Este carregador de VE que produz energia pode substituir os postes de iluminação pública

71 Comentários

Uma empresa sediada em San Diego lançou um carregador de veículos elétricos (VE) alimentado por energia solar e eólica, bem como por energia armazenada, que pode substituir os postes de iluminação pública.

Carregadores de VE, que também sãi postes de iluminação pública, instalados numa avenida. Imagem representativa

Chama-se BeamSpot e trata-se de uma torre que combina energia solar, eólica e armazenamento da eletricidade gerada pelos serviços públicos. Além de substituir os postes de iluminação pública tradicionais, fornece carregamento de VE. Esta novidade reduz os custos dos serviços públicos, aumenta a resiliência e ajuda a equilibrar a rede.

Acreditamos que a nossa linha de produtos BeamSpot resolverá problemas reais tanto na América quanto na Europa: expandir o acesso ao carregamento onde as pessoas mais precisam, nas bermas das estradas e nos estacionamentos.

E como o BeamSpot gera e armazena energia renovável, acrescentará uma capacidade robusta e reduzirá a ameaça de apagões, sem a necessidade de construir centrais elétricas e infraestruturas de transmissão e distribuição.

Partilhou Desmond Wheatley, diretor-executivo da Beam Global, responsável pelo BeamSpot.

Considerando a necessidade crescente de infraestrutura de carregamento de VE em áreas densamente povoadas, com espaços limitados, o BeamSpot permite às cidades adicionar carregadores sem ocupar espaço extra em ambientes de estacionamento na rua, zonas com moradias com várias unidades, e locais públicos, como centros comerciais, aeroportos, estádios e parques de diversões.

A instalação utiliza as fundações e os circuitos de iluminação pública existentes, não requerendo circuitos de rede de serviços públicos novos ou atualizados, abertura de valas, construção, concessões, aluguer ou licenças complexas.

Para já, não há informações relativamente ao lançamento comercial do BeamSpot.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    O futuro será isto, uma cidade totalmente auto sustentável sem necessidade de andar a libertar gases por todo o lado

    1. Avatar de Tafc
      Tafc

      Olá radiação.

      1. Avatar de joao
        joao

        Que radiação? O que o sr fumou hoje? Rejunte embolorado?

      2. Avatar de Realista
        Realista

        Consegues escrever isto novamente sem usar esse chapéu de alumínio?

        Obrigado.

      3. Avatar de JL
        1. Avatar de joao
          joao

          Só tem louco para todos os lados. Dá ate medo de sair de casa

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          So radiacao, depois admiram se que o covid se espalha

          1. Avatar de JL
            JL

            Não existe só radiação.

            Portanto radiação de ?

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Quanto mais Covid melhor, mais 5G se apanha

          3. Avatar de JL
            JL

            LOOOOOOOOOOOL, boa Toni.

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Poluição ambiental e visual.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Até posso concordar contigo com poluição visual mas poluição ambiental?
      Para o que se propõe e se for eficiente estou disposto a aceitar a poluição visual.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Ou acabar com a praga dos postes de iluminação. Assim acaba-se com a poluição

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Apoio a medida e já agora acaba-se com as lâmpadas também, tudo a usar velas de cera ao candeeiros a petróleo!

          1. Avatar de FM
            FM

            Melhor ainda, Óleo de baleia…..

      2. Avatar de Infinity
        Infinity

        depois vem se queixar que no verão esta calor nas ruas, sem arvores é o que vai dar

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Visual um candeeiro ahahah Ambiental? ahahaha eu percebo que não gostem de carros eléctricos não gostar disto não percebo ahah realmente é melhor estar o dia inteiro a queimar para produzir electricidade isso é que é bom não polui nada e visualmente é lindo uma chaminé a deitar fumo preto para as pessoas respirarem que maravilha

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Fique em casa, coloque a máscara, a viseira, e calce umas luvas, não vá o Diabo tecê-las.

