Elon Musk já explicou por que o vidro da Tesla Cybertruck se partiu em palco

109 Comentários

Com a apresentação da Cybertruck, a Tesla marcou uma nova posição no mercado. Não tem apenas uma excelente oferta no campo dos carros elétricos, mas tem também uma oferta com um design único.

Na sua apresentação, Elon Musk mostrou várias capacidades únicas da sua pickup, principalmente na proteção que oferece. Para além de ter uma estrutura em aço inoxidável, também o vidro tem proteção. O problema foi que este não resistiu aos testes em palco. A Tesla já sabe o porquê e Elon Musk revelou-o.

Elon Musk Tesla Cybertruck vidro pickup

Um problema na apresentação da Cybertruck

Da apresentação da Cybertruck que Elon Musk fez em palco na semana passada, o momento de maior impacto foram os testes. O CEO da Tesla pretendia mostrar a resistência dos materiais usados na construção da sua nova proposta. Em especial focou-se no material usado na estrutura e também das suas janelas.

Pois os problemas surgiram quando o responsável pelo design da Cybertruck, Franz von Holzhausen, jogou 2 esferas de metal contra este carro. Ao contrário do esperado, estas janelas partiram-se e deixaram Elon Musk naturalmente surpreso e aborrecido.

A causa desta falha foi revelada por Elon Musk

Mas agora, passados alguns dias, este problema foi finalmente esclarecido por Elon Musk. É já conhecida a causa do problema que a Tesla teve em palco e que causou embaraço na apresentação da Cybertruck.

Tudo está na forma como os testes foram feitos, em especial o que antecedeu o atirar das bolas de metal. Ao testar a resistência da porta, foi usada uma marreta para tentar causar danos. Estes não aconteceram de forma visível, mas acabaram por partir a base do vidro da pickup da Tesla.

Vidro da pickup da Tesla é mesmo seguro

Assim, e ao testar a resistência com a bola, este vidro acabou por se partir. Este já tinha perdido a sua rigidez estrutural e por isso foi simples de acontecer o que foi visto na apresentação. A Tesla já mostrou que a resistência destes é mesmo elevada e que garantem uma proteção elevada aos utilizadores.

Curiosamente foi também revelada a razão das linhas usadas na Cybertruck. Deve-se ao metal usado, o aço inoxidável 30X ultrarrígido e laminado a frio não pode ser trabalhado de forma fácil porque isso partiria a máquina de moldar. Assim, acaba por ficar com esta forma, simples de implementar e que para muitos é atraente e apelativa.

Tesla Cybertruck: pickup com design futurista que vai circular na Terra… e em Marte!

Comentários

109

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Kkkkkkkkk desculpas esfarrapadas para o fiasco total, não queria estar na pele dele naquele momento. Kkkkkkkkkkkk, vejam só como meu vidro é resistente… Crashhh Crashhh. Kkkk

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Deste-me arrepios com este comentário… se calhar é melhor voltares para a tua cave sff

      1. Avatar de FilipeOS
        FilipeOS

        +1 “kkkkkkk”

    2. Avatar de eu
      eu

      Olha que acho que partir o vidro foi a melhor coisa que podia ter acontecido.
      Falha-se muito nisso e daqui a algum tempo só nos lembramos daquilo que andamos a falar (decorar).

      1. Avatar de tiago
        tiago

        Claro que foi propositado. lol
        Como são as explosões do SpaceX’s, já que ninguem fala, vamos lá explodir uma navezita.
        Deixem de ser cegos….

