Empresa francesa Hopium testa carro elétrico a hidrogénio com autonomia de 1000 km

85 Comentários

Ainda não está tudo determinado para os próximos 10 anos. Aliás, cada vez as dúvidas são maiores e as empresas procuram soluções para os problemas atuais, um deles é a autonomia dos elétricos. É precisamente aí que a empresa francesa Hopium está a apostar, agora nos testes reais ao seu carro elétrico a hidrogénio.


Não, o hidrogénio não está fora da equação

As metas ambientais, as coimas, a necessidade de baixar emissões são assuntos correntes nas marcas automóveis e autoridades da UE (e não só). Contudo, a solução que mais recebeu apoio, os veículos elétricos, retira vários problemas, mas acrescenta, para já, outros. Como tal, a hipótese do hidrogénio, nas suas várias configurações, continua bem presente em cima da mesa.

A Hopium, uma empresa especializada em tecnologias limpas e empenhada na descarbonização dos transportes pesados, atingiu um marco importante no desenvolvimento do seu sistema de células de combustível a hidrogénio de 100 kW.

Após uma série bem sucedida de testes em estrada, a empresa está a aproximar-se da comercialização da sua tecnologia inovadora, que promete ajudar a transformar o panorama global da mobilidade sustentável.

Resultados dos testes de estrada

Os testes de validação foram efetuados no circuito UTAC, onde os resultados foram encorajadores desde o início. O sistema de pilha de combustível demonstrou uma grande robustez, permitindo sessões de teste contínuas e sem interrupções.

Os testes incluíram ciclos dinâmicos de aceleração e desaceleração intensas, vibrações, bem como condições de alta velocidade e vários ambientes climatéricos, como dias de sol e de chuva. Tudo isto simula as condições reais de utilização nos transportes pesados, em que um sistema tem de suportar variações térmicas e cargas de trabalho intensas.

O sistema de propulsão a hidrogénio do Hopium demonstrou a sua fiabilidade, atingindo um nível de maturidade tecnológica de TRL7, ou seja, validado num ambiente operacional real. Este nível de maturidade é crucial, uma vez que representa um passo importante para a comercialização em massa da tecnologia.

Uma solução para a descarbonização dos transportes pesados

O CEO da Hopium, Stéphane Rabatel, exprimiu a sua satisfação com estes resultados:

Este é o resultado de anos de investigação e desenvolvimento, e não seria possível sem o trabalho dedicado das nossas equipas. Estes resultados validam não só a qualidade da nossa tecnologia de pilhas de combustível, mas também o nosso empenhamento na mobilidade descarbonizada e sustentável. Esta tecnologia tem o potencial de oferecer uma solução viável para a descarbonização do transporte pesado, um sector que tem sido tradicionalmente difícil de eletrificar devido à necessidade de longas distâncias e elevadas capacidades de carga.

Estratégia de desenvolvimento

A Hopium confirmou que a sua estratégia de desenvolvimento inicial se centrará em nichos de mercado. Um exemplo disso é o projeto marítimo K-Challenge, em que a empresa procura tirar partido da sua tecnologia para financiar a industrialização do seu sistema de pilhas de combustível.

Esta estratégia permitir-lhe-á reduzir os custos de produção, com o objetivo de oferecer, até 2028-2030, uma alternativa competitiva ao gasóleo no mercado mundial dos transportes pesados.

O transporte pesado é globalmente responsável por uma parte significativa das emissões de gases com efeito de estufa e as soluções tradicionais, como os motores a diesel, estão a enfrentar restrições crescentes devido a regulamentos ambientais mais rigorosos.

O sistema de células de combustível de hidrogénio da Hopium não só reduz significativamente as emissões de carbono, como também oferece uma autonomia e um desempenho semelhantes ou superiores às atuais opções de combustíveis fósseis, tornando-o uma solução ideal para camiões, autocarros e outros veículos de grandes dimensões.

Próximas etapas e alianças estratégicas

Nos próximos meses, a Hopium vai concentrar-se em atrair um ator industrial chave que possa acompanhar o seu processo de industrialização. Um dos próximos desenvolvimentos inclui a instalação de uma linha de montagem automatizada na sua nova fábrica em Saint-Bonnet-de-Mure. Além disso, a empresa está a finalizar o seu sistema de 200 kW, que será composto por duas baterias de 100 kW, especificamente concebidas para aplicações em transportes pesados.

