EUA aprovam mina de lítio para produzir baterias para 370.000 carros elétricos por ano

24 Comentários

Com a aprovação de uma enorme mina de lítio, os Estados Unidos da América (EUA) conseguirão quadruplicar a produção. O projeto deverá estar operacional até 2028.



Esta semana, uma empresa focada na produção de minerais de lítio recebeu a sua licença federal para desenvolver o projeto Rhyolite Ridge Lithium-Boron do Bureau of Land Management.

De nome Ioneer, a empresa procurará impulsionar a produção de minerais críticos dos EUA e apoiar o investimento no condado de Esmeralda, no Nevada. Os planos apontam para o fim da construção em 2025 e a primeira produção em 2028.

Por mais de seis anos, trabalhamos em estreita colaboração com os governos estadual, federal e tribal, bem como com a comunidade de Fish Lake Valley, para garantir o desenvolvimento sólido e sustentável do nosso projeto Rhyolite Ridge Lithium-Boron.

Esta autorização dá-nos uma licença para iniciar a construção em 2025 e começar o nosso trabalho na criação de centenas de empregos rurais bem remunerados, gerando milhões em receitas fiscais para o Condado de Esmeralda e reforçando a produção nacional de minerais essenciais.

Partilhou Bernard Rowe, diretor-geral da Ioneer.

Depois de operacional, o projeto fornecerá, anualmente, as baterias para mais de 370.000 veículos elétricos fabricados nos EUA e processará materiais cruciais para as baterias on-site.

 

Projeto Rhyolite Ridge vai impulsionar produção de lítio nos EUA

A céu aberto, o projeto Rhyolite Ridge Lithium-Boron deverá gerar uma média de 22.340 toneladas de carbonato de lítio (Li₂CO₃) durante os primeiros três anos. Depois, espera-se que produza 21.951 toneladas de hidróxido de lítio (LiOH) durante a restante vida útil da mina.

A par disso, deverá produzir 174.378 toneladas por ano de ácido bórico (H₃BO₃) durante toda a sua vida útil, que se espera que seja de 26 anos.

Posso dizer com absoluta confiança que há poucos depósitos no mundo tão impactantes quanto Rhyolite Ridge.

Disse James Calaway, presidente executivo da Ioneer, afirmando que a licença federal é o “culminar de inúmeras horas de trabalho e um testemunho da dedicação da nossa notável equipa ao desenvolvimento e construção de um dos projetos mineiros mais sustentáveis do país”.

O projeto Rhyolite Ridge será construído numa secção de terreno no Condado de Esmeralda, dentro da Silver Peak Range, cerca de 20 quilómetros a nordeste de Dyer, Nevada. O local do projeto compreende formações vulcânicas terciárias que se distinguem por materiais sedimentares e vulcânicos em camadas.

Em abril de 2020, as reservas minerais verificadas e prováveis no projeto Rhyolite Ridge Lithium-Boron foram calculadas em 60,2 milhões de toneladas, com um grau de 1797 partes por milhão de lítio e 15.418 partes por milhão de boro.

A Ioneer planeia vender carbonato de lítio (Li₂CO₃) como um produto de grau técnico com uma pureza de 99% durante os seus primeiros três anos de funcionamento. A partir do quarto ano, o foco mudará para a venda de hidróxido de lítio (LiOH) com uma pureza maior de 99,5%.

 

Leia também:

Novo método torna a extração de lítio mais barata e sustentável

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de teresa n
    teresa n

    Pois…o litio do Donbass parece que lhes está a escapar pelas mãos…
    Lá terão de criar poluição dentro do País…

    Agora resta saber se a Alemanha vai assumir que o litio do donbass está realmente perdido, e também ela começar a poluir a Alemanha com a sua extração.
    As leis da EU dizem que tem que ser posivel pelo menos 85% reciclável, e nem a EU nem os EUA teem sequer tecnologia para 50%, quanto mais 85%.
    Mas a EU está a trabalhar no sentido de conseguir tecnologia para isso, com algum tempo, a EU é capaz de criar essa tecnologia, não sei é a que custo.

    Desde o inicio que deviam ter investido em tecnologias para isso, mas fiaram-se no ouro branco do donbass, onde não havia leis nem regras… investiram tudo na guerra…parece que está a correr mal..

