Estudo: carros elétricos ajudam a poupar milhares de milhões, até para quem não os usa

148 Comentários

Os carros elétricos não são para todos, o que é justo, pois há quem não tenha necessidade de os adotar. Contudo, a maior penetração deste novo paradigma no mercado automóvel está a trazer vantagens financeiras para quem usa e também para que não usa. Pelo menos é o que indica um novo estudo com avaliou o impacto dos carregamentos nas redes elétricas.


Energia: consumo dos elétricos exerce pressão para tarifas descerem

Um relatório recente da Synapse Energy Economics analisou, para o mercado dos EUA, o montante que os proprietários de automóveis elétricos pagam pela eletricidade em comparação com os custos suportados pelos serviços públicos para construir, produzir e distribuir essa eletricidade.

Os resultados indicam que, em conjunto, os condutores de veículos elétricos contribuíram com mais de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2.8 mil milhões de euros) em receitas líquidas para a rede elétrica entre 2011 e 2021.

Custos totais, mais despesas do programa de VE, versus receitas totais do carregamento de VE nos Estados Unidos por ano, de 2011 a 2021.

O rápido crescimento da adoção de veículos elétricos levantou a questão de como os veículos elétricos afetam as tarifas de eletricidade pagas por todas as famílias, incluindo as que não têm veículos elétricos.

Para responder a esta questão, a Synapse comparou as receitas das empresas de eletricidade provenientes do carregamento de veículos elétricos com os custos associados à satisfação da procura de veículos elétricos, incluindo os custos dos programas de veículos elétricos das empresas de eletricidade.

Os resultados da análise indicam que, desde 2011, os veículos elétricos têm contribuído muito mais para as receitas dos serviços públicos do que para os custos. Por este motivo, os VEs ajudaram a exercer uma pressão descendente sobre as tarifas.

Não são teorias, são factos

Esta pressão descendente sobre os preços dos serviços de utilidade pública só aumentará à medida que mais carros elétricos circularem nas estradas e mais produção de energia renovável e rentável for adicionada à rede.

O efeito líquido é que o custo da eletricidade diminuirá para todos, ao mesmo tempo que os carros elétricos melhoram a qualidade do ar à superfície e reduzem as taxas de doenças respiratórias entre as crianças, os idosos e outras populações vulneráveis.

Além disso, embora este tipo de poupanças e benefícios tenha sido previsto por estudos prospetivos durante anos, este estudo Synapse (realizado em nome do Conselho de Defesa dos Recursos Naturais) utiliza mais de uma década de dados reais para confirmar que a eletrificação dos veículos está a produzir este efeito de pressão descendente sobre as tarifas. Por outras palavras, não se trata de uma teoria. É um facto.

Além disso, o estudo mostrou uma correlação entre o impacto da taxa líquida e o número de veículos elétricos na estrada. Traduzindo: quanto mais veículos elétricos houver na estrada, mais baixas serão as faturas dos serviços públicos para todos os clientes.

Comentários

148

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    Exato, isso é bem obvio, já cansa ler os comentários que a energia aumentará para 5 euros. LOOOL

    1. Avatar de TdSR
      TdSR

      Ri-te enquanto podes. Daqui a 10 anos voltas para carro a combustão.

      1. Avatar de JL
        JL

        Volto porque me vai obrigar ? Ahahaahaha essa é boa.

        Mais de 10 anos já eu ando neles, e agora ?

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Agora já podes comprar outro a custo zero com o dinheiro que poupaste… 🙂

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Sim diziam o mesmo dos carros e da carroças olha só quem voltou para as carroças

        1. Avatar de TdSR
          TdSR

          Agora os burros andam de elétrico.

          1. Avatar de JL
            JL

            O burro aqui é o tdsr, que além de falta de respeito não aceita as opções dos outros, faça-se uma homenzinho, fica sempre bem.

    2. Avatar de Jakim+Zé
      Jakim+Zé

      Looool.

      Ninguém sabe o futuro, mas a máquina fiscal quando não tiver os combustíveis fósseis para faturar, vai ter de faturar algo… E seguindo a lógica da batata, o mais que provável será a energia para carregar os veículos.

