Espanha vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros

65 Comentários

Quando se compara Portugal a Espanha ao nível das portagens é comum dizer-se que o nosso país vizinho é um “exemplo”. As portagens são mais baratas e há muitos quilómetros onde nem existem portagens.

No entanto, o governo de Espanha vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros, mais concretamente nas autovias.

 Espanha vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros


Portagens em Espanha vão afetar cerca de 6 mil empresas portuguesas

O governo espanhol vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros de “vias rodoviárias de alta capacidade”, também designadas por “autovias” e “autopistas”, uma medida que deverá ser estendida às próprias estradas estatais e até às auto-estradas geridas pelas comunidades autónomas. A medida está já a preocupar os operadores rodoviários portugueses que têm de atravessar o país, pois os custos das exportações realizadas por esta via deverão aumentar, revela o jornal Publico.

A medida está incluída no Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência que do governo de Pedro Sánchez.

Para Portugal, a medida irá afetar sobretudo as autoestradas que ligam Vilar Formoso a Burgos (360 quilómetros) e Caia a Madrid (400 quilómetros), que, até ao momento, são gratuitas, mas que estão na lista das que vão ser pagas. Nestas vias, segundo o jornal, passam 45% dos veículos pesados de mercadorias que cruzam as fronteiras portuguesas.

 Espanha vai introduzir portagens em 12 mil quilómetros

A introdução de portagens irá ter um impacto negativo no comércio externo português. A Antram (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias) diz que custo das exportações portuguesas vai subir entre 5% e 8% com medida tomada por razões ambientais. De acordo com a própria Antram, tendo como base preços praticados noutras estradas espanholas, haverá um aumento de 90 euros por cada camião que faça a travessia entre Vilar Formoso e a fronteira de Irún e de 60 euros entre Madrid e a fronteira do Caia.

O presidente da Antram sublinha que em Portugal há cerca de 6000 empresas de transporte rodoviário de mercadorias e que a maioria destas serão afetadas pela introdução de portagens em Espanha.

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Silva
    David Silva

    Ainda na semana passada fiz uma road trip de carro por Espanha. Claro que a maior parte dos troços das AEs espanholas são gratuitos, mas também é verdade que a maioria está num estado lastimável…

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      Lastimável ???? Não concordo com a afirmação

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Eu concordo!
        Há AE espanholas em mau estado e onde é notório a falta de manutenção. Mas não tendo portagem o pessoal até “desculpa”.
        Comparativamente com as AE tugas, as nossas tem melhor manutenção e as áreas de descanso tem melhor aspecto e funcionalidade, mas o custo tb é outro infelizmente…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Vê a A22, onde existe portagem eletrónica, e verás o mau estado do pavimento em muitos troços. O facto de se pagar não significa que o serviço vá ser melhor. A falha é do governo que não obriga os concessionários a fazerem aquilo a que são obrigados contratualmente.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            A A22 é um problema politico há muito tempo, por isso não existe repavimentação.
            Hoje em dia tens boa manutenção em quase todas as AEs, logicamente que depende de concessionaria para concessionaria, a autoestradas do atlantico é bastante má, mas tudo o que é Brisa tipicamente está impec.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        É só olhar para a foto deste artigo.

    2. Avatar de luis nascimento
      luis nascimento

      eu viajo muito por Espanha e não acho que estejam nesse tal estado lastimável.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Não todas claro, mas é mais fácil apanhamos troços degradados.
        Em PT é mais raro.

      2. Avatar de Manuel da Costa
        Manuel da Costa

        Depende. Por exemplo, se for de Vilar Formoso até Salamanca, vai ver estrada muito boa. Faça mais 15km e vai ver uma auto-estrada que é parecida com aquelas estradas portuguesas que levam alcatrão a cada 20 anos. É um troço de 11km que muitos camiões evitam, dando uma volta maior.

    3. Avatar de Joao
      Joao

      Cá até pagamos para passar pontes. Uma vergonha.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      Cá até pagamos para passar pontes. Uma vergonha.