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          ahahahahah que boneco a spacex teve 2 falhas as outras foram em desenvolvimento

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            Resumindo, tenho razão…. Como alguns iluminados diziam que os vidros foram partidos de forma propositada, para captar atenção dos médias. As explosões das spacex também seriam com o mesmo propósito. Só que não…

        2. Avatar de Joao
          Joao

          que explosões mesmo? houve 2 as outras falhas foram em desenvolvimento e pelas 400 falhas que tiveram a aterrar agr são a única empresa que consegue aterrar e voltar a reutilizar booster.
          So para avisar que a nasa matou mais de 10 pessoas no shutle

          1. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            A nasa matou 10 ? Na SpaceX quantos já voaram ? E quando voarem e se voarem, achas que vai acontecer o quê ? Quantos já morreram em aviões ? E no entanto, milhões voam por dia… É com cada observação…

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Nunca pensei escrever isto… mas acho que o xoninhas tem razão.
            Temos que esperar por alguns voos tripulados para ter uma comparação justa.

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            Mas xoninhas, registei a facadinha do custume: “E quando voarem e se voarem”… Neste momento, são os que mais perto estão de voar com tripulação a partir de solo americano.

    3. Avatar de security
      security

      O vidro partiu? ok… falhou? não. Qualquer pessoa dentro do carro não sairia com lesões graves. Agora experimente isso no seu carro e veja quem é que tem o melhor vidro.
      Agora o design da pickup, por amor da santa.

      1. Avatar de Gaspar Oliveira
        Gaspar Oliveira

        Fanboy alert
        Tenha calma, aconteceu, porque tanta raiva a tentar justificar, é por pessoas com cegueira crónica por algo, que não sabe avaliar virtudes e defeitos que se elegem “ditadores” e este mundo esta como esta, deixe de ter uma atitude de ignorante

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          O ponto aqui é entender que as pessoas falam mal, por falar. Tal como se ofendem com tudo e com todos.

          Efectivamente partiu sim, mas a esfera não entrou no habitáculo. Vidro eventualmente parte, seja de que forma for.

        2. Avatar de Balmer
          Balmer

          Hater alert?

          Ele levanta um ponto valido, vidro danificado mas não estilhaçado, não houve penetração do projectil.
          E critica o design do veiculo.

          Como é que isso é um fanboy?

      2. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Quando você vai pagar 90000 euros (sim, que os 55000 euros que vai custar, em 2027, é só pela estrutura, pois se quer os pneus todo o terreno, são mais 1900 euros, se quer direcção assistida, são mais 3800 euros e se quer a condução autónoma são mais 17000 euros), é para ter algo que cumpre o que lhe vendem. Se compra um carro que, tecnicamente, diz resistir aos impactos de uma pedra a 80kmh, só resiste se a pedra acertar em cheio no vidro, pois se acertar na chapa e ressaltar para o vidro, entra no automóvel.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @Miguel Costa,

          Fui lendo o comentário até chegar ao ponto em que diz que conducao autonoma sao mais 17000Euros, só mostra que fala por falar e sem qualquer tipo de conhecimento de causa.
          Isto é um problema grave que tem vindo a acontecer com a proliferacao de pessoas com um QI um pouco mais baixo que a média a usar a internet.
          Antigamente vinhas até este tipo de blogs/foruns, e encontravas pessoas com inteligencia, efectivamente interessadas em discutir um assunto e a serem factuais ou quando nao o eram, deixavam claro que nao estavam a ser factuais.
          Hoje em dia, pessoal como voce, comenta como se fosse factual, mesmo com a quantidade e facilidade de acesso a informacao.

          Primeiro, eles nao vendem apenas a estrotura, os valores referidos sao para um carro completo.

          Depois tens opcoes apra 1, 2 ou 3 motores.

          Como extras, tens autopilot, que custa a volta de 6000Euros e nao 17000.

          Quanto ao resto, como pudemos ver nos videos de apresentacao, uma esfera de metal nao foi capaz de entrar no habitaculo do carro, partiu o video é certo, mas mesmo que nao fosse suposto partir, se alguém tivesse atirado com aquilo ao meu carro ficaria extremamente contente por o projectil nao ter entrado no habitaculo.

          Agora volte lá para a sua caverna e aproveite e tente fazer o mesmo no seu bolide, depois conte a experiencia.

          Por cá, 2 Tesla na garagem, e pré encomenda do Cybertruck feita.