      Toda a gente sabe que não há almoços grátis.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então e como ficam aquelas soluções que vocês tanto gostam e dizem ser o futuro, mas esquecem-se quase sempre que só dependem de electricidade ?

      2. Avatar de JL
        JL

        Alguém falou em almoços grátis ? Ou ficaram chateados porque o estudo diz que estes até contribuem mais para o serviço público que os outros ?

        1. Avatar de Jakim Zé
          Jakim Zé

          Deixa de ser infantil. Sê racional. Aparentemente o único chateado és tu, porque não aceitas uma critica construtiva a um comentário irónico que fizeste.

          1. Avatar de JL
            JL

            Eu sou racional, já vocês não.

            A sua critica é construtiva ? Onde ?

            Por acaso sabe para que servem e onde são aplicados os impostos nos combustiveis ?

            É que curiosamente o FMI diz que os combustíveis fósseis são subsidiados, portanto são eles que mais precisam de impostos de outras áreas.

            O meu comentário não é irónico, o que não faltam são essa tipo de comentário por aqui.

            E não, não estou nada chateado, até porque este artigo vem dar-me razão ao que digo há muito tempo.

        2. Avatar de please
          please

          Esquecem-se é de dizer que para produzirem a electricidade têm de usar centrais de combustão…

          1. Avatar de JL
            JL

            A sério ? Ora eu pensava que haviam mais meia dúzia de fontes de energia.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        É mais provável taxarem-te o carro do que taxarem-te o preço da eletricidade, porque a eletricidade usada no veículo é a mesma usada no fogão…

        1. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Sem dúvida, +1

        2. Avatar de jotabê
          jotabê

          Presumo que os teus carregamentos são caseiros, que deve ser o caso da maioria que possui VE actualmente, os carregamentos da rua são faceis de taxar, aliás já são taxados, será “só” ajustar as taxas quando “todos” forem obrigados a possuir VE.

        3. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Até determinada quantidade de kWh/mês é para a casa.
          Acima disso vai comer pela medida grande.
          Aliás já há escalões para as potências e IVA. É apenas uma questão de adaptação!
          Não vejo nada mais simples.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não, não há, há apenas o de 100 kwh. De potências não existe.

            Não invente.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Potência é uma coisa, consumo é outra coisa…

            Podes ter potência de 27kVa e consumir apenas 1kWh por mês assim como podes ter potência de 6.9kVa e consumos de 800kWh por mês (e sem carros elétricos).

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só para explicar que pode haver diversas tabelas para o mesmo contador.
            No caso do kWh tudo o que paga IVA agora a 6٪ ate 100 kWh, vai pagar os 6% até 300kWh. Acima disso é IVA à taxa máxima e o kWh a 0,70€. Simples. Eventualmente umas contribuições para a JAE , taxa de carbono,entre outras. O céu é o limite.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para famílias até 4 pessoas. Cada pessoa a mais vai dar direito a mais 75 kWh /mês.
            Não esmoreçam.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Ou seja os primeiros 100kWh é mais barato para viaturas elétricas porque só pagam IVA a 6% …

            Ou seja, compensa mais ter uma viatura elétrica!!

            hehehehe

          6. Avatar de JL
            JL

            Meu caro, no mês passado consumi 46 kwh da rede, e ainda recebi dinheiro.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista e para a casa, não vai nada?
            @JL a realidade que diz ter está ao alcance de muito poucos. No entanto representa sempre um investimento e esse investimento tem que ser mantido! <
            A propósito, já fez seguro contra o granizo?!

          8. Avatar de JL
            JL

            Não é investimento nenhum, apenas deixei de o dar à galp.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            As contas são alocadas conforme eu entender 🙂

            Ou seja, fica-me mais barato andar de elétrico e vai-me ficar mais caro usar o fogão.

            WIN

      4. Avatar de Grunho
        Grunho

        Há um sítio a que a máquina fiscal jamais chegará: os pedais das bicicletas. Giram à borla e fazes o 3 em 1 absoluto: poupas em transporte, em ginásio e em tempo. Que pena os portugueses serem tão limitados.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Em primeiro lugar, as bicicletas pagam imposto, porque pagam IVA.

          Em segundo lugar, antigamente as bicicletas pagavam por uma licença camarária e era preciso tirar matrícula.

