Esteja atento! GNR inicia operação de controlo de velocidade intensiva

25 Comentários

A partir desta segunda-feira a GNR vai realizar uma operação de fiscalização rodoviária para controlo de velocidade. A incidência será nas vias indicadas de maior sinistralidade.


GNR: em 2024 quase 10 mil condutores foram apanhados em excesso de velocidade

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai iniciar esta segunda-feira uma operação de segurança rodoviária que visa o controlo de velocidade. A operação no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) estará nas estradas portuguesas até domingo.

A Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol) é uma organização estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa para melhorar a segurança rodoviária e a aplicação da lei nas estradas. Na sua estratégia estabeleceu quatro áreas de atuação no âmbito da segurança rodoviária: as estradas, os veículos, os utilizadores e a velocidade.

Segundo a GNR…

Iremos orientar as ações de fiscalização para as vias mais críticas, em todo o território nacional continental, e onde se verifique uma maior incidência na sinistralidade e infração aos limites de velocidade. 

Cumpra os limites de velocidade! Não tenha pressa. Mais importante do que chegar rápido, é chegar em segurança!

A promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas é um trabalho de todos!

Durante o ano de 2024, os militares da GNR controlaram 13.151.582 veículos e registou 9.644 em excesso de velocidade.

Estas operações de âmbito europeu têm como principal finalidade a criação de um ambiente rodoviário mais seguro, através de uma intervenção simultânea sobre as principais causas de acidentes procurando influenciar positivamente os utilizadores das vias a adotarem comportamentos mais seguros. Esta operação só termina a 10 de agosto.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TugaPobre
    TugaPobre

    Estas operações deviam existir todo o ano.

  2. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    “Operação bonus de verão”

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      “Operação paga zé ao volante”
      mas também podia ser
      “Operação o Fast&Furious é no cinema”
      Não tenho peninha nenhuma de quem é apanhado.
      Conduzo à quase 20 anos, chego quase sempre a horas.

      1. Avatar de B@tm@n
        B@tm@n

        “operação apanhar quem anda a trabalhar a 51 km/h e se não chegar a tempo é despedido porque o patrão faz muita pressão”

    2. Avatar de Lima
      Lima

      Que país, mais uma semana de caça às multas. Bandidagem.. onde deveriam estar, não tem ninguém lá!!

    3. Avatar de Tó

      Opreração “se o zé não quer ser multado, é cumprir as regras em vez de achar que é melhor que os outros”

  3. Avatar de 1 palmo na testa
    1 palmo na testa

    sim senhor, então cá vai:
    – corridas na Via Diagonal no Castêlo da maia
    – Corridas a N14 em direção à Trofa a partir da nova variante

    Anda por aqui muita malta do “aço” a precisar de voltar à escola e de ter uma temporada longa sem carta

    1. Avatar de MegaÓbvioSoçe
      MegaÓbvioSoçe

      Mais uma vitima da sociedade. Seja santo o senhor que tem 1 palmo de testa.

  4. Avatar de Abilio Coelho
    Abilio Coelho

    Acho muito bem.
    Deviam fazer isto muitas mais vezes.
    É uma vergonha a maneira como se assiste a conduções criminosas

  5. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    Vergonhoso!

    E que tal apanharem os criminosos que ateiam fogo? Isso é que era de valor!

    1. Avatar de Contador
      Contador

      E qual é o mal em apanhar criminosos que põe em risco a vida dos outros a conduzir? Vergonhoso? Tem tu vergonha na cara! Tens pressa? Fosses mais cedo.

    2. Avatar de ComentadorDeBancada
      ComentadorDeBancada

      whataboutism…
      Uma coisa não invalida outra…

  6. Avatar de otristedoregime
    otristedoregime

    Será que fui o unico q aplicou uma regra de 3 simples? deu 7%… portanto 7% dos condutores (media) andam em excesso de velocidade.
    Portanto, vamos tirar milhoes de euros em valores e mão de obra onde realmente sao precisos, para colocar nas estradas onde é facil chamar de criminosos por andar acima da velocidade permitida por lei. Muito bem, ca eu preferia que acabassem com o trafico de humanos imposto pelo nosso regime durante estes ultimos anos.
    (não vou responder ao triste tuga bom samaritano exemplo para este pais, que na realidade, é quem o destroi)

    1. Avatar de Tó

      Pelos vistos não sabes fazer contas. De qq forma tb não te ocorreu que a percentagem é tão baixa (0,07%) porque fazem operações regulares e já não se”faz um jeitinho” ao zé do pagode e porque essas operaçōes são anunciadas numa boa parte dos casos e muitos dos radares são fixos.

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Devia existir era operações para o pessoal que anda na faixa do meio…mete raiva a quantidade de pessoal que não anda o mais á direita possível, como indica o código.