          1. Avatar de xoninhas
            xoninhas

            E quando juntas dinheiro para o curso de educação e comunicação escrita ?

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @xoninhas,
            Antes isso que andar pela Internet a espalhar doenças

        2. Avatar de JC
          JC

          Meu caro,
          Que não goste ou que não entenda o ponto, isso é uma coisa.
          Agora que tente apresentar considerações e valores sem nenhuma base factual, isso é insultar a inteligência de todos os que lêem o seu inqualificável post!
          Se você escrevesse o que escreveu, nos EUA, estaria a trabalhar o resto da vida para pagar uma indemnização à Tesla.

    4. Avatar de qqq
      qqq

      o que quer dizer kkkkk???

      1. Avatar de Filipe Coelho
        Filipe Coelho

        Penso que seja a simular um motor de combustão a arrancar.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          problemas no motor de arranque

          1. Avatar de N1ldo
            N1ldo

            Kkkkk rachei de rir.
            Kkkkkk a sério, boa…

            Pro Filipe e o Cortano. 🙂

          2. Avatar de Filipe Coelho
            Filipe Coelho

            N1ldo, ainda bem que achou piada, não estava a gozar, era apenas uma piada 🙂

      2. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Também fiquei curioso o porquê de tantos “kkkkkk”…
        Pesquisei e parece que é uma brasileirada, sinónimo de rir, porque no Brasil, o “k” lê-se “ka” e supostamente kakaka é o som que se faz a rir!
        Fiquei sem perceber, pois ninguém se ri com o som de “kakakaka”….
        Só eventualmente algumas aves raras….

        1. Avatar de N1ldo
          N1ldo

          Exatamente, também poderia ser hihihi, hahahaha, hehehehe etc…
          Em PT-PT não faz sentido mesmo. Kkkk.
          Seria kapa, kapa, kapa, kapa.

          Se aqui desse pra pro emotions, eu poria uma daqueles que choram de tanto rir.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Pois mas em PT-BR também não faz sentido…
            Ninguém ri “ka ka ka” mas sim “ha ha ha” são coisas bem diferentes!

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Hugo Nabais,
            Penso que seja melhor proceder a um desenho técnico para ele eventualmente vir a perceber.

        2. Avatar de Flavio Correia
          Flavio Correia

          Pior só mesmo o rsrsrsrsrsrsrs

          Deve ser pessoal a rir.se que nem o Muttley que passava na cartoon network

      3. Avatar de Xiribitatatata
        Xiribitatatata

        Uma grande quantidade de potássio…

    5. Avatar de Luis
      Luis

      Volta a por a pedra em cima

    6. Avatar de JJ
      JJ

      Mas que parvoíce de Kk é esta?
      É alguma doença?

  2. Avatar de Gaspar Oliveira
    Gaspar Oliveira

    Quer isto dizer que não cenário real também não podem acontecer contratempos, caso contrario o vidro pode partir. Ta bem ta

    1. Avatar de Gaspar Oliveira
      Gaspar Oliveira

      *que num cenário

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    E o vidro de trás? A bola atirada ao vidro de trás foi atirada com muita calma e acho que não levou com nenhuma marreta.
    Tretas…

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      não levou ? aconcelho a veres a apresentação completa antes de fazeres figuras de parvo

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        aconselho 😉

  4. Avatar de Renato Farinha
    Renato Farinha

    Eu agradeço que o vidro parta e desapareça como um carro normal, em caso de incêndio ou acidente quebrar para fugir…

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Exatamente, inclusive para se partir um vidro, por dentro parte-se mais fácil, caso seja necessário numa emergência.

  5. Avatar de Fulano
    Fulano

    Tanta gente preocupada e nem sequer vão comprar aquela abominação…

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Não é bem por aí, isso é mais ou menos como desfile de moda, ninguém usa aquelas coisas horríveis, mas aquilo dita as tendências, essas “tecnologias” acabam sendo usadas.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Está no YouTube um vídeo do JerryRigEverything acerca de carros à prova de bala (e vidro, especificamente). Sugiro que dê uma vista de olhos e se cultive um pouco.

