Espanha mantém autoestradas públicas sem portagens

56 Comentários

Se em Portugal ainda se mantêm autoestradas públicas a pagar, na vizinha Espanha a decisão é completamente contrária. O primeiro-ministro Pedro Sánchez tem mantido o compromisso com os espanhóis, poupando milhares de euros.


Espanha tem cerca de 3 mil km de autoestradas gratuitas

De acordo com informações recentemente, atualmente, cerca de 85% das autoestradas em Espanha estão isentas de portagens, o que corresponde a aproximadamente 3.000 km de vias rápidas gratuitas.

Desde 2018, o governo espanhol tem vindo a eliminar portagens em várias autoestradas ao não renovar concessões, tornando quase 1.000 km adicionais gratuitos.

De acordo com a Lusa, o Governo espanhol quer manter a abolição das portagens, que assegura poupanças anuais de 1,4 mil milhões de euros aos cidadãos. Segundo o Ministério dos Transportes…

O Governo afasta qualquer possibilidade de tomar medidas para alargar ou modificar o sistema de pagamento por utilização nas autoestradas, vias rápidas ou estradas convencionais do Estado

Entre as autoestradas que passaram para gestão pública sem portagens, destacam-se a AP-7 (que liga a fronteira com França a Barcelona) e a AP-1. Há planos para continuar este processo em algumas vias restantes.

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Isso sim é SOCIALISMO.

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Mas já viste a qualidade do piso? Algumas deixam a desejar, não há almoços grátis como dizia o outro.

      1. Avatar de GM
        GM

        Criança não paga, mas também não anda….

      2. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Fiz este mês uns 2mil km’s em Espanha na A5 e na A2 e o piso tinha sim algumas irregularidades, mas nada de mais. Paguei +34€ só para fazer um pouco na A2 e o resto na A6 até Badajoz / voltar a Lisboa. Portanto, não… não me importo que o piso tenha algumas irregularidades se não pagar! Aliás…. conduzi muito mais descansado em Espanha, mesmo com centenas de camiões, do que em Portugal, onde passavam a 200kmh que até abanavam o carro. Isto para não falar do preço do combustível mais barato…

      3. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Um português a dizer que as estradas espanholas deixam a desejar! Quando a estupidez é já impossível de disfarçar a piada faz-se sozinha!

  2. Avatar de AlexS
    AlexS

    Então as autostradas não são mantidas? Ou trabalham de graça?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      são pagas nos impostos

  3. Avatar de Fernando
    Fernando

    Cá!! Alguém tem de pagar os passes gratuitos e os passes a 40 euros mês para os alfacinhas e os tripeiros!!!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      o resto do país é paisagem, embora também não concorde com passes sociais, transportes publicos já são sociais, não vejo necessidade de os tornar de borla ou mais baratos

      1. Avatar de ComentadorDeBancada
        ComentadorDeBancada

        isso é porque tu nunca pagaste mais de 80e de passes mistos e havia pessoas a pagar mais que isso por mês/por pessoa…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Pago mais em combustível

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Por opção tua, pelo que das a entender deves de morar na linha de Cascais, por isso há bons transportes públicos para Lisboa e arredores, é uma opção tua que estás no direito de a exercer, assim como quem opta por transportes públicos porque não gosta do para arranca até ao local de trabalho, há “malucos” pata tudo.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Restelo, e trabalho no parque das nações.
            Não ando de transportes por princípio, não gosto de me misturar

          3. Avatar de Joca
            Joca

            Ó Sr. Visconde Zé Fonseca, realmente para não haver misturas, mesmo no trânsito da 24 de Julho eu se fosse como o Sr. comprava um helicóptero.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          +1 essa situacao é muito maus, porque no resto do pais ninguem paga nada para transportes, tudo á borla

  4. Avatar de TheD
    TheD

    Qual é o problema de haver portagens?
    Assim, sem estas, todos têm de pagar pela construção e manutenção das mesmas, mesmo quem não as utiliza.
    Devia ser aplicado o principio do utilizador pagador, com base em princípios justos, e não de forma a criar lucros enormes às empresas como em Portugal.

