Fabricantes de carros elétricos chineses resistem e não vão aumentar preços na Europa

34 Comentários

Foi no final da passada semana que a União Europeia tomou a decisão final sobre a aplicação de novas tarifas nos carros importados da China. Esta decisão é definitiva e as marcas resolveram agora reagir. Para não terem quebras no mercado, os fabricantes de carros elétricos chineses resistem e não vão aumentar preços na Europa.

carros elétrico chineses preços Europa

Fabricantes de carros elétricos chineses vão resistir

A decisão da União Europeia de impor tarifas punitivas sobre os carros elétricos fabricados na China não deverá resultar em aumentos imediatos dos preços, garantem os fabricantes. A medida, que visa combater alegados subsídios estatais injustos na China, impõe tarifas que podem chegar aos 45%, impactando diretamente as marcas chinesas e outras que importam VE daquele país.

A MG Motor France, uma das marcas mais afetadas, anunciou que irá absorver o impacto das novas tarifas, mantendo os preços dos seus modelos 100% elétricos inalterados em França durante 2024. Esta empresa, pertencente à SAIC, que sofreu o maior aumento, classificou as tarifas como “excessivas” e alertou para o risco de prejudicar a transição verde na Europa.

A gigante chinesa BYD deverá seguir o mesmo caminho, mantendo os preços inalterados em Itália até ao final do ano. A Seat, que importa o Cupra Tavascan da China, comprometeu-se a “fazer todos os possíveis” para evitar que as tarifas afetem o preço do modelo, garantindo que os valores se manterão inalterados para todas as entregas em 2024.

carros elétrico chineses preços Europa

Marcas resolveram que não vão aumentar preços na Europa

As novas tarifas variam entre 7,8% e 35,3%, dependendo do nível de cooperação dos fabricantes com a investigação da UE. A MG Motor, por exemplo, estará sujeita a um novo imposto de 35,3%, além da tarifa de importação de 10% já existente. Outros modelos afetados incluem o Tesla Model 3, o BMW iX3, os Minis elétricos, o Dacia Spring, o Volvo EX30 e todos os modelos Polestar e Smart.

A Volvo era outra das marcas afetadas por estas tarifas e também já reagiu a estas mudanças. Para contornar o aumento previsto dos preços, a Volvo anunciou que iniciará a produção do EX30 em Gante, na Bélgica, durante o primeiro semestre de 2025.

Embora os fabricantes estejam a absorver o impacto das tarifas a curto prazo, a incerteza sobre a sua duração e o possível impacto nas vendas poderão levar a ajustamentos de preços no futuro. A situação coloca em evidência a complexidade da concorrência no mercado global de veículos elétricos e os desafios da transição energética.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jack
    Jack

    Se as marcas absorvem margens destas sem pestanejar é porque estão a faturar bem.

    1. Avatar de David
      David

      Menor margem mas mais vendas…

    2. Avatar de Perfectly Balanced
      Perfectly Balanced

      Faturar bem para conseguir absorver um aumento de 35%? Não me aparece, acho que isto só comprova o tamanho dos subsídios chineses, nem a Tesla no seu melhor ano conseguiria absorber este valor sem ter prejuízo, a BMW tem uma margem entre os 8% e 10%, Toyota 11%… Só marcas de luxo como a Ferrari seriam capazes de absorber este valor e mesmo assim ter lucro sem intervenção do estado…

    3. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Exacto, a margem de lucro é bem grande para conseguir encaixar essas taxas…

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Ou porque já receberam instruções do governo chinês para não mexer nos preços que as perdas serão compensadas pelo tesouro estatal.
      Para já há intenções de boa fé da parte de duas marcas a BYD e a Leapmotor (com a Stellantis) de produzirem carros cá.
      Mas com apenas estas pequenas demonstrações de boa fé continuo convencido que o objetivo do governo chinês é secarem todas as indústrias na União Europeia.
      Era é necessário aumentar as tarifas de importação para realmente vermos se resulta em investimento chinês em solo europeu tal como os europeus investiram e continuam a investir fortemente na produção chinesa.

