Este país vai proibir as motas a gasolina! Será que outros vão seguir o exemplo?

119 Comentários

O Vietname está a tomar medidas drásticas para combater a poluição ambiental. Em Hanói, capital do país, o uso de motas a gasolina será proibido no centro da cidade a partir de 1 de julho de 2026. As áreas proibidas são caracterizadas por uma elevada densidade de tráfego, má qualidade do ar e são também importantes áreas turísticas.

motas gasolina eletricas Vietname motociclos

É o fim das motas a gasolina no Vietname

O governo vietnamita iniciou um processo para transformar o trânsito urbano com veículos amigos do ambiente. Este plano visa substituir as motas a gasolina por alternativas elétricas silenciosas e isentas de emissões. O governo descreve esta etapa como um processo de transformação e prevê a eliminação completa dos motociclos a gasolina em todo o país até 2045.

Atualmente, existem aproximadamente 72 milhões de motas no país. A proibição não se limitará a Hanói na primeira fase. Será alargada a partir de 2027. Espera-se que a proibição inclua os carros movidos a gasolina nas fases subsequentes. A seguir a Hanói, a maior cidade do Vietname, a Cidade de Ho Chi Minh e Da Nang, um importante destino turístico, também consideram proibições semelhantes.

Os fabricantes nacionais VinFast e Selex Motors estão a expandir a sua capacidade de produção no segmento das scooters e motas elétricas. A VinFast anunciou ter vendido mais de 160.000 scooters elétricas até ao início de 2024. A Selex está a expandir os seus postos de troca de baterias em várias regiões. Apesar disso, a quota de mercado total de motociclos elétricos no país é atualmente de apenas 5%.

motas gasolina eletricas Vietname motociclos

Motociclos têm de ser trocados por elétricas

O governo vietnamita introduziu vários programas de incentivo e investimentos em infraestruturas para acelerar a transição. Estão em curso esforços para aumentar o número de postos de carregamento, desenvolver tecnologias de baterias e reduzir os custos para apoiar a adoção de veículos elétricos. No entanto, a autonomia limitada das motos elétricas, o seu elevado custo inicial de aquisição e a falta de infraestruturas de recarga estão a gerar hesitação entre os utilizadores.

A hesitação em relação aos veículos elétricos persiste entre os entusiastas de motas no país. Esta situação tem sido comparada ao que ocorreu durante a popularização das motos com transmissão automática no passado. Os sistemas de transmissão automática, inicialmente inaceitáveis, parecem estar a ganhar quota de mercado com o passar do tempo. Crescem as expectativas de que a mesma transformação ocorra com os motociclos elétricos.

Esta transformação, que começou no Vietname, está prestes a alterar não só os hábitos de transporte, mas também a dinâmica fundamental da vida urbana relacionada com a poluição sonora e do ar. Poderá servir como exemplo para outros países, em especial na Ásia, onde as motas são o principal forma de transporte, especialmente nas cidades.

Comentários

119

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Sem dúvida.

    Em Portugal deveriam fazer o mesmo, com especial ênfase no ruído das motas já existentes.

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Não acho justo para essas pessoas que usam motas ruidosas, é a parte mais importante da sua afirmação do poder másculo e viril. Os pavões da estrada!

      1. Avatar de Zacarias
        Zacarias

        A espécie humana teoricamente não sofreu uma evolução?! Pelos vistos não a todos…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Que tomem viagra, que fica mais barato e não faz os utentes da estrada correr riscos, além de poluir menos.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Tu es mesmo sensível, uma autentica florzinha de estufa no que toca a motas, presumo que vivas num monte alentejano, onde judas perdeu as botas.
      Já te dissemos por várias vezes que o barulho das motas é sinônimo de segurança, mas custa-te a perceber.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Podes ter a tua segurança toda desde que me deixem ter o silêncio todo: Combinado?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Combinado, desde que faças piscas atempadamente antes de fazer manobras, que não te distraias a brincar com o tlf em quanto conduzes, que olhes pelos retrovisores, andes nas faixas mais à direita possível, que é para eu andar de mota descansado sem te incomodar os teus ouvidos sensíveis, combinado?