  3. Avatar de JL
    JL

    Vai vir alguém dizer que isso é uso de espaço público que podia ser usado por carros a combustão que não estão a fazer nada além de aquecerem com o Sol. Lol

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Já vieram demonstrar o desagrado pelos postes de iluminação.
      Um dia andam a gritar na rua para removerem tudo que é poste de electricidade ou iluminação.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        A panca do pessoal dos fogareiros é pior que a panca dos ambientalistas…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Já bateram no fundo, o pessoal da terra plana ou qualquer teoria da conspiração conseguem ser mais mentalmente estáveis.
          Ainda gostava de saber como é que conseguem comentar sem utilizar dispositivos electrónicos.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Apanhei-o então quer dizer que não usa o AC. O AC liberta calor para o ambiente também….
      Alguém faltou ás aulas de física.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde ? Mostre lá onde me apanhou a dizer isso ?

        O AC é um dispositivo que transporta o calor de um lado para o outro.

  4. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    …também podiam começar por coisas mais simples, mais imediatas, e não só tecnologia, e que fazem toda a diferença na proteção do nosso planeta único (ainda azul, mas cada vez menos…tal que já andam aí uns aluados excêntricos a querer ir para Marte!….) que era a proibição do plástico em todos os produtos alimentares, nas grandes superfícies e o pagamento de um valor a quem entregassem resíduos de plástico! O problema não é só a energia fóssil, os plásticos são tão ou mais perigosos para o ambiente!

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      O plástico é reciclável e não apresenta nenhum perigo para o ambiente para os animais sim para o ambiente não

      1. Avatar de Pedro+António
        Pedro+António

        Devias-te informar melhor. Se não representa nenhum perigo para o ambiente, não sei o que são nanoplasticos que circulam cérebro.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Entretanto meia dúzia de milionários pagam milhões para irem passear ao espaço, e depois o carro do pobre é que é a causa do declínio do planeta.
      Como podemos levar estes governantes a serio, querem privar os menos afortunados de poderem ter um carro e os passeios totalmente desnecessário dos ricos quer em aviões privados quer em cruzeiros e agora espaciais está tudo ok, mais uma vez o problema do planeta são os pobres, “eu odeio gente podre”

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Isso faz lembrar o Caco Antibes do Sai de Baixo 😀

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Por isso é que está entre “”, não quero ficar com os louros para mim.
          Mas é uma expressão fantástica 🙂 🙂 🙂

      2. Avatar de Damnupa Kot
        Damnupa Kot

        “Eu, um “barão” dinamarquês, alto, forte, louro e espadaúdo!”

    3. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Sumos e refrigerantes – que podem continuar também em latas e pacotes – deveriam ser todos em garrafas de vidro e com depósito.

      Em Países desenvolvidos como a República Federal da Alemanha, o exemplo é este:

      – Como funciona o sistema de garrafas retornáveis na Alemanha?

      https://www.dw.com/pt-br/como-funciona-o-sistema-de-garrafas-retorn%C3%A1veis-na-alemanha/a-59886110

      O depósito de vasilhame também havia em Portugal, todos nós que nascemos no Século XX nos lembramos disso.

  5. Avatar de joao
    joao

    Nunca meia duzia de placa solar vai recarregar um VE.
    Isso é um “vapoware”.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Mas alguém disse meia duzia ? ahahah Vai contas quantos postes de electricidade há numa cidade não são bem meia dúzia

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Ele não faz contas ao conjunto, é o mesmo que quando dizem que carregar numa tomada é lento pois só carrega a 3.5kWh e esquecem-se de adicionar as 8, 10 ou 12 horas que o carro está lá parado sem fazer nenhum…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “… dizem que carregar numa tomada é lento pois só carrega a 3.5kWh …”
          Que tomada milagreira é essa?

          1. Avatar de JL
            JL

            São chamadas tomadas reforçadas, já as viu aqui, em memória de peixe.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Essa tomada chama-se Schuko, que é onde ligas todos os teus aparelhos.

            A norma em vigor para habitações é que esse tipo de tomada aguente 230v a 16A ou seja 230×16 = 3680w ou 3.68kWh

            Se quiseres uma mais reforçada podes comprar uma industrial que qualquer pessoa troca em casa:

            https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/interruptores-e-tomadas/tomadas/tomada-industrial-schuko-feminino-2p-t-16a-250v-ip44-iec-60309-para-incorporacao-83888419.html

            https://www.leroymerlin.pt/produtos/eletricidade-e-smart-home/interruptores-e-tomadas/todos-os-interruptores-e-tomadas/tomada-industrial-schuko-com-tampa-ip44-parafuso-embutido-cor-branco-83913239.html