O hidrogénio verde está cada vez mais posicionado como uma das soluções mais promissoras para a transição energética global. Quando utilizado em células de combustível, gera apenas água como subproduto, eliminando completamente as emissões de carbono durante o funcionamento do veículo. Além disso, a capacidade do hidrogénio de ser produzido a partir de fontes renováveis, como a energia solar e eólica, torna-o uma opção sustentável a longo prazo.

O sucesso do Hopium reflecte uma tendência crescente para a utilização do hidrogénio nos transportes, especialmente nos sectores em que a eletrificação com baterias é menos viável devido à necessidade de maior autonomia e de tempos de carregamento rápidos.

Empresas de todo o mundo estão a explorar aplicações do hidrogénio nos transportes terrestres, marítimos e mesmo aéreos, demonstrando o potencial desta tecnologia para reduzir as emissões de carbono a nível mundial.

Com a validação do seu sistema de células de combustível de hidrogénio em condições reais, a Hopium está posicionada para liderar a mudança para uma mobilidade mais sustentável no sector dos transportes pesados. Com a continuação dos investimentos na industrialização e a redução dos custos de produção do hidrogénio, é provável que se assista a um crescimento significativo da adoção desta tecnologia nos próximos anos.

A empresa não está apenas a desenvolver uma solução tecnológica, mas também a ajudar a construir um futuro em que o transporte pesado possa funcionar sem afetar negativamente o ambiente.

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de papa arrroz
    papa arrroz

    ora aqui esta algo em condições e de apostar

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Lol mais um enganado pelos fundos da UE, isto não é viável mal acabam os fundos a empresa fecha ou acaba o projecto como tantas outras…

    2. Avatar de JL
      JL

      Os americanos adoram-os, até fazem gestos de felicidade quando os abastecem.

      https://ibb.co/zQ7wSBK

      Lol

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        36 doláres por quilo? Jasus…

        1. Avatar de JL
          JL

          Em 2019 estava a 15$.

          Na Alemanha está a 15 euros, mas é financiado a 50% pelo governo.

        2. Avatar de rui
          rui

          é caro sim, mas um kilo faz quantos km??
          isso é que importa.

          Se 1 kg fizer 1000 km, estamos a falar de 3.6 dolares cada 100 km…equivalente a dois litro de gasoleo… é melhor não?
          e sem poluição…

          Acho eu, mas não sei os dados todos
          🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Neste carro não há números, mas no toyota mirai, que é o carro da imagem faz 100 kms sem andar em AE, a média em AE a rodar a 120kmh são 1.42 litros por cada 100 kms.

          2. Avatar de rui
            rui

            JL
            1.42 lt por cada 100? parece me bem, e sem poluição…

          3. Avatar de rui
            rui

            JL
            Toyota Mirai faz 0.55 kg / 100 km

            https://www.razaoautomovel.com/noticias/recorde-mundial-o-toyota-mirai-percorreu-1003-km-sem-reabastecer/

            Se realmente um kilo custa 36 dolares, por cada 100 km custa cerca 20 dolares.
            Assim já estamos acima do aceitavel..

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, declarado são 0.84 l/100 km em wltp (erro meu).

            https://www.toyota.pt/carros/mirai/features-and-specs

            Esse teste dos 1003 kms é a velocidades baixas com tecnicas de hypermilling, até já conseguiram fazer mais, levou 3 dias.

            https://youtu.be/IF9pWvvi7J4?t=1305

            Neste teste a uma velocidade constante de 90 kmh fez – 0.85 l /100 kms

            A 120 kmh fez 1.4 litros / 100 kms.

            No que testei, em AE e algumas aceleradelas, se é que dá para acelerar (apenas 182 cv) chegou aos 1.44 kg/100 kms.

          5. Avatar de JL
            JL

            Em condução mista, é +- isto, cerca de 450 kms, é a versão 2021 XLE, ou seja, a segunda versão dele.

            https://ibb.co/bKHR0CW

  2. Avatar de JL
    JL

    Curioso, a Toyota, Mercedes e Hyundai andam nisto há mais de 30 anos e estes que começaram agora já conseguem autonomias fabulásticas. Looool

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sei que não és adepto do hidrogénio verde mas não achas que até pode ser viável em áreas como zonas industriais, autocarros, camiões ou até portos onde a produção seria local?

      1. Avatar de JL
        JL

        Eu partilho a opinião do Prof Joaquim Delgado, ele pode ser viável se produzido com energia barata no local de consumo, já que o transporte e armazenamento é que o tornam caro.

        Exato, para transporte, a mesma opinião, o hidrogénio é uma tecnologia mais cara que as baterias, e não tem mais densidade energética, isto quando se considera todo o conjunto.