          1. Avatar de Alfie
            Alfie

            E já agora evitar que as motos se metam entre os carros e só ultrapassem quando houver espaço e segurança para isso. Assim evitavam-se manobras arriscadas feitas pelos automobilistas. E se há gajo que gosta de acelerar em motas sou eu.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Podes estar descansado que eu darei sempre o pisca quando estou em casa no sofá. Com certeza que o problema o meu sofá mudar de rapidamente de direção é um problema enorme para as motas.

            E já agora, para maior segurança o melhor e não passar com a mota no meio dos veículos, assim evita a problemática dos piscas… ou então porque não maximizar a segurança e ir a pé também era bom ideia.

            Com certeza que vou andar mais à direita possível quando for à casa de banho, porque parece que isso por alguma razão que desconheço tem impacto no transito.

          3. Avatar de papagaio
            papagaio

            baroni responde ai ao alfie,o ppl das motos é como os taxistas ..todos tem que lhes dar prioridade e atenção…coisa que a maior parte dos marquez não retribuem

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ninguém te deve nada, muito menos silêncio por encomenda, portanto não sendo ilegal (se o forem, então que sejam devidamente “martelados”) só tens de aguentar…ou circular numa hora sem trânsito 🙂

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Não, não é aguentar porque o ruído já é ilegal e existem limites definidos por lei no código da estrada.

            O problema é os agentes de autoridade conseguirem controlar as alterações que fazem nas motos… esse é que é o problema.

            São não entendi o que queres dizer com circular numa hora sem trânsito, porque eu estou a falar do ruído dentro das habitações.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          Que carro tens que te deixa incomodar tanto com o barulho das motas? Ainda gostava de saber…
          Ou andas de EV com janelas abertas que o AC rebenta com a autonomia?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Tenho um T3…

            Mas não atrapalha o trânsito porque é imóvel.

        4. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @Realista, em vez de estoirares dinheiro em carros devia ter apostado em colocar janelas em condições, mas pronto as motas é que fazem barulho a mais.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Por acaso tenho janelas A++ ao qual pedi com isolamento acustíco reforçado.

            Mas se abrir pouco impede o barulho nem tão pouco se estiver no jardim onde não existem janelas…

            E aí é que reside o problema.

    3. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      E pagar 600 euros mensais, na conta da electricidade (ou 2500 euros, se tiver 2 EV), mínima era melhor?

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Tens ideia que para pagar €600 de eletricidade era consumir à volta de 4.000kWh por mês certo?

        Eu tenho 6.9kva de potência instalada e a debitar 30A durante 24 horas por dia seriam 4968kWh…

        Achas mesmo que o meu carro a fazer 1500km por mês gasta isso?!

        Gasto à volta de 200 a 220kWh já com perdas na transformação.

        O teu comentário é sem noção.

        1. Avatar de Mário
          Mário

          200-220 só se for exclusivo EV, se considerar consumos de casa, está a mentir.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O meu frigorífico não faz 1500km por mês!

            Claro que é 200 a 220kWh para fazer 1500km só do carro, já contando com as perdas, já que é de consumos de carro elétrico que estamos a falar.

            Mesmo a pagar a €0.20/kWh isso daria no máximo dos máximos €40 para circular 1500km e eu não pago o kWh a esse preço, pago muito menos. Mas para fazer 1500km no meu carro antigo a gasolina que gastava uma média de 6L/100km (que na verdade eram 7 no transito) gastava €150 só em gasolina… e nem vou fazer contas ao preço da gasolina quando decidi vender em Agosto 2022 onde o preço andava nos €2.15/L.

            Achas mesmo que é mentir? Mesmo um Hummer EV a gastar 40kWh/100 estamos a falar de 600kWh de consumo, com perdas de 20%?!?! estávamos a falar de 720kWh por mês de consumo energético. A €0.20/kWh seriam €145 de consumo de eletricidade, tanto como o meu antigo carro gastava…

            Estamos a comparar um Hummer com um carro segmento B a gasolina.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Mesmo a pagar a €0.20/kWh isso daria no máximo dos máximos €40….”
            Rectifica lá isso para €60+ perdas=78€..
            Isto a considerar 20 kWh/100 e os teus 20 cents o kWh que não estão disponíveis no comercializar mais barato do simulador da ERSE.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ele tem um zoe ?

