Espanha: Radares de velocidade que detetam quem trava e depois acelera

38 Comentários

Radares de velocidade que detetam quem trava e depois acelera, e m Espanha, não são propriamente uma novidade. Em 2020, falámos aqui sobre o assunto e gerou uma enorme discussão.

Na prática, este novo sistema consegue detetar quais os condutores que, repentinamente, reduziram a velocidade.

Espanha: Radares de velocidade que detetam quem trava e depois acelera


“Radares em cascata” em Espanha: Colocado um cinemómetro móvel

Na vizinha Espanha estão a ser testados radares de velocidade que detetam quem trava e depois acelera, aquando da passagem por um radar de velocidade.

O sistema em Espanha é conhecido como “radares em cascata” e consiste em colocar um cinemómetro móvel (radar móvel) após o radar fixo para detetar a velocidade dos infratores. Sempre que um condutor tentar “enganar” o radar fixo, o radar móvel tratará de registar a velocidade para depois aplicar uma multa ao infrator.

O assunto não é novo e as autoridades espanholas estão já a testar o sistema. Os novos radares podem multar os condutores por “travagem” e não, propriamente, por “excesso de velocidade”.

Espanha: Radares de velocidade que detetam quem trava e depois acelera

Os radares móveis que estão em testes em Espanha têm uma margem de erro de 7 km/h em estradas cuja velocidade máxima é inferior a 100 km/h. Portanto, o radar registará uma infração a partir de 58 km/h, numa zona limitada a 50 km/h. Caso a velocidade máxima exceda 100 km/h, será aplicada uma margem de 7%. Assim, todos os carros que andem a mais de 117,7 km / h, numa estrada com limite de 110 km/h receberão também a respetiva multa.

O advogado Rémy Josseaume, especialista em direito automobilístico, disse ao The Connexion que achava improvável que as novas câmaras, ao contrário do que acontece em Espanha, fossem introduzidas em alguns países, por exemplo, em França. “Como escrever uma lei para impedir que alguém se impedisse de infringir a lei?

Em Portugal o foco é nos radares de velocidade média. Radares de velocidade instantânea não são novidade para os condutores das estradas portuguesas.  Relativamente aos radares que calculam se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto, Portugal já tem 10.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Caça á multa

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Os limites estão explícitos, e se não estiverem, sabem-se quando se tira a carta. Só ultrapassa os limites quem quer. Só é apanhado quem quer. Se cumprir os limites é simplesmente caça ao otário.

      1. Avatar de FFernandes
        FFernandes

        Tu deves ser aquele condutor que vai no lugar do pendura , ou então não vives em Portugal.

  2. Avatar de TXG
    TXG

    Mas como funcionam estes radares em Portugal? Do que estive a ver, existem autoestradas apenas com um radar destes, o que me leva a acreditar que os mesmos funcionam num espaço de metros ou poucos quilómetros…
    Não me parece que, por exemplo, alguém detecte a passagem num radar em Lisboa e depois apanhassem o carro no Porto para fazer uma média… Não!?

    1. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Eles enviam a multa para casa.

    2. Avatar de Miguel C
      Miguel C

      Enviam a multa para casa.

    3. Avatar de Diogo
      Diogo

      Claro que não isso seria mto pouco conclusivo. Até porque nas saidas e entradas das cidades é onde o pessoal acelera menos.
      É como disseste em poucos kilometros.
      Ou seja, neste momento tens um radar num sitio. Sabes que está lá, vais nos teus 160, travas para os 120 antes do radar, passas, e uns 500m a frente voltas a por-te a 160.
      O que eles propõem fazer é ter um radar móvel tipo 500m antes do radar principal, e outro 500m depois.
      O 500m antes topa-te a 150, o principal topa-te a 120 e o seguinte topa-te a 145…o radar le-te a matrícula automaticamente e na base de dados fica registado que tu travaste e aceleraste novamente (se bem que o principal apanhou-te a velocidade certa)
      Ai aquela me&€@ imite-te uma multa…

      1. Avatar de André
        André

        Mas para isso basta abrandar para 120 nos 3 radares.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Muitas das multas de trânsito dão para anular. Só quem não está no meio é que pensa que não. Em relação às velocidades, é um vale tudo para subtrair dinheiro, enquanto na justiça normal é preciso prova provada. Nestes casos até um polícia mal formado escondido, faz condenar um indivíduo imediatamente. É culpado e tem de pagar. É como as multas por média e estimativa. Ao que chegámos, que já querem multar, sem terem prova, mas por interpretação subjetiva. Juntando a isso as multas que o artigo descreve, multar por travar. Mas pronto, quem paga é porque tem receio de ser prejudicado e vai na conversa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Radares SINCRO não anulas nenhuma, as outras sim é fácil, 300€ e um advogado e a multa nunca chega a ser aplicada.

