Elon Musk reabre fábrica da Tesla de Freemont: “Se alguém for preso que seja só eu”

54 Comentários

Com fábricas em todo o mundo, a Tesla e Elon Musk têm sido muito afetados pela pandemia da COVID-19 e pelos seus efeitos. Foram obrigados a fechar algumas das suas fábricas e assim parar a produção dos seus carros elétricos.

O homem forte da empresa sempre se mostrou contra esta decisão imposta e foram vários os seus tweets incendiários. Agora, e numa decisão unilateral, resolveu abrir a fábrica da Tesla de Freemont, contra as indicações das autoridades locais.

Elon Musk Tesla fábrica Freemont COVID-19

Uma decisão unilateral de Elon Musk

Foi ontem que as portas da fábrica de Freemont da Tesla voltaram a abrir, por uma decisão de Elon Musk. Esta tinha sido encerrada no dia 23 de março devido à pandemia de COVID-19 e não tinha data para voltar à produção.

A postura do responsável máximo da Tesla vai contra todas as indicações das autoridades do condado de Alameda. Já no fim de semana passado tinha tomado a decisão de processar esta entidade, para que fosse reposta a normalidade.

Fábrica da Tesla de Freemont foi reaberta

Agora, e de acordo com o que anunciou no Twitter, as portas da fábrica foram abertas e a produção retomada. A postura de Elon Musk é simples e prática. Quer a sua fábrica a produzir e ele será o responsável. Referiu que “se alguém for preso que seja só eu”.

Elon Musk está disposto a ir mais longe e terá ameaçado uma grande mudança na Tesla. Fruto desta situação anunciou que está disposto a mudar a localização da sede da Tesla para o Texas ou Nevada. Anunciou igualmente que a presença da fábrica de Freemont dependerá do desfecho desta situação.

Medidas contra a COVID-19 ignoradas

Quem surpreendentemente aproveitou esta situação foi o próprio presidente dos Estados Unidos, que se colocou ao lado do próprio Musk. Nas palavras de Donald Trump, a Tesla deveria ser autorizada a abrir a sua fábrica, uma vez que “isso pode ser feito rapidamente e com segurança”.

A posição de Elon Musk contra a COVID-19 tem dado origem a algumas mensagens estranhas publicadas no Twitter. Mostrou-se desde cedo contra as medidas de proteção tomadas e contra o confinamento que está a ser imposto.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Pelo que parece as outras marcas foram autorizadas a arrancar, não é difícil ver o ponto de vista do musk.

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      as outras marcas estão noutros estados em condições diferentes.
      É um falso argumento!

      1. Avatar de acs
        acs

        Por isso é que ele vai deve sair da California. O governador da California deu autorização para voltar ao trabalho. O problema foi com um gestor publico local.

      2. Avatar de pjs
        pjs

        @saldoso
        então o problema é meramente político, não é de correção para com as medidas (que, aliás, são diferentes entre estados)

        1. Avatar de saldoso
          saldoso

          por que é que assumes que é um problema político?
          Tu não fazes ideia das preocupações das autoridades locais.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não foi uma decisão unilateral.
    O governador do estado, permitiu a reabertura das fábricas, que incluí a tesla, o governador tem poder sobre o condado de alameda.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Ao que parece na verdade o governador deu prioridade no poder ao condado de alameda nestas questões do covid.

  3. Avatar de Felipe
    Felipe

    Like a boss!! Este menino não brinca em serviço.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Pois não , brinca com a saude dos empregados a quem ameaçou que se não voltassem eram despedidos.

      Abc

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Despedidos? Onde viste isso? Pelo que percebi, podiam não ir trabalhar se achassem melhor, mesmo que não recebam salário.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Ele enviou um mail aos funcionários na sexta feria. O mail já circula por ai.

          abc

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            estas todo queimado ahah primeiro so vai trabalhar quem quer segundo ainda ontem na sic acho eu foi entrevistado um empregado que tinha acabado de sair da fabrica e vai ver o que ele disse ahah

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Esse mail é a alertar os funcionários que, se não fossem trabalhar e uma vez que a fabrica estar aberta, podem perder o acesso às prestações sociais que tinham até aqui pela fábrica estar fechada. Não tem nada a ver com despedimentos.

  4. Avatar de Fulano
    Fulano

    Com a desvalorização da empresa e com as dívidas a acumular o que interessa a saúde de meia dúzia de zé ninguém facilmente substituídos?
    O dinheiro está primeiro, se os empregados morrerem por causa do SARS/coV2 isso não tem a mínima relevância.
    Murica.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Dívidas a acumular? Alguém aqui está a viver no passado…

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      “desvalorização da empresa e com as dívidas a acumular ” so por esta parte ja da para ver que ou vives em 2018 ou nao percebes nada do assunto, 2º so vai trabalhar quem quer e 3º vai ver a entrevista a um empregado que tinha acabado de sair da fabrica passou na sic acho eu. Um minimo de conhcimento antes de comentar é sempre bem vindo

  5. Avatar de Matreco
    Matreco

    E se alguém ficar contaminado com COVID que seja só ele também

  6. Avatar de George M.
    George M.

    Alguns comentários comunistas típicos sobre este tópico. Os condados vizinhos da Alameda estão a apenas alguns quilômetros de distância e abriram suas portas para o negocio.

