Elon Musk está a ser pressionado para desligar os carros da Tesla na Rússia

27 Comentários

Uma das pessoas que mais se tem destacado no meio de todo o problema da Ucrânia é Elon Musk. O homem forte da Starlink e da Tesla tem conseguido ajudar o país de Volodymyr Zelensky, quer através do acesso à Internet, quer de outras formas.

Desta vez o foco não parece estar em Elon Musk, mas sim nos seus carros elétricos. Vários utilizadores do Twitter pedem uma nova posição, com o bloquear ou o desligar dos carros da Tesla na Rússia, como medida de pressão a Vladimir Putin.

Elon Musk Tesla carros Rússia Ucrânia

Muitas empresas têm estado a cortar laços com a Rússia, como forma de protesto e de pressão. Ao retirarem os seus serviços e produtos deste território esperam conseguir que a situação na Ucrânia seja revertida e as intensões de ocupação do país seja abandonadas.

Agora, e apenas como uma ideia possível de ser implementada, vários utilizadores propuseram a Elon Musk uma nova medida. Pedem que este desligue os carros da Tesla sejam desligados remotamente e que os utilizadores percam o acesso e a possibilidade os usarem.

A forma de abordar esta questão parece estar a ser diferente entre estes utilizadores do Twitter. Se por um lado há quem peça simplesmente que a Tesla desligue remotamente os carros, há quem defenda que deve ser criado um embargo tecnológico na Rússia.

Tanto Elon Musk como a Tesla acabaram por não responder a estes pedidos, o que não deixou claro qual a posição da empresa e do seu responsável. Provavelmente esta seria uma medida possível, mas que não será tomada num futuro próximo pela Tesla.

O próprio Elon Musk parece ser contra este tipo de medidas e revelou isso mesmo no passado fim de semana. Do que revelou numa mensagem partilhada no Twitter, recusa-se a aplicar qualquer tipo de bloqueio ou censura no acesso à Internet que a Starlink proporciona.

Mesmo sendo possível, esta seria certamente uma medida que traria sérios problemas à Tesla. Uma coisa é deixar de fornecer os seus serviços, outra coisa é tomar medidas deliberadas que possam interferir diretamente com os bens de privados, mesmo que numa zona de conflito.

Tesla oferece carregamentos gratuitos nos Superchargers para quem foge da Ucrânia

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Adse
    Adse

    Se querem uma dose extra de caos, desactivem os carros todos quando grande parte estiver em andamento.

    1. Avatar de Tomas Mouro
      Tomas Mouro

      Que palermice

      1. Avatar de Conchita
        Conchita

        A palermice é tanto maior quuando há familias russas com familiares na Ucrânia e familias ucranianas com familiares russos. Até aqui em Portugal há russas/os casados com ucranianos/as… é uma luta de sangue!!!
        Imaginem o que estes cidadaos russos deverao sentir em relacao ao Putin

        Por carga de agua deveriam ser alvo de assassinato recnológico indiscriminado?

        O inimigo é o Putin n é o povo russo q n se consegue ver livre do assassino…

        1. Avatar de gustavo
          gustavo

          e a somar a isso tudo, temos os ignorantes da NATO que não respeitaram o pacto de Varsóvia e agora a culpa é toda da Rússia e etc…no Iraque os EUA destruíram tudo quanto havia, não tiveram pena dos civis nem os deixaram fugir …

  2. Avatar de Martins
    Martins

    E a Tesla que direito tem de desligar um veículo que vendeu e que não foi roubado?
    É algum ditador? Devolve o dinheiro que custou o carro?

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Pois. Eu também estou nessa. Foi pago, está pago!
      Agora, cancelar venda ou entrega de novos, aí concordo! Ou desligar os postos de carregamento também….

    2. Avatar de Pedro L.
      Pedro L.

      Então estão a congelar contas bancárias, a apreender yachtes e o raio – qual a diferenca ?

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Estão a congelar contas bancárias de pessoas próximas do regime de Putin, não de todos os cidadãos russos.

        1. Avatar de Pedro L.
          Pedro L.

          Se calhar porque assumem que alguém ter um tesla na Russia é necessariamente próximo do regime .

          1. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            Pois, mas assumem mal.

      2. Avatar de Pedro Coelho
        Pedro Coelho

        Uma coisa é os governos dos paises fazerem isso, outra é marcas. Imagina a Adidas ir buscar todos os tennis vendidos na russia as pessoas que os compraram, é ridiculo!

        A Tesla vende os carros e depois vende serviços ( estes pode suspender a qq momento as per T&C) mas o bem material não pode ser inutilizado.

        Reforço governos estão a apreender bens,

        marcas estão a suspender novas vendas e serviços, ninguem está a ir buscar o que vendeu nos ultimos meses na Russia.

    3. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Atencao que nao e a tesla mas o bando de iluminados habituais que fazem parte da LGBrandon administracao ( a mais corrupta e incompetente de todos os tempos).

    4. Avatar de maxim
      maxim

      as empresas nao tem problemas de não cumprir contratos. imbecilidade de uns e de outros, vamos falar de todos

  3. Avatar de Vasco
    Vasco

    Não o deve fazer dado que não consegue distinguir entre os carros que pertencem a apoiantes da guerra e colaboradores de Putin e os que pertencem a opositores do regime. Além disso o efeito seria apenas simbólico: para já não existem Teslas a servir como carros de combate.

  4. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Concordo. Não é a Tesla que tem de decidir quem pode usar os seus carros ou não. Até porque muitos Russos não concordam com esta guerra.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Os donos dos carros não têm culpa daquilo que o presidente deles anda a fazer.

  6. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    Mas isto é estranho: é possível desligar os veículos Tesla remotamente apos venda???

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Os carros são cada vez mais eletrónicos; não me surpreenderia nada.

    2. Avatar de sdfg
      sdfg

      descobriste agora? são todos.. nao e so a tesla

      1. Avatar de TagusPark
        TagusPark

        conseguem desligar o meu dacia sandero remotamente?

        1. Avatar de sdfg
          sdfg

          se tiver botao de emergencia e o poderes usar sem emparelhar um telemovel… provavelmente

  7. Avatar de João
    João

    Quando chegar a nossa vez vai ser lindo.

  8. Avatar de Manuel Pinho
    Manuel Pinho

    É só democracia espalhada pelo mundo (de certos regimes já nós sabemos o que a casa gasta agora de outros que andam sempre com a democracia na boca é de estranhar)

  9. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    as pessoas que compraram os teslas não têm culpa da estupidez do putin. e se não me engano a maioria dos russos nem querem nada com esta trapalhada em que a russia se meteu.

  10. Avatar de e.t.
    e.t.

    em vez de desligar os automóveis de pessoas inocentes que há mais de duas décadas são oprimidas no seu próprio país, deveriam silenciar (se é que me entenderam :-)) os palermas que foram democraticamente (um pouco de hipocrisia :-)) eleitos para os defender, mas que se mantêm calados.

  11. Avatar de gustavo
    gustavo

    a Tesla tem de desligar os carros, mas a Alemanha e companhia continua a abastecer com gás e petróleo russo… é como a China explora a sua população em trabalho, mas todos os democratas vão lá meter a sua empresa para aproveitar a exploração … guerra só existe por culpa da NATO…