Elon Musk promete condução autónoma na Tesla em 2019 e frota de táxis robô até 2020

32 Comentários

Para além de criar carros elétricos únicos, a Tesla tem outros planos para o seu futuro. Elon Musk quer apostar nos carros autónomos e tem ideias bem precisas do que pretende fazer.

Estas suas ideias foram agora apresentadas, num evento da marca, prometendo já para este ano a chegada dos Tesla com condução autónoma. Há mais planos, que incluem ainda uma frota de milhares de táxis robô até 2020.

Tesla Elon Musk condução autónoma táxis carros

Foi no evento de hoje da Tesla, dedicado aos investidores, que a marca apresentou as ideias de Elon Musk para o campo dos veículos autónomos. O CEO da empresa declarou que os seus carros estão já a ser equipados com o hardware necessário para ter esta capacidade.

Elon Musk quer Tesla com condução autónoma já este ano

Os seus planos preveem que ainda este ano os Tesla possam ter a capacidade de se conduzir sozinhos, usando apenas o hardware presente e as 8 câmaras que equipam esta plataforma. O grande foco dos próximos meses estará no software, que necessita de ser melhorado e preparado.

A Tesla irá usar uma rede neuronal para permitir esta capacidade de condução, ao mesmo tempo que esta irá ser alimentada por informação dos próprios carros. Estes dados adicionais vão servir para ensinar os sistemas e melhorá-los.

Tesla Elon Musk condução autónoma táxis carros

Curiosamente, Elon Musk não entende a utilização do LiDAR (Light Detection and Ranging). Para ele, todo o hardware presente nos Tesla é suficiente. Bastará recorrer à computação e às 8 câmaras presentes nos carros para estes conseguirem ser autónomos.

Tesla apresentou “o melhor chip do mundo”

Para suportar toda esta nova capacidade de condução, a Tesla esteve a preparar deste 2016 algo essencial. Falamos do Full Self Driving Chip, novo microchip da empresa, que será dedicado à condução autónoma.

Elon Musk chamou-lhe “the best chip in the world” e está já a ser colocado nos Model S e Model 3 há cerca de 1 mês. O seu poder é 21 vezes maior que o atual da Nvidia e fica 20% mais barato de construir. Terá sistemas redundantes para garantir que é imune a falhas e a problemas.

Tesla Elon Musk condução autónoma táxis carros

Uma frota de robôs táxis da Tesla já em 2020

Com esta capacidade a chegar, a Tesla quer preparar uma frota de táxis robôs. Elon Musk estima que ainda em 2020 este serviço estará lançado em algumas cidades dos EUA. Vão ser os próprios utilizadores a poderem disponibilizar os seus carros.

Os planos são ambiciosos e a Tesla espera ter no próximo ano um milhão destes táxis na estrada, com um nível 5 de autonomia. A empresa quer concorrer diretamente com a Uber e outras empresas, com a vantagem de conseguir ter preços mais baixos por quilómetro percorrido.

Os planos da Tesla e de Elon Musk são ambiciosos e difíceis de cumprir num tão curto espaço de tempo. A empresa deverá dedicar-se a melhorar o software dos seus carros para assim terem a capacidade de se conduzirem sozinhos e de poderem ser usados em cenários diferentes dos que estamos habituados a ver.

Assista à apresentação de Elon Musk e conheça as novidades

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Almeida
    Luis Almeida

    “…uma frota de táxis robot até 2020.” Significa isto mais desemprego a partir de 2020 e à conta desse sr.

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Os empregos nunca irão desaparecer, irão se transformar. Esse pensamento de que a automação irá originar desemprego é mesmo à “Velho do Restelo”

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Poderá não ser tão cedo, mas quando a indústria for toda automatizada, quando a condução de ligeiros e pesados for toda automatizada, quando a agricultura for automatizada, quando a inteligência artificial substituir os médicos engenheiros, contabilistas, etc., quando a limpeza e a confeção de alimentos for automatizada… pouco trabalho irá sobrar…
        Mas s e calhar também sou velho do restelo

        1. Avatar de Eu Mesmo
          Eu Mesmo

          Nessa altura a economia será tão diferente que o dinheiro irá deixar de existir e basicamente não tens trabalho porque não precisarás de trabalhar para viver.
          Até lá terás trabalho como Reparação de Robos, trabalhos relacionados com arte, e não tou a ver muito nos primeiros tempos Robos a criar Robos.
          Mas isso claro que é a minha opinião.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            É possível, mas ainda é muito difícil de prever.
            No entanto só espero que os “robots” não decidam que já não precisam de nós.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Quando tudo isso acontecer, caso ninguém tenha uma fonte de rendimento….isso deixará de acontecer automaticamente.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          Quando a industria de conducao de ligeiros e pesados for automatizada a 100% ou perto de 100%, deixaremos de ter greves de condutores que ganham mais que a média nacional (no caso de Portugal) e que mesmo assim decidem fazer parar um país e assim influenciar milhares de pessoas que ao contrário deles precisam de trabalhar para pagar as contas.

          Venham de lá esses carros e camioes 100% autonomos.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ganham mais e muito bem, pois também trabalham mais que as 8 horas diárias, já para não referir que passam semanas sem ir a casa.
            Quem acha que ganham muito é tirar a carta e meter-se a motorista 😀
            Eu passo.

      2. Avatar de Luis Almeida
        Luis Almeida

        É, É, os taxistas vão virar engenheiros da Tesla

        1. Avatar de Joao
          Joao

          “Mudar de profissão” pode ser um conceito dificil de entender para os mais limitados mas cada vez mais necessário.

          1. Avatar de Luis Almeida
            Luis Almeida

            A questão não é mudar de profissão. A questão é o que isso implica, principalmente para pessoas com idade mais “avançada” e as condicionantes que o mercado de trabalho coloca a nível de idade, experiência, conhecimentos, etc. Basta olhar para as pessoas que têm 50 anos que apesar de toda a experiência que possam ter as empresas já dificilmente as contratam. São os tais novos para reforma e velhos para o trabalho.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Há alternativas e temos de as procurar. O problema é que essa geração tem a filosofia de que os trabalhos aparecem do nada e são para a vida toda sem terem de mexer o rabinho.

  2. Avatar de oleg677
    oleg677

    Hoje é o 1ª de Abril?

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Percebo a ironia, assim a entendo, mas onde está a admiração ?

      Para este mega, hiper, giga blog, nao existe mais nenhuma marca de automóveis, nem desenvolve-dores da tecnologia, quer eléctrica, quer no que a condução autónoma diz respeito, no MUNDO.

      A resposta…há que del Rei que a tesla é a melhor,…pois sim e quem assim a classifica baseia-se em ?
      Tem provas dadas no ramo ou actividades conexas para poder avaliar o trