Estacionamento é caro? Portugal é um dos países mais baratos

75 Comentários

Se fizermos contas ao tempo que perdemos para estacionar o nosso veículo, vamos perceber que de facto é muito tempo na nossa vida. O estacionamento é também um negócio, mas Portugal é um dos países onde é mais barato.

Estacionamento é caro? Portugal é um dos países mais baratos


Estacionamento: em Portugal custa em média 1,2 euros por hora

De acordo com um estudo da EasyPark, Portugal é o segundo país mais barato para estacionar. À sua frente só está mesmo a Eslovénia. No fundo da lista, como mais caro, aparecem os Países Baixos.

Segundo o estudo, em Portugal o preço médio de estacionamento rondar os 1,2 euros por hora. Na Eslováquia o preço médio é de 1,1 euros por hora.

Para estacionar nos Países Baixos, o valor médio é de 4,1 euros, um valor quase 4 vezes superior a Portugal. Na Noruega o preço médio é de quatro euros por hora.

Estacionamento é caro? Portugal é um dos países mais baratos

Refere o estudo que a terceira posição dos países mais baratos está a Itália, onde o preço médio está nos 1,5 euros por hora. Na terceira posição a contar do fim está a Dinamarca com um preço médio de 3,4 euros.

  • Eslováquia – 1,1 €
  • Portugal – 1,2 €
  • Itália – 1,5 €
  • Espanha – 1,5 €
  • República Checa – 1,6 €
  • Áustria – 1,6 €
  • Eslovénia – 1,7 €
  • Bélgica – 1,8 €
  • Suécia – 1,9 €
  • Finlândia – 2 €
  • França – 2,1 €
  • Alemanha – 2,6 €
  • Dinamarca – 3,4 €
  • Noruega – 4 €
  • Países Baixos – 4,1 €

Relativamente ao preço dos combustíveis, os países nórdicos e os Países Baixos são os mais caros. A Eslovénia é o país que tem os combustíveis a um preço mais baixo.

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JCarlos
    JCarlos

    A corrupção no seu melhor !

    1. Avatar de Tó

      se cá é dos mais baratos, como é que é isso da corrupção? as ideias que vocês enfiam na cabecita…

      1. Avatar de Ze+do+telhado
        Ze+do+telhado

        Porque não tens de pagar aquilo que é de todos , o territorio nacional é de todos os portugueses não é vendido as parcelas , corrupção , corrupção ! os politicos decidem leis inconstitucionais ! e mais os polticos não tem autoridade para fazer tudo, corrupção.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se assim fosse também podias estacionar no meio da estrada e de borla, afinal de contas é de todos… get real

        2. Avatar de Tó

          Aquilo que é de todos… lol

      2. Avatar de Jose Silva
        Jose Silva

        É muito simple é inconstitucional.

  2. Avatar de Parecia
    Parecia

    Solução: trocar salários portugueses por nórdicos

  3. Avatar de kokas
    kokas

    Mas em Portugal os salarios andam nos 2500 euros liquidos o que não e propriamente comparavel com alemanhas e suicas. Ate na Polonia tenho pessoal conhecido a ganhat mais de 5000 euros por mes com 2 anos de experiencia apos mestrado

    1. Avatar de Pedrocas
      Pedrocas

      ganhas bem tu….
      gostava de saber onde em portugal um ordenado minimo é esse valor ….
      sim porque 90% da população portuguesa nao cheganema 1500

      1. Avatar de Factos
        Factos

        Estudasses lol, 2500 euros um grande salario? Ate canalizadores ganham mais que isso, andas a dormir ou es preguicoso….nem todos os portugueses sao parasitas como tu

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Estudar aqui não serve de quase nada. Ou és filhinho de papá empreiter ou capitalista, ou então levas salário mínimo e nem um cêntimo de horas extra, mesmo que trabalhes todos os dias até à meia noite. Neste país não há sindicatos a funcionar a sério e os capitalistas são do mais crápula que há.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        pedreiros, canalizadores, electricistas, e todas as profissões semelhantes, todos esses ganham esses valores, mais curioso é que há falta de mão de obra em todos.