    1. Avatar de Duscher
      Duscher

      De acordo, desde que os doentes paguem os hospitais e centros de saúde, e quem tem filhos pague as escolas, universidades…. etc…..

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não é o que está já a acontecer?

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Não, e estas longe disso, há concelhos que os livros escolares são grátis e bem e olha que eu não tenho filhos.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Argumento vazio.

        A saúde e educação estão contempladas na CRP como sendo tendencialmente gratuitas, a utilização de estradas não.

        Lê mais.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Uma coisa digo. O meu carro não dá uma despesa de 40 EUR a ir a voltar ao Algarve. Talvez se o estado pagar estes valores sejam mais controlados e vamos deixar de encher os bolsos das empresas que recebem as concessões.

    3. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      O problema não são as portagens, o problema são burros que não sabem ver nada para além do seu próprio umbigo

  5. Avatar de António Martins
    António Martins

    Mas a diferença é que cá as autoestradas não são publicas…. Existe esse senão… São privatizadas….

    1. Avatar de GM
      GM

      São concessionadas.

    2. Avatar de ze
      ze

      claro que são públicas. foram construidas pelo estado com dinheiro público.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Além da Espanha, tb na Alemanha as AE’s são gratuitas. Como se não bastasse, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Luxemburgo, Bélgica, Áustria também mantêm as suas AE’s gratuitas.
    Dos restantes, como a Suíça, paga-se o equivalente a ir do Porto a Odemira e dá para todo o ano.
    Só mesmo PT e FR é que esfolam o pobre automobilista com portagens. A diferença é que FR tem nacionais onde é possível andar entre os 80 e os 110, sem cruzamentos, rotundas, localidades, pessoas, semáforos de retenção de velocidade ou radares que dizem que SALVAM VIDAS com limites ridículos de 40 a 70 kmh em IP ou IC.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas esses não se importam de pagar impostos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu tb não me importava.
        -IVA:
        Áustria (IVA de 20%)
        Alemanha (IVA de 19%) Luxemburgo (IVA de 16%)
        Suíça (IVA de 8,1%) Espanha (IVA de 21%)

        Impostos por litro sobre combustíveis destinados a pagar as estradas:
        Portugal 1,003
        Alemanha 0,654
        Espanha 0,753
        Finlândia: €1,139
        Suécia: €1,055
        Dinamarca: €1,046
        Bélgica: €0,820
        Áustria: €0,688
        França: €0,683
        Luxemburgo: €0,624

        Em resumo, com rendimentos inferiores aos outros, farta-mos de pagar, na maioria dos casos mais que os outros e em troca recebemos uma mão cheia de nada.
        Resultado? :
        PT é o 6⁰ pais da Europa com o maior índice de mortes na estrada porque o dinheiro destinado a ser aplicado nas estradas e na segurança dos automobilistas portugueses tem outras prioridades obscuras como servir para deitar abaixo sobreiros e azinheiras e plantar espelhos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Fora os outros impostos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por mais altos que sejam, a carga é sempre inferior. Muito inferior.
            Mas estamos a falar de mobilidade. Vamos manter-nos no tema.

          2. Avatar de JL
            JL

            Inferior ? nem por isso.

            Alguns deles só pagam menos na compra do carro, mas despesas associadas e impostos pagam bem mais.

        2. Avatar de JL
          JL

          Mas é você que defende a plantação de espelhos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se forem implantados sobre terreno/rocha estéril não tenho nada contra. Bem pelo contrário.
            Agora, o que tenho observado é precisamente o oposto. Por exemplo, aqui em Loures ao lado e a norte da saudosa Mata do Paraiso há hectares a perder de vista de terreno estéril de onde por via da rocha apenas brotam algumas ervas daninhas.
            Pois então não é que os supostos ambientalistas da electricidade “verde” resolveram construir o parque solar exactamente nos terrenos onde estava a mata?
            Parece mentira, já passaram 12 anos e não houve reposição da mata em lado nenhum.
            Milhares de pinheiros mansos para o galheiro, tlz pq o promotor Martinfer tenha concluido que era mais barato trabalhar sobre terra mole e limpa do que sobre rocha. Ou então apenas por capricho.
            https://pracadobocage.wordpress.com/2013/06/05/um-ecologico-crime-ambiental-em-loures/