    Talvez em Portugal do terceiro mundo uma pessoa possa ser demitida pelo vírus chinês. A fábrica mundial da empresa em que trabalho em NJ, com 100 pessoas, teve uma infecção e ele voltou ao trabalho. Pessoalmente, recebi de volta ao trabalho.

    São os democratas radicais / socialistas / comunistas / notícias falsas da CNN que estão no poder para destruir a humanidade.

    1. Avatar de saldoso
      saldoso

      Em Portugal muitas fábricas continuaram a trabalhar. Em Portugal, preparámos-nos bem mais atempadamente do que os Estados Unidos e tentamos dar apoio aos cidadãos. Em Portugal não andámos com metralhadoras nas ruas. Em Portugal estamos a regressar ao trabalho de forma planeada e não por pressões politico/eleitoralistas. Se isso é terceiro mundo o que será por aí…

    2. Avatar de Jilo
      Jilo

      Já cá faltava um Trump

  7. Avatar de zelfer
    zelfer

    Se ele tivesse a fábrica em Portugal, podia produzir à vontade dele.

  8. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    Capitalismo no seu melhor! Viva ao capitalismo!
    Ah e tal eu o Musk preocupo-me muito com o ambiente e a sustentabilidade. (mas só desde que isso não prejudique a minha carteira)

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Ele tentou desvalorizar as acções e vai desfazer-se da maior parte dos bens materiais para provar que não está a fazer isto pelo dinheiro.
      Bem sei que muitos capitalistas pensam da forma que dizes, mas estas a falar de um empreendedor que pôs todo o seu capital em duas empresas com muito pouca probabilidade de vingar, só porque, na perspectiva dele, seria bom para a humanidade. Felizmente correram as duas bem.

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        “só porque, na perspectiva dele, seria bom para a humanidade”

        Sabes o que era bom para o bem da humanidade neste momento? Saúde!

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Pois seria, mas já havia Covid quando ele fundou a SpaceX e se juntou à Tesla?
          E sem o incentivo capitalista, quantas farmacêuticas haviam a desenvolver os medicamentos e equipamentos que nos permitem ter o dobro da esperança de vida do nossos avós?
          Se há ideologia que contribui para a saúde das sociedades não a socialista certamente, como, aliás, podemos constatar pelos exemplos que a história no deu…

  9. Avatar de nao
    nao

    nós como sociedade temos de começar a limitar o poder/dinheiro que as pessoas podem acumular. assim como estamos nunca viveremos numa sociedade igualitária.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Se eu passar o dia a trabalhar deve haver uma lei que limite o dinheiro que posso ganhar, só para que quem passa o dia sem fazer nada possa ter o mesmo que eu? Sem incentivos as sociedades não evoluem. Quem faz o mundo avançar deve ser recompensado por isso. Se não fosse assim ainda vivia-mos numa savana e com uma esperança média de vida de 20 anos…

      1. Avatar de Lelo
        Lelo

        Quem trabalha e inova tem direito ao respetivo lucro, sejam os milhoes que forem. Ja o que faz com ele é da moral de cada um. Era o que faltava, Comunistas…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Exacto. Vêm para aqui pregar uma missa do séc IX quando o séc XX nos encheu com exemplos de que nem em ditaduras funciona…

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      comentario infeliz so, entao se eu me fartar de trabalhar nao posso ganhar mais que outro que passa o dia no sofa, daqui a nada somos robos trabalhamos no final do dia voltamos a casa e recebemos todos o mesmo.
      Nesta altura enfermeiros e medicos têm de estar a dar litro para tu e os teus estarem em casa de quarentena e no final do dia recebemos todos o mesmo para uma sociedade igualitária, com este comentario se fosse enfermeiro amanha ja nao ia trabalhar era o que mais falatava, pela igualdade desta sociedade

  10. Avatar de Move
    Move

    Ja que esta disposto a tudo pra voltar a produzir, ao menos que os construa com qualidade, em vez da “sucata” que andam a entregar. Se continua este caminho e com o aumento da concorrencia nos proximos 2/3 anos, duvido que chegue ao fim da decada nas mesmas maos…

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Esse tem sido o argumento desde há muito mais de 2/3 anos. Enquanto faltar sempre 2/3 anos para a concorrência chegar, a Tesla vai continuar bem. A concorrência ainda não conseguiu entregar aos clientes nada com mais autonomia do que o Model S original (2012). Talvez daqui a 2/3 anos tenham alguma coisa ao nível dos Tesla de 2020, mas ai já a Tesla vai estar em 2022/2023.
      E já agora, eu estou e não conheço ninguém que não esteja satisfeito com a “sucata” entregue 😉

      1. Avatar de Move
        Move

        Pelos vistos tens net… Pesquisa um pouco e vais encontrar n++n casos da dita sucata. É público e casos bem recentes. Mas se tivesse um e palas nos olhos se calhar dizia o mesmo

  11. Avatar de IonFan
    IonFan

    Tu podes ter net, mas não sabes como é que funciona… Se pesquisares sobre problemas noutras marcas vais encontrar exactamente o mesmo. Quando alguém abre um tópico num forum sobre uma marca, nunca é para dizer “Olá, só para dizer que está tudo impecável com o meu carro. Obrigado e bom dia”…

    Mas mesmo que fosse a sucata que dizes. O que interessa é que, mesmo com esses rumores todos, cada vez mais pessoas compram os carros. Contra factos não há argumentos.

