Espanha: Já não é preciso triângulo de sinalização! E agora?

33 Comentários

Com a quantidade de tecnologias que estão hoje disponíveis para a sociedade, há equipamentos que já estão “obsoletos”. Falámos do triângulo de sinalização de emergência que, em Espanha, deixaram de ser necessários. Estes objetos podem ser substituídos por outros dispositivos, designados de V-16.

Espanha: É o fim do triângulo de sinalização! E agora?


Desde o passado dia 1 de julho que deixou de ser obrigatório colocar triângulos de emergência em Espanha para sinalizar que um veículo foi imobilizado devido a uma avaria ou acidente. Tal cenário tem gerado dúvidas e por isso a Guarda Civil divulgou um vídeo a explicar como agir no caso de ter que parar o carro numa autovia ou autopista. De referir que a não utilização do triângulo de sinalização só se aplica em autovias o autopistas. Mantém-se a necessidade do uso em vias de circulação secundárias.

De acordo com a  Lei sobre Trânsito, Circulação de Veículos a Motor e Segurança Rodoviária, uma autovia é uma “estrada especialmente projetada, construída e sinalizada como tal (…) que possui diferentes zonas para cada sentido de circulação, separadas entre si por uma franja de terreno não destinada à circulação”. Uma autovia apresenta as seguintes características: As propriedades contíguas têm acesso limitado; Não é cruzada por nenhuma outra estrada, via, linha de comboio ou qualquer outra passagem; tem estradas diferentes para cada sentido de circulação, separadas entre si, salvo em pontos singulares ou com carácter temporal, por uma franja de terreno que não é destinada à circulação.

Fim do triângulo de sinalização: É opcional o uso do dispositivo V-16

Entre as vantagens da utilização do dispositivo V-16, destaca-se o facto de não ser necessário sair do carro para colocar o triângulo e ficará visível a 1 km de distância. Ao contrário do triângulo de pré-sinalização, este dispositivo pode ser guardado no porta luvas ou nas zonas de arrumação laterais do interior do veículo.

V-16 light Help Flash

Este equipamento não precisa de ser colocado na via de circulação, devendo ser colocado em cima do veículo (em contacto com a chapa), no caso de ser um carro, ou no depósito de uma moto.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedrocas
    Pedrocas

    Faz algum sentido, e tem a sua lógica.
    Mais visível á noite, e possivelmente menos acidentes por ter de colocar o triangulo a vários metros do carro.
    Compreende-se que o colete continue, porque podemos ter sempre que mudar um pneu.

    Mas neste sentido não seria melhor uniformizar pelos estados membros?

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Vai ser com cada panada, em vez de um acidente serão vários, e relativamente ao triângulo, à noite vê-se perfeitamente bem se for um triângulo de sinalização de qualidade e bem fabricado à boa maneira do Século XX.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Sim mas o V-16 é sempre melhor nessas situações, chama muito mais à atenção (sinal luminoso e em posição alta).
        O triangulo só ganha quando for para sinalisar o carro à entrada de uma curva…

        E concordo com o Pedrocas, isso deveria ser uniformizado à nível europeu, é um entrave à livre circulação de bem e pessoas.

        1. Avatar de mikado
          mikado

          Exemplo de que não serve:
          Com V16:
          Automovel B avariado numa curva, não existe Bluetooth no Automovel A. Automovel A entra na curva não sabendo que o Automovel B está lá. Resultado: 1 morto e outro ferido.

          Com o triângulo:
          Automovel B avariado numa curva, não existe Bluetooth no Automovel A. Automovel A vê o triangulo abranda sabendo que existe um automovel avariado. Resultado: 0 mortos e 0 feridos

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nas curvas fechadas o triângulo faz todo o

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Nas curvas fechadas o triângulo faz todo o sentido, se for colocado antes da curva e de dia esse V-16 neste caso não faz sentido.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Certo é o unico caso em que o triangulo é melhor de resto o V-16 é sempre melhor.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          eu tenho outro cenário,
          Eu dei os primeiros socorros a um caminhante junto a estrada numa serra, não pude deixar o meu automóvel de forma a bloquear a estrada, tive de deixar num local mais seguro,

          Deixei o meu triângulo de forma a assinalar perigo, no meio de tanta curva da serra apenas o triângulo preveniu que também eu ficasse lá estendido.

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Esse V-16 vai ser uma maravilha sem bateria… As pessoas carregam isso uma vez e deixam isso dentro do porta-luvas. Vai ficar ali meses ou anos a apanhar calor e frio, a descarregar e a bateria a ir à vida com as temperaturas. Quando for preciso usar, puf, não funciona… O triângulo tem a vantagem que é tecnologia old school.