        1. Avatar de N1ldo
          N1ldo

          Rapaz é incrível como só tem sapientes aqui não acha?
          Vc é um deles, tem doutorado em informações de youtube.
          Kkkkkk

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @N1ldo,
            Considerando os seus kkkkkk, creio que seja experiente no que diz respeito a balas nos vidros de carros/casas e por aí fora.

            Por isso teremos de ter em consideracao a sua vasta experiencia sobre o assunto, na Europa, nao temos grandes problemas com assaltantes armados daí que temos que nos informar acerca do assunto através de videos no Youtube e afins.

  6. Avatar de João M
    João M

    ISto faz-me lembrar o “blue screen of death” de uma apresentação da microsoft há uns valentes anos, ou quando o Steve jobs, numa apresentação, o iphone teve problemas com o wifi. Cenas que acontecem quando se faz coisas em directo e com publico ^_^.

    O bom disto, principalmente na era digital em que vivemos, é que se trata de publicidade grátis. O veiculo não seria tão falado se nao fosse este “fiasco”.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      “you will notice this scanner build… wow…”
      Foi fantástico.

  7. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    se partiu cara. se partiu.

    1. Avatar de FilipeOS
      FilipeOS

      Não foi a cara, foi mesmo o vidro. Se o martelo partiu o vidro em baixo é óbvio que o resto também iria partir.

  8. Avatar de art
    art

    Pronto , qualquer pessoa ficou a saber como partir o vidro….primeiro bate-se na porta , depois parte-se o vidro….obrigado Elon Musk

  9. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Então quer dizer que depois de um acidente os vidros têm que ser todos substituídos, mesmo que apresentem dados?

  10. Avatar de Miguel Cruz
    Miguel Cruz

    Bem os assaltantes já sabem o que fazer se quiserem roubar a carrinha.
    Primeiro dar umas marretadas bem valentes na porta e depois outras no vidro e está feito….

  11. Avatar de Eu
    Eu

    Como comentou, mesmo em cima do acontecimento, o Zack do JerryRigEverything: https://youtu.be/DG9ezAuSn4c?t=233 😀

    1. Avatar de Eu
      Eu

      «Glass is glass and glass breaks!»

  12. Avatar de paulp
    paulp

    noticia dramatica

  13. Avatar de NL
    NL

    O Elon Tusk não permitiria que isto acontecesse…

  14. Avatar de Cortano
    Cortano

    eheheh… busted….

    A mesma coisa para a “luta” entre a Cybertruck e a F150 da Ford.
    Meteram a Tesla a puxar a versão mais básica da F150, que nem tração às 4 rodas tem e que tem um motor eco de 1.6.

    Não tenho nada contra a inovação nos EVs, mas a forma como a Tesla faz o seu marketing irrita um bocado.

    1. Avatar de João Luís
      João Luís

      quando é que o marketing não irrita? 🙂

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Há marketing inteligente, que não compara maças com laranjas, etc.

    2. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Por acaso o Elon concordou e em emprestar uma cybertruck a Ford para fazerem eles o teste, quero ver como vai ficar.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Não faz sentido comparares um EV com um a combustão, já que o EV tem toda a potência no arranque, o de combustão não.
        Quando a Ford lançar a sua pick-up EV, aí sim, faz sentido comparares.

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        A Ford pode pagar na Tesla, e fazer um teste diferente:
        P.ex., A F150 andou 1200 kms* com um depósito, a Tesla ficou a meio caminho

        * valor ilustrativo

        Achas válido este teste?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Depois podem fazer outro teste diferente… quem é o maluco que conduz por 1200km seguidos para ter a necessidade de um carro que percorra 1200km com um depósito.

          A isso juntar o facto de que quanto mais combusível tiver, mais peso, logo menos performance e mais consumo.