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque eles devem entender mais de ambiente que você.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Somos uma cópia barata do modelo socialista francês, agradeçam ao tio Mário que nunca pagou autoestradas e andava com motorista a 200

      1. Avatar de ze
        ze

        o tio Mário deixou de ser PM em 1985.. depois já tiveste o tio cavaco como PM com 2 maiorias e nada mudou.. arranja outra desculpa.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Tens razão, o resgate que o Cavaco teve de fazer devido aos socialistas devia ter dado margem para muita coisa..
          Quando tens uma direita que só serve para tirar o país da lama quando o PS o enfia lá não há muito que se possa fazer

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Resgate do cavaco ou desfalque do BPN do cavaco?

  7. Avatar de Indignado
    Indignado

    Este ano fui a Calpe e não vi uma portagem era sair de uma A?? para uma A?? sempre a andar, e o piso estava melhor que a A8 em toda a sua extensão.
    Posso dizer que atravessei Espanha e praticamente só sai da autoestrada ou via rápida para comer e por gasóleo.

  8. Avatar de Mendes
    Mendes

    Muito bom dia. Eu nem quero falar nisso. Portugal está á muito tempo sem governo nem governantes, só sabem é estroquir dinheiro aos portugueses. As autotrasdas, assim como as scutes foram pagas com dinheiro da união europeia no entanto foram ao mesmo tempo, entregues a concessionárias ,que gerem as mesmas,recebem milhares de euros das portagens, e o estado português ainda financia as mesmas. É uma vergonha. Depois o dinheiro dos nossos impostos nunca chega. Fico por aqui .

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É isso tudo, em Espanha é um mar de rosas e escândalos de corrupção são uma miragem LOLOLOL

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Quem te extorque o dinheiro não é o estado, o estado nem sequer recebe em impostos o suficiente para pagar as próprias despesas. Quem te extorque o dinheiro são os ricos que te continuam a dizer que a culpa é de todos, principalmente os mais pobres como imigrantes e afins, todos, menos eles são culpados pelo dinheiro que “desaparece” diariamente aos milhões para as contas deles, disso ninguém se revolta, porque será? Deve ser porque gostais de andar a carregar os outros ao colo ou são otários ao ponto de irem na conversa do ventura

  9. Avatar de 36.71Hz
    36.71Hz

    O Ventura é tão mau e nós Algarvios somos tão burros que ganhamos a A22 Grátis 🙂

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Resta saber por quanto tempo 😉

      1. Avatar de Infinity
        Infinity

        até o PS ganhar

    2. Avatar de GM
      GM

      O “grátis” não existe. Só o sol, e mesmo esse, tem custos.

    3. Avatar de RS
      RS

      Não existem almoços grátis.
      O que devia ser feito é quem é afectado pelas SCOUT não paga, e os outros pagam isso sim é justiça.
      Se vou 1x ou 2 ao Algarve posso bem pagar caso queira usar a A22.

    4. Avatar de ze
      ze

      o ventura é mau e não foi por ele que as portagens são gratuitas. o ventura para alem de mau é mentiroso.

    5. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Grátis? O valor que o concessionário e o Estado deixam de arrecadar vai aparecer dos impostos. Não paga quem por lá passa, passamos a pagar todos.

    6. Avatar de PTO
      PTO

      Como se o Ventura tivesse alguma coisa a ver com essa alteração.
      Põe mais tabaco nisso.

  10. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Sou mais adepto do pagador utilizador, do que pagarem todos nos impostos! Uma coisa é certa, elas têm de ser pagas!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Não é suficiente a carga brutal de impostos sobre os combustíveis rodoviários?

      1. Avatar de JL
        JL

        E na electricidade que são ainda mais.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Já são pagos muitos impostos nos combustíveis, IA e afins, mas na tua cabeça uma estrada apenas serve para ir passear, não é? A estrada não te leva tudo o que comes todos os dias, não transporta os produtos das empresas, nada, só o teu umbigo é que interessa. Pode ser que um dia tenhas uma taxa de utilizador pagador de oxigénio e ficamos todos a torcer para que não consigas pagar.

  11. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Portugal está cada vez pior!

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Mesmo… e sabes porquê? Olha-te ao espelho