          Onde é que queres chegar mesmo?

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            IVA nem todas pagam. Por exemplo comprando usada em Espanha. Licença camarária e matrícula não há condições para restaurar. Onde quero chegar??? Ao trabalho todos os dias de bici. E chego mesmo, mais rápido que de carro.

      5. Avatar de TdSR
        TdSR

        Isto.

        A malta dos elétricos anda noutro mundo…mas quando a realidade lhes cair em cima até se passam!
        Depois voltam para os carros a combustão. Haha.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então que mundo é esse ?

          Voltam ? então foi o que lhe aconteceu ?

  2. Avatar de TdSR
    TdSR

    Mais um estudo encomendado.
    A narrativa do carro elétrico continua. Só cai quem quer.

    1. Avatar de Vítor M.

      São dados, não são teorias, claro que todos os que acreditam nas suas próprias teorias e crenças, dizem sempre que tudo o que os contraria… é encomendado 😉

    2. Avatar de Victor+von+Frankenstein
      Victor+von+Frankenstein

      Uma boa encomenda saíste tu…

    3. Avatar de JL
      JL

      Só temos de cair na sua narrativa, que é daqui a 10 anos vou voltar a andar a combustão. Loooooooool

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        Ótimo isso é bom para todos?
        Vai haver muito desemprego.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porquê?

          Parece então que isso até confirma que são melhores para o ambiente.

    4. Avatar de Realista
      Realista

      Eu só tenho pena de não ter caído mais cedo… 🙂

  3. Avatar de Quem
    Quem

    Happy owner of an electric car right here

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    O que os donos dos EVS pagam a mais pela electricidade reverte para os capitalistas, não para os outros consumidores. E a redução da poluição é 100 X maior numa bici elétrica que num EV.

    1. Avatar de oscar
      oscar

      Deixem ver se percebo a logica. Como tenho uma piscina e consumo mais agua é bom porque pago mais impostos e os outros beneficiam!
      E a rede de agua vai ser alimentafa pela agua das chuvas!

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Para os outros era muito pior se não fosses penalizado pelo sobre-consumo de água. E a doer.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Oscar, podes consumir à vontade Qt mais consumires mais barato fica para todos e pagamos todos menos mesmo q não tenhamos piscina. Que o digam os algarvios

    2. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Ainda mais ecológico é andar de bicicleta a pedais, ai é que mostra o que vale
      Eu já estou velho para isso, continuo com o meu VE ,e feliz da vida

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Não necessariamente. Se fores trabalhar de bicicleta a pedais provavelmente precisas de voltar a tomar banho. Na eléctrica de certeza que não, é como ir de carro. E com a electrica, velho demais para andar de bici, só é quem quer. De resto, todos os dias se fica um dia mais velho. E a velhice chega mais depressa quando não se anda e não se pedala.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Pela tua lógica, a redução da poluição é 100 x maior a andar a pé que numa bicicleta…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Parece mais não é. Andar a pé gasta calçado e emite muito mais partículas dos materiais das solas. Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms e vai para o lixo, enquanto um par de pneus de bici faz à vontade 10.000 kms. As iludências aparudem.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          “Um par de sapatos dificilmente faz mais de 100 kms”. Se isso é verdade estou a fazer algo errado e tenho que comecar a comprar sapatos todos os meses.

          Portanto corres 2 maratonas e as sapatinhas vão para o lixo?
          Se fizeres 2 km por dia trocas de sapatos a cada 6 semanas?

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Experimenta fazer 10 KMS por dia com Silas fininhas de couro ou de sintético por passeios de pedrinhas pequenas e aguçadas de granito. Em muito menos de um mês os de couro vão para meter meias solas e os de sintético para o lixo.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se for 10 KMS isso nem 2 semanas dura é preciso compar no minimo 3 pares por mes.
            Se forem sapatos dos bons estamos gasta-se uns 200€ por mes.
            Isso de andar a pé está a sair caro.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Calado eras um poeta

  5. Avatar de Rui
    Rui

    O meu medo pode ser infundado….mas o que me impede de ter um carro elétrico é o receio das nossas estradas buracadas ou algumas lombas e como a bateria está em baixo do carro….