    1. Avatar de JL
      JL

      Ah ok, então só lítio é que polui, curioso como os ambientalistas escolhem sempre as piores e mais poluentes soluções para as pessoas.

      Tanto que têm tecnologia para 85% que até já chega aos 95%.

      O que não faltam são locais para extração de lítio na Europa.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Dá-lhe JL a malta e tão ambientalista para o lítio ou “ouro branco” que polui muito menos mas tão pouco para o “ouro negro” que polui muito mais.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O “ouro negro” só polui na extração, no transporte, na refinação e no consumo. De resto é bastante limpo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É igual aos combustíveis para a electricidade. Aliás, estes são piores por causa do incremento do CO2 no carvão e do metano no gás. Metano esse que é 100x pior para o aquecimento global que o CO2.
            Prioridades 😛

          2. Avatar de JL
            JL

            Lá anda você com o disparate do metano, o metano é aquilo que se queima nas centrais a gás, fale do metano quando as refinarias e poços de extração o mandavam para o ar.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Só é possível refinar combustível de 1 forma e 100% é feito dessa forma.
            A electricidade eu sei que desconheces mas é possível ser gerada de inúmeras formas. Já não estamos no Séc XXI, A
            a electricidade não é produzida 100% com combustível fossil.
            Na Europa é a minoria e tem vindo a diminuir todos os anos. Vários países até já fecharam as centrais todas.
            Nos combustíveis nada mudou e nada vai mudar é 100% dessa forma e vai continuar a ser 100%.

            Nas últimaa décadas tudo no mundo evoluiu.
            A única coisa que não evoluiu foram os combustíveis fósseis e os seus seguidores.

          4. Avatar de JL
            JL

            Mas quando se diz que as refinarias gastam muita eletricidade, já muda de assunto e diz que a eletricidade nas refinarias é produzida com o calor resultante do processo de destilação, que curiosamente também usa eletricidade para produzir esse calor. Portanto, de onde vem a eletricidade para a refinaria ? do carvão ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Sim, parece que você é mais um deles, também deve pensar que o lítio é um combustível.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Aconcelho-te vivamente a ir ver a poluição de uma exploração de litio vs uma exploração petroleiro em alto mal é um excelente exercício e vais ver que aprendes alguma coisa

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Desde a extração a sua distribuição além de poluir muito mais com derrames e perdas pela sua refinação só aí já está a poluir muito mais que o lítio. Agora ainda pena a sua continua queima e sua utilização pelos carros mas não so o petróleo está em todo o lado plásticos etc. Não tem a mínima comparação.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então mostre lá que polui mais ?

          Refinação ? Então esta mina já fornece a matéria prima para as baterias.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Os países deveriam seguir o exemplo de Portugal e não investir em tecnologias ou recursos naturais.

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Hahah, nós bem tentamos.

    4. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @teresa n, a Alemanha tem as maiores reservas sob as termas do Reno, don’t worry. Qd for preciso, escavacam aquilo tudo, NOT.
      Qt à reciclagem é quase 100% mas é para o alumínio, ferro etc. Massa negra, está de chuva, é zero looolooolool

      1. Avatar de JL
        JL

        O que não faltam são empresas a fazer recuperação da massa negra, o que falta é a massa negra.

        https://elcanindustries.com/blog_posts/black-mass-recovery-process/

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Espero bem que Portugal passe de último da exploração de petróleo para último de exploração de minério. Assim nada nos afecta e nada muda. Podes estar descansado.

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Pena é os meios de comunicação não abordarem a questão da reciclagem dos combustíveis. Como sempre a ocultar os certos temas.

  2. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Os tipos do petróleo que espumem á vontade acabou a era do petróleo

  3. Avatar de Pastor
    Pastor

    O futuro é elétrico.
    Patum tsss

    1. Avatar de Mario2
      Mario2

      Uma coisa doida….
      Poluimos no jardim dos outros, parece me bem.
      O gás natural que deixamos de consumir é simplesmente queimado nas torres das plataformas petrolíferas ou das instalação de armazenamento… Mas como não se vê esta tudo bem

      1. Avatar de JL
        JL

        Está a ver que o problema não é você não ter dinheiro.

        Então não consome o gás natural porquê?

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se deixarem de extrair já não é necessário queimar. Agora a culpa é de quem não consome

  4. Avatar de Focabm
    Focabm

    Mais poluição…