      1. Avatar de GM
        GM

        Boas intenções? Dispenso essas boas intenções. Mesmo fabricados cá, para mim não são opção.

    5. Avatar de Aristides Barros
      Aristides Barros

      quem vai pagar a diferença é o governo chinês … lá para os lados da china, acho eu, o sector automóvel segue o mesmo caminho que o da construção civil, ou seja, a falência, portanto, pessoalmente não compro estas marcas de automóveis porque em breve pode não haver peças para a sua manutenção 🙂

    6. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      A questão não é estarem a faturar, a questão é que a indústria de carros elétricos chineses está a fazer o possível para deitar abaixo a indústria europeia principalmente de carros a combustão pois sabem que depois disso deitar abaixo os carros elétricos europeus é rápido devido a não podermos competir em preço com os chineses

      1. Avatar de JL
        JL

        Não foi o que fizeram as europeias com outras marcas de outros continentes ?

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Ora bem, os iluminados deputados europeus lembram-se de muita coisa, mas não se lembram que os subsídios do governo chinês às suas empresas são proporcionais aos gastos que as mesmas têm.

  3. Avatar de João
    João

    A prova de que os chineses estão divididos a destruir a indústria do ocidente com práticas obscuras! Se não cuidarmos disso a destruição dependência via económica está presente.
    A margem dos lucros da que pensar…

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Há +20 anos atrás quando foram buscar os Eng. na reforma Ocidentais e ofereceram ordenados elevados, quando colocaram a imposição de grupos como a Vw fabricar os seus carros na China, entre outras medidas, estavam à espera do quê? A China é um país ditatorial com visão e objetivos de futuro… A Europa nestas últimas duas décadas a única coisa que fez foi debater e entregar conhecimento… Agora estamos a recolher os frutos dos nossos políticos!

  4. Avatar de Superx
    Superx

    Grande desafio mental… Os Americanos a manipularem os Europeus…Já nos têm nas mãos, conseguiram. Pensem, não se deixem ir em grupos.

  5. Avatar de Aves
    Aves

    Não vos faz lembrar nada?
    “A China vai obrigar as empresas que importem brandy europeu para o seu país a pagarem uma espécie de caução no valor de 34,8% a 39% da encomenda. A medida, de acordo com o Ministério do Comércio chinês, citado pela Reuters, entrará em vigor no próximo dia 11 deste mês, sexta-feira, e é apresentada como algo provisório, embora não haja detalhes sobre como é que o montante dos depósitos, que dificultará as encomendas, será recuperado.” Até se tornarem definitivas as sobretaxas alfandegárias à importação de VE chineses funcionam da mesma maneira.
    “O Ministério do Comércio chinês sublinhou também que ainda estão a decorrer as investigações sobre as importações de produtos europeus de porco, e que, no final do processo, serão tomadas decisões “objectivas e justas”. Além disso, Pequim adiantou que poderá haver um aumento das tarifas aplicadas a veículos de alta cilindrada produzidos na Europa.”

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      É uma retaliação a fingir! A China precisa do mercado europeu para poder escoar a sobre-capacidade de produção das suas fábricas que o pobre mercado interno não consegue absorver.
      De lembrar que o país mais afetado por este simulacro de retaliação é a França o qual votou a favor do aumento das tarifas de importação para veículos made in China!

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        O mercado europeu auto precisa mais da China do que a China precisa da europa, para eles é só mais um mercado e nem é o maior.

    2. Avatar de Cosmix
      Cosmix

      Deixa cá ver! A China aplicara taxas a produtos europeus, revertendo o valor angariado a fim de ajudar as suas marcas automóveis a suportar as taxas impostas pela europa!?

