Excelentes notícias! As vendas de carros elétricos da Volkswagen dispararam

53 Comentários

O mercado de carros elétricos não tem mostrado estar numa posição favorável. A Tesla tem problemas internos e em muitos casos os utilizadores preferem outras propostas mais tradicionais. Ainda assim há boas notícias! A Volkswagen conseguiu aumentar as suas vendas de carros elétricos em 59%.

Volkswagen carros elétricos vendas

Vendas de elétricos da Volkswagen dispararam

O Grupo Volkswagen aumentou as suas entregas de veículos elétricos em 59% em comparação com o período homólogo, para 216.800 veículos no primeiro trimestre de 2025. Com este crescimento, o Grupo aumentou a quota de modelos elétricos no total de entregas de veículos de 6% para 10%.

A empresa entregou 157.800 veículos elétricos na Europa entre janeiro e março. Isto significa um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos EUA, foram entregues 20.400 veículos elétricos, um aumento de 54,9%. As entregas na China caíram 36,8% para 25.900 unidades.

Considerando as vendas totais do Grupo, foram entregues 2,13 milhões de veículos em todo o mundo no primeiro trimestre do ano. 82.500 destas entregas foram modelos híbridos plug-in. Este número indica também um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

Volkswagen carros elétricos vendas

Carros da marca dominam em vários mercados

O maior salto nas vendas de veículos elétricos por marca veio da Porsche. A marca, que opera no segmento de luxo, cresceu 326% ao aumentar as suas vendas de veículos elétricos de 4.300 no primeiro trimestre do ano passado para 18.400 este ano.

Foram entregues 151.400 unidades sob a marca Volkswagen, representando um aumento de 57,5%. De forma detalhada, a Skoda entregou 27.000 unidades (aumento de 39,6%), a Seat 18.600 unidades (aumento de 167,4%) e a Audi 46.400 unidades (aumento de 30%). Em termos de modelos, os Volkswagen ID. 4 e ID. 5 ficaram em primeiro lugar, com um total de 43.700 unidades.

Estes dados são importantes e mostram que a Volkswagen está a conseguir recuperar de um cenário que há alguns meses era complicado. Poderá também ser o primeiro sinal de recuperação da indústria automóvel, em especial no que toca aos elétricos. Aproveita o momento menos positivo da Tesla, mas consegue ganhar uma alavancagem importante nos mercados onde opera.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Sá
    Pedro Sá

    Excelentes notícias porquê?

    1. Avatar de Carlos faria
      Carlos faria

      Porque o Pplware é anti Trump, musk e Tesla.

      1. Avatar de Vítor M.

        Calma, Carlos, isso és tu a falar do que tu pensas. Não é a realidade. O Pplware não é anti nada disso. Fala por ti, deixa que eu falo pelo Pplware. Nós sobre política não temos opinião nem queremos ter. Sobre comportamentos sociais de Musk não temos nada a dizer, na tecnologia, ciência e inovação, é fantástico. Sobre a Tesla, é uma das marcas de elétricos que seguimos com paixão. Desde 2012… mais coisa menos coisa 😉 Portanto, fala por ti 🙂 Boa?

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Talvez porque são carros europeus e porque a Autoeuropa vai comecar a produzir VE

    3. Avatar de Realista
      Realista

      A questão é mesmo porque é que não são boas noticias?

  2. Avatar de V
    V

    Infelizmente vai durar pouco (espero estar errado).
    Atitudes exploradoras dos concessionários nas revisões (em Portugal) e forte concorrência dos chineses (com qualidade) irão mudar o mercado.

    1. Avatar de Rodrigo de Freitas Lobo
      Rodrigo de Freitas Lobo

      O grave erro dos alemães é acharem que neste mercado dominado pelos chineses, que podem continuar com as técnicas antigas de xulanço:
      – preço base médio-alto mas despido de tudo;
      – ao meter uns extras “básicos” sobre o preço de forma exorbitante;
      – metem revisões acima da média “para bem da segurança” que fazem o custo total do veículo em 5-6 anos subir escandalosamente.

      Se alguém comparar o VW iD5 equivalente a um Model Y, vai ver que no modelo alemão paga mais por menos, ou muito mais para o mesmo. Então se meterem as manutenções, em 5 anos esta diferença é escandalosa.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ver grupo Hyundai/Kia.
        Manutenção teslas não obrigam mas tb não passam na 1ª inspecção.

        1. Avatar de JL
          JL

          Passam, tanto que o meu passou sempre, e já fez 5.

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Passam, nem que seja á segunda ou terceira reinspeção.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sempre à primeira.

          3. Avatar de JL
            JL

            Qual teve e não passou ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é o que dizem as estatísticas.

          5. Avatar de JL
            JL

            Não ? Mostre lá as estatísticas na Europa toda ?