        1. Avatar de NunoManuelAlves
          NunoManuelAlves

          Exactamente

  3. Avatar de Pastor
    Pastor

    Venha o hidrogénio!

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O carro é elétrico na mesma…

    2. Avatar de JL
      JL

      Venha, mais depressa trocam para eléctricos como fazem os americanos.

    3. Avatar de JL
      JL

      Eléctricos só de baterias… Já que estes também o são.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pilhas, não obrigado. Isso não é o futuro. Estude mais!

        1. Avatar de JL
          JL

          A pilhas é o deste artigo, não leu ?

          Mais ainda ?

    4. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Não é economicamente viável para já, daqui a 10 a 20 anos quem sabe…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Gastas sempre 3x mais que eletricidade.

        A não ser que descubram uma forma mais económica que a eletrólise para fabricar hidrogénio não parece ter muito futuro.

      2. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Daqui a 20 anos já comprei pelo menos 2 VEs

  4. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Onde é que vão buscar electricidade para produzir o Hidrogénio. Paineis solares é mau, Ventoinhas pior ainda, ou vem tudo de uma refinaria?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Porque da refinaria é que é bom não é? Cada génio da batata… O conceito de neutralidade carbónica passa ao lado de muita gente.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se os EV sao maus devido á produção de Electricidade também é mau para hidrogénio. Ainda por cima para hidrogénio é necessário 3x a Electricidade em comparacao com um EV

        1. Avatar de JL
          JL

          É mais para o lado das 5x considerando o abastecimento.

    2. Avatar de JL
      JL

      98% dele vem de refinarias, tirado do gás natural, e a maior parte dele é usado na produção de combustíveis, daí o investimento da Galp em hidrogénio, aquilo é tudo para fazer gasóleo e gasolina.

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Teoricamente é fantástico na pratica talvez não, alem de ser caro, ainda pode vir a baixar os preços temos o problema maior na minha opinião que é o facto de necessitarmos que alguém transporte, armazene e só depois é que nos vende, hora isso é um convite a formação de mais carteis a boa moda tuga.

  6. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Brutal… parecem aquelas máquinas fotográficas descartáveis antigas…. usamos 1000kms e encosta, já que não há postos de abastecimento de hidrogénio e os que havia, como por ex. na Inglaterra, fecharam por questões de seguranças…. Tirando isso, a produção de hidrogénio, transporte e armazenamento, também não é muito melhor em termos de eficiência que a da gasolina tradicional… portanto não sei onde está a vantagem!

    1. Avatar de JL
      JL

      Não há mas podem instalar, com fundos europeus claro….

      Também andam a fechar na Alemanha depois do que explodiu após uma semana de abertura e mais alguns problemas, na zona de Berlim quem os tem, está com eles parados.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Existiam empresas a 30 anos a volta disso e perceberam que ainda não compensa a nível comercial para os automóveis, mas depois veio a agenda verde e alguns tentaram vender que o hidrogênio era a solução para todos os problemas quando sabiam que aquilo que diziam era mentira queriam eram apoios de fundos dos estados e da UE e fundos privados resumindo deram um golpe bem dado…

        1. Avatar de JL
          JL

          O hidrogénio sempre andou de mãos dadas com fundos, já que é muito fácil convencer, basta usar os argumentos do costume.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu na minha area de residência tenho um posto de venda de hidrogénio e estão a construir outro, mas aparentemente vão fechar o mais pequeno e fica só o novo.
            Vocês é que moram onde Judas perdeu as botas 🙂 🙂 🙂

          2. Avatar de JL
            JL

            Em Portugal só existe o da câmara, e esse não vende ao público.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já agora, esse posto não é 100% compatível com carros, só com autocarros, só permite 350 bar, na prática deixa os carros com menos de meio tanque.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    O the Verge fez uma reportagem sobre os veículos movidos a Hidrogénio já implementados na Califórnia, muito interessante:
    https ://www.theverge.com/c/2024/8/20/24195787/lost-highway

    1. Avatar de JL
      JL

      Só falta vir aqui o Yamahia confirmar que carros a hidrogénio só servem para andar no quarteirão como dizem esses donos.

  8. Avatar de NunoManuelAlves
    NunoManuelAlves

    Vou repetir isto novamente .:

    1 H2 não e compatível com rodas
    2 So aparece porque há Fundos dps desaparece
    3 continuam a insistir no ceguinho e já fecharam uma porrada de postos, ninguém quer H2 caro e ineficiente
    4 nunca na vida trocaria o meu Carro A bateria, simples eficiente e com performance por um carro a pilhas Nuncaaa
    5 H2 é bom para fertilizar campos agrícolas e talvez injectar na indústria do vidro e metal

  9. Avatar de PTO
    PTO

    @Toni da Adega

    Vão buscar a eletricidade ao mesmo sitio onde vão buscar a que serve para carregar os carros elétricos.