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Março – 169.1kW = 1474km
            https://i.ibb.co/wZK5DYRY/Mar-o.png
            – consumo energético com 20% de perdas: 200kWh
            – com o preço a 0.2kWh seria €40.

            Abril – 172.5kW = 1500km
            https://i.ibb.co/KjnPMsrQ/Abril.png
            – consumo energético com 20% de perdas: 207kWh
            – com o preço a 0.2kWh seria €41.4

            Maio – 178.1kW = 1548km
            https://i.ibb.co/QFB5Fgtn/Maio.png
            – Consumo energético com 20% de perdas: 213kWh
            – com o preço a 0.2kWh seria €42.6

            Junho – 204.9kW = 1781km
            https://i.ibb.co/VW38J26k/Junho.png
            – Consumo energético com 20% de perdas: 245.88kWh
            – com o preço a 0.2kWh seria €49.17

            Portanto não te adianta estares a colocar perdas em cima de perdas…

          5. Avatar de Realista
            Realista

            @JL o Renault Twingo usa a tecnologia antiga do ZOE.

            Assim, no meu caso tenho perdas de 20% mas que são compensadas nos consumos porque o meu carro é 300kg mais leve do que os Zoe de primeira geração.

            Qualquer das maneiras, mesmo com 20% de perdas e a pagar €0.20/kwh circular 1500km pagava no máximo €40…

            Não disse nenhuma mentira e os dados comprovam-no.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As perdas do Twingo são 38,2%
            Já publiquei isso algures recentemente.
            (Não consigo ver onde porque agora deixei de receber email de notificação de novos comentários, vcs recebem?)

          7. Avatar de JL
            JL

            Se tem tecnologia do zoe, só a carregar a 2.5 kW é que a maior perda, 24%.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso já está aí reportado. São 38,2% que vão à vida no Twingo.
            ________
            Vc recebe emails de notificação ou não? Gostaria de saber se o erro está do meu lado ou do lado do servidor.

          9. Avatar de Realista
            Realista

            Eu vejo pelo que diz o EVSE desde os públicos como o meu carregador portátil e comparo com o que diz o carro.

            Geralmente anda nos 15~16% a 16A, mas como gosto de fazer as contas por cima, arredondo para os 20%. Aliás esta transformação é menor nos casos em que aumento a velocidade de carregamento. A carregar a 22kW a perda anda nos 8%.

            Mas também quando falei que gastava 200kWh para fazer 1500km já sabia que o artista ia meter mais perdas em cima… so que MESMO com perdas brutais de 40% fazia 1500km por menos de €50 e com um custo elevadíssimo de 0.2kWh.

            Enfim.

          10. Avatar de JL
            JL

            Reportado onde ?

            No último relatório da ADAC tem lá.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já encontrei:
            https://praxis-elektroauto.de/praxistipps/ladeverluste.html#Entstehung
            Quer mais? Há mais a confirmar o mesmo.

            Meta a ADAC no sítio que eu cá sei.

            Recebe emails de notificação ou não ? Aquilo dava-me jeito para encontrar as coisas e evitar andar a fazer procuras sobre procuras para responder a gajos que perguntam 500x’s a mesma coisa.

          12. Avatar de JL
            JL

            E no final a conclusão é esta:

            “Quão eficientes são os carros elétricos?
            Apesar das perdas de energia durante o carregamento, os carros elétricos são significativamente mais eficientes do que os veículos com motores de combustão. Enquanto os carros elétricos convertem, em média, cerca de dois terços da energia elétrica da rede elétrica em energia de propulsão, a eficiência dos veículos a gasolina é de apenas 12% a 30%. Como o motor elétrico também funciona como gerador, a energia é recuperada por meio da recuperação , que é perdida na frenagem em veículos com motores de combustão. A eficiência energética de um carro elétrico, considerando a recuperação, chega a 75% ou mais.”