    5. Avatar de José
      José

      Diga me as estradas em mau estado em Espanha, um troço que seja diha me, espero resposta

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pelo comentário provavelmente nunca andaste numa estrada em Espanha, mas, se queres conhecer um troço em mau estado (há muito tempo), pode ser a A-52 entre Ourense e Benavente!
        Mas há muitas outras com clara falta de manutenção.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pouco mudou desde as cobranças nas estradas romanas.

  3. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Vale tudo para manter as pesadas máquinas governativas e institucionais. Vai chegar o dia em que quem anda a bancar o pagode se irá fartar.
    Já foi meio mundo a trabalhar para outro meio, atualmente, devem ser 20% a trabalhar para 80. Desses 80 talvez 5% estejam incapacitados, os restantes 75 é mesmo dolce far niente.
    O sul da Europa está mesmo corroído por corruptos. Aguentem-nos.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exacto. Toda a gente sabe que o privado é mais eficiente em tudo, lol. com tanto treinador de bancada a saber como resolver isto, eu até me admira que não se esteja na vanguarda. Os americanos é que estão bem, ao eliminar o Estado na maior parte das coisas. Ah, espera…

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Concessão das Auto Estradas em Portugal são privadas.

      2. Avatar de das Caldas
        das Caldas

        É verdade, toda a gente sabe que na Banca, por exemplo, após a privatização só temos bons exemplos de eficiência: BPP, BPN, BES, Banif, etc, etc, Noutros sectores temos PT após privatização, CIMPOR, CTT, TAP, etc, etc… Co a privatização da EDP e os ganhos de eficência, a factura da luz baixou como o caraças, etc, etc…

      3. Avatar de Test User
        Test User

        @das Caldas , Se das exemplos têm que ser com lógica

        1- Se queres comparar , tens de escolher empresas que foram geridos pelo Estado e Privados,
        2- TAP dava prejuizos altos com Estado (Exemplo: 1994 injectaram 900 milhões de euros
        Não foi exemplo de eficiência no estado.
        3- CTT têm dados lucros enquanto privada.

        Devias estar perguntar-te porque Bancos são lucrativos em Espanha e em Portugal vão falência. Porque existem poucas empresas portuguesas com dimensão .

        Devias perguntar se as empresas são mesmo privadas. Com tantos casos corrupção (BES,PT, EDP, etc). Cimpor venda foi promovida pela CGD.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Lógica, claro…

          A TAP acabou de ter 5 anos de gestão privada; qual foi o resultado?
          Mais milhões públicos…

          Os CTT privados têm um serviço muito pior e um preço mais alto.
          Em 500 anos como empresa pública, não há registo dos CTT alguma vez terem tido prejuízos!!

          Não faltam bancos falidos em Espanha: onde está, por exemplo, o Caixa Galicia?

          A Cimpor o quê?
          O BES não era privado?
          Hahahahaaa…

    2. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Pesadas Maquinas Governativas?? Vamos ver se não será uma empresa privada a gerir as estradas…

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Concessão das Auto Estradas em Portugal são privadas.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Quando são geridas por privados normalmente as autoestradas têm mais e melhor manutenção e conservação. Até porque se não for assim as concessionárias arriscam-se a que o Estado lhes retire a concessão.

        As empresas do Estado são péssimas no que diz respeito à manutenção do sistema rodoviário.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Hahahaa… a Noruega riu-se…

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Sim, sim… mas qual Estado?
          Aquele em que o ministro da obras públicas do Cavaco passou para presidente de uma empresa privada (Lusoponte) e cujo governo lhe entregou os lucros de “mão beijada” – e o Estado ainda paga a manutenção?
          Com lucros (garantidos) e manutenção “subsidiada” pelo Estado, até eu era o melhor gestor do mundo!!