    1. Avatar de JL
      JL

      Só têm de ir buscar 5x mais, portanto 5x mais de árvores abatidas ou queimadas.

      Mas agora já é por bem maior. Lol

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Então não dá. Se a electricidade não chega para os EV, muito menos para o hidrogénio

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Isso são palavras tuas, eu não disse nada disso.

  10. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Hidrogénio para transportes pesados rodoviários e marítimos parece-me viável e assim é o desígnio da Hopium tal como aponta o artigo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Se não é para um ligeiro, para um pesado muito menos.

  11. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Fonix!! 21 euros por Kg (preço médio) é quase o preço por meio deposito de um carro normal.

    1. Avatar de JL
      JL

      Preço médio anda por volta dos 32 euros, só é mais barato quando tem subsídios tipo a gasolina e gasóleo.

      1. Avatar de jotabê
        jotabê

        É desonesto afirmar que gasolina e gasóleo são subsidiados, tira todas as taxas (excepto IVA, para ficar igual à electricidade) e vais ver que seria mais barato. Ai e tal, é poluente, tb o est*ume e os “puns” das vacas é poluente nos campos agricolas e não é por isso que é mas taxado.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto é que o FMI afirma que sim, eles não brincam com coisas sérias.

          E cá ainda existe subsídios por fora.

          A electricidade tem tantos ou mais impostos que os combustíveis, no caso dos carregamentos até é mais elevado.

          1. Avatar de jotabê
            jotabê

            o FMI é bom para ordenar cobrança de impostos, colocam impostos, e se alguem não aplica na totalidade chamam-lhe subsidios, queres mesmo comparar os valores das taxas cobradas nos fosseis com os postos de carregamento? Mas para lá caminhamos, depois baixam uma taxa e dizem-nos que estão a subsidiar…

          2. Avatar de JL
            JL

            Não é isso, eles dizem que é subsidiado porque não paga os estragos que causam às economias.

            Podemos comparar sim, são só 70% contra 58 a 64 % para os combustíveis.

          3. Avatar de jotabê
            jotabê

            Portanto utilização abusiva e desonesta da palavra subsidio:
            subsídio |bssí|
            ( sub·sí·di·o )
            nome masculino
            1. Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público. = SUBVENÇÃO
            2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego; subsídio de férias). = SUBVENÇÃO
            3. Aquilo que concorre para um fim determinado. = CONTRIBUTO
            4. Auxílio; socorro; benefício.
            “subsídio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/subs%C3%ADdio.

            Quanto às taxas dos carregadores, estás a incluir o valor que o “dono” do posto cobra, a percentagem desse valor que vai para o estado é o IVA e evntualmente IRC sobre os lucros. Mas vamos caminhar para esses 70% directos para o estado.

          4. Avatar de jotabê
            jotabê

            Esqueci de acrescentar no comentário anterior:
            ” não paga os estragos que causam às economias” penso que pode ser traduzido para “não paga impostos suficientes”

          5. Avatar de JL
            JL

            Só usei a mesma palavra que costumam usar aqui quando se trata de veículos eléctricos.

        2. Avatar de JL
          JL

          Sobre as vacas podem fazer muito, façam como eu, deixei há muitos anos de comer carne de vaca.

  12. Avatar de PJA
    PJA

    Pelo artigo dá ideia que está empresa aposta no transporte pesado, sector em que o hidrogênio será a única opção em relação aos fósseis.
    Para os veículos particulares já tenho mais dúvidas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Essa parte nunca entendi, se não é viável para particulares, como pode ser para transporte pesado ?

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Você está a ver um navio porta-contentores a baterias, ou um avião a baterias? Eu não estou a ver. Aceita esta opinião ou não?

        1. Avatar de JL
          JL

          Qual é o problema, até consegue mais autonomia do que com hidrogénio.

          Mas como mete hidrogénio num avião ? Com sonhos e esperanças ?

          Mas já agora, a comparação nem precisa de ser com bateria.

          Você disse para particulares tem dúvidas, tal como outras pessoas, se não dá para particulares como vai dar para pesados ?

          Exemplo, um a gasolina é viável para particulares, mas não é para pesados, pelas mesmas razões.

          Sobre autonomia e baterias, o óbvio, atualmente os eléctricos já têm mais autonomia, pesam menos, têm mais espaço útil, custam menos de metade e 14x menos para fazer 100 KMS.