          No final dos 1200km, chegam os dois ao destino mais ou menos ao mesmo tempo.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            O mesmo se aplica a puxar um carro a puxar em sentido contrário.

            Acerca dos kms, quer dizer que a pickup pode estar vários dias no monte sem precisar de abastecer.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Cortano
            Sim porque vais fazer 1200km no meio do monte, sem nunca ver civilização.
            Mesmo na Austrália em quintas do tamanho de Portugal era na boa, já para não falar que irá vir com opcional para painéis solares.

    3. Avatar de Louro
      Louro

      Nao creio que haja uma F150 nos EUA com motor 1.6…

      Motores tao fraquinhos é coisa de Europeus.

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Correcção:
        Motor V6 2.7, com 325 cv., em que a própria Ford diz que não é o motor ideia para quem queira transportar ou rebocar muito peso.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Ah okay, então está longe de ser 1.6.

          A questão aqui é que qualquer pickup não terá muitas hipóteses e isso será independente do motor ou potência.

          Isto por várias razões, e basta pensar um pouco para perceber.

          Primeiro por mais potência que um motor a combustão tenha, nunca o tem disponível de forma imediata como um elétrico.
          Segundo, o peso da pickup da tesla deve de ser uns 500 ou 600kg mais do que a Ford.

          No momento em que a pick up da Ford está a começar a ganhar alguma potência a tesla já a arrastou uns bons metros e a Ford nunca mais recupera.

          Deviam de ter feito o teste era elétrico para elétrico.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    O Elon Musk tema sua quota parte de genio como de louco mas na minha opinião isto foi marketing, bom ou mau falou-se imensamente nisto. Duvido muito que não tenha sido golpe de marketing da cabeça do Elon Musk.

    1. Avatar de tiago
      tiago

      Claro que foi propositado. lol
      Como são as explosões do SpaceX’s, já que ninguem fala daquilo, vamos lá explodir uma navezita.
      Deixem de ser cegos….

    2. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      A carrinha foi apresentada, só vai começar a ser produzida em 2022, supostamente para ser entregue em 2023. Há que chamar a atenção, ao mesmo tempo que o preço triplica. Apresenta-se a 40k, se quiser algo mais do que o mínimo dos mínimos (um carro igual aos outros), são mais 80k. Além que as reparações só podem ser feitas em 4 unidades na Europa ou 15 nos EUA ou 3 na China.

  16. Avatar de Andre
    Andre

    Julgava que uma das principais evoluções na construção/design de automóveis tinha sido o construir de carros que em caso de acidente se destroem, com diferentes níveis de dissipação de energia de modo a proteger o habitáculo… Se um carro destes, que pelos vistos não é afectado nem por uma marreta bater na porta do meu, como é que eu fico?! Fico a aguardar os teste de segurança europeus. Podem continuar a discutir janelas e flops…

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Ainda temos tempo. Só está prevista começar a ser vendida na Europa em 2026-2027.

      1. Avatar de Mario Gomes
        Mario Gomes

        Onde estão as fontes que sustentem essa afirmação? Põe aqui o link onde mostre isso que afirmas, de outra forma és um impostor.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Vão catalogar a Tesla de veículo de transporte de valores para passar nos testes de segurança passiva!

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Sim em caso de acidente se o metal nao amachuca acontece o que?

  17. Avatar de Sandro
    Sandro

    a traducao esta mal feita 🙂 , no twitter dizem que a “marreta” e que causou a quebra dos vidros e nao as bolas..

  18. Avatar de Pedro
    Pedro

    É feia? Gostos não se discutem. Para mim é brutal e poderá marcar uma nova viragem no design auto.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Já estas muito atrasado. Este design vêm direto dos anos 70. Uma nova viragem. Lololol

      1. Avatar de eu
        eu

        Ou tu é que está bloqueado no tempo e não evoluis.
        Nem sempre os caminhos da evolução sempre linhas retas.
        Neste caso até segue, hehehehee.

