Estamos na era Black Mirror: cães-robô já estão a ser equipados com armas

41 Comentários

Um dos mais perturbadores episódios de Black Mirror que assisti foi o “Cabeça de metal”. É o segundo episódio da quinta temporada da série, que se passa todo a preto e branco, e onde criaturas robóticas que fazem lembrar um cão estão programadas para matar tudo o que mexe.

Esta realidade afinal não está assim tão distante e já existem robôs quadrúpedes a serem equipados com armar por uma empresa norte-americana.


Os robôs quadrúpedes, que nos remetem para cães-robô, tiveram uma grande evolução nos últimos anos e o seu desenvolvimento recebeu particular atenção pelas suas qualidades. São pequenos, ágeis e capazes de atravessar ambientes mais hostis, onde os carros não conseguem chegar ou até para os humanos é difícil cruzar.

Robô quadrúpede equipado com arma

Já os vimos associados ao ambiente militar, mas agora é dado um passo além. O robô Vision 60 da Ghost Robotics foi equipado com uma arma personalizada pela SWORD Internacional. Esta máquina foi dada a conhecer na conferência anual da Associação do Exército dos Estados Unidos que decorreu por estes dias em Washington DC.

Esta arma apelidada de SPUR – special purpose unmanned rifle – foi projetada para ser instalada numa variedade de plataformas robóticas. Inclui tecnologias como zoom ótico de 30x, câmara térmica para ver no escuro e um alcance efetivo de 1.200 metros.

O futuro é agora

A SWORD refere no seu site que o SPUR é o futuro das armas não tripuladas… e que “esse futuro é agora”!

Não se sabe quando é que este conjunto de robô armado estará disponível para começar a equipar os exércitos, no entanto, perante esta afirmação, parece que não tardará para que a sua venda se inicie.

The SWORD Defense Systems SPUR is the future of unmanned weapon systems, and that future is now.

Do que já se sabe, os robôs da Ghost Robotics já estão a acompanhar os militares dos Estados Unidos. Aliás, no ano passado, o esquadrão 324 das Forças de Segurança na Base Aérea de Tyndall, na Florida, foi a primeira unidade no Departamento de Defesa a usar robôs quadrúpedes em operações regulares. São essencialmente usados para patrulhar o perímetro da base em áreas onde não chegam humanos ou veículos.

Esta é a atualmente a função destes robôs, no entanto, as suas características permitem explorar outras áreas que estão já a ser testadas. Os robôs poderão ser usados como torres de móveis celulares, para desmatelar bombas ou até detetar substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares (CBRN). Não que nunca tivessemos pensado nisso, mas agora a realidade pode ir mais além, e estes rôbos poderão mesmo ser usados como armas. É algo que, aliás, já vemos em drones militares há alguns anos.

A Boston Dynamics, por exemplo, sendo uma das mais relevantes fabricantes de robôs, já assumiu a sua posição forte contra a inclusão de armas nos seus quadrúpedes Spot.

Há muitas questões éticas que se levantam quando vemos estas máquinas a serem criadas, principalmente a sua “pontaria” contra humanos. As leis norte-americanas nada referem contra o desenvolvimento de robôs “assassinos” e claramente que será uma tendência para os próximos anos a nível militar.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BMad
    BMad

    Skynet?? 😐

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Mas qual skynet, no final do dia tem de ser controlados por um humano!

      1. Avatar de Rrrrrrr
        Rrrrrrr

        nao necessariamente… ok que IA é baseada na info e dados que lhes passamos para tomada de decisao, mas as neural networks sao um buraco negro

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Ora nem mais.

  2. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Igua à série Guerra dos Mundos !

  3. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Teorias da conspiração por aqui? Que venha já de lá esse polígrafo para tombar mais um mito das redes sociais!

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      Não foi o Facebook que teve de desligar dois computador com inteligência artificial porque já estava a descambar até inventaram uma língua só própria deles.

  4. Avatar de Traumatologiaeortopedia.com.br
    Traumatologiaeortopedia.com.br

    Até já fala no texto, já existem drone armados, que inclusive já foram usados e mataram pessoas no Irã. Não tem nenhuma surpresa isso. Já tem câmera por todo lado com reconhecimento facial… Não falta muito para os policiais serem robôs, obedientes…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Policias robots!! Era o que cidade aqui perto necessitava!! Já que o policias normais não multam!! Onde já se viu uma cidade onde apenas 5 (eu incluído) condutores ligam os piscas e pior o que não falta são carros estacionados em 2ª fila.

      1. Avatar de Carlos Mota
        Carlos Mota

        No brasil fazem piscas? Pensei que ai em minas gerais os brasucas andavam de burrro

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Feitos pelos humanos, com os mesmo defeitos dos humanos…quando começarem a falhar…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já todos sabiamos que isto ía acontecer….
    Como é que esta merda é permitida, vivemos numa era de ganacia, egoismo e desrespeito pelo próximo. Sinto vergonha pela nossa era.

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      É verdade Miguel, tão evoluidos tecnologicamente e ao mesmo tempo tão primitivos!

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Mas qual era. O homem é ganancioso e egoísta desde que nasce. Sempre foi e sempre será.

      1. Avatar de Carlos Mota
        Carlos Mota

        Fala por ti, alem de seres um tremendo ignorante ainda generalizas o que ves ao espelho. Tem juizo miudo

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Sabes que tenho razão. Convence-me do contrário em vez de tentares ofender…já que nem disso és capaz.