    1. Avatar de Patinhas The Third
      Patinhas The Third

      Old school=old profits, não deve tardar necessitar duma conta na cloud da seguradora

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Também se pode ligar à tomada de isqueiro do carro.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Asneira grossa. A obsessão tecnologica dará muito mal resultado.

  5. Avatar de Joca
    Joca

    Acabou o triângulo – em autoestradas ou similares. Têm boa visibilidade, o triângulo a 30 m não aquece nem arrefece, exceto para quem o vai por e tirar.
    Devo dizer que nunca vi nenhum triângulo antes de um carro parado na berma da autoestrada.
    (Nunca percebi é por que é que se encontra tantos carros parados na berma da autoestrada. É uma infração muito grave. Quando retoma a marcha, até ganhar velocidade, é um perigo.)

    1. Avatar de mikado
      mikado

      Eu em 1 minutos consigo por o meu carro nos 50 km/h, senão mesmo em segundos.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Em 10 segundos um carro que circule a 140 km/h anda perto de 400 metros. Ainda mal o outro carro saiu da berma.

        1. Avatar de mikado
          mikado

          Sabes que a velocidade máxima é 120 Km/h na auto-estrada mais do isto já dá multa certo?

          1. Avatar de Joca
            Joca

            Sabes que:
            – Em autoestrada, ir até aos 150 km/h (mais 30 kmh que o limite de velocidade legalmente permitida) não é considerada uma infração grave ao código da estrada e não dá perda de pontos na carta
            – Parar na berma da autoestrada é uma infração muito grave com perda de 4 pontos na carta.
            Certo?

    2. Avatar de Migas
      Migas

      Se tiveres alguém no carro que queira vomitar ou se sentir mal, vais querer encostar. Se furar um pneu vais querer encostar. Se o teu carro acender uma daquelas luzes de perigo que não conheces vais querer encostar. Se o carro perder água do radiador e vires o ponteiro da temperatura do motor a subir, vais querer encostar. Não tens a todo o instante acesso a uma estação de serviços.

      1. Avatar de Joca
        Joca

        Facto, facto, é que há bastantes anos a conduzir em autoestrada nunca parei fora das estações de serviço.
        Não vou dizer que não haja situações em que seja preciso sair para a berma e pedir assistência, mas:
        – Para vomitar não há um saco de plástico?
        – É certo que ninguém sabe os códigos de todos os símbolos que aparecem – mas não sabe se para parar tem (ou não tem) que aparecer também o símbolo STOP. Para-se e vai-se à procura do símbolo no manual?
        – O carro está a aquecer, mas reduzindo a velocidade não dá para manter a temperatura controlada até chegar à estação de serviço?
        O que é facto é que vejo muitos carros parados, à sombra dos viadutos. Na Régua atravessou-me um camião TIR a sair da berma, em que o condutor deve ter tirado uma soneca à sombra.
        O que o pessoal tem que saber é que parar na berma da autoestrada tem que ser evitado, é uma infração ao mito grave – 4 pontos na carta.

        1. Avatar de Joca
          Joca

          … infração muito grave

        2. Avatar de Joaquim Afonso
          Joaquim Afonso

          se tiveres, por exemplo, as luzes de cruzamento (vulgo médios), avariadas, deves imobilizar o veículo imediatamente dentro do possível e em segurança… e não dirigires-te para uma estação de serviço; e nesse caso, obviamente tens de ir para a berma!

          1. Avatar de Joca
            Joca

            É comum avariar-se um médio e não os dois.
            Para ser exato, pode-se transitar em autoestrada com luzes avariadas desde que o veículo disponha, pelo menos, do médio do lado esquerdo conjuntamente com dois mínimos, e ainda à retaguarda o indicador de presença do lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória (artigo 62º do CE)
            Há casos previstos no CE que obrigam à imobilização do veículo, na berma. Só são permitidos esses.

  6. Avatar de André
    André

    Tirem por favor ligações ao Twitter. Já não dá para abrir nada dessa rede.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Dá, desde que tenha lá conta.

      1. Avatar de Migas
        Migas

        Apaguei a minha conta. Não sou obrigado a ter.

  7. Avatar de Tim
    Tim

    E o selo do seguro? Nunca mais disseram nada. Não chegou a ser publicado em DL. Alguém sabe o que se passou?

    1. Avatar de Narciso Miranda
      Narciso Miranda

      Foi promulgado, penso que sejam 7 a 10 dias até ser publicado em DR

      1. Avatar de Tim
        Tim

        Mas penso que já foi promulgado há mais de 1 mês e não disseram mais nada nem publicaram em DR.

    2. Avatar de John D
      John D

      A lei já foi aprovada e promulgada, assim que for publicada em DR deixará de ser obrigatório!

      1. Avatar de Tim
        Tim

        Mas isso já aconteceu há mais de 1 mês, penso eu. E nunca mais publicaram em DR.
        Costumam publicar passados 15 dias.