  6. Avatar de Superx
    Superx

    FCK… Carros Europeus construidos na China – BMW iX3 – CITROËN C5X – DACIA SPRING – DS9 – POLESTAR 2 – POLESTAR 4 – VOLVO EX30 – VOLVO XC60 – VOLVO S90 – AUDI A6 AVANT e-Tron – CUPRA TAVASCAN, e os milhões de componentes auto para a industria europeia, pensem po…rra, voçes têm cérebro. Os politicos da união europeia estão-se a cag…ar para a nossa existência… Enfim o rebanho aprova!!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      O real problema está mesmo aí… quando se queixam, mas produzem tudo na china para terem lucros excessivos, é o que dá… É obrigar as marcas, que querem vender na UE, a produzirem no mínimo X por cento dos produtos na UE também! Digam-me, porque é que apenas UM HOMEM, precisa de receber NUM ANO, a quantia de 36,5 MILHÕES DE EUROS? https://observador.pt/2024/02/25/portugues-a-frente-da-stellantis-recebeu-365-milhoes-em-2023/

  7. Avatar de Tafc
    Tafc

    Ninguém quer carros elétricos. Por isso estão amontoados em vários sítios à espera que venha um cromo qualquer derreter dinheiro num frigorífico que desvaloriza 50% em 2 anos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se ninguém quer porque as vendas estão a aumentar ?

      Então mostre lá um que tenha desvalorizado isso ?

      1. Avatar de Jorge Jorge
        Jorge Jorge

        Porque são estípicos! Nunca comprarei um elétrico!

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Ou morres em 20 anos ou então vais andar a pé

        2. Avatar de JL
          JL

          Então se não compra os outros são estúpidos ? Não entendi.

      2. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        JL mais uma vez estás a falar com votantes lindes do bloco de esquerda onde a capacidade cerebral não abunda, estes lindes não sabem.nada e não seguem isto como tu por isso nao percas tempo a pedir onde e como …. :):) nao percas tempo 🙂 a sério

  8. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    JL em parte tens razão no entanto a venda de elétricos em segunda mão é muito pouca devido á desconfiança do estado principalmente das baterias algo que pelo que percebo tens 1 ou até mais logo sabes o preço delas. Também e verdade que só na Bélgica no porto de Antuérpia estima se que estejam 200 mil carros empilhados e na China bem mais pelo que vi na televisão á uns tempos atrás. Mas já sei que vais dizer que estou a inventar

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Vê quantos carros a combustão estão empilhados por aí, vê videos no youtube na américa, tem lá as pickups todas a apanhar pó, milhares delas a pagar para estarem paradas e ninguém quer aquilo e ainda por cima custam 70-80-100k.

    2. Avatar de JL
      JL

      Ah sim, então mostre lá essa informação ?

      Na outra informação já sabemos que inventou, agora vamos ver nesta.

      1. Avatar de Leonel matos
        Leonel matos

        Quando te inventarem 1 cérebro vai pesquisar. Já que o teu é tão pequeno cujo teu parvo argumento é dizeres que os outros inventam fui

        1. Avatar de JL
          JL

          Pesquisar o quê?

          Não era mais fácil colocar aqui o link do que mandar pesquisar ?

          É fácil saber quando inventam.

    3. Avatar de JL
      JL

      Mas ela já é boa, no mês de agosto 2024 quando se venderam poucos novos, houve um aumento de 103 % nos usados.

      Sei quanto custa porque o meu teve um problema na bateria e a marca deu-me orçamento para troca, mas foi reparada por um valor menor, cerca de 1/10.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Embora os fabricantes estejam a absorver o impacto das tarifas a curto prazo”
    Os fabricantes é q não são de certeza. A não ser que o PCC seja os fabricantes.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Claro que é governo chinês que subsidia. E agora o que é que UE vai fazer, vai aumentar essas taxas para 50, 70,… 100%?
    Isto são guerras entre em que nós simples cidadãos são simples marionetas.
    Fico surpreendido como é que há comentários a defender o dito “orgulho ocidental”, os empresários e governantes ocidentais não querem saber de vocês para nada.