as contas para saber se compensa ou não.

  9. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Pronto, lá vai ter que se instalar uma quantidade geradores a diesel para pôr isto tudo a funcionar, e já sabem, é para o teu bem e serás feliz.

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso só queria dizer que o gasóleo estava muito barato, o que não parece…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não me parece que a eletricidade na Madeira seja mais cara do que no Continente apesar de mais de 70% dela ser produzida a gasóleo. É q nestas coisas, como já deve ter reparado, enquanto choverem subsídios, o kWh será sempre baratinho.

        1. Avatar de JL
          JL

          É como os subsídios para os combustíveis, enquanto choverem são sempre baratos. Volto a lembrar, não sou eu que digo, são os gajos do FMI.

  10. Avatar de ZERTO
    ZERTO

    Ora se carregar um carro vai passar a ter uma tarifa própria então isto é só uma estupidez.

    Como acham que os governos vão compensar os milhões de impostos perdidos com a transição energética.

    No princípio os carregam tks na rua eram grátis hoje já são pagos e bem pagos em alguns países já se prepara os carregamentos em casa taxados a 10x o kw para aquecimento. É depois quando chegarmos aos 60% de carros eléctricos nas estradas vive os a luz das velas porque não vai haver electricidade para tudo.

    Se já temos centros de investigação a parar no inverno para não faltar energia para alime tar as habitações imaginem com todos os carros eléctricos

    1. Avatar de JL
      JL

      Vão buscar aos teimosos que não querem transição energética.

      Para que servem esses impostos ? não é para pagar a alta fatura que eles (combustíveis fosseis ) provocam ?

      Já se preparava carregamentos a 10x ? pode mostrar um link dessa informação ?

      Não há eletricidade para tudo ? então que solução para a transição tem que gaste menos ?

      Temos ? onde ?

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        As energias renováveis/alternativas/limpas para além de ineficazes, extremamente poluentes, e prejudiciais à Natureza, Meio-Ambiente, e ao Ser-Humano, dependem todas dos combustíveis fósseis.

        1. Avatar de JL
          JL

          Dependente de poucas energias fósseis, e cada vez menos.

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Desenrasca. Mas depois de manhã o carro está carregado? Boa solução é instalar Tesla Powerwall!

  12. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    O Nissan Leaf custa cerca de 29.000 libras no Reino Unido e cá em Portugal custa entre os 36/37.000 euros ?? Mas que diferença é esta ?? 😐

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Os carros nunca custaram o mesmo em países diferentes, qual é a surpresa?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ao contrário dos combustão, PT é dos países q vende os elektros mais baratos.
        O que custa 39mil é a versão 62 kWh.
        29k libras equivalem a 33,5k € em linha com o Nissan Leaf de 39 kWh vendido em PT.