    Tem razão de ser este meu medo ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Quantas vezes já partiu o carter ?

    2. Avatar de João Campos
      João Campos

      Elas são MESMO bastante blindadas. Já raspei nelas várias vezes a entrar em garagens subterrâneas com inclinação acentuada e levantei essa questão com o fabricante que disse para não me preocupar.

    3. Avatar de TdSR
      TdSR

      Os Teslas até se desmontam em autoestradas bem pavimentadas.

      Estes Model 3/Y de baixa qualidade estão desfeitos daqui a 5 anitos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde ? mostre lá um que se tenha desmontado, o meu fez hoje 500 kms e não saltou peça nenhuma.

      2. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Você é capaz de estar muito enganado, já vi dezenas de vídeos de taxistas e não só com Teslas com 250-300,000km e uma das coisas que mais me admira é o bom aspecto do carro e dos interiores, carros a combustão com 250,000km costumam estar com muito pior aspecto

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Não diga isso @António (ou tb é dos que anda à cata dos referral’s), já descobriram a careca da Tesla há muito, daí muita gente já ter perdido confiança na marca conforme testemunham os nrs do último trimestre. O pior de sempre desta nova era o únco em que desceram as vemdas! Qd o que se esperava era que continuasse a subir.Ficou com mais de 100.000 carros em armazém ( e ainda há quem pense que a marca só fabrica depois da encomenda)

          Sobre a qualidade é muito má. Leia com atenção até onde pode ir a lata desta gente, até criaram uma secção própria para empatar as reclamações dos Clientes que a Tesla sabia que iriam acontecer porque sabia dos defeitos mas preferiu atribuir as cukpas à condução “dscuidada dos Clientes. Reclamações com até 7 anos de todos os modelos tudo arquivado e os Clientes a anhar.
          https://www.reuters.com/investigates/special-report/tesla-musk-steering-suspension/

          Se quiser conferir com imagens veja este video tb com a máxima atenção, se é que tem interesse em perceber s poucos escrupulos da empresa
          https://youtu.be/QfEpOntNTUs?si=rXH3FqUhOQHUijHg
          Um carro com meses e 7000 kms já a babar óleo do motor, suspensões mal apertadas e mal alinhadas braços e tringululos principalmente, colocando em periigo ocupants e restantes utentes da via, faróis de plástico ranhoso, falta de tinta ou tinta insuficiente em diversos painéis etc

          Como se não bastasse é a que mais engana nas autonomias WLTP
          https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*

          Vergonha de empresa. Deviam ser todos presos!

          1. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            As asneiras são tantas… Eu só lhe respondi porque pode haver outros a ler os seus ódios e pensar que são verdades, ou até meias verdades, quando é tudo um churrilho de mentiras sem pés nem cabeça.
            O meu Y já vai em 65,000, não gastei um tostão em manutenção (nem ele foi sequer á garagem) , é o primeiro carro que eu tenho que fez isso ( de para aí uns 60 carros que já tive). E de media marca 17,8kwh/100 e é raro andar a 120, sempre 130 para cima.
            E é só ir ao YouTube para ver como você mente com todos os dentes, deve lhe doer muito ver todos aqueles que vivem do carro só dizer maioritariamente bem do carro

          2. Avatar de JL
            JL

            A babar óleo do motor ?

            Onde ? Aquilo é babar ?

            Loooool

            Cada vez mais ridículo, você devia ter vergonha de ter esse conhecimento. Mas enfim, não se consegue tirar mais nada.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @António. Vá contar histórias da carochinha a outro!
            Esse carro a uma média de 92 kms/h já se espreme todo para conseguir fazer 18 kWh https://youtu.be/-pv-GlfbVs4?t=490

            @JL ponha os óculos. O motor traseiro está a babar óleo!
            O motor traseiro está a babar óleo

          4. Avatar de JL
            JL

            Está a babar óleo onde ? Acho que quem precisa de óculos é você.

            Deve ser a conclusão do pseudo mecânico que inventou um elevador que prende o carro pelas rodas para retirar a bateria, onde o serviço é na suspensão. Isto para retirar a bateria que não é preciso, e para cortar evitar de cortar um parafuso que a Tesla vende e custa 7 euros. Loooooooool

            Realmente precisamos de mais pessoas inteligentes como essa.

