Encontrou um carro abandonado? Saiba o que fazer

16 Comentários

Em Portugal, se suspeitar que um carro está abandonado na via pública, pode denunciar às autoridades locais. Saiba o que fazer.

Encontrou um carro abandonado? Saiba o que fazer


Os veículos abandonados nas ruas são um problema frequente em muitas cidades portuguesas. Além de ocuparem lugares de estacionamento, podem degradar a imagem do espaço público, representar riscos ambientais (derrame de óleos e combustíveis) e até servir de foco de insegurança.

Por isso, a lei prevê mecanismos para que qualquer cidadão possa denunciar estas situações.

Encontrou um carro abandonado? Saiba o que fazer

Como identificar um carro abandonado?

Um veículo pode ser considerado abandonado se apresentar alguns dos seguintes sinais:

  • Estacionado no mesmo local durante vários meses, sem utilização visível.
  • Pneus vazios, vidros partidos ou sinais evidentes de vandalismo.
  • Ausência de matrícula ou matrícula caducada.
  • Estado geral de degradação que comprometa a segurança ou higiene.

Onde e como denunciar

A denúncia de um carro abandonado pode ser feita por qualquer cidadão. Os principais canais são:

  • Câmara Municipal
    • a entidade responsável pela gestão do espaço público e remoção de veículos abandonados.
  • Polícia Municipal (ou, em algumas localidades, PSP/GNR)
    • sobretudo quando há risco imediato para a segurança.

 

Informações úteis a fornecer

Para facilitar a atuação das autoridades, deve indicar:

  • Localização exata (rua, número de porta ou ponto de referência).
  • Matrícula do veículo (se existir).
  • Estado do carro (sinais de abandono, danos, risco).
  • Fotografias, sempre que possível.
  • Muitas autarquias disponibilizam formulários online ou linhas telefónicas específicas para estas situações.

Após a comunicação, as autoridades locais realizam uma vistoria.

  1. Se o carro for considerado abandonado, é afixado um aviso no veículo, dando prazo (habitualmente 30 dias) para que o proprietário o retire.
  2. Findo o prazo sem resposta, o veículo é rebocado e transportado para um parque municipal.
  3. Caso não seja reclamado, pode ser enviado para abate ou leilão, conforme previsto na lei.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de narcesudo
    narcesudo

    Acho muito bem que reciclem periodicamente este tópico já que carros abandonados há muitos inclusive junto a oficinas, no entanto, convinha que corrigissem o texto de cada vez que o reciclam tornando-o mais preciso.

    Por exemplo, bastam 30 dias para poder ser considerado abandonado, isto no caso dos veículos particulares de passageiros. Outros veículos têm prazos ainda mais curtos, bastante mais curtos. E mudar o veículo para outro lugar próximo não faz parar a contagem dos dias.

    https://www.deco.proteste.pt/auto/carros-eletricos/noticias/carros-parados-mesmo-local-mais-30-dias-podem-ser-rebocados

  2. Avatar de Manuel
    Manuel

    Há um carro abandonado numa rua da Póvoa de Varzim, perto de minha casa há mais de 3 anos. Já enviei cerca de 10 emails à câmara municipal e à polícia municipal e o veículo continua exactamente no mesmo local, com vidros partidos, pneus furados e “grafitado”.
    Acho que a lei não se deve aplicar a todos os concelhos.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Faço sempre denúncias de situações de carros parados no mesmo sítio muito tempo e nunca demoram mais de uma semana a levarem-no

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Não funciona sempre, pelo menos aqui no município, apresentei há meses queixa tanto à PSP que reencaminhou para o município, como directamente ao município e o veículo lá continua abandonado no mesmo local.

  4. Avatar de Ulme
    Ulme

    Na Guarda é igual … Ninguém liga á denúncia

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Na guarda nada funciona, nem saúde, é preciso ir a Coimbra ou Viseu para tudo

    2. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      Então de que estás à espera e ligares tu?

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tretas. O meu presidente da Câmara diz que não assim tão simples como parece.

  6. Avatar de Oraxulo
    Oraxulo

    O problema é que faz-se isso tudo e os carros ficam lá eternamente a ser vandalizados e só são removidos muitas vezes quando lhes pegam fogo…

  7. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Almada, Seixal e Lisboa. Já denunciei centenas deles.
    Carros abandonados, alguns há décadas. Notei foi que, a remoção, é feita, rapidamente, na zonas urbanas.
    Por exemplo, junto ao Cais do Sodré, estava um Mercedes, sem pneus, há quase 1 ano. Denunciei. Para aí, 2 semanas depois, estava lá um reboque, e a polícia municipal, que o levaram. Um fiat, junto ao parque Eduardo VII, num parque livre, está lá, desde 2023. Já o denunciei algumas 20 vezes, continua lá, já sem faróis (roubados em 2024), com vidro partido e com plantas, a nascer, nas rodas.
    No Seixal, muito parecido. Junto a um hipermercado, nem 1 semana, demoraram, a ir lá retirar. Numa zona, de vivendas, já me disseram, que o carro, que reportei em 2021, já lá estará, abandonado, desde 2017. Como não perturbam, o estacionamento, não se importam. Se estiverem, em sítios, onde há dificuldades, de estacionamento, esses serviços funcionam. Se é em zona sem problemas, de estacionamento, as autarquias, não se importam.
    Lembrem-se que devem reportar à autarquia, não é ás forças policiais.

  8. Avatar de Mais um
    Mais um

    Ainda há bufos em 2025? Há gente para tudo. Entretanto quem deve fazer o trabalho, está a coçar o dedo do meio no vidro do télélé, à espera que o BUFO trabalhe. Escusávamos de pagar ao funcionário que recebe as bufarias do BUFO.

    1. Avatar de Lucas o caminhante das estrelas
      Lucas o caminhante das estrelas

      Quando se denuncia violência doméstica também se é bufo ?

      1. Avatar de Tonecas
        Tonecas

        Tiveste oportunidade para fazer um comentário inteligente!!!!

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      ‘Es um genio.

  9. Avatar de Pipoca Doca
    Pipoca Doca

    É vir a Castelo Branco e ver a quantidade de carros assim. Mesmo enviando para a CMCB com imagens nem papel, nem reboque. Ali continuam.

  10. Avatar de Manuel
    Manuel

    Parece tudo tão simples não é? É preciso é que as instituições funcionem. Fiquem pois a saber que participei à Câmara Municipal de Loures e Policia Municipal o estacionamento indevido de um veículo que se encontrava há vários meses no mesmo local e até já com pneus eum baixo. Perdi a conta aos contatos que fiz junto da câmara… inclusivamente tive de intentara uma ação por falta de resposta (que ganhei)… depois de tudo isto sabem quanto tempo a Policia Municipal levou a ir rebocar o carro? …um ano e meio…