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Por isso é que nos países escandinavos, tudo o que é serviço público, tem de ter 50% na posse do estado.
      Vá à Finlândia e veja que dos 28 canais televisivos, 21 são do estado. Que as maiores empresas tem o estado a controlar o capital. Até a IKEA tem 28% na posse do estado sueco. Deve ser por causa disso mesmo… com a diferença que se algum gestor registar que ganha o salário mínimo, tem 5 milhões de euros em automóveis, tem 8 casas avaliadas em 30 milhões de euros e os filhos vão passar 5 semanas de férias, onde gastam 120000 euros, recebem logo a visita dos “criminosos do governo”, para deter o coitado do gestor que só ganhava o salário mínimo. Coisas básicas para qualquer gestor privado.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Se é serviço público é do estado ou têm concessão .
        No caso Concessão das Auto Estradas em Portugal são privadas.

        Finlândia não têm 21 canais do estado.
        Ikea é privada.

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        IKEA é uma empresa privada que pertence ao grupo INGKA, que é totalmente sediado nos Países Baixos. A única coisa Sueca na atual IKEA são os nomes dos produtos.

        https://en.wikipedia.org/wiki/INGKA_Holding

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Vês muitos filmes e inventas como o caraças, típico de quem desconhece o assunto.

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Fonte?
    Procurei no google e diz que vai haver troços que vão passar a ser gratuitos a 1 de Setembro… Nada sobre passar a pagar.

    1. Avatar de TugaPensador
      TugaPensador

      Procura em espanhol…

      El Gobierno se ha comprometido ante Bruselas a tener listo el nuevo sistema de peajes en todas las autovías del país antes del 30 de junio de 2022, con el fin de comenzar a aplicarlo en el año 2024.

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      O governo espanhol teve de explicar porque é que perde 18230 milhões de euros anualmente, com a manutenção de “autopistas”. Foi nesse ponto que Bruxelas exigiu que obtivessem receitas para cobrir essa perda. Havia 2 formas: aumentar os impostos sobre os automóveis ou utilizar a “política do utilizador-pagador”. Optaram pela primeira (no caso dos combustíveis, que vai ter um aumento de 21 cêntimos no ISP, a dividir até Outubro de 2022) e pela segunda no caso das autoestradas.

    3. Avatar de PML
      PML

      Tb vi a notícia que certas AE iriam deixar de estar concessionadas. O que acontece é que passam para o estado, volta a concessionar com valores mais elevados e outras que não se pagavam vão passar a pagar-se. Nada de novo até aqui. Pior ainda é que os espanhóis que tinham dos combustíveis mais baratos da Europa vão ver os preços aumentar para ficar ao mesmo nível dos outros europeus, tudo com a desculpa do ambiente. A verdade é que é o sistema socialista (ou colocar outro nome qq aqui que é igual) a funcionar – aumentar o estado para menter a máquina a funcionar.
      Isto leva-nos a outra questão – o estado vai estar cada vez mais gordo e vai ser preciso mantê-lo. Com os carros elétricos a receita dos combustíveis deixa de existir. Qual acham que será a alternativa para sacar o guito ao contribuinte? Algo terá de ser.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Conhecendo os Espanhóis como conheço acho que não vai ser pacifico

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Paciência, tivessem votado com sensatez

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Em Portugal têm votado com sensatez por isso que temos portagens em todas auto estradas e estradas publicas em mau estado.

  6. Avatar de Ci
    Ci

    Impostos pós-covid a chegar.
    Se prepara, que agora é hora… do show dos poderosos.

  7. Avatar de Frederico
    Frederico

    Tudo o que tenha que ver com transporte rodoviário vai sofrer e muito na pele com as medidas ambientais.
    Os próximos anos vai ser sempre a aumentar impostos… e não tem que ver com o governo ser este ou aquele!
    Ser amigo do ambiente significa ter que reduzir em quantidade de automóveis a circular nas estradas.

    1. Avatar de Pwk
      Pwk

      E bom que ponham todos os portugueses das cidades a andar de bicicleta! No centro de Lisboa e Porto vao ser proibidos carros a circular com mais de 6 anos e devia ser menos!!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso está longe de acontecer e é só em zonas de grande movimento e zonas historicas, não afecta quase ninguém no dia a dia.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Vão ser proibidos com mais de 6 anos? A sério? Ora mostra lá onde está isso anunciado pelas respetivas câmaras.