            Ainda bem que colocou este artigo, que o desmente em muito post.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem a certeza @JL?
            “…Enquanto os carros elétricos convertem, em média, cerca de dois terços da energia elétrica da rede elétrica em energia de propulsão,…”
            Isto são 66%.
            Não é VC e os seus discípulos que dizem que os elektros convertem 95% ou mais?! looolloolloool

            —-

            Adiante.
            Não muda nada. O verdadeiro desperdício não está no carro. Está na central termoelétrica, na distribuição, na transmissão e por fim nos carregamentos.
            Sempre ignorem essas ninharias menores ou maiores que necessariamente tbm afectam os elektros em andamento ou estacionados.

            (Recebe emais de notificação ou não?)

          14. Avatar de JL
            JL

            Que eu saiba 66% é bem maior que 12 a 30%.

            E a verdadeira perda nos a combustão está desde a extração, passando pela refinaria até à bomba, que segundo alguns estudos tem uma eficiência de 36%, isto vai ao encontro daquilo que eu já tinha dito, a eficiência geral de um veículo a combustão nem aos 10% chega.

          15. Avatar de Realista
            Realista

            Quando carregar o carro novamente eu mostro-te os dados sobre as perdas…

          16. Avatar de Realista
            Realista

            Carreguei o carro e confirmo que as perdas são mais elevadas e andam nos 30.65%. (O EVSE diz 12.02kWh e o carro diz 9,2kWh armazenado).

            Mesmo assim 1500km a 11.5kWh/100km = 225kWh * €0.15/kWh = €33.75

            LOL

          17. Avatar de Realista
            Realista

            E antes que venhas dizer que €0.20/kWh é o mais barato na ERSE:

            Tarifário Indexado Simples incluído:

            https://g9.pt/energia/ – €0.1549/kWh
            https://ezu.pt/tarifas – €0.16/kWh
            https://www.edp.pt/media/hsll3eak/certificacao-energetica.pdf -€0.16/kWh

            Portanto não venhas com histórias porque com €40 faço à vontade 1700km.

            🙂

            Já com €40 no seu carro que faz 2.9L/100km e com talões de gasóleo a €1.25/L ou seja €3.625/100km, só faria 1100km pelo mesmo preço…

            Agora imagine quantos km faz com €40 num outro carro qualquer.

        2. Avatar de Mário
          Mário

          Depois vão carregar as motas elétricas com….geradores

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Geralmente as motos elétricas possuem uma bateria removível que se carrega em casa…

            Se calhar o problema agora é não terem tomadas em casa.

            https://evjoints.com/ev-guide/wp-content/uploads/2024/04/1-9-750×422.png

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Uma das vantagens de muitas motas é terem baterias removiveis. BAstante facil carregar no trabalho ou em casa

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            AVISO a colocar nos elevadores aqui do prédio em letras bem grandes se a tendência das scooters elektras e a ideia de levar as baterias para carregar em casa virar mota:
            “Nos últimos tempos, tem-se tornado cada vez mais comum o uso de bicicletas, trotinetes e scooters elektras como meios de transporte alternativos. Contudo, é fundamental recordar que as baterias de iões de lítio utilizadas nesses equipamentos exigem cuidados rigorosos de segurança, sobretudo em espaços fechados, como os elevadores.

            Recomendação importante para os moradores e visitantes do edifício:
            Evite entrar no elevador com outra pessoa que esteja a transportar uma bateria de scooter eléctrica, bicicleta, trotinete ou qualquer dispositivo semelhante.”
            Caso de dúvida favor ler:
            https://www.fox26houston.com/news/dangers-cheap-lithium-batteries-e-bikes-scooters

          4. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            @Yamahia espero que nao utilizes portateis ou telemoveis, E tens dispositivos desses és uma ameaca á sociedade e saúde publica

          5. Avatar de JL
            JL

            Fala a pessoa que guarda combustivel na garagem…

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Toni não compares a energia contida num laptop ou telemóvel com a que está contida numa de bicicleta ou scooter, mesmo que quase vazia.
            Não tem nada a ver uma coisa com a outra. O Xi já mandou trocar tudo por chumbo-acido. Ele paga!!!