            Mais cómico são aqueles que ainda usam esses videos como arma do seu combate ao EV, enfim, um dia realmente vamos evoluir.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Parece-me que os consumidores que vivem nos países com panca por elektros é que estão a levar com a talega:
    https://www.gee.gov.pt/images/1_Flache_2022/d_abril_2022/123.png

    1. Avatar de Realista
      Realista

      LOL

      Mesmo que a Dinamarca pague o dobro (€0.70/kWh) fazer 100km num carro elétrico ficava-me mais barato que andar num carro a combustão que gastasse 5L/100km.

      xD

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Duvido @Realista,
        20kWhx0,70=14€/100
        Gasóleo Dinamarca =5 ltsx1.84=9,20€/100

        1. Avatar de JL
          JL

          Também não consomem 20, nem perto, isto comparando com carros a fazer 5.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tb não estou na Dinamarca nem a Ionity da Dinamarca cobra os 0,70€/KWh.

          2. Avatar de JL
            JL

            Há alguns que nem cobra nada, caso da Porsche e marcas aderentes durante uns anos. Ionity é para os membros, e não para qualquer um.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Se comparares a andar de 50cc com um M3 a lambreta também vai gastar menos…

          Com isto em mente, 5L/100km não gastas num carro equivalente e tens de subir isso para 8 ou 9L/100km que é uma comparação mais equivalente para um carro que gaste 20kWh/100km.

          PS: O meu bolinhas que é um carro citadino gasta entre 12 e 13kWh/100km em AE com médias entre o 110 e os 120km/h. Neste momento tenho médias de 12.5kWh para os últimos 2000km em trajeto misto.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, qual é o Diesel que a 120 gasta 8 ou 9 litros?Relembro
            Tesla m3 LR bateria com capacidade de 75.0 kWh, úteis 74.0 kWh.
            Alcance a 75 milhas (120 kms/h) 220 milhas ~350 kms
            Consumo real a uma velocidade estabilizada de 120 kms/h =21,142 kWh/100
            https://www.reddit.com/r/TeslaModel3/comments/19bjf92/model_3_lr_true_range_road_trip_results_and_my/?rdt=65274&onetap_auto=true&one_tap=true

            Testes fidedignos Car and Driver gasta 23,125 kWh/100:
            https://hips.hearstapps.com/hmg-prod/images/for-connor-chart2-1648235245.jpg?resize=980:*

            Antes destes delírios da UE tínhamos o manco Luppo a fazer 2.5 lts aos 100 mas eles acham que viabilizar diesel’s maiores e consequentemente a gastar mais é qué bom. Felizmente vão já de vela no próximo Junho, já não fazem mais shit nenhuma em relação a isto.

          2. Avatar de JL
            JL

            Então e quanto consomem os carros norte americanos ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Se o lupo era bom, porque não comprou um ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Já agora, a capacidade util do model 3 lr de 2021 é de 72 kwh.

            72 / 350 = 20.5 kwh.

            Já agora, por cá tem as temperaturas de congelar que ele refere ?

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Conforme já referi várias vezes, eu tenho um carro a gasóleo a gastar 14L/100km de 2020 em circulação mista… E eu nem sequer estou a comprar com os meus valores mas sim 8 a 9L.

            Já agora, o Lupo 3L foi anunciado 3L em circulação mista – o que significa que em AE o 1.2 TDi – que era o único que o conseguia fazer – gastava MAIS que é precisamente o ponto que está a comprar com os carros elétricos.

            Mais uma vez você quer comparar alhos com bugalhos….

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ou andas a fazer de compressor com o carro ou é melhor deitares o carro no lixo!

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Uma Mitsubishi L200 gasta 9L/100km segundo informações deflacionadas do fabricante… imagine quando chega à estrada.

            Uma Ford F-150 o fabricante diz que os consumos médios andam nos 15L/100km de gasolina.

            Um Ford Mustang 6 gasta 19L/100km em cidade…

            Se é para exagerar nas comparações, vamos a isso 😀

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em relação ao luppo não estou a tirar desforço com elektros.
            Estou a questionar as opções dos mentecaptos da UE q resolveram inviabilizar este tipo de motorizações comprovadamente pouco gastadoras e consequentemente pouco poluentes.
            Essa é a questão q se impõe.

