Relatório: Emissões geradas pelo ciclo de vida dos elétricos diminuirão 10% até 2030

15 Comentários

Apesar de serem amplamente mencionados como a melhor alternativa aos carros de combustão, os elétricos não são perfeitos e há processos durante o seu ciclo de vida que permitem questionar a sua efetiva viabilidade. Nesse sentido, um novo relatório revela que as emissões geradas durante o ciclo de vida de um elétrico diminuirão 10%, no Reino Unido.

Essa redução acontecerá até 2030.

Elétrico no Reino Unido

De acordo com um novo relatório, no Reino Unido, as emissões geradas durante o ciclo de vida de um carro elétrico diminuirão durante a próxima década. Isto, motivado pelas mudanças no fabrico a serem implementadas, bem como por uma rede elétrica mais ecológica.

Uma vez que mistura eletricidade relativamente limpa, estima-se que um carro elétrico, no Reino Unido, represente 65% menos de emissões de gases com efeito de estufa quando comparado com um carro a gasolina.

O relatório desenvolvido pela Ricardo, uma empresa global de engenharia estratégica e consultoria ambiental, calcula que até 2030 os elétricos poderão representar 76% menos emissões, durante todo o seu ciclo de vida, no Reino Unido. Esta margem será motivada pela melhoria da tecnologia associada às baterias, ao fabrico do componente e ao tratamento deste no final de vida. Tudo isto, a par de uma rede elétrica descarbonizada.

Estamos todos conscientes dos benefícios ambientais operacionais da condução de um veículo elétrico, mas este estudo forneceu mais uma confirmação de que esses benefícios também são significativos no Reino Unido quando se considera a vida completa do veículo desde a sua fabricação até ao fim da sua vida útil.

Disse Nikolas Hill, diretor associado da Ricardo.

Trudy Harrison, membro do Parlamento do Reino Unido

Se até 2030, a percentagem já é bastante interessante, quando definido o horizonte temporal de 2050, torna-se ainda mais. Afinal, o relatório adianta que esse valor, comparativamente a carros movidos a combustíveis fósseis, poderia aumentar para 81%.

É fantástico ver a mudança do governo para alimentar a revolução elétrica a ser apoiada por esta análise pioneira.

Já comprometemos 2,5 mil milhões de libras para apoiar a implantação de veículos elétricos em todo o Reino Unido, limpando o nosso ar, aumentando as oportunidades de emprego verde nas nossas cidades e aldeias, e melhorando a comodidade para os condutores.

Afirmou Trudy Harrison, membro do Parlamento do Reino Unido.

Os resultados do estudo estão compilados num relatório elaborado pela Ricardo, para o Department for Transport.

 

Leia também:

CATL abre a primeira fábrica de baterias neutra em emissões de carbono

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de simao
    simao

    Um carro elétrico polui tanto como 3 a combustão….

    1. Avatar de G
      G

      Parece-me que depois compensa nas emissoes que o cerebro dos donos dos naos electricos emite 😛

      1. Avatar de TiGaSPT
        TiGaSPT

        Diz isso à poluição gerada pela mineração do lítio, polui mais que os a combustão, por isso não fales do que não entendes

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Pois claro, porque a extracção de petróleo em plataformas marítimas não polui absolutamente nada. E então o fracking é melhor ainda…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O maior poluidor de Portugal é a refinaria de Sines. Poluição essa para criar combustível para depois ser queimado nos veículos a combustão. Se a queima é feita 2x então é 2 x mais limpo

        3. Avatar de RC
          RC

          Outro ambientalista. LOOOOOOL

          Afinal há mais ambientalistas que aquilo que se pensa.

          Engraçado que o artigo diz uma coisa e vêm logo a correr dizer outra que não tem nada a ver.

      2. Avatar de simao
        simao

        Eu só li um paper com 170pgs sobre o assunto..
        Deves ser um expert do assunto tou a ver

        1. Avatar de Blam-O
          Blam-O

          Cool story.
          Então se eu li um paper com 190pgs a dizer o contrario, claramente o que dizes é m%&da, certo?

          Ou tens realmente números bem explicados que comparem todas as emissões poluentes geradas na produção e utilização dos carros, componentes e combustiveis (ie: gasolina/gasoleo vs centrais carvão/gás/renovaveis) num prazo de ~10 anos, ou se queres ir encher chouriços deves ter-te enganado no site.

          1. Avatar de simao
            simao

            Se tens interesse em ler está aqui tudo muito bem explicado:
            Procura por um paper com este titulo: `WHERE SHOULD METALS FOR THE GREEN TRANSITION COME FROM? Comparing Environmental, Social, and Economic Impacts of Supplying Base Metals from Land Ores and Seafloor Polymetallic Nodules.

            Autores: Daina Paulikas, Dr. Steven Katona,
            Erika Ilves, Dr. Greg Stone, Anthony O’Sullivan

            Abril de 2020

            Não te preocupes que isto é um whitepaper, é mais acessivel para pessoas como tu.

          2. Avatar de RC
            RC

            Onde diz ou mostra ou calcula que polui tanto como 3 a combustão ??

            E já agora, não encontrei nada com 170 páginas.

        2. Avatar de RC
          RC

          Mostre lá o paper então.

    2. Avatar de RC
      RC

      Onde é que inventou isso ?

      Ou é ambientalista ?

  2. Avatar de jedi
    jedi

    pplware, procurem e leiem o estudo que a volvo fez sobre a comparação entre a duas tecnologias. E depois digam alguma coisa!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Jedi, procure e leia novamente esse estudo, eles não compararam as tecnologias, eles mediram as emissões que têm a mais naquela fabrica que era de veículos a combustão, concerteza que usar gasolina num motor a diesel transformado, não vai ter o mesmo resultado, não sei se é suficiente para entender.

      Já agora, este estudo é do UK, não da Volvo.

    2. Avatar de RC
      RC

      Até estudos de 2011 já indicavam que se as fabricas e baterias usassem energia renovável, as emissões seriam residuais.

      Não se preocupe, o mundo não anda errado e apenas alguns estão certos…..