Espanha com desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis

29 Comentários

O preço dos combustíveis não é apenas um problema em Portugal. Na Europa alguns países têm tomado algumas medidas para conter o aumento dos preços da energia.

Na vizinha Espanha, as estações de serviço vão aplicar até finais de junho um desconto de pelo menos 20 cêntimos por litro de combustível aos clientes.

Espanha com desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis


Combustíveis: 15 cêntimos serão dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço

O Governo espanhol aprovou esta sexta-feira uma medida para atenuar o impacto nos bolsos dos consumidores e das empresas no que diz respeito aos preços dos combustíveis que dispararam desde o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O desconto já foi aplicado em todas as 11.650 estações de serviço de todo o país (menos uma hora em Portugal) e estará em vigor, em princípio, até 30 de junho.

O regulamento aprovado pelo Governo espanhol considera o desconto mínimo de 20 cêntimos por litro, dos quais 15 cêntimos serão dados pelo Estado e o resto pelas estações de serviço.

Espanha com desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis

O executivo espanhol calculou que a medida custará ao Estado aproximadamente 1.423 milhões de euros, a maioria dos quais corresponde aos 15 cêntimos por litro de desconto que são imputados ao orçamento.

Na passada terça-feira, Madrid aprovou o ‘plano de resposta’ ao impacto económico da guerra na Ucrânia de um montante de 16.000 milhões de euros. Do montante global, 6.000 milhões correspondem a ajudas direta e reduções de impostos e outros 10.000 milhões à criação de uma linha de créditos garantidos pelo Estado.

Em Portugal, o preço por litro de gasóleo deverá descer na próxima semana em 12 cêntimos e o da gasolina em quatro cêntimos, segundo perspetiva o Governo que, apesar da descida, vai manter a redução das taxas do ISP.

De acordo com o mecanismo em vigor, que compensa através do ISP a subida ou descida da receita do IVA causada pela evolução do preço dos combustíveis, a descida do preço do gasóleo e da gasolina para a próxima semana determinaria uma subida do ISP.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo Santos
    Eduardo Santos

    E por Portugal é a vergonha que se ve!!! Rídiculo!

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      A situação em Portugal está longe de ser a ideal, mas tem sido feito algo.. pelo menos o retorno dos meus 50 litros tem caído na conta a tempo e horas 😉

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Eu, que nem carro tenho, vou lá comprar um maço de tabaco e recebo os 20 euros. É isto que “tem sido feito” para “reduzir o impacto da subida dos combustíveis”… Ridículo!

    2. Avatar de ZeTo
      ZeTo

      E votaste noutro partido sem ser o do chamuças? 🙂 🙂 pois.

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Temos 40 cêntimos no AutoVoucher. Podia ser pior.

    1. Avatar de Jane Doe
      Jane Doe

      40 cents?! Não sabes fazer contas!

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Não percebi?
        São 40 cts/litro até 20 Eur.
        Foi isso que eu li.

    2. Avatar de Ana
      Ana

      sim podia, por exemplo ter que esperar por esmolas do estado pra poder pagar gasolina… sim podia ser pior…

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Vê o lado positivo, compras uma pastilha na bomba e recebes 20 Eur. Queres melhor? 😉

  3. Avatar de Otioobvio
    Otioobvio

    Grande treta vossa! Antes dos “20 cêntimos” estava por exemplo a 1.87€/L e as empresas subiram os preços e agora com “20 cêntimos de desconto” está a 1.80 – 1.81€/L !!! Onde estão os 20 ?! Em Portugal levavam logo com uma multa por essa jogada, em Espanha as gasolineiras (e energéticas, bancos, grandes empresas, etc etc) fazem o que querem.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Treta nossa não, foi o que foi estipulado pelo Governo

    2. Avatar de V. Silva
      V. Silva

      Errado!
      Atestei hoje na Galp de Málaga a €1,584/LT gasóleo simples.
      O desconto é dado no final quando se paga.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Ou o portal deles não está atualizado https://geoportalgasolineras.es/#/Inicio ou nao desceu sequer 1 centimo tenho seguido os preços esta semana na zona transfronteiriça de vila nova de cerveira e inclusive tenho prints dos preços durante esta semana antes de sexta feira

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      inclusive existe uma bomba de combustível em Portugal-Lanhelas em que o preço esta mais baixo que na cepsa do lado espanhol isto no diesel na gasolina não verifiquei

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        https://amp.elmundo.es/economia/ahorro-y-consumo/2022/04/01/6245e09ffc6c83990d8b4588.html

        Aquí explica bem o preço de bomba é o atual os 20cts serão aplicados no final

    2. Avatar de V. Silva
      V. Silva

      Errado!
      Atestei hoje na Galp de Málaga a €1,584/LT gasóleo simples.
      O desconto é dado no final quando se paga.

    3. Avatar de JS
      JS

      Ontem em Vigo no Alcampo meti 95 por 1,695€/l
      Menos 5 Centimos por compras acima de 30€ ficou 1.645€
      Mas os preços não estão ainda com os tais descontos de 20 centimos de que se tem falado

  5. Avatar de Ravioli
    Ravioli

    E se usarem a APP waylet da Repsol d mais 10 cts em Espanha.

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Combustivel e comunicações… andam sempre a mendigar por migalhas quando pagamos fortunas em comparação com os outros..

  7. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Espanha, tem sempre muitos clientes dos países limítrofes às suas fronteiras, e isso é bom para os espanhóis e para os clientes que lá vão. Portugueses e Franceses que residem junto às fronteiras com Espanha fazem compras e atestam os depósitos dos seus veículos automóveis, e com isso economizam dinheiro. Eu próprio tenho hábito de ir de França a Espanha fazer compras e atestar o depósito, e compensa. Portugal e França, se bem que muito diferentes, têm um problema comum, que é transversal a outros países europeus, que é o preço de algumas coisas por causa dos impostos.

  8. Avatar de Kab1985
    Kab1985

    Atestei 95 ontem na Repsol (España) a 1,42€/L com desconto 35cent/L

    1. Avatar de JS
      JS

      Hehe bons velhos tempos quando 1.42€/L já era caro…

  9. Avatar de Ru
    Ru

    O meu carro já nem sabe o que é gasolina. Mal sai da garagem….
    Tanta coisa para ganharem mais algum €€ nos combustíveis, a venderem estupidamente caro, e acabam por perder. Pelo menos comigo. Desde esta subida ridícula de preços, raramente pego no carro. Não uso, não ganham.
    Muita gente não o pode fazer, por questões profissionais. Mas quem usa só por usar, bem podia fazer o mesmo. Querem €€ com preços caros, não têm. O carro não sai do sítio.

    1. Avatar de JS
      JS

      Então com estes preços só afeta quem anda de veiculo?
      O senhor não come?
      Os preços dos alimentos e bebidas não estão mais caros?
      Ou o senhor anda a gasolina/Diesel?

  10. Avatar de Ventura Sampaio
    Ventura Sampaio

    Aqui é que se vê um governo amigo do povo! O que se passa em Portugal mostra o marxismo dstrutivo do bem-estar do povo!

  11. Avatar de Fernando ndo
    Fernando ndo

    Inacreditável é o Costa pensa que está a fazer uma grande coisa……. políticos…

  12. Avatar de deeppurple
    deeppurple

    os todo-benevolentes estados!