        Ou estás só e apenas a inventar fake news?

    2. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      Por mim até deixava o carro em casa e ia trabalhar de transportes públicos, mas, não tenho transportes públicos que permitam isso.
      Se eles quiserem reduzir a quantidade de automóveis a circular nas estradas concordo plenamente, desde que existam alternativas

    3. Avatar de Kiko
      Kiko

      Então e como é que vamos para o trabalho? A pé? De bicicleta? Tenho de fazer 50km diários, ao fim de um ano de trabalho poderia participar na volta a Portugal.
      Não faz sentido impor impostos para reduzir o número de veículos nas estradas.

      1. Avatar de siili
        siili

        “Não faz sentido impor impostos para reduzir o número de veículos nas estradas.”

        Mas acha mesmo que aumento de impostos é para reduzir veículos ou melhorar o ambiente…
        é ingenuidade…

        1. Avatar de Outro José
          Outro José

          Nem mais! Querem lá “eles” saber do ambiente. Há décadas que existem alternativas, as fabricas deveriam estar mais próximas e optimizadas por forma a não existir qualquer desperdício – tudo deveria ser reaproveitado e reutilizado, mas o que vemos é a construção de mais aterros. A “desculpa” do ambiente serve para tudo, até para pagarmos nas nossas facturas taxas para “disponibilidade de serviço” e outras do tipo, como pagamento de passagem de cabos! Vivemos no tempo mais estúpido da História, estúpido porque sabemos bem o que nos estão a fazer e deixamos a “coisa” andar. Mas em nome do quê?

  8. Avatar de landrade
    landrade

    Tivessem investido no comboio como via de distribuição principal em vez de terem andado a pintar o País de preto.

  9. Avatar de Papitchulo.Paulo
    Papitchulo.Paulo

    Acho graça aos comentários aqui feitos, todos preocupados com os espanhóis, em Portugal não há uma única via rápida sem portagens, peço desculpa há o IC19 kkkkk enfim por isso PT esta no estado em que esta, preocupem-se com os outros que cá é um espetáculo

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      ICs e IPs não têm portagens, além disso tens N vias rapidas urbanas sem designação.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      A A28 entre Viana e Caminha não tem portagens.
      A A27 entre Viana e Ponte de Lima não tem portagens.
      Etc, etc…

  10. Avatar de zé barrigudo
    zé barrigudo

    devido a uma situação familiar, há cerca de dez anos que viajo mensalmente de carro para frança e apenas posso afirmar que nos últimos três anos, em espanha, foram totalmente removidas as portagens na ap-1 entre burgos e vitória e que foram colocados vários pórticos (mas só para os veículos pesados de passageiros e mercadorias) na a-15 já perto do seu final …

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Estão a remodelar as estruturas.
      Em Burgos, vão passar a ser portagens electrónica, a partir de 1 de Março de 2022. Daí andarem a remover e a montar novas estruturas para colocar lá os pórticos. Entre Ciudad Rodrigo e Salamanca já lá estão, apesar de não terem dada para começar a cobrança e ainda não terem sinalização. Quem passar por eles, aquilo parecem semáforos.

  11. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Para receberem os fundos da UE, para a recuperação da Covid-19, Espanha teve de mostrar que é capaz de equilibrar as contas públicas. Uma das coisas que Bruxelas notou é que o país perde mais de 18000 milhões de euros com a manutenção das autopistas (autoestradas). O governo espanhol teve de apresentar um plano para cobrir essa perda de dinheiro público. Havia 2 opções: aumentar os impostos automóveis e/ou usar a política utilizador-pagador.
    O governo decidiu dividir pelos dois: o imposto petrolífero irá aumentar 36% ao logo do próximo ano; vão colocar pórticos nas estradas mais usadas, para obterem os valores que acordaram com Bruxelas.
    Este plano é para colocar em prática até Maio de 2023. A maioria das medidas é para serem aplicadas até ao fim do 3 trimestre de 2022.
    O aumento dos combustíveis vai começar já em Setembro deste ano. Ao mesmo tempo, irá entrar uma taxa de biocombustíveis, no valor de 2 cêntimos por litro.
    No caso das portagens, ainda não há planos certos. Algumas estarão já a funcionar no final de 2021, outras vão sendo montadas e ficam à espera de acordo entre o governo e o governo regional, para serem activadas.

