Esta empresa vê nos combustíveis sintéticos a solução para uma “combustão sem culpa”

19 Comentários

Os combustíveis sintéticos são mais uma alternativa para uma mobilidade mais verde, sendo a opção ideal para algumas empresas, nomeadamente, a Porsche. Para a Zero Petroleum, a sua importância também é inegável.

Combustível sintético da Zero Petroleum

Paddy Lowe tem uma impressionante carreira de engenheiro, com funções técnicas de topo em três equipas de Fórmula 1, tendo contribuído para 12 títulos de campeão. Agora, lidera a Zero Petroleum, uma empresa que produz combustíveis capazes de alimentar motores convencionais com um impacto climático mínimo.

A Sky News foi saber mais sobre a empresa e ficamos a conhecê-la pelos olhos de Tom Heap.

O problema do aquecimento global é que o carbono fóssil extraído das rochas e libertado para a atmosfera está desequilibrado.

A Zero Petroleum utiliza a tecnologia de captura direta do ar para extrair o dióxido de carbono do, e a eletrólise para obter hidrogénio da água. Estes dois processos combinados produzem um combustível líquido de hidrocarbonetos – o famoso combustível sintético ou e-fuel.

Paddy Lowe da Zero Petroleum, na Fórmula 1. Fotografia: AP
Paddy Lowe da Zero Petroleum, na Fórmula 1. Fotografia: AP

Apesar de todo este processo exigir grandes quantidades de energia, Lowe garantiu a Tom Heap que consegue produzir uma “combustão sem culpa”.

Em todos os sítios onde, hoje, utilizamos combustíveis fósseis, há um grande candidato para os combustíveis sintéticos.

Prevemos, um dia, dentro de algumas décadas, que todo o combustível que utilizamos, atualmente, que sai dos poços de petróleo, será fornecido como sintético e produzido industrialmente a partir do ar e da água.

A “combustão sem culpa” também é possível por se tratar de um processo que é feito de raiz: pode ser concebido com maior precisão para melhorar o desempenho de diferentes motores e com menos poluentes.

Na opinião líder da Zero Petroleum, os combustíveis sintéticos têm potencial para serem uma indústria de dimensão semelhante à do petróleo e do gás.

Paddy Lowe da Zero Petroleum
Paddy Lowe da Zero Petroleum

Para já, a empresa está como os próprios combustíveis sintéticos: em fase embrionária. Afinal, só consegue produzir 30 litros de combustível sintético por dia a um custo muito pouco simpático.

Apesar de terem a Fórmula 1, e as indústrias do petróleo e do gás como antecessoras, os 44 funcionários que dão forma à Zero Petroleum querem direcionar as suas competências para fazer a diferença nesta área tão nova.

Paddy Lowe e a sua equipa preveem que os primeiros utilizadores do seu combustível sintético serão os aviões. Contudo, acreditam que, no futuro, a sua tecnologia complementará a das baterias, em carros e camiões.

 

Leia também:

Repsol espera que o preço dos combustíveis sintéticos fique entre os 2 ou 3 euros por litro

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JL
    JL

    12 000 dólares o galão ou 3125 dólares , o que é isso ? Um dia vai baixar. kkk

    1. Avatar de JL
      JL

      *3125 dólares o litro…

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Combustão de Hidrogênio vai ser o futuro daqui a uns anos.
      Aqui o perigo é mesmo como conter o gás extremamente explosivo.

      Carros a hidrogênio elétricos já existe e deve ser só uma transição.
      São mais eficientes mas tem um custo muito alto.

      1. Avatar de JL
        JL

        Sobre a combustão; então mas a gasolina está barata demais e os eléctricos têm autonomia a mais ? Sabe qual a autonomia de um veículo a combustão de hidrogénio ? E quanto custa fazer 100 kms ?

        Já existe sim eficiente como? Se tem mais uns processos pelo meu ? Já vi que nem mesmo os que existe conhece. Enfim?

        Eficiência média de um elecrico – 80%

        Eficiência média de um FCEV – 22 %

        Afinal qual é mais eficiente ?