  8. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Via do meio com a direita livre? Telemóvel a conduzir? Conduzir embriagado? Distrações na condução que leva o condutor a meter-se na zona raiada e inserir-se na via com carros a alta velocidade?
    Nah… Isso não provoca nada, bora multar aqueles que andam a 150 numa reta com boas condições e visibilidade. SMH

    1. Avatar de portgu
      portgu

      é mesmo isso… velocidades elevadas não têm risco nenhum… Não reduzem o tempo de resposta necessário em caso de travagem, nem aumentam a energia de impacto em caso de acidente! É tudo uma conspiração para manter Portugal com elevados níveis de mortalidade na estrada…

      1. Avatar de Nêsperas
        Nêsperas

        Deixem de cheirar o rabo dos outros na estrada, assim ganham mais tempo de resposta.
        Não falta aí gente que gosta de ir que nem sardinhas enlatadas a 120 km/h em zonas de velocidade média, ou pior, agora na A25 com a redução inexplicável da Ascendi para 100 km/h (provavelmente castigo aos utentes pela quebra de lucro das portagens abolidas).

      2. Avatar de JP
        JP

        Nas minhas aulas de condução explicavam muito bem a diferença entre excesso de velocidade e velocidade excessiva, melos vistos o Ministério da Administração Interna apenas lhe interessa 9s bônus de verão.

      3. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        Não invalidei isso. Por isso é que disse “reta com boa visibilidade”. Mas posso te garantir que, se não houvesse os problemas mencionados acima, 70% dos acidentes rotulados como “excesso de velocidade” não aconteceriam.

  9. Avatar de Andreas Noack
    Andreas Noack

    Os parques de manobras custaram uma pipa de massa.

  10. Avatar de Yamaha
    Yamaha

    O xôr guarda na foto parece mesmo o Deer Hunter à caça de veados. Só lhe falta uma fita na cabeça e um fato mais escuro.

  11. Avatar de Manuel
    Manuel

    Ainda bem que é só controlo de velocidade intensiva. Se fosse de velocidade excessiva, estava lixado, já estou de pena suspensa.

  12. Avatar de Fernando
    Fernando

    Seria também importante aferir a acuidade visual e auditiva, estado emocional, equilíbrio motor e nervoso. Insistir sempre nos mesmos parâmetros de segurança não resulta.

  13. Avatar de Gusmão
    Gusmão

    O tema da velocidade…
    Como as pessoas são levadas… As mentiras mencionadas tantas vezes passam a verdades…
    Dizem que os condutores Portugueses são dos piores da Europa, essa afirmação é óptima para quem não conhece a realidade da Europa e já agora, a do Mundo…
    Dizem que a velocidade a par com o alcoolismo (esse sim, verdadeiramente perigoso) são as verdadeiras causas da sinistralidade, mas esquecem-se de dizer que a sinistralidade com efeitos verdadeiramente graves é fruto de despistes e que por enumeras vezes é sem outro veículo interveniente, puras distracções…
    A velocidade reduzida cria no nosso corpo (físico e mente) um estado de relaxamento e quando se conduz, tudo o que se deve evitar é precisamente esse estado que leva a que as pessoas (condutores) acabem por ficar sonolentas. A própria ANSR reconhece que a sonolência está a par com a embriagues (isto eles não divulgam, porque será?)…
    Distracções e não estou só a falar do telemóvel ou dos sistemas de entretenimento do carro, que ponham a “mão” na consciência, quem nunca olhou para a paisagem, para o parceiro do lado, pelo retrovisor para falar com quem vai nos bancos de trás, fumou, bebeu água, cantarolou, enfim, fez quase tudo, mais conduzir…
    Mais do que penalizarem a velocidade, deveriam consultar o cadastro do condutor para aferirem se existem acidentes, qual o tipo, feridos, causas… mas não, o cadastro é para as multas e pontos da carta.
    Verifique-se nas auto-estradas Alemãs (não em todas) onde não existe limite de velocidade não há praticamente sinistralidade (não me venham dizer que é do povo ser muito ordeiro, porque nem imaginam a quantidade de povos que se deslocam a essas vias para poderem andar na velocidade pretendida) e que segundo estudos realizados, tal facto é devido aos condutores não terem algumas das “distracções” que são caracterizadas pela preocupação de um radar escondido, pela constante monitorização da velocidade no quadrante, entre obviamente outros factores…
    Terminando este já longo texto, não esquecer que os carros de há 50 anos já podiam legalmente circular a uma velocidade máxima de 120Kms (Auto-Estradas) e hoje com carros incomensuravelmente mais seguros, pasme-se, a velocidade máxima continua a mesma, sendo que ainda há movimentos para que esta seja reduzida…
    Sugiro que visualizem uns vídeos da Euro NCAP com carros da década de 90 (presumo que não existam de anos anteriores) e da actualidade…
    Este tema não é mais de uma forma do Estado ir buscar € e granjear contentamento por uma maioria que não sabe ou não gosta da velocidade…