        areas com especialização, informática e finanças também se regulam por esses ordenados em inicio de carreira.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Os pedreiros, canalizadores e electricistas que trabalham para empreiters mal levam 1000 para casa. É por isso que dão todos o frosques para o estrangeiro e que aqui bão há. A importação massiva de migrantes é a solução desejada pelos capitalistas para repvoar o exército industrial de reserva e manter baixos os salários. Quando perdem a arma do exército industrial de reserva os capitalistas ficam expostos à acção dos sindicatos e isso põe-nos histéricos: “Patifes! Bandidos! Andam a sustentar essa malandragem com subsídios e depois eles não fazem nenhum! Cortem-lhes já os subsídios todos, ponham-nos à fome e obriguem-nos a rastejar-nos aos pé e a aceitar qualquer salário que lhes paguem”.

    2. Avatar de Ja foste
      Ja foste

      Líquidos??? Brutos queres tu dizer… depois de impostos vê lá o que fica de Líquidos…

      1. Avatar de Factos
        Factos

        Em Lisboa eu aos 27 anos e ja com 3 anos na empresa ganho 3400 euros liquidos por mes no BDP em Business inteligence.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          em IT é normal esses valores, principalmente BI/BO, SAP, devops, etc

          1. Avatar de Ja foste
            Ja foste

            Garanto que normal não é, principalmente em Portugal… ainda para mais só com 3 anos de casa..

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Para Lisboa e Porto sim, tudo depende da experiência que demonstras e não o tempo de casa, ganhas mais a trocar de empresa do que a ficar na mesma anos a fio

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ele quer dizer liquidos, é um salario de 4000€ brutos, algo banal para Lisboa e Porto pelo menos

        1. Avatar de Ja foste
          Ja foste

          Hahahah, gostas de contar piadas já vi…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não, na verdade nem conheço muita gente com valores inferiores a esses e quem tem nunca escolheu fazer carreira, limitou-se ao que arranjou e nunca mudou de empresa, é muito comum mudares de empresa por mais 500€ nos dias que correm

        2. Avatar de IMF
          IMF

          Zé, o ordenado médio da grande Lisboa é 1500€, por isso 4000€ estás a falar na faixa dos 3%.

          Logo para tu e as pessoas que conheças ganharem 4000€ por mês há que leve para casa 800€.

          Nem sei porque a malta da linha de Sintra, anda de comboio e é o que é!!!!

          Claramente são pessoas que ganham 3000€ mês, muito claramente!

    3. Avatar de PJA
      PJA

      O ordenado médio em Portugal é 1505 €. O resto é conversa de café.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Vê o ordenado médio na grande Lisboa, o resto é conversa

        1. Avatar de PJA
          PJA

          Lisboa é Portugal? O ordenado médio em Portugal é 1505 €.

  4. Avatar de jAr
    jAr

    Ora F**** também temos ordenados baixos e a frequência dos transportes públicos também não é grande coisa. Aumentar preços de estacionamento com a desculpa da protecção ambiental é só conversa dos ricos a querer que os pobres não estacionem os seus chaços ao pé dos seus popós.

    1. Avatar de kokas
      kokas

      Não andes de carro, bicicleta e melhor e para classes baixas pouparem

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Verdade. Um português médio que encoste o carro para ir todos os dias trabalhar de bici, ao fim de um ano meteu ao bolso 1 a 2 meses de ordenado. E se prescindir completamente dele e deixar de pagar a prestação, combustível, revisão, seguro, IUC, inspecção, quota do ACP, estacionamentos, portagens, e restantes tretas inventadas pela chulice do lobby automóvel, ao fim de um ano já meteu ao bolso mais de 6 meses de ordenado. É como se ganhasse num ano aquilo que ganha em dois. Só o baixo QI dps tugas os impede de perceber isso e de tirar as devidas consequências.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Onde guardas a bicla para não ta fanarem @Grunho?