        1. Avatar de JL
          JL

          * Já existem sim, eficiente como? Se tem mais uns processos pelo meio ?

  2. Avatar de Joca
    Joca

    Sim, a Fórmula 1 há de continuar a ter motores de combustão interna a roncar, futuramente a e-fuel. Dinheiro é coisa que não falta para o comprar, seja qual for o preço. O mesmo para quem tem Porshes.
    Que não se pense é que vai haver e-fuel disponível, em quantidade e preço, para alimentar um parque automóvel semelhante ao que existe.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Da qui a uns tempos, estamos a ouvir falar que os VE são perigosos e blá blá blá, 1º retirou-se o chumbo dos combustíveis, 2º agora querem mesmo acabar com eles, quero ver quando os lobistas começarem a fazer o trabalhinho deles a infernizar a cabeça de quem decide que o futuro “das campanhas politicas” são os sintéticos vamos levar com a mesma lenga lenga, em relação aos VE.

    1. Avatar de JL
      JL

      Daqui a uns tempos ? Já acontece há anos.

    2. Avatar de SérgioM
      SérgioM

      Então mas o chumbo não é tóxico?!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O que não falta por ai são telhados em lussatite e canalização ainda feita em chumbo, pelos vistos os adoçantes também são e as prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos com essas substancias pior, estão com as prateleiras vazias porque o pessoal continua a comprar

        1. Avatar de JL
          JL

          O problema do chumbo na gasolina era o chumbo tetraetila, um aditivo para aumentar a octanagem na gasolina.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Mas ficávamos com a sensação que a retirada do chumbo ia resolver todos os nossos problemas, é como nos estão agora a vender os VE, e daqui a alguns anos lá voltamos a lavagem cerebral, o mais engraçado é que nos querem culpar das estratégias comerciais, basta olhar para o plástico, o consumidor é que é o culpado e nos é que temos de pagar

          2. Avatar de JL
            JL

            Se ficou com essa sensação, então é culpa sua, porque o que se diz hoje sobre os efeitos desse aditivo é o mesmo que se dizia na altura.

            Portanto concluo, mais uma vez que o problema é de interpretação, até nos dias de hoje, alguém disse até hoje que os ve’s vão resolver todos os problemas ? Resolvem o que problema que é suposto revolver.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      O futuro das campanhas politicas já chegou. É os capitalistas que exploram os negócios ultra poluentes – vendas de carros e combustíveis, aviação, navios de cruzeiro, camionagem, produção de betão – a financiar a peso de ouro a extrema direita negacionista e a enxamear de trolls as redes sociais para convencerem os otários que não se passa nada e que é tudo uma conspiração de ambientalistas e wokistas que inventaram o aquecimento global. A única certeza é a de que para o ano vai ser ainda pior, até as pessoas perceberem que não se pode viajar, não se pode sair de casa sem correr riscos ainda maiores de ondas de calor , inundações e furacões. Nesse dia é passada a certidão de óbito do turismo.

  4. Avatar de JS
    JS

    Aqui a 50 anos atras ia á mercearia comprar meio KG de arroz /açúcar vinha em cartuxos de papel parecia mata-borrão 2 quartilhos de vinho levava a garrafa para trazer era rebuçados em avulso etc
    Chegou a moda de tudo embalado porque passou a ser proibido, agora voltamos outra vez à moda antiga em vez de andar de automóvel andamos a pé para bem de nós e do planeta
    È conforme os Desgovernantes querem é como sopra o vento é tudo uns enganadores com vista ao lucro/impostos e nós vamos nessa lavagem

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      E repara que é sempre o pobre que é o culpado, vamos acabar com o carro do povo e vamos manter os navios de recreio

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Essa vai ser a altura para ajustar contas com os dos navios de recreio, como se fez em 1789 e 1917.

    2. Avatar de JL
      JL

      Não entendi a referência, ainda existe muita coisa vendida a avulso.

      Andar a pé porquê? O que não faltam são tipos de transporte para todos os gostos e feitios.