  19. Avatar de nao
    nao

    ” … que para muitos é atraente e apelativa” LOLOLOLOLOLOLOL.

    ri-me tanto que o ppl ao meu lado ate perguntou se estava tudo bem…

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Desculpem a minha ignorância, mas supondo que esse veículo capota, este tipo de vidros não dificulta mais a operação de socorro?

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Os puxadores dos carros deles já não saem para fora em caso de acidente portanto nada de novo.

    2. Avatar de Antonio
      Antonio

      Nao, é so mandar 2 bolas de metal 😉

    3. Avatar de Antonio
      Antonio

      Não, é so mandar 2 bolas de metal e os vidros partem

  21. Avatar de NjsS
    NjsS

    Vamos la ver se eu percebi, uma pancada de uma marreta em aço inoxidável ultrarrigido partiu a base do vidro super resistente dentro da porta, danificando a estrutura fazendo com que o topo do vidro partisse com o impacto da esfera.
    Ora, eu não vejo a causa do problema, vejo dois problemas, sou o único?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Nao, ja outros viram

  22. Avatar de Jorge
    Jorge

    Do que me lembro só bateram com a marreta na porta dianteira.
    Porque é que o vidro traseiro também partiu?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Foi com as vibrações… vá lá as luzes traseiras não terem caído, já não foi mau! 😀

  23. Avatar de Hugo
    Hugo

    ”jogou 2 esferas de metal contra este carro”???? MAS EM QUE PAÍS É ESTAMOS AFINAL??!!!!!
    Que palhaçada!

  24. Avatar de Hugo
    Hugo

    ”jogou 2 esferas de metal contra este carro”???? MAS EM QUE PAÍS É ESTAMOS AFINAL??!!!!!
    Que palhaçada!

  25. Avatar de Ficolixado
    Ficolixado

    A sessão de comentários fica ao rubro kkk
    Como é possível tanta gente detestar a Tesla? Será que já fez algum mal a humanidade?
    O tuga é o máximo kkkkk

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Isto ^^^ é a triste verdade. O tuga tem aversão ao sucesso alheio, mesmo que isso signifique um mundo melhor para todos.

  26. Avatar de dajosova
    dajosova

    Atenção meninos!
    Na lição de hoje vamos aprender algo completamente disruptivo:
    primeiro mandem as bolas e só depois é que dão com o martelo, ok!?

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Ai depois caiam os dois vidros

  27. Avatar de Carlos
    Carlos

    Historia mal contada!
    Se fosse essa a rezão o vidro de traz não teria partido.
    Quando mais fala mais se enterra!
    ABC…

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Tambem penso isso, porque so deu com a marreta na porta, entao o outro vidro nao deveria ter partido porque o impacto da marreta foi so no vidro da porta

  28. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    Quer dizer que o vidro não parte à primeira mas parte à segunda!

  29. Avatar de Antonio
    Antonio

    Mas os vidros sao separados, a marreta acho que so acertou na porta, mas o vidro do lado tambrm se partiu

  30. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    “(…) explicou por que o vidro”

    “Explicou PORQUE É QUE o vidro…”

  31. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Carro muito feio

  32. Avatar de Nuno
    Nuno

    em relação aos kapas que os nosso conterrâneos do Brasil usam quando querem manifestar riso… cada é livre de se exprimir como quer acho eu. se estão preocupados com a propagação desse efeito basta não replicar o uso e deixá-los livremente se exprimirem como querem. Julgo que é mais democrático

  33. Avatar de Diogo
    Diogo

    Entao mas… E como vais partir o vidro em caso de ficar preso no carro? É muito bonito mas…

  34. Avatar de Flavio Correia
    Flavio Correia

    Eu cá acho que é melhor não usarem vidros de vidro.

    1. Avatar de OMPT
      OMPT

      O desenho é atroz…podem continuar para melhorar!

  35. Avatar de OMPT
    OMPT

    Eu tambem…essa é mesmo a unica solução…