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Como se as inspeçoes neste pais fossem muito rigorosas ahahah qualquer carroça com rodas passa na inspeção

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Não se faz inspeções a carroças 🙂

    1. Avatar de Rodrigo de Freitas Lobo
      Rodrigo de Freitas Lobo

      Eu se tivesse dinheiro para o Model Y novo trazia já um para casa…

      1. Avatar de Mário
        Mário

        O Banco tem lá muito, ou então abres uma unipessoal e nem pagas o IVA.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Abre uma empresa tu também…

        2. Avatar de JL
          JL

          É só abrir empresa e não paga IVA ? Como faz isso ?

          Ao dizer isso sabe como funciona o IVA.

  3. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    São boas notícias e espero que continuem acontecer com todos os produtos europeus! Caso contrário que se tome medidas “adequadas”, eu diria de imediato, imposto de luxo a Tesla, Coca-Cola, Apple etc… Não vai a bem, vai a mal e quem não gostar a porta da rua é a serventia da casa!!!

    1. Avatar de Toninho
      Toninho

      Porque beber Coca-Cola é um luxo

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Bebe cola do Recheio que é bem bom.

        1. Avatar de Toninho
          Toninho

          A brincar a brincar, há uns 17 anos procurei “colas” alternativas de marca branca, na busca de alguma que pudesse garantir praticamente o mesmo sabor. Nenhuma satisfez plenamente, embora tenha encontrado algumas boas receitas.
          Na altura descobri uma “cola” curiosa, no mínimo, e que até não era nada má: El Ché Cola

          https://en.wikipedia.org/wiki/El_Ch%C3%A9-Cola

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Tu percebeste onde quero chegar… Mas podes discordar é um direito!

        1. Avatar de Toninho
          Toninho

          Não percebi onde queres chegar, mas tudo bem. Sou Toninho 🙂

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Lê novamente. O imposto é que seria de luxo, não a coca-cola. 😀

        1. Avatar de Toninho
          Toninho

          Ah, ok 😛

  4. Avatar de Anung
    Anung

    Quando andei a ver VEs para comprar fui ver o ID3. É um charuto que nem vos digo, os bancos parecem retirados de um fiat punto dos anos 90! Travões de tambor atrás e plasticos mal duros e mal montados no interior.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isso é extensível a todos os elektros, exceptuandoos alguns ditos “premium”. Não valem nada.

      1. Avatar de JL
        JL

        A todos os a combustão também, salvo alguns ditos premium.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          é como os teslas com volantes a descascar, chapas com podres, etc…

          1. Avatar de JL
            JL

            Tal como acontece com os BMW.

        2. Avatar de Anung
          Anung

          Errado, um golf GTE é mais barato que um ID3 e tem muito mais qualidade.

          1. Avatar de JL
            JL

            O Golf GTE é um premium ?

            Um GTE custa a partir de 50 mil euros, um ID3 a partir de 38 mil, como é mais barato ?´

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Custa? A VW não tem culpa dos impostos

          3. Avatar de JL
            JL

            O GTE é um híbrido, portanto é dos paga menos a seguir aos 100% eléctricos.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            Paga menos mas paga mais!

          5. Avatar de JL
            JL

            Paga menos menos que todos os outros que consomem combustíveis.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        O meu carro tem um circular mais suave que qualquer carro premium com motor a combustão…

      3. Avatar de Anung
        Anung

        Não acho, e um caso disso é o model 3 2021. Não é nem de perto mau como dizem

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Os travões de tambor nos elétricos ressurgiram com os elétricos devido a três pontos:

      1) são mais económicos;

      2) como os travões não são tão usados como nos veículos a combustão e as rodas traseiras apenas contribuem com 30% da força da travagem, ao utilizar o sistema de tambor estes estão protegidos dos elementos já que os travões de disco que se não forem utilizados acabam por perder eficácia.

      3) possuem menos impacto ambiental. Como o pó permanece no tambor reduzem largamente as emissões.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Lol

        Prontos, é a 1. O resto é lenga lenga para tentar justificar.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Verdade 🙂

          Mas acredito-me que seja 70% da primeira e 29% da segunda.

          Até porque as marcas europeias não conseguem produzir um carro elétrico ao mesmo preço que o fazem com os carros a combustão e necessitam de encontrar formas de reduzir custos.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Curiosamente a Continental, que desenhou os travões do ID.3, afirma que em teoria nunca seria necessário fazer manutenção aos travões ao usarem este sistema. Para além disso não nos podemos esquecer que os travões de tambor não fazem fricção, ao contrário dos travões de disco, isto ajuda também a aumentar a autonomia.

            Portanto, acredito que seja uma mistura dos dois sim 🙂

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E a malta que se queixa que os elektros não travam qd é preciso?

        1. Avatar de JL
          JL

          Da ultima vez que bati foi com um diesel, também não travou quando foi preciso.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Tens de ir reclamar ao concessionário, o dono do carro diesel não tem culpa dos defeitos do teu carro.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tive culpa por bati por trás.

  5. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    PorcoDoPunjab se tivesse que adquirir um EV agora ou seria BYD ou KIA Ionic.

    Como não preciso, entretenho-me a imaginar o meu frigorífico com um volante e 4 rodas et voilà eis o meu EV.

  6. Avatar de cAPEX
    cAPEX

    A Tesla vende cada vez menos!
    O consumidor está mais esperto!