Estes são os carros elétricos que perdem menos autonomia no calor extremo

22 Comentários

Todos sabem como as temperaturas influenciam a autonomia dos carros elétricos. Muitos estudos já revelaram como é o comportamento no frio, mas agora surgem dados que avaliam o extremo oposto. Recorrendo a dados reais, surge a informação de quais são os carros elétricos que melhor lidam com o calor do verão.

carros elétricos autonomia calor extremo

Com a chegada do verão e das já normais ondas de calor, muitos proprietários de carros elétricos perguntam como se comportam as suas viaturas favoritas em temperaturas extremas. Uma nova análise monitorizou mais de 29.700 carros elétricos em condições reais e fornece as respostas.

A Recurrent Auto, especialista em aluguer de carros elétricos, conta com dezenas de milhares de veículos elétricos na sua base de dados ao longo dos anos. Por isso, publicaram as suas descobertas sobre quais os veículos elétricos que tinham melhor autonomia a temperaturas de 32°C e 38°C.

Do que revelaram, os carros elétricos funcionam perfeitamente em clima quente. A perda de autonomia a 32 °C (90 °F) é mínima. Menos de 5% de variação. Tal como muitos aspetos da longevidade de um veículo elétrico, isto parece muito melhor do que a maioria das pessoas diria.

O (potencial) problema surge quando as temperaturas ultrapassam os 37 °C (100 °F). Nesta situação os impactos na autonomia podem ser de 17 a 18%. Ainda assim, estas reduções são temporárias enquanto o ar condicionado está a funcionar para manter os passageiros refrigerados.

carros elétricos autonomia calor extremo

Ao mesmo tempo, aconselham os proprietários e os concessionários a evitarem deixar um veículo elétrico com uma carga extremamente baixa no calor extremo. Um veículo elétrico utiliza a energia da bateria para a manter refrigerada.

As descobertas da Recurrent colocam o Audi e-tron no primeiro lugar, seguido de perto pelos BMW i4 e Rivian R1S. Todos perdem menos de 3% da sua autonomia, mesmo a uma temperatura absolutamente escaldante de 37 °C. A lista continua depois com carros elétricos e com as suas percentagens de perda nestas situações.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Lol, os alentejanos deveriam ter desconto grande na compra de um VE, pois apenas conseguem usufruir do carro em pleno na primavera!

    1. Avatar de Ulme
      Ulme

      E o pessoal da Guarda?
      Só com temperaturas negativas.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        No alentejo tens zonas de negativos e de 40ºC….Esses então coitados
        Então no alentejo, que o “é já ali” são no minimo 150km Lol

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Que piada, a combustão é a mesma história tanto em ambientes quentes e frios tem consumos diferentes.

      No Brasil a BYD é sempre a crescer e dizem que por lá é bastante quente, o pessoal está a aderir em massa pois tem aguentado bem o calor extremo em algumas zonas do Brasil.

      1. Avatar de Wenderson
        Wenderson

        Galera do Brasil é facilmente enganada, toma golpe.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        kkkkkkkk….é a mesma coisa, exactmanete a mesma coisa….até no impacto real, Lol
        No brasil adaptam o é mais barato, e não é por aguentar o calor que escolhem o byd…..dolphin.

    3. Avatar de JL
      JL

      Então nesse caso os a combustão deviam ter ainda mais, já que perdem bem mais autonomia para fazerem o mesmo.

  2. Avatar de André+Carvalho
    André+Carvalho

    Esses testes são nos EUA, os poucos carros europeus da lista revelam isso, por isso não é uma análise que se aplique ao mundo todo…

  3. Avatar de PJA
    PJA

    Venda de veículos no Brasil,   BEV 7%, ICE 93%. Ainda é pior que em Portugal.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Mas segundo o JL e o Mário o Brasil actualmente está com um problema enorme de armazenamento de socata uma vez que a adesão massiva a carros electricos (principalmente da BYD) fez com o volume de ICE para socata aumenta-se muito.

      Tens a certeza que esses dados são recentes?

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    proxima semana 40º em Lisboa, vou convidar o JL para ir beber um copo

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Se fizerem menos menos de 400km para ir beber o copo, o JL quando chegarem ainda te oferece um jericã com 75Kwh que sobraram !

      1. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Top!

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ele vem das caldas, com o calor que faz imagino que não dê para ir e voltar, temos de planear beber um copo ao lado de um powerwall a olhar para a percentagem da bateria a subir no iPhone

  5. Avatar de KingSOL
    KingSOL

    Teslas bem lá no fundo! lol!

    O Musk vende produtos subdesenvolvidos.

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    O calor são as moléculas em movimento. É uma questão de converter o movimento das moléculas em produção de energia, por muito pouca que seja.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Estás á espera de quê? Que seja um capitalista a ter a iniciativa e fazer acontecer?
      Esforça-te e depois oferece o projecto ao proletariado!

  7. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O que é calor extremo?

    1. Avatar de Anung
      Anung

      É o que acontece todos os meses de todos anos na tv.

      “Este é o mês “x” mais quente dos ultimos 1500 anos”

      1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
        BurroFuiEuQueEstudei

        1500 anos? Há 1501 anos foi ainda mais extremo, não sei porque é que só falam dos últimos 1500 😛

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Claro, nalguns carros a combustão mais fraquitos, ligar o AC impacta em mais de 20% nos consumos!