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL e qual é o problema?
            Todos os componentes do triângulo do fogo estão contidas numa bateria.
            Isso não acontece num bidon de gasolina

          8. Avatar de JL
            JL

            Tanto é problema que é proibido.

            Errado, as baterias não têm a ignição.

            A bateria do seu telefone ardeu quantas vezes ?

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Outro a falar de telefones. RollingEyes
            Nas baterias basta um dentrito para lhe provocar uma falha térmica e está o baile armado.

          10. Avatar de JL
            JL

            Você já sabe tambem que quando as baterias são controladas por bms, as dendrites não se formam, mas que raio houve uma palestra e só tira metade, aquilo que lhe convém ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá dizer isso ao Xi, ele já mandou substituir TODAS as baterias de lítio em Scooters e biclas por baterias de chumbo-ácido e paga para evitar mais desgraças.
            Ele de certeza que sabe mais deste assunto de olhos fechados do que vc de olhos abertos

          12. Avatar de JL
            JL

            Duvido que saiba, até porque os chineses em tecnologias de bms não são muito bons.

            Já devia saber que alguns acidentes ocorrem por alterações aos veiculos, o que não falta é malta que compra scooters e depois querem mete-las a andar mais.

        3. Avatar de Alfie
          Alfie

          Contas feitas seriam: 220V*30A=6.600kW, em 24 horas teriamos 158.400kWh e no fim do mês 4.752.000kWh
          Mais ou menos 4,752mWh. Agora é calcular o preço final de acordo com o fornecedor escolhido, nunca menos de 0,06€/kW

          1. Avatar de Alfie
            Alfie

            Mea Culpa, erro meu. Errei o cálculo por 1milhar. Retire-se o k e transforme-se o m em k

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Portanto a 31 dias dá um consumo de 4968kWh…

            Mas obrigado por teres confirmado, pois ciência é dar informação aos outros para que possa ser validada por eles.

            Portanto a resposta é não:

            Não gasta €600 por mês a carregar em casa (e muito menos €2500 com dois carros elétricos em casa).

      2. Avatar de JL
        JL

        600 euros de electricidade dá para andar de Hummer eléctrico durante um mês a fazer 300 KMS por dia.

    4. Avatar de Berto
      Berto

      Acho que se aplicares a pomada 3 vezes ao dia nos cotovelos isso passa.

    5. Avatar de Fusion
      Fusion

      Aí aí, então queres tirar emprego aos milhares de imigrantes que vêm para Portugal trabalhar na Uber Eats?

    6. Avatar de Rjreis
      Rjreis

      Se num carro é difícil uma autonomia razoável por um preço baixo, numa moto então nem se fala…
      Estou a pensar na malta que faz os picos da Europa a ter de ficar à espera de carregar a moto para mais 80 ou 100 KMS, a andar dentro dos limites da lei.

      1. Avatar de JL
        JL

        E na malta que faz sul da América do Sul -California de mota eléctrica ? E também África, picos da Europa é para meninos.

  2. Avatar de JL
    JL

    Ena, não sabia que o Vietname pertence à Europa, aquele continente que alguns dizem que quer salvar o mundo.

    1. Avatar de Rjreis
      Rjreis

      O título do artigo não se singe ao Vietname, mas leve lá a taça!

      1. Avatar de JL
        JL

        Obrigado.

        Por acaso o título fala apenas num país.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Confirmo, o avultado número de motas a circular em Hanói é impressionante, as motas andam nos passeios porque não cabem todas na estrada na estraba.
    Em relação as motas elétricas tenho um colega de trabalho que têm uma nota elétrica “Xinesa” e comprou logo com duas baterias como mora em prédio a ideia era ter uma carregada sempre disponível, resultado, as duas baterias juntas já não têm a capacidade de uma delas em nova e isto passado 2 anos, e agora já não consegue comprar porque a marca já foi à vida.
    Ainda dá para ir de casa trabalho porque mora perto, por isso muita atenção na compra deste tipo de veículos de marcas “Xinesas”.