  12. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Isto vai ser bom para a economia tuga, muitos produtos nas prateleiras do supermercados vão ser trocados por produtos tugas devido ao aumento dos preços de transporte.
    Ganhamos em consumo interno e qualidade de produtos.
    Pessoalmente não consumo nada espanhol há longos anos, o que consumo compro em espanha.
    Chato só para as senhoras que compram roupas de marcas espanholas.

  13. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Espanha tem milhões de subsidio dependentes e o dinheiro para sustentar isso tem que vir de algum lado
    Aumentem os combustíveis aumentem, que os Espanhóis partem aquilo tudo.
    Os Espanhóis não são Tugas mansos herbívoros.

    Detesto Espanha, não compro nada de lá, pelo menos intencionalmente.
    Depois daquele episódio nojento do Prestige, fiquei lhes com um pó que nem os posso ver.
    Vendo a origem Espanha, largo logo da mão.
    Até acho que os devíamos invadir….
    Alguém sabe se as armas de Tancos foram devolvidas?
    É que sem elas estamos indefesos.

  14. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Podiam ter ido pelo caminho difícil e colocavam um selo de auto-estrada e cobravam 1500 euros/ viatura/ 1 ano.
    Haveria muito menos gente a circular nas auto-estradas logo teriam de gastar menos dinheiro nelas. Se houver 13 milhões de viaturas a pagar o selo, já deve cobrir os custos.
    E claro podem aumentar os combustíveis à prevenção, e caso tivessem aqueles aderentes todos recuavam no aumento do custo energético para os veículos, caso contrário aumentavam o custo energético até terem o dinheiro necessário.

    1. Avatar de Outro José
      Outro José

      As auto-estradas regeneravam-se por si mesmas? A exposição ao tempo e clima deixavam-nas impecáveis? Se não são para utilizar para que servem afinal?

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Se não existirem veículos a circular nelas o desgaste é muito inferior, e por isso existe menos necessidade de intervenções, e é mais fácil de ignorar reparações já que existe menos gente a lá passar e a fazer reclamações.

        Para que servem afinal? Para a malta do estado, empresas e ricalhaços em geral conseguir viajar de um lado para o outro rapidamente e com menos empatas no caminho.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      1500 euros/viatura/1 ano?
      Não bates bem da cabecinha, pois não?

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    Malta, tenham calma. Só a partir de 2024 e não se sabe se vai ser sistema de portagens como conhecemos. Estão de momento a debater qual será o molde de cobrança para vias de alta velocidade (autopistas, autovias e as vias rápidas das comunidades).

    O estado está a resgatar todas as concessões que vão terminar até à data, para criar o sistema nacional de cobrança. À partida deverá implementar o sistema de vinheta como se tem vindo a aplicar na Áustria e na Suiça, uma vez que, não apenas poupará em infraestrutura, como poderá usar o sistema de radares para detetar se tem o “imposto de autoestrada” pago, juntamente com uma vinheta.

  16. Avatar de 123tuga
    123tuga

    Na Holanda não há portgens…as autoestradas são maravilhosas bem feitas e bem mantidas.
    Só que os impostos sobre os veiculos no momento da compra refletem isso mesmo.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      É… e a geografia (etc) da Holanda tem tudo a ver com a de Espanha…

  17. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Na Suíça sei que a vinheta para utilizar as autoestradas por 1 ano custa 45 francos ou pouco mais.
    Espera aí que os espanhóis vão meter essa mesma vinheta a 45 euros, é que é já a seguir…

  18. Avatar de José
    José

    É uma vergonhosa miserável atitude a de muito mal falarem das estradas espanholas cujas as quais são um exemplo…, só posso Imaginar que quem fala mal, nunca veio a Espanha

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ainda ontem passei em várias com péssima manutenção!…