            Já agora o luppo em estrada aberta o luppo consumia 2.7l/100. Mas isso não é o q está aqui em causa.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            O Lupo 3L em estrada aberta consumia entre 3.5 a 4.5L/100km (basta veres os relatos dos donos nos fóruns da especialidade) e os consumos de 3L só em ambiente muito controlado e a andar demasiado lento.

            Aliás a VW sempre procurou desenvolver um carro que fizesse 1L/100km com os seus projetos XL e XL1 mas só conseguiram chegar a esse resultado com o Golf… GTE em que anda 95% em modo elétrico.

            E não, a UE não acabou com este tipo de carro mas sim a VW descontinuou devido às fracas vendas.

            Mas não deixa de ser interessante reclamares do Dacia Spring por ser uma alternativa de baixo custo e consequentemente baixa performance, mas entretanto um Lupo que demora 20s dos 0 aos 100km já não é problemático de todo…

          10. Avatar de JL
            JL

            Então porque é que não comprou um ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Curiosamente também onde têm os combustíveis mais caros.

      Não tem nada a ver com isso, mas sim com o nível de desenvolvimento do país.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Portanto pais desenvolvido=a carro elektro=electricidade mais cara. Tá certo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Obvio, tal como os combustíveis, e impostos altos, infelizmente os nossos ainda são muito baixos e pagamos pouco, dai os ordenados da treta.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então a conclusão do estudo “CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A POUPAR MILHARES DE MILHÕES, ATÉ PARA QUEM NÃO OS USA” é mais um estudo de treta promovido pela ME, dado que é factual onde há elektros o kWh está substancialmente mais caro. (Na Holanda os impostos até estão no negativo, portanto não vá por aí!)

          2. Avatar de JL
            JL

            Claro que tinha de ser, porque só o que é promovido pela petrolhada é que vale.

            Em Portugal há eléctricos, e o kWh está mais barato.

            Portanto mais uma mentira sua, como já é uma característica sua.

            Se quiser posso deixar aqui a minha fatura. Mas ok, agora já sabemos que escolhe sempre o mais caro. Loooool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está mais barato? Sei não… principalmente se recarregar o carro fora que é o que conta para o campeonato!
            E tem o preço que tem à conta dos 3,3 mil milhões de € sonegados a cada ano aos impostos sobre os combustíveis.

          4. Avatar de JL
            JL

            Não é mais barato, está baratissimo, carregar o carro fora, é à borla, e para os que pagam só está a metade daquilo que estava há 9 meses atrás.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            São raras as vezes que carrego fora de casa…

            Se carreguei 10x no último ano e meio foi muito e quando carrego lá vem uma fatura de €2. lol

    3. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      1º dados de 2021 estamos em 2024 a minha conta da luz só baixou, enquanto os combustíveis foi exatamente ao contrário só aumentaram.
      2º Era engraçado mostrares também um gráfico do preços dos combustíveis nesses países.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “1º dados de 2021 estamos em 2024 ”
        Se reparares o gráfico que dá suporte ao artigo tb é até 2021. Portanto estamos quites.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          O que tem a ver uma coisa com a outra?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pergunta a quem levantou o problema da data!

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Estas a usar dados de preços de 2021 a fazer uma analise do presente da mesma forma ignoras que a gasolina nessa mesma data estava a €2/L e o gasóleo a €1.80/L …

    4. Avatar de TdSR
      TdSR

      Não mostres fatos, os fãs de elétricos não aguentam. XD

  7. Avatar de André R.
    André R.

    E o investimento no aumento da capacidade da rede elétrica quem é que paga? A E-Redes? Pois sim…

    1. Avatar de JL
      JL

      Está lá escrito.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      E paga mesmo. Até porque aumento de capacidade na rede traduz-se numa necessidade de maior consumo, que tem o seu preço. Não te preocupes que a e-redes também lucra

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Nos anos 90 conseguiram duplicar a producao/distribuição de electricidade e que se saiba o mundo não acabou. Certamente hoje em dia ainda existe tecnologia para se fazer o mesmo.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Quem é que pagou por todas as bombas de combustível que existem neste país?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Provavelmente os operadores desses postos. Não?