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Se for uma dobrável debaixo de qualquer cadeira. Se for uma pasteleira velha e enferrujada ninguém a gama.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ninguém falou em aumentar preços de estacionamento, apenas revelaram dados estatisticos

  5. Avatar de jota
    jota

    …e se for relativamente ao poder de compra?

  6. Avatar de Cesar Monteiro
    Cesar Monteiro

    gostava de ver os dados recolhidos deste estudo, pois estes valores não são reais. Centro de cidades está a cerca de 2h a hora para parques cobertos no porto pelo menos… gostava de ver esses valores que falam….

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      2h a hora no centro do Porto é na rua. Nos parcómetros.

  7. Avatar de Superfan
    Superfan

    Eu uso os 4 piscas. Sai mais barato

  8. Avatar de António+de+Oliveira+S
    António+de+Oliveira+S

    Fácil, não levem carro para a cidade e andem de transportes

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Não meter os pés em Lisboa/Porto basta 🙂

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ou seja, ficas-te pelo café central da aldeia e até o cinema é uma miragem porque na TV também passam filmes..
        também precisas de ir ao médico e certamente que ficas muito bem servido fora de grandes centros

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Se usares o táxi ou a Ubber tens o problema resolvido e não te chateias com avarias, manutenção e impostos.

      2. Avatar de Fred
        Fred

        Podes meter mas só de transporte público.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Quais transportes?

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Aqueles que passam o tempo bloqueados pelos pópós em filas inuteis e poluentes.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Bloqueados como se têm um corredor só para eles?

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Melhor ainda: levem bici em vez de carro para a cidade e nem têm de esperar pelos transportes.

  9. Avatar de Gringo Bandido
    Gringo Bandido

    As coisas não são caras, o tuga é que nem ganha para comprar barato quanto mais caro, isto só lá vai com mudança da constituição, direitos básicos assegurados.

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      Posse de viatura particular NAO e direito basico.
      Transporte publico sim, frequencia, acessibilidade e fiabilidade.

      1. Avatar de Gringo Bandido
        Gringo Bandido

        Concordo mas há exeções depente do contesto de vida, não pode é faltar transporte.

  10. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    carooooo!

  11. Avatar de SergioA
    SergioA

    Sabem o que existe no resto da Europa?
    Transportes publicos acessiveis e com boa frequencia. Sabem o que significa? So compra carro quem quer, logo parem de chorar por tudo que fazem ao vosso popozinho e sejam exigentes com os vossos transportes publicos, especialmente na ferrovia.
    E em vez de passarem a vossa vida a pagar para o carro, ficam com bom guito de sobra para viajar ou alugar uma viatura por uns dias ja com tudo incluido.
    Va la, a vida nao e so vroom vroom!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      passar a vida a pagar um carro? maior parte nem recorre a credito para comprar carro

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Pagar combustivel, seguro, inspeccoes, estacionamento, e mais o resto tambem faz parte do pagar um carro.
        Nao e so o sofa motorizado de 4 rodas que conta, o custo em suportar tambem entra na lista.
        Mas pronto, so e agarrado quem quer!

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Quando isso é um problema já que repensar a nossa vida

    2. Avatar de Factos
      Factos

      Oh serginho a vida toda a pagar um carro? Eu comprei o meu model 3 a pronto…vives em que mundo?

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        Parabens pela compra! Boa sorte com esse investimento! E mais uma vez, nao chore quando o preco do estacionamento, recarga, troca de pecas e eventuais violacoes de transito facam parte da carteira!

        Ainda bem que e tudo gente rica! Fico feliz por si!

        1. Avatar de kokas
          kokas

          Mas desde quando comprar um carro e para gente rica? Se ganhas o salario minimo a culpa não e a minha, trabalha mais e chora menos

          1. Avatar de Gringo Bandido
            Gringo Bandido

            Lêram bem portugueses, segundo o kokas vocês são pobres porque trabalham pouco, chegam aos 50 anos doentes de tanto trabalharem pouco.

    3. Avatar de António+de+Oliveira+S
      António+de+Oliveira+S

      Tas aqui a fazer?