    1. Avatar de JL
      JL

      Baterias de chumbo, não dão hipótese.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Existem marcas Xinesas e marcas Xinesas. Existem algumas com varios anos de mercado e funcionam muito bem

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Por isso mesmo disse para terem atenção a marca que compram, acho que a marca é Lfen ou coisa do género.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A auto-imolarem-se são do melhor @Toni. Foi ao ponto to do governo chinês fomentar e subsidiar a troca do litio para o chumbo -ácido.
        Qq dia é nos carros.

        1. Avatar de JL
          JL

          Os carros não usam essas baterias que usavam em algumas scooters.

          São mais parecidas com a do seu telefone do que com as dos carros.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Dasse! A tua colega de trabalho comprou um grande limão! Deixa-me adivinhar, foi uma daquelas de 700€ com baterias de chumbo?!?! Enganaram-na bem… agora que compre uma mota em condições porque para uma mota em condições 700€ não chega sequer para uma bateria, são um bocadinho mais caras mas vais ver como daqui a 10 anos a mota ainda anda.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @PeterJust, a do meu colega é daquelas que têm matricula e é obrigatório seguro, não foi assim tão barato, acho que a 2ª bateria foi 400€, ele agora esta de ferias mas depois confirmo.

    4. Avatar de SoLinux
      SoLinux

      Quando se livrarem da amálgama das motecas a combustível, irão ter uma amálgama de motecas elétricas. E depois surgem estas coisas… https://www.sixthtone.com/news/1016318

  4. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Faria mais sentido PRIMEIRO proibir os motores a dois tempos, cujo ruido é infernal nas motas de motor a 2 tempos e moto roçadoras .
    Nos motores a 4 tempos, o ruido a maior parte das vezes já vem é do sistema de escape alterado pro estilo.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Muito mais caros os motores de 4 tempos.

    2. Avatar de José Manuel
      José Manuel

      Se não quer moto roçadoras a incomodar os seus sensiveis timpanos, posso arrnajar-lhe uma enxada.
      Também tenho disponivel uma dose generosa de glisfosato.
      Qual a opção que mais lhe agrada?

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      As vendas de motas a 2T são completamente marginais e são motas de motocross e semelhantes, não é assunto

  5. Avatar de PabloHoney
    PabloHoney

    Estive lá este ano. É sim é incrível o número de motas. Mas é o que eles podem comprar.

    Mas esta pressa parece me mais negociatas entre o governo e a empresa VinFast….

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Tem mais a ver com a qualidade do ar, tal como tínhamos na Europa antes da entrada em vigor das normas EURO para os motores a combustão…

      Ainda hoje apareceu-me um Triumph 2500 na frente e o cheiro para quem estava atrás era bastante intenso.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Cheira à Triumph?
        Como consegues distinguir o cheiros das motas? 🙂 🙂

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @PabloHoney, são os sinais da evolução da classe media Vietnamita, longe vão os tempos que andavam de bicicleta, o próximo passo vai ser a troca das motas por carros, talvez ainda demore mais é o mais provável.
      É o país do mundo com mais motas a circular, mas o país que mais motas vende é a indonésia onde se vende em média 5 milhões de motas todos os anos.
      Eu estive no Vietnam em 2015 e como disse as motas não cabiam todas na estrada tinham de vir para cima dos passeios.

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    E a malta tinha que aprender a cozinhar…

  7. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “…No entanto, a autonomia limitada das motos elétricas, o seu elevado custo inicial de aquisição e a falta de infraestruturas de recarga estão a gerar hesitação entre os utilizadores. …”
    E têm medo os incêndios, como é óbvio.

    Eles deviam era atacar o problema das queimas do restolho da agricultura ao redor de Hanoi.
    Cerca de 26% do smog têm origem nessa prática
    “…The image above shows that even in Hanoi, nearly 26% of the air pollution is due to the burning of rice straw. …”
    https://breathesafeair.com/air-pollution-in-vietnam/
    Tb têm o hábito de queimar lixo ao redor da cidade q contribui em 20% para o smog e permitem a circulação de camiões velhos pelo centro da cidade.
    Qd o vento é favorável, levam tb com as emissões dos barcos velhos, motores mal afinados a trabalhar a combustíveis pesados e óleo queimado na baia de Ha Long Bay que fazem as delícias de 5 milhões de turistas. Esta brincadeira pode representar mais 10 a 20% do smog de acordo com um estudo vietnamita.