    2. Avatar de TA
      TA

      “Muitas das multas de trânsito dão para anular” quais e como?

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Praticamente todas menos as de radares da rede SINCRO.
        As outras é fácil ou fazer expirar ou arranjar outras artimanhas com escritórios de advogados que só fazem disto. Tipicamente sai mais caro que pagar a multa, por isso só justifica caso haja inibição de conduzir ou perda de pontos.
        Na rede SINCRO todo o processo é automatizado, mesmo quando se refuta nunca passa para a prescrição.

  4. Avatar de Jon
    Jon

    Agora com os carros novos já não vai haver multas!

  5. Avatar de Jose Martins
    Jose Martins

    Como eu compreendo os automobilista portugueses. Ainda há 3 semanas tive de me desviar e ir levantar o pó da berma da estrada para não atrapalhar um BMW que vinha em ultrapassagem no “rigoroso” cumprimento dos limites de velocidade para o local. Aliás, Portugal todos sabemos, não tem acidentes causados por excesso de velocidade, por álcool no sangue, por telemovel na mão, por manobras perigosas. Há 3 coisas a necessitar de rápida alteração. Os piscas devem passar a ser opcionais, tornando os carros mais baratos (não faz sentido a obrigação de ter uma coisa que ninguém usa). Abolir definitivamente o código da estrada. Abolir a carta de condução o que iria resultar numa poupança enorme nos orçamentos familiares…

    1. Avatar de Pedro H.
      Pedro H.

      Carmageddon 😀

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Ora nem mais. Isso sim seriam medidas de valor. Alguém que veja mais além

    3. Avatar de Zé Bigodes
      Zé Bigodes

      Tendo em conta a quantidade de imigrantes que andam por aí sem carta dizem que pagam a multa e voltam a fazer o mesmo, parvos somos nós por pagar uma carta de condução

  6. Avatar de Maria Rosa Falé
    Maria Rosa Falé

    Devem ter radares excepcionais, até multam quem não vai à Espanha, como foi o meu caso… Estou descansada no meu país e eles conseguem me multar em Espanha por excesso de velocidade… Fenómeno…

  7. Avatar de Nunxx
    Nunxx

    Claro que é para as receitas das multas.
    O Estado só fica aborrecido quando morre um contribuinte. Se não for contribuinte activo… que se lixe.

    41 novos radares de Lisboa geraram 38 mil multas e renderam 2,2 milhões num mês…
    Bom negócio do nosso Estado autofágico que só se extingue quando não sobrarem contribuintes.
    2.600 impostos, taxas e taxinhas refletem bem a gula do Estado.
    Até quando?

    1. Avatar de Vegeta
      Vegeta

      Ate aprenderem a conduzir e respeitar os limites de velocidade. Se toda a gente conduzir dentro dos limites, pagar os seus impostos, não andar a espera de receber subsidios, o pais seria uma noruega prospera

    2. Avatar de Jose Martins
      Jose Martins

      Cada um fica impressionado com números consoante as suas prioridades. Enquanto ficou impressionado com o valor das receitas arrecadadas pelo Estado eu fiquei impressionado com o nº de condutores que colocaram em risco a integridade física dos outros e deles próprios. 38 mil num mês e apenas nos novos radares. É contra os radares e as multas. Sem radares e multas quantos seriam?? 380 mil? 1 milhão?

      1. Avatar de Nunxx
        Nunxx

        Eu fiquei impressionado consigo. Tão bem formatado…
        Não sou contra os radares, sou contra colocarem radares em locais manhosos, com limites de velocidade pouco sensatos e incoerentes. Quando assim é, é caça à multa. Não beneficia nem dá qualquer segurança aos cidadãos. Será só para encher o bolso, causar constrangimentos de tráfego e filas. As eternas filas que prejudicam o cidadão mas enchem o bolso ao Estado. Quanto mais filas mais combustível, mais ISPP, mais IVA.
        Nunca pensou nisso?
        Quantos daqueles 38.000 foram “caçados” a 60 km/hora com o radar a 50 km/hora?
        Provávelmente a maioria.

        1. Avatar de Jose Martins
          Jose Martins

          Toda a razão quando diz tão bem formatado. Formatado no civismo, educação e respeito. Que por acaso é o que mais falta quando se fala de trânsito. Se há caça à multa é porque há infratores. Se não há infratores não pode haver caça à multa. Simples, não é? Goste-se ou não, concorde-se ou não as leis são para se cumprir. E o não cumprimento, por norma, tem as suas penalizações….