          3. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Tantas ahahahah

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não basta a tomada. Vá contar histórias da carochinha para outro lado.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista
            E além da tomada, tens que ter um carregador EVSE Carregador de 3.7Kw a instalação elétrica da casa terá q ter suporte a cargas por longos períodos para os 3,5 que reclamad, teres instalação dedicada com um disjuntor próprio com aterramento adequado e portanto sem sem essas precauções o mais certo é aquecimentos excessivo e riscos de incêndio.
            Take it easy 😛

          6. Avatar de JL
            JL

            Afinal já não é milagreira. Lool

          7. Avatar de Realista
            Realista

            No caso do meu EVSE de Amperagem variável (6A, 8A, 10A, 12A e 16A) de ligar a uma tomada schuko custou €150 extra, no entanto existem várias marcas que já disponibilizam o EVSE quando compras o carro e até já andavam à venda em promoção no Lidl…

            (Aliás qualquer equipamento de carregar um carro é um EVSE seja na via pública ou seja em casa).

            Os cabo de 2,5mm que tens nas tomadas são adequados até 20A… mas só te permitem passar 16A.

          8. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Maioria dos carregadores de 3.68kWh ligam-se a uma tomada, é obvio que se aconselha ter uma ligacao a disjuntor proprio, mas isso é como qualquer outro dispositivo.

            Para estares a colocar um carregador dedicado é colocar no minimo 7.4kw maioria das marcas nem vendem menos que isso.

            Até parece que uma casa aguentar 3.68kWh é muito. Basta ter aquecimento ou ar condicionado ligado e gasta-se mais que isso. O meu fogao electrico tem uma ligacao que suporta mais que isso 😀

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista, eu acho que a coqueluche da Tesla não trás nem EVSE nem tão pouco um simples cabo para emergências.
            @JL 3.5 já estamos a falar de um carregador de 3.7 EVSE. Daqui a pouco esta a dizer que a tomada só por si da 7.4, da 11 e da 22. Dá td em AC LOOL
            Tomada por si só com cabo sao 36 horinhas. Se estiver td nos conformes…

            Adiante, as coisas geralmente não são tão simples como muitos querem fazer crer. Segue um abre-olhos:
            https://www.autoevolution.com/news/eye-opening-first-time-tesla-model-3-owner-learns-they-can-t-charge-at-home-236257.html
            Este assunto já tinha sido abordado num excerto de um video que fala limitações que não podem nem devem ser ignoradas.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
            A vantagem do vídeo é o humor proporcionado. Fartei-me de rir com este gajo.
            Para este assunto (carregar em casa) vale a 1ª parte. No entanto a 2ª parte tb é pertinente a avaliar pelo nr crescente de reclamações da rede pública.

          10. Avatar de JL
            JL

            Quando você aprende que a limitação dos carregadores e tomadas é por amperes e não por potência ?

            Até pode dar mais, se a instalação tiver 252 volts ac, ela vai dar 252 × 16 = 4032 watts.

            E olhe, isto acontece quase todos os dias, já que tenho produção e claro que a tensão está sempre lá em cima.

            Já agora, as contas à potência nominal fazem-se usando a tensão de 232 volts, que é a tensão media e homologada do nosso sistema eléctrico.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o que é que isso me interessa? Sem um carregador de 3.7 e restantes periféricos não tira da tomada os 3.5kv. Portanto não basta a tomada. E isso que está em questão. Não enrole mais a narrativa que não vale a pena.

          12. Avatar de JL
            JL

            Lá está você com a potência, não tem nada a ver com a potência, mas sim com a corrente.

            Claro que tem de ter a instalação preparada, isso é básico.

          13. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Este motinhas é mesmo engraçado ahahah, é claro que para instalares uma tomada dessas a instalação tem de estar preparada ou achas que nem de fios precisa, cá em casa fiz tudo com uma margem segura é fio de 6mm com disjuntor próprio obviamente e contador. Hoje em dia as pessoas brincam muito com a electricidade têm a mania que se funcionam está bom e depois vejo tomadas derretidas e as pessoas ficam muito admiradas, é ligar placas eléctricas com fio de 2.5 se funciona está bom e depois há azares

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E um carregador!

          15. Avatar de JL
            JL

            O carregador AC está sempre no carro.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode estar mas não é 3,7kv, a não ser q o compre. Alias o Highland nesse aspecto é zero.