  12. Avatar de Move
    Move

    Tudo bem fanzito. Desculpas a marca porque os outros também dão problemas…As melhoras, que bem precisas. É vê lá se tens a pintura completa ou não te cai o volante. Boa sorte e adeus

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Ahah. Isso de vir para fazer do facto de ser fã um argumento é só ridículo. Como se se ser fã ou não invalidasse as opiniões.

      Preocupa te com o teu carro que eu preocupo me com o meu.

      Talvez um dia apareça remédio para a cotovelite e já não precises de vir para aqui destilar.

  13. Avatar de Move
    Move

    Cotovelite? Já vi noutros posts que és muito pequenino. Um gabarolas mimado…Os meus carros estão muito bem e um deles também é EV. Mas bem construido

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      “Conheces me muito bem” dos comentários do Pplware… Eu não te perguntei nada sobre os teus carros, mas folgo em saber que estão bem e são bem construídos. Pena é que te estejas a gabar disso no mesmo comentário em que me chamas gabarolas.

      1. Avatar de Move
        Move

        Vai lá então…

  14. Avatar de Fulano
    Fulano

    Ainda estou para ver um Tesla a puxar um atrelado sem avariar…

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Aqui: https://youtu.be/wgaQNOt7L7g
      Demorei uns 10s a encontrar. Não tens que agradecer.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Agora vais ao google e procuras “Steering Wheel Falls Off -tesla” e encontras o mesmo em todas as marcas, por exemplo a ford recolher 1.45 milhões de carros com o problema similar.

  15. Avatar de Xpto
    Xpto

    Não duvido. Este problema é só uma muito pequena amostra. Anda por aqui gente a gabar a Tesla como se fosse o carro mais bem construído do mundo, que os deles nunca tiveram avarias, ninguem reclama e todos vivem felizes etc e tal… Os problemas de pintura são recorrentes e de um amadorismo atroz. O incrível é que a Tesla Pode e Sabe fazer melhor.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Quem é que vem para aqui dizer que os Tesla são os carros mais bem construídos do mundo? Já defendi e vejo muita gente a defender é que não é como querem fazer crer.
      O que me faz confusão é o pessoal que vem para aqui falar da Tesla sem nunca se ter sentado num…

      1. Avatar de Xpto
        Xpto

        Sabes lá onde em que carros é que o pessoal se senta ! Realmente é confuso fazeres uma afirmação dessas…

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Para comentar o que comentas, é óbvio que não te sentaste num…

          1. Avatar de Xpto
            Xpto

            Realmente és um bonequito pirralho. É isto sim é uma afirmação.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            @Xpto, conheces me tanto como a um Tesla por dentro. Por isso e no fundo, tanto o que afirmas sobre mim como o que comentas sobre os Tesla, é irrelevante.

  16. Avatar de Xpto
    Xpto

    Rapazinho … Felizmente bem melhor qualquer Tesla. Faz o aperto mensal dos parafusos que isso passa.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      É o melhor que tens para dizer? Que anedota…

      A mim não há nada para passar. Não sou eu que entro em todos os artigos sobre uma marca que não gosto só para dizer mal, sem sequer ter experimentado nenhum dos carros. Quando não gosto de uma coisa, simplesmente não a compro. Não sinto uma estranha necessidade de espalhar ódio à mínima oportunidade…

  17. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Deixem-se de picardias.
    Tenho um model S com 6 meses e 42000 Km sem problemas.
    Tenho e tive vários carros a combustão que também nunca me deram problemas, exceto um E300 cujo para-brisas começou a meter água. Mas não é por isso que deixa de ser um grande carro.
    Resumindo, todos têm coisas boas e outras menos boas.
    Não podemos é comparar marcas que fazem carros à dezenas de anos com uma que os faz há 10. Obviamente que a experiencia de construção não é a mesma, mas caminham para lá a passos largos. E para sermos coerentes sobre os defeitos de determinados modelos, basta vermos que todas as marcas de vez em quando chamam às oficinas determinados modelos para correções, algumas bem graves como já aconteceu com um E220cdi de 2003 que tive (problemas no air-bag).

    Peace and love para todos.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      “à dezenas”, deve ler-se “há dezenas”.

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    A decisão foi legítima, se a empresa for a falência agrava ainda mais a vida dos trabalhadores, sem o que comer morrem a fome e com vírus. Por isso, têm de voltar ao trabalho para compensar um lado, é óbvio que com medidas de biossegurança. Eu dou os meus aplausos por isso.