    Mas vão atacar as motas. Está certo,o elo mais fraco.
    Hipócritas há em todo o lado, está visto. O terrível lobby climático precisa de muito alimento

    Reduzir o arroz para turista, os barquinhos podres para o turista , o lixo feito pelo turista, os camiões podres q abastecem e levam os souvenirs para turista é q não pode ser.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A poluicao é de todo o lado menos das motas ou qualquer modo modo de transporte que utilize motores a combustao.
      Esse fanatismo é tanto que só falta afirmar que aumentar o numero de motos vai reduzir a poluicao 😀

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não é o elo mais fraco mas o que polui mais em percentagem: 18%
      São os únicos responsáveis? Óbvio que não.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Meu caro, o problema dos 18% das motas não se aplica a Hanoi e é de Hanoi que estamos a falar pq é o que este artigo aborta “a proibição de motas com motor a combustão em Hanoi”.

        Esses 18% aplicam-se aos transportes de Ho Chi Minh City, NÃO a Hanói
        Em Ho Chi Minh, o sector agrícola (como queima de resíduos de arroz) é irrelevante dentro dos limites urbanos.

        O smog a que se assiste em Hanoi provem da agricultura (queima de resíduos da agricultura principalmente do arroz) Não das motas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então e para que querem as motas se deixarem de comer ?

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mas se tem tantas motas o ar devia estar mais limpo. Afinal os motores limpam o ar

          1. Avatar de JL
            JL

            Nem mais, isto vai ser um erro mudarem para motas eléctricas.

        3. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Ok, não reparei que esses dados eram de outra cidade. Mas em Hanoi o cenário não deve ser assim tão diferente.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Yamahia, Têm razão em relação as queimadas, que não é um exclusivo do Vietnam é geral a todo o Sudoeste Asiático, mas concordas que os fumos gerados pela queima de ervas e desperdícios agrícolas é diferente dos fumos queimados pelos motores a combustão.
            Eu comecei a visitar o Sudoeste Asiático em 2011, e a minha porta de entrada é quase sempre por Bangkok e só no ano passado é que comecei a ver ecopontos nas principais avenidas da capital e a recolha de lixo deixou de ser sacos plásticos espalhados pelos passeios da cidade e começaram a adotar caixotes de lixo, as preocupações ambientais do resto do mundo ainda estão a anos luz dos da Europa.

    3. Avatar de JL
      JL

      Então o problema não está nas baterias. Loooool

  8. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Deviam ser proibidos uma série de veículos que não servem para nada, a não ser para barulho e poluição e caprichos…., mota 4, buggies 4×4 (no outro dia vi com uma carava atrelada), pior é mesmo quando vão loucos para os trilhos nas florestas! Que loucura…outra coisa que deveria ser imediatamente proibido são aquelas carrinhas, antigas, de caixa aberta, que os mais idosos conduzem, já não para as quintas, mas para passear a velha ao domingo….o planeta já não está para isso!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Não considero que as moto4 e as buggies 4×4 não sirvam para nada.

      Aliás já vi muitos desses veículos como ferramentas de trabalho, por exemplo, para pescadores e para agricultores, onde os outros veículos não chegam ou possuem dificuldades em lá chegar.

      O problema principal é mesmo o barulho e a poluição, se bem que estes veículos nas mãos de quem está a trabalhar geralmente não fazem tanto barulho…

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Por mim proibia-se tudo o que não seja do teu interesse LOLOL

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      “…pior é mesmo quando vão loucos para os trilhos nas florestas! Que loucura…”
      @Pedro António, em que ponto é que isso te incomoda, vives no mato? E qual é exatamente a loucura? Os trilhos? As motas? Ou és só contra a ideia de alguém se divertir fora do sofá?

