Fabricantes querem que os incentivos sejam limitados aos elétricos produzidos na Europa

27 Comentários

Os governos estão, cada vez mais, a procurar soluções para apoios públicos, de modo a incentivar a compra de carros elétricos e tendo em vista a transição. Agora, as fabricantes francesas pedem que esses subsídios sejam limitados aos veículos produzidos na Europa.

Produção de carros elétricos

Recentemente, o lobby automóvel francês Plateforme de la filière automobile (PFA) defendeu que os apoios públicos destinados à compra de carros elétricos deveria ser limitado aos veículos fabricados na Europa.

Esta proposta surge, na sequência da recente aprovação pelos Estados Unidos da América (EUA) da Inflation Reduction Act, e de políticas protecionistas pela China. Com o pedido, as fabricantes francesas procuram combater esse protecionismo chinês e fazer frente aos apoios americanos, uma vez que estão a resultar numa perda de competitividade pelos produtos europeus.

A possibilidade de um apoio para carros elétricos fabricados em solo europeu, semelhante ao Inflation Reduction Act dos EUA, está entre as opções que estamos a analisar, além de uma conferência sobre uma possível Lei de Compra Europeia. O objetivo é dar à indústria europeia tempo para se consolidar.

Explicou Marc Mortureux, diretor da PFA.

Elétricos

Enquanto esperam por uma posição favorável da União Europeia, as fabricantes apelam a que o governo francês aja unilateralmente e reformule as condições de acesso aos apoios públicos, considerando o próximo projeto, que abrangerá o espaço temporal entre 2023-2027.

Atualmente, em França, os apoios aos consumidores que compram um carro elétrico podem chegar aos 5.000 euros, independentemente do local onde o veículo for produzido.

 

À primeira vista, poderá fazer sentido que essa limitação sugerida pelas fabricantes francesas entre em vigor. No entanto, e aprofundando o debate, será realmente o caminho certo a seguir?

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    #QuandoOsEuropeusComeçaremATeslaVaiCair ahahahah agora os europeus até os incentivos ja tentam tirar dos teslas

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Não faz sentido tirar apoio aos Tesla fabricados em solo europeu, nomeadamente o Y na Alemanha.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Se forem fabricados na Europa não tiram…
      Acho que era um bom incentivo ao desenvolvimento da Europa.

      Andamos sempre dependentes dos outros

  2. Avatar de Driver
    Driver

    As marcas baixem o preço do produto para vender e não tornem a compra interessante apenas com incentivos.

    1. Avatar de Blurb
      Blurb

      querem isto é para justificar e manter as margens e os preços inflacionados. e o problema é que as alternativas que estão a caminho como a BYD, Zeekr, etc vão ser “obrigadas” a inflacionar os seus preços de vendas com toda as obrigações a que vão estar sujeitos para colocar os carros na EU.

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Ou mudam a fábrica para a Europa, Simple…
        Em Portugal há muito malandro que não quer fazer nada, podiam fabricar carros

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Já se fabricam carros em Portugal, há muitos milhares de malandros a trabalhar para isso há mais de 30 anos.

      2. Avatar de mark casila
        mark casila

        mas que comentario mais estupido … obviamente que tem de cumprir os mesmos requistos das restantes marcas …..

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Metam-se com os chineses, metam-se…

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Não tenciono comprar nenhum carro chinês.

  4. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Mais importante que o local de produção seria o teto do apoio ou baixar o apoio quanto mais caro o carro for. Senão, estamos a subsidiar quem efetivamente não precisa de subsídios para comprar carros de luxo. Faz mais falta o apoio a quem quer comprar um carro do segmento B do quem quer comprar um carro do segmento D.

    Atenção que irão existir carros de marcas chinesas a serem fabricados na europa e que devem, justamente, beneficiar também do apoio.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O Fundo Ambiental já tem tectos máximos, por isso, essa lógica deve-se manter…

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Mesmo assim, preferiria um Tesla!

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Mesmo assim não comprei um

  6. Avatar de Kush
    Kush

    O incentivo a compra devia ser exclusivamente para 100 por cento elétricos, não faz sentido dar apoio aos híbridos. E atenção quando a byd chegar ao mercado europeu vai rebentar com o mercado, com ou sem apoios

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A BYD anda a rebentar literalmente na China…

    2. Avatar de Lelo
      Lelo

      Já está na Alemanha e as vendas são…miseráveis. Em Fevereiro vendeu 7 ! Menos 86% que em Janeiro. A NIO vendeu 13, 512 desde Agosto de 2022. Aiways 0.
      Parte do problema está na ganância do importador. Estão a ser vendidos a mais do dobro do valor na China e o transporte e taxas não explica esse aumento de preço.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        É uma questão de ir buscá-los à Europa de Leste. Aí os importadores de certeza que são menos gulosos.

      2. Avatar de mark casila
        mark casila

        as marcas chiensas quer fazer lucros a custa dos idiotas dos europeus, nao tem nada a ver com importadores .. e que na china estao a ter prejuizos com os eletricos que estao a vender e querem que seja, os pacovios dos europeus a pagar por isso

    3. Avatar de yamahia
      yamahia

      No orçamento de estado para 2023 já não estão previstos apoios aos híbridos HEV e PHEV.

  7. Avatar de NoMeGustaMat
    NoMeGustaMat

    O que não faz sentido é termos o IVA a 23% para um EV.

  8. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Concordo com a medida. Devemos criar as mesmas condições de mercado que os americanos e chineses. Acho que não estamos aqui para ver a banda passar, pelo menos alguns de nós.

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    HAHAHA !!!

    Bons comentários estes …

    Muito bom .

    😉

  10. Avatar de yamahia
    yamahia

    Por acaso digo o mesmo há muito, pelo menos desde que os americas começaram essa moda. Amor com amor se paga.
    E atenção que não basta fabricar o carro. O carro terá que montar componentes made in EU, tal e qual as exigências dos americas.
    Fomos tão tansinhos estes anos todos… Pode ser q ainda vamos a tempo.

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Não foram os Américas que começaram essa moda, os chineses fizeram no desde o princípio, para obrigar as marcas a montarem lá fábricas, e em que 50% tinhsm que pertencer a uma entidade chinesa.
      E as marcas europeias cairam na esparrela, transferindo know how, agora teem a concorrência directa deles, com produtos de qualidade a preços muito baixos

      1. Avatar de mark casila
        mark casila

        nem mais quem começõu com isto foram os chineses … os americanos fizeram o que foram obrigados a fazer para se defenderem da concorrencia desleal chonesa

  11. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Talvez os ” escravos temporários ” do planeta tenham mostrado logo ai que esses título ” escravos ” não é admissível … o que foi bem jogado perante a gula dos ocidentais …