          17. Avatar de JL
            JL

            Volto a repetir, o carregador AC está sempre no carro, o que compra é o evse.

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E o que é q eu disse?
            Para carregar a 3.5 tem que comprar ( o EVSE ) e a instalação ter todos os requisitos incluindo a tomada reforçada.
            E o Highlang nem traz cabo de espécie alguma.
            Ou seja, vc anda aqui em loop paraacabar por concluir o q já tinha sido dito no 1⁰ post dias antes.

          19. Avatar de JL
            JL

            Você disse carregador, mas entendo a confusão com evse.

            E não, todos os teslas trazem um evse que permite até 16 ou 32 amperes em monofásico, os S/X mais antigos até o faziam com trifásico.

            Apenas tem de comprar o adaptador na Tesla que custa 48 euros e ter a instalação adequada com a ficha CE correspondente, até é mais barata que a shucko reforçada e muito mais segura.

            https://shop.tesla.com/pt_pt/product/adaptador-azul—16-a_32-a

          20. Avatar de JL
            JL

            E não, são 3.7 kW em qualquer das situações de 16 amperes.

          21. Avatar de Realista
            Realista

            Para carregar em qualquer lado é preciso um EVSE…

            Um posto de carregamento público é um EVSE assim como o meu carregador para ligar à tomada de casa é um EVSE.

            Um EVSE não é mais do que um aparelho que comunica com o carro a velocidade que pode descarregar da rede e o protege de anomalias que possam existir.

            E conforme te disse em cima:

            No caso do meu EVSE de Amperagem variável (6A, 8A, 10A, 12A e 16A) de ligar a uma tomada schuko custou €150 extra, no entanto existem várias marcas que já disponibilizam o EVSE quando compras o carro e até já andavam à venda em promoção no Lidl…

          22. Avatar de JL
            JL

            E está muito bem não incluírem, o cliente é que tem de saber o que precisa, por vezes gastam dinheiro em algo que não é preciso.

      2. Avatar de joao
        joao

        Leu tudo ou só leu o título?
        “sem a necessidade de construir centrais elétricas e infraestruturas de transmissão e distribuição” Se diz que sem transmissão e distribuição, está implicito que não serão interligados.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Diz “sem necessidade de construir” porque advinha só, já está construido todos os candeeiros de rua já têm infraestrutura obvio que não precisas de construir mas tu achas que alguém se lembrou dos candeeiros por obra e graça do espirito santo? é mesmo porque o trabalho é praticamente 0 basta mudar o candeeiro

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Segundo as especificações tem um poder de carregamento de 5.76 kW com uma bateria de 15 kWh.
          É um carregamento ultra-rápido? Não, mas acho que basta para o que é proposto.

  6. Avatar de XX
    XX

    Dado o tamanho dos painéis, só se for para, em conjunto, carregar um carro de cada vez o suficiente para chegar a casa. Especialmente os que estão do lado direito, à sombra do prédio (!!), devem ter uma eficiência brutal…

    1. Avatar de joao
      joao

      É o que tenho falado ali em cima para todos, mas teimam em acreditar em propaganda. Não vou nem perder tempo para responder aos Polianas.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Eu já te apresentei os dados aí acima. Como podes dizer que é vaporware sem leres as especificações técnicas?

        1. Avatar de joao
          joao

          Aguarde e verás que essa ideia jamais sairá do papel, como tantas outras. Isso aí é só para angariar dinheiro de investidores e depois fecha-se as portas com a desculpa de que “era uma ideia muito a frente de seu tempo”.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Provavelmente não sai do papel mais por questões burocráticas do que por questões operacionais…

            Mas isso é outros 500.

        2. Avatar de joao
          joao

          Basta colocar um ponto de carregamento nos postes já existentes, sem custos de substituição, custo de bateria, painel solar, etc. Afinal, ter um posto comum já é necessario para alimentar as casas. Ideia mais descabida. Isso é ideia de arquiteto e não de engenheiro.

          1. Avatar de JL
            JL

            Já existe por cá, Queixas.

  7. Avatar de PJA
    PJA

    Carregar um BEV com aquilo? Deve estar carregado ao fim de uma semana.

  8. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Acho que é mais fácil “aldrabar” um poste de iluminação pública” para alimentar um VE mesmo que seja mais fracote…