          1. Avatar de Nunxx
            Nunxx

            Quando não há infratores… inventam-se!
            Também lhe há-de acontecer, acredite.

          2. Avatar de Alex
            Alex

            É perfeitamente notório que não conduz! Sem dúvida, um bom exemplo de civismo.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Aqui em PT já fazem disso há anos.
    Radar móvel (escondido) a seguir ao fixo (visível). Na Av Mar. António Spínola em Lisboa é recorrente na descida para o Vale Formoso.
    Recentemente, desde as instalações dos novos radares fixos em Junho, tb passou a ser na Av,. Infante D. Henrique (pelo menos) de quem vai para o Batista Russo. (separador central, sem cruzamentos sem pessoas vais a 60 e já foste)
    É de desconfiar que façam o mesmo nas av. onde instalaram os restantes novos radares.
    Por isso nestas Avenidas vou a 30 km/h mesmo para meter nojo. Se estiver a empatar o trânsito…paciência!!!
    Para parvoíces deste género a resposta mais óbvia é ser parvo tb

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      A lei é para cumprir. Se os limites de numa estrada são 30kmh é para cumprir. Mas como o tuga gosta de carregar fundo já é caça à multa. Eu já fui multado algumas vezes e não reclamei porque tenho a plena consciência que não o devia ter respeitado os limites. Pode ser que no futuro os automóveis sejam capazes de limitar a velocidade consoante o limite da estrada.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Isto.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é isso que está em causa. O que está em causa é que os radares não estão nos locais onde poderiam proteger as pessoas! Antes pelo contrário. Estão estrategicamente em autênticas AE’s onde se reduziu a velocidade para 50 kms/h (após a construção dessas vias era 80 kms/h mas os sinais desapareceram misteriosamente e quando não há sinais é 50 kms/h, dizem eles) onde não há pessoas cruzamentos, com 3 vias para cada sentido, separador central etc.
      Isto é o quê?
      Conhece a Av Santos e Castro em Lisboa?
      Fica foto satélite:
      https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq4cFoavf4kZot1bfJQ?e=5jVrhu

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    porque nao obrigam os fabricantes de automóveis a colocar um dispositivo nos carros para comunicar a autoridade e emitir uma multa assim que é ultrapassada a velocidade mediante localização GPS? É uma ideia para o governo

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Isto não interessa aos gestores do negócio “Caça à Multa” pq dessa forma ng ultrapassaria os limites e eles facturavam zero!.

      A verdadeira função dos radares é faturar e não proteger os cidadãos no geral!
      Basta analisar onde estão estrategicamente colocados.
      Conhece por ex a Av Santos & Castro em Lisboa? (Uma AE que atravessa as traseiras do aeroporto) limite 50 kms/h. Se isto não é caça…

      Onde realmente pessoas precisam de ser protegidas da velocidade (exemplo…Rua da Madelena, Rua da Prata etc…) Não há radares!

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        Não é bem assim. Acho que você devia refletir um pouco.. . Esse dinheiro é para as políticas. Polícias essas que nos protegem. Há caça à multa quando existem infractores. Infractores esses que podem por em risco a vida de outras pessoas.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          “Polícias essas que nos protegem” Ainda acredita no Pai Natal, certo? Vive uma realidade paralela…

    2. Avatar de Pirata
      Pirata

      Mais vale limitar a velocidade a 120 não?
      Está mais que visto que o automovél não é uma ferramenta de transporte é um veiculo tributivo.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Para quem não gosta de ser tributado há a bicicleta.

  10. Avatar de Fabio
    Fabio

    Os radares de Espanha só detectam até 250km/h por isso é fácil…basta nunca descer abaixo dos 250

  11. Avatar de Louro
    Louro

    Gosto imenso de ver a malta que sabe perfeitamente que vai a transgredir os limites de velocidade, a culpar a instalacao de radares por irem a transgredir.

    Tudo serve como desculpa, já parecem o filho de um amigo meu que lhe dizia que a culpa de ele ser mal comportado era do pai, porque o pai aparecia sempre quando ele estava a fazer asneiras.

    1. Avatar de Capitao Alpoim Calvao
      Capitao Alpoim Calvao

      Sao todos pilotos em Portugal. Nao sao os piores da Europa mas andam bem no topo da lista.
      Basta ir a Polonia, onde tem retas que nunca mais acabam, mas mal o sinal de localidade aparece toda a gente reduz a velociade para 50km/h mesmo que nao ha nada na rua.
      E podemos dar um exemplo pior ( acho as autoestradas de la uma confusao), mas ate nos USA tirando os racers que consegues topar logo, a maioria da populacao cumpre a risca os limites de velocidade.