          Portanto a lógica é simples, se os pesados usam as energias com mais densidade e as mais baratas, tal como gasóleo, GPL, GNC, querosene e óleo pesado, que são todos os combustíveis mais baratos, como se pode dizer que os que ficam mais caros para ligeiros servem para transporte pesado ?

          É que não há nada que jogue a favor desse transporte.

          1. Avatar de PJA
            PJA

            Não vale apena você é caso perdido, tem uma narrativa e não vê mais nada.
            O futuro vai estar cheio navios cruzeiros, porta-contentores, aviões de grande porte, até foguetões a bateria.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu é que sou perdido ?

            Ah ok, então os navios vão funcionar com foguetes ? Sendo assim fazem viagens de alguns minutos. Lool

          3. Avatar de JL
            JL

            O espaço de transporte fica preenchido com tanques criogenicos, mas esqueça, eu é que sou perdido. Lol

          4. Avatar de PJA
            PJA

            Tanques criogénicos, para quê?

          5. Avatar de JL
            JL

            Não é assim nos foguetões ?

          6. Avatar de PJA
            PJA

            Na indústria espacial usa-se, devido a razões particulares dos veículos. Mas nos veículos terrestres não é necessário, por exemplo, o Toyota Mirai usa um depósito pressurizado a 700 bar.
            Não estou a perceber, você não sabe isto?

          7. Avatar de JL
            JL

            Na indústria espacial usa-se porque senão não vão longe….

            Exato, e o mirai com 5 metros de comprimento é um carro de 4 lugares em muitos países depois ao pouco espaço que tem, com uma mala mais pequena que um Opel corsa, só porque transporta enormes tanques para fazer 650 KMS WLTP, um Tesla model 3 que tem mais autonomia, menos peso e mais espaço e tem 3x mais potência..

            Portanto continuo sem entender como é que se não é viável num ligeiro, como pode ser num pesado onde o peso, espaço e custo são a parte mais importante da viabilidade.

            Mas não se esqueça, o maluco sou eu ….

          8. Avatar de JL
            JL

            *muitos países devido ao pouco espaço que tem nos lugares traseiros..

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Nos navios até pode ser uma das opcoes em de encherem o Lastro com areia, pedra, metal ou água, podem colocar umas baterias

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    XIII. Nem deu para comentar, o @JL chegou de metralhadora.

    1. Avatar de JL
      JL

      Exato, espero que agora entenda o que disse no outro post, cá se fazem, cá se pagam. Looooll

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas já agora, ia comentar o quê?

      Ficava ainda mais perdido, em ve já não comenta nada que se aproveite, com fcev ainda pior….

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Provavelmente nem se apercebeu, tal foi a barulheira.
        Disparou em todas as direcções e acertou em tudo menos no alvo!

        1. Avatar de JL
          JL

          Olha, afinal estou a ficar igual a si. Curioso.

          Looool

          1. Avatar de JL
            JL

            Já andam com isso há quantos anos?

            Lol

          2. Avatar de JL
            JL

            Calma, agora já é para 2028, antes era para 2022, depois 2025, agora 2028, depois…..

            https://www.hydrogen-worldexpo.com/industry-news/bmw-toyota-plan-launch-hydrogen-fcev-2028

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Coitado. Os vizinhos adoram e parece que a companheira também…

      1. Avatar de Jota
        Jota

        O que já me ri com este comentário! De facto é isso mesmo, deve passar o tempo a escrever nos forum de automóveis
        eletricos e a mulher no Tinder.

        1. Avatar de JL
          JL

          É diferente de si em que aspecto ?

  14. Avatar de PeterJust
    PeterJust

    Apostar nos carros a hidrogénio é como apostar novamente em cassetes VHS

    1. Avatar de JL
      JL

      Não é bem assim, as cassetes VHS nunca tiveram financiamento dos estados a 100% . Lol

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Olha quem fala…
        https ://www.noticiasaominuto.com/auto/2655070/ue-admite-duplo-financiamento-em-pontos-para-carros-eletricos-em-portugal

        Portugal enfrenta críticas do Tribunal de Contas Europeu (TCE) por possíveis casos de duplo financiamento em pontos de carregamento de veículos elétricos, usando tanto o Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) quanto o Mecanismo Interligar a Europa (MIE)
        Quem é que anda a meter dinheiro ao bolso?!

        1. Avatar de JL
          JL

          São aqueles que receberam e não fizeram nada, que é o que acontece com esta tecnologia, daí ser sempre futuro….