Fabricantes de automóveis já estão a receber chips e a normalizar a produção

5 Comentários

Conforme fomos acompanhando, a crise global de chips não poupou as indústrias e, durante largos meses, as fabricantes viveram num impasse. Agora, algumas empresas estão a receber semicondutores para regularem, dentro do tempo possível, a sua atividade.

A crise está a dar os primeiros sinais de abrandamento.

Produção de automóveis que necessita de chips

A pandemia provocou uma preocupante crise de chips que, direta ou indiretamente, prejudicou as indústrias. Ao longo de dois anos, estas viram a produção da sua oferta ser interrompida ou abrandada, sem que pudessem fazer alguma coisa para resolver o problema. Como consequência das paragens na produção, a escassez de semicondutores atrasou entregas e deixou muitos consumidores, e mesmo fabricantes, à espera.

Agora, a crise parece estar a abrandar, uma vez que há já fabricantes a receber semicondutores para retomarem a sua produção normal. A novidade chega da Alemanha, onde algumas empresas já estão a conseguir abastecer-se de componentes. Isto significa que essas já poderão retomar a produção.

Apesar de a previsão para o fim da crise de chips apontasse para o final deste ano, ou para 2023, a atual conjuntura económica reduziu a procura de produtos eletrónicos de consumo que partilham os componentes com a indústria automóvel – esta por sua vez, viu a procura aumentar.

Ainda estamos a monitorizar semana após semana, mas até agora basicamente a nível mundial, não tivemos problemas em gerir a produção.

Disse Joerg Burzer, chefe de produção e gestão da cadeia de abastecimento da Mercedes, revelando que os problemas de abastecimento ocorrem esporadicamente e não são comparáveis aos que se viveram no ano passado.

Joerg Burzer, chefe de produção e gestão da cadeia de abastecimento da Mercedes
Joerg Burzer, chefe de produção e gestão da cadeia de abastecimento da Mercedes

Da mesma forma, a BMW também se mostrou otimista, tendo um porta-voz partilhado que a situação “é um pouco mais estável”, que as suas fábricas estão a funcionar e que não estão a ser registadas interrupções devido à falta de chips. No entanto, a mesma fonte garante que a empresa está atenta e tem monitorizado a possibilidade de novas interrupções.

Contrariamente à Mercedes e à BMW, a Volvo Trucks afirma continuar a ser vítima da escassez de chips.

 

Leia também:

Conheça a máquina que vai dar vida à Cybertruck da Tesla

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leo
    Leo

    O que mudou?
    A guerra e a pandemia na Ásia continuam!!!

    Conclusão… O problema são mesmo os grandes bancos e as bolsas de valores

  2. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Até hoje continuo sem perceber se a (principal) causa para a escassez foi a aumento da procura ou a diminuição da produção.

    1. Avatar de pereira
      pereira

      fecho/paralisação de fabricas de chips por causa de lock downs, preparação para smart cities e IoT

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Agora que se está a voltar ao normal na produção automóvel, o problema daqui para a frente, vai ser é a venda (não dos que já estão encomendados há meses)… com a crise que aí vem, com o aumento dos preços dos combustíveis (que certamente não vão baixar muito dos 2€ por litro), a partir do início do próximo ano vai haver muitas promoções!

  4. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    Ainda falta conseguirem colmatar a falta de cablagens que eram fabricadas na….Ucrânia