      1. Avatar de SergioA
        SergioA

        A mostrar o que bom se faz na Europa central. E a gozar com as vossas mas escolhas e a chorar por tudo que e relacionado com a posse de viatura particular.

    4. Avatar de PJA
      PJA

      Sabe que há pessoas com horários de trabalho  inconvenientes, ou não sabe?

    5. Avatar de Ja foste
      Ja foste

      Viver na cidade é fantástico não é? vem morar para a periferia ou interior que vais valorizar ter carro porque se queres transportes públicos bem podes esperar sentado…

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        85% dos tugas mora a menos de 15 kms do local de trabalho. E mesmo os que vivem e trabalham dentro de Lisboa e Porto usam o carro para ir de A a B. Há cretinos para tudo, e ainda têm orgulho no que fazem.

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Lá estão os OCS (sim, Pplware, já vos considero um OCS tal as informações úteis que muitas vezes prestam) a apresentar valores absolutos em vez de percentuais. Que tal fazerem uma proporção do preço de estacionamento comparado com os salários médios?

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Realmente:
    Salário minimo ≈29,45 euros por dia
    Valor para estacionar o carro por 10H ≈12,00 euros por dia
    Portanto 41% do rendimento é para pagar o estacionamento. É barato, devia ser 100%.

    1. Avatar de SergioA
      SergioA

      Usa transportes publicos! Nao ha? temos pena, fosse mais exigente na altura de votar

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Pois não há, que chatisse. Qual é o partido que mete os transportes públicos?

      2. Avatar de Superfan
        Superfan

        É preferivel votar em quem dá transportes a quem ganha o salário minimo ou em quem permite condições para deixar de ganhar o salário minimo ? A tua ambição é continuar pobre e alguém subsidiar a ida/volta para o posto de escravatura.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Para transportes só se pode contar com a esquerda. A direita é contra o transporte público. É o mínimo dos mínimos e nada de subsídios. Tem de ser todo pago pelos utentes e ainda por cima dar uma boa margem de lucro ao operador. Liberal. liberal, liberal!!!

  14. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Tanta areia para os olhos e bla bla bla. Pegando no ordenado mínimo de alguns países em 2024:

    Portugal(820€) Espanha(1134€) França(1796€) e Alemanha (1985€).

    Portugal – 1.2€ hora = 0.15% do ordenado.
    Espanha – 1.5€ hora = 0.13% do ordenado.
    França – 2.1€ hora = 0.12% do ordenado.
    Alemanha – 2.6€ hora = 0.13% do ordenado.

    REALMENTE… que diferença. Tendo em conta os ordenados que infelizmente maior parte dos portugueses ganham, 1.2€ é muito.

    1. Avatar de JC
      JC

      Inicialmente penssei que esta reportagem era uma especie de gatilho para promover um aumento do preço do estacinamento.
      É verdade, as contas desta notícia estão mal feitas, tendo em conta o rendmento dos portuguêses, somos dos que pagamos mais pelo estacinamento e em todo resto…itas e tendo em conta o rendmento dos portuguêses, são estes dos

  15. Avatar de PJA
    PJA

    Resposta à pergunta estacionamento é caro, é. Se me interessa ir para Lisboa, absolutamente nada, e eu sou lá.

  16. Avatar de Jose Silva
    Jose Silva

    Moro nos arredores de Lisboa , como não estou para alimentar ladrões de estacionamento desde 2018 que não ponho os pés em Lisboa , passei a comprar o que preciso onde não existir parquimetros quando não encontro nestas zonas o que procuro compro no estrangeiro , recuso-me a alimentar corruptos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Cinema também é em casa? Médico também deve ser ao domicílio

      1. Avatar de João
        João

        Na minha cidade não se paga estacionamento nos shoppings onde há cinema… só os alfacinhas é que tiveram essa brilhante ideia porque senão era uma rebaldaria.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Deve ser boa a cidade, as que conheço pagam em todas, só centros comerciais sem cinemas decentes não se paga

  17. Avatar de TdSR
    TdSR

    Lol. É mais barato mas ganhamos ~20%.