        É os operadores de carregadores elektros fazerem o mesmo e começar a abrir estações de serviço por essas AE’s a fora. O preço do kwh deve ficar a um preço jeitoso.

        1. Avatar de JL
          JL

          E quem pagou às operadoras ?

          É bem mais barato abrir uma área de serviço com carregadores do que postos de abastecimento, e 1000 x mais barato que hidrogénio.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então abram e deixem de cobiçar o espaço que é dos outros!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Hein o quê?. Abram estações dedicadas a carregamento de elektros ao longo das AE e desamparem a loja!

          3. Avatar de Antonio+Vasco
            Antonio+Vasco

            Desamparados andam vocês, adoradores de combustão porque não têm dinheiro para mais e desatam a cascar numa nova tecnologia que é a melhor para nós todos, mas que causa inveja…

          4. Avatar de JL
            JL

            Hein ?

            Para quê ? As atuais áreas não chegam ? Até isso o incomoda ?

          5. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia
            Vai reclamar com a Shell porque eles também têm postos de carregamento.
            Esses capitalistas que só pensam em lucrar e ocupar o espaço dos outros…

          6. Avatar de JL
            JL

            E a Galp também, tal como a Repsol, e até o Intermarché, isso de ocuparem supermercados com bombas de combustível também devia acabar. Lol

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso e o espaço público.
            O pessoal a querer estacionar e estas amélias nem f* nem saem de cima:
            Seja no exterior:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZlxEONlsiszJsrziw?e=g2ycal
            Seja no interior:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrPwaYLueoxNsI3yvgg?e=lqSEc2
            Grd praga!

          8. Avatar de JL
            JL

            Estacionam ao lado.

            Da próxima que passear aí estaciono na bomba de abastecimento.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Inveja?Oh xôr @António vc já parece aqueles meninos que brincam com bonecas a quererem fazer pirraça aos rapazes que jogam à bola!

            @JL, sinta-se à vontade. No entanto aviso já que para fazer as ES não foram sonegados lugares de estacionamento público para ficarem as moscas. loool

          10. Avatar de JL
            JL

            Tanto que estão quase sempre as moscas, porque são poucos que abastecem nas áreas de serviço.

            Já os eléctricos são usados.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem está às moscas são os carregadores elektros abusivamente sonegados ao estacionamento público. Não viu as imagens? Cegueta!
            Só empatam a vida de quem trabalha. É na estrada e nos estacionamentos q não lhes pertencem.
            É q nem de noite. Pobres coitados dos q moram por aqui e não têm garagem. Até o direito ao descanso lhes roubam:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl07zJKwf78QdERQA?e=acC6kf
            Qt ao resto, ainda há dias vi um Tesla novinho na ES da calçada de Carriche . Devia estar com saudades.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrZl1OWhpp-3ZEtQtng?e=vDQmVv
            Loool

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL estacionam ao lado onde se está td cheio?
            Só se for em cima da sua cabeça.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista,
            Outro que devia estar com saudades do cheiro a gasolina ahahah

          14. Avatar de JL
            JL

            Os outros ao lado também estão a usar estacionamento público.

            Pior que isso é quando os diesel e gasolina usam lugares que podiam estar a ser usado por carros que contribuem para a receita pública, como vemos por aqui.

            Simples, comprem um carro eléctrico e já podem usar esses lugares quando estiverem em carga , e assim contribuir para a receita pública.

            Quando ao Tesla fez ele muito bem, vou começar a fazer o mesmo.

            Negar isso é apenas negacionismo.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Eu vi essa ontem.

            Esses dois Ferraris com motors da Tesla, rodaram 1000km ontem.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O terreno é da Tesla?
            Se não e acho muito bem.

          17. Avatar de JL
            JL

            Publico não é, a Tesla só instala Superchargers em locais privados.