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu vivo, ao domingo se manhã é sempre a barulheira, além de estragarem as estradas e deixarem os acessos cheios de terra.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Vá reclamar com os jeeps e comos tractores do TiManel. As motas não estragam nada!
          Os caminhos são públicos ou militares vc não tem nada a ver com isso!

          1. Avatar de JL
            JL

            Também, mas os jeeps e tratores não usam motores de mota.

            Nem todos são públicos, tenho um terreno que passam lá a meio, mas não estou para criar problemas a ninguém.

            Pronto, os condomínios que você quer proibir alguns veículos, também são de todos os que lá vivem, portanto agora aguente se.

  9. Avatar de Motociclista
    Motociclista

    Afinal as motos são o verdadeiro problema da poluição mundial!!!!! Sempre a aprender…..

    1. Avatar de JL
      JL

      Não mundial, naquela cidade, já que tem 10x mais motas que portugal tem de automoveis.

  10. Avatar de Miguel+Felicio
    Miguel+Felicio

    E a nível mundial o que polui mais são os aviões… tá certo.

    1. Avatar de JL
      JL

      A nível mundial o que mais polui são os automóveis.

      1. Avatar de 9WaInJo11
        9WaInJo11

        Andas mesmo noutra realidade…

        O que polui mais são os cargueiros, petroleiros, aviões, camiões e autocarros. Os carros a combustão poluem muito pouco comparado com esses mamutes.
        Os elétricos não têm escape mas poluem de outra forma. Desde a extração do minério, passando pelo fabrico (e exploração infantil), energia para os carregadores, etc.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, o que polui mais são os carros, até porque muitos desses navios transportam o que os carros consomem.

          Sim, desde a extração do petróleo e dos minérios que eles usam, não são fabricados em árvores. Ou só existem minas desde que há electricos ?

          Exploração infantil ? Também daquele mineral que é usado no refino dos combustíveis ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Mentira. São os navios e os aviões. Nenhum dos dois contabiliza emissões fora dos territórios dos portos/aeroportos que aportam/aterram que representa + de 90 % dos kms como se fossem à vela/a planar!
        Hipócritas!!!

        1. Avatar de JL
          JL

          Isso é no que toca aos SOx, em termos de carbono são os carros. E são os carros culpados disso, já que os navios têm de usar as borras da refinação.

          Não entendo porque vem sempre com esse assunto, já está mais que esclarecido.

        2. Avatar de JL
          JL

          Se não contabiliza, não pode afirmar isso.

  11. Avatar de Profeta
    Profeta

    Bem se quizerem terminar com as motas a gasolina que presumo devem ser mais de 90% das motas, entao criem mais motas electricas tao potentes como as de gasolina.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mais potentes já elas são.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Buáhahahahah

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Essas elektras já andam a papar as provas todas na Ilha de Man? 😛
            Aquele gajo de tshirt branca era vc @JL?
            https://youtu.be/x63bh1_gg_M?t=113
            loooloooolloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Não falta muito para as a combustão irem para casa:

            https://www.youtube.com/watch?v=FDsOJCiTubs

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esse vídeo já tem 10 anos. Ainda falta muito?
            looolooolool

  12. Avatar de JL
    JL

    Já ouviram de certeza uma cinquenta durante o dia ? Agora imaginem milhares delas 24 horas por dia……..

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      As motas na Ásia são quase todas a 4 tempos, é muito mas mesmo muito raro motas a 2 tempo, e o combustível mais utilizado é a gasolina 91 octanas ou 93, as motas têm pouca potência, não é muito comum veres motas de grande potência a maioria são 100CC, e 7 em cada 10 são Honda.

  13. Avatar de Motorizado
    Motorizado

    Motas eléctricas sempre. Abaixo com essa porcaria de motorizadas poluentes e barulhentas. A UE devia fazer o mesmo

  14. Avatar de 9WaInJo11
    9WaInJo11

    Os motociclos deviam ser obrigados a ir à inspeção. Se circulam na via pública têm de ter as condições de segurança dos automóveis.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sabe se lá não vão ?