      2. Avatar de iDroid
        iDroid

        Hugo, ainda não foi provado se o ser humano é ganancioso, egoísta, bom ou mau quando nasce. O que vemos é uma tendência para conflitos ao longo da história, mas isso é outra questão, pois esses actos são realizados por adultos.

        Se o homem nasce bom ou mau é matéria para muitos anos vindouros.

        1. Avatar de Sardinha Enlatada
          Sardinha Enlatada

          So porque a tua volta vez muito isso das pessoas, nao significa que todas sejam assim. Todos nascemos inocentes, depois varios factores nos tornam como somos. Talvez mais inocencia na vida nos tornariamos melhores pessoas e nao nos preocupassemos tanto com coisas futeis, mas enquanto existir dinheiro sera sempre um problema.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          É verdade mas também é verdade que a nossa sociedade, tal como a conhecemos, promove esse egoísmo e egocentrismo. Desde muito tenros os miúdos começam a fazer chantagem para obterem o que pretendem…

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    robots + armas + hacker = Fim da humanidade

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Vai ser engraçado ver os Hackers a invadirem as IA’s e vice versa. Antes do fim da Humanidade vai haver (como já há) muita guerra virtual. E vai começar agora com os carros autónomos a serem invadidos! ….

  7. Avatar de Tanso Mor
    Tanso Mor

    nada que umas salsichas de aluminio não resolvam para acalmar os bichos

    1. Avatar de José
      José

      Espectacular!!!

  8. Avatar de José
    José

    Nada disto me impressiona. O Homem sempre encontrou uma forma de matar seja lá que maneira for, basta dar um pau ao “macaco nu” que ele depressa matará um semelhante seu para lhe ficar com todas as suas posses – ver o “episódio que ocorreu esta semana na Noruega quando um radical islâmico “lembrou-se de matar 5 inocentes com arco e flecha, só porque sim. Ou ainda como decorrerem conflitos como os se eternizam em África e outras zonas do planeta, e onde se mata com uma velocidade enorme – pode não haver dinheiro para comida ou remédios (andam sempre de mão estendida culpando os outros), mas há sempre, para as armas e disposição ‘para criar terror -, ao ponto de nos conflitos do Ruanda e Burindi -pequenos pontos no mapa, se ter morto gente a uma velocidade muito superior às “fábricas de morte” montadas pelos nazis e comunistas! Infelizmente, as armas são necessárias, pois o Ser Humano é um ser imundo que, por onde passa deixa estrago, e tem ainda no seu subconsciente a mania de que é sempre superior aos outros e que esses nasceram apenas para servir certos “animais de duas patas que está convencido ser o animal superior da Criação, os mais pacíficos e civilizados – não é igual a ser-se tolo – têm de garantir a sua segurança, caso contrário, depressa ficarão condenados. Não é por acaso que o Mundo está a rearmar-se a uma velocidade enorme, numa altura onde as ameaças deveriam ser menores do que nunca! Há sempre um canalha que, para se perpectuar no poder, entende roubar, escravizar os outros pela via da força e da ameaça. Todas semanas ouvimos o rufar dos tambores de guerra, esperemos que esses brutos se fiquem apenas pelo barulho.

    1. Avatar de A.F.
      A.F.

      Bravo “José” em pouco disseste tudo.
      A Humanidade anda adormecida e envenenada por Poderosos, com soluções mirabolantes, quando acordarem (se acordarem) nada podem fazer.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ainda bem, todos os dias anseio pelo dia que a população humana atinge 1B ou mesmo se extinga.

    2. Avatar de RM
      RM

      Basicamente continuamos a ser uma vergonha como seres que cá vivem e não aprendemos com os erros e horrores do passado.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Claro que aprendemos, não obstante o que importa é o dinheiro.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Bom comentário, ainda agora tivemos o exemplo na noruega, bastou arco e flecha

  9. Avatar de Anker
    Anker

    Fantastico isto sim e evolucao. Blackmirror e uma serie terrivel e aborrecida

    1. Avatar de iDroid
  10. Avatar de fakir
    fakir

    Finalmente o VAR vai funcionar

  11. Avatar de TuFfAs
    TuFfAs

    estamos é todos f******

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Em 4 palavras resumiste o futuro da humanidade 🙂 LOL!!

  12. Avatar de Carlos Mota
    Carlos Mota

    Hahaha mesmo! Nos geeks queremos e ver a skyney a dominar o mundo!! Viva a tecnologia, abaixo os humanos!!

  13. Avatar de AlexX
    AlexX

    Um Optimus Prime da Tesla fulmina os circuitos dum regimento destes Decepticons lentos e primitivos num ápice com armas de pulso electromagnético. É levá-los antes a todos para o deserto do Arizona e deixá-los a brincar ao “vai buscar” túneis e traficantes vindos do sul.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Dás um bocadinho ao pessoal o que estás a tomar?

  14. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Podiam começar já a trabalhar e os primeiros a limpar eram quem se lembrou de meter armas mortais num robot, seja um cão ou um pássaro, é só estupido a todos os níveis.

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Soltaram os caes. O melhor e fugir 🙂

  16. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    A humanidade está perdida…

    A boa notícia para o planeta é que qualquer dia lá vem outro asteróide e limpa isto.