  8. Avatar de palex
    palex

    No capitalismo a balança é a lei da oferta e da procura… Mais dia menos dia, vamos ter mais carros do que “energia”… O que baralha e pode inviabilizar o futuro dos VE é a energia ser renovável e produzida no domicílio… Se o carro não pode ser caro (porque deixa de ter procura), se a energia pode ser barata se produzida em casa, o capitalismo vai ter de fazer das suas e procurar rendimento em alguma coisa (bem/serviço), pode ser no custo das baterias e painéis solares, pode ser no abate dos VE… Só o tempo nos dirá como o capitalismo vais “capitalizar” esta “revolução”.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nem toda a gente vai poder produzir energia em casa por isso não faltam oportunidades para o capitalismo lucrar.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Existe mais pessoal com capacidade em produzir electricidade em casa que pessoal com capacidade em produzir combustivel.

        E quanto mais subirem o preço da electricidade mais incentivo existe para o pessoal colocar paineis ou outras formas de produção de electricidade.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Ainda bem, porque sem o capitalismo andávamos todos de Lada.

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Hoje em dia ninguem pode produzir gasolina em casa

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O que tb representa um custo, muitas x’s à custa de muito prejuízo!

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se quando o preço do barril de sol começar a subir já vai compensar produzir gasolina em casa.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt tive gastei mais (bastante mais) em manutenção que em proveitos. Portanto sei do que falo!

          3. Avatar de JL
            JL

            Comparação absurda para aquecer água. LOOOL

            Ninguém tem a culpa que tenha sido enganado.

        2. Avatar de JL
          JL

          Poder pode, desde que tenha as condições e licença para o fazer.

    2. Avatar de José
      José

      Você confunde fiscalidade com capitalismo! Nos paises comunistas e afins vivem do quê? Só de miséria?

      1. Avatar de palex
        palex

        Não confundi, porque não falei em impostos… No entanto, reconheço que deveria mencionar “nas democracias ocidentais capitalistas”, para distinguir de outras formas de organização política e económica.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Existe de facto espaço para diferentes ofertas respondendo a diferentes necessidades e até mesmo diferentes opiniões ( mais ou menos válidas). Sejam elas motores puramente a combustão, hibridos, hibridos plugin, electricos, etc. Mas o que assistimos é uma desmedida necessidade de controlar a opinião e forçar para um caminho como sendo a unica e derradeira solução da mobilidade.

    1. Avatar de JL
      JL

      Onde ? Em que planeta do sistema solar ?

      1. Avatar de André
        André

        JL, o facto de ser um defensor da mobilidade electrica e da TESLA em particular é algo perfeitamente normal (olhando aos padrões culturais dos dias de hoje – AKA, cega religião ).
        O que não faz com que não possam existir outros caminhos para chegar ao mesmo destino.

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu sou defensor da mobilidade eléctrica ? Onde disse isso ?

          Portanto não aceita a cultura dos outros, ok.

          Tanto que podem que até já enumerei alguns, e até a UE já os aprovou.

          Essa cegueira por serem anti eléctricos é que é doentia.

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Bater em ceguinhos é feio 😀

          1. Avatar de JL
            JL

            Ok, eu vou parar. Fique bem.

  10. Avatar de Fausto
    Fausto

    A unica coisa que este “estudo” prova é o aumento dos impostos…

    1. Avatar de TdSR
      TdSR

      Só há dois coisas certas na vida: morte e impostos.

      Os jovenzinhos que compram elétricos ainda não têm experiência de vida. Daqui a uns anos batem na parede quando o governo lhes assaltar a carteira.

      1. Avatar de JL
        JL

        Jovem ? Obrigado por me chamar jovem, apesar de estar quase com meio século.

        Batem ? até lá você vai continuar a bater, depois falamos quem paga mais.

        Obrigado por continuar a contribuir com esses impostos altos enquanto não se importam connosco.

  11. Avatar de PJA
    PJA

    Obrigado aos donos do BEV por me baixarem a conta da luz. Muito obrigado.

    1. Avatar de JL
      JL

      De nada, se não ela não baixou foi porque não quis.

    2. Avatar de oscar
      oscar

      Alguem que me devolva a minha parte! Tou farto de pagar impostos especialmemte nos carregadores fora de casa! Pelo preco que pago fica mais barato o diesel…. ja me cobraram 0.9€kw…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Experimenta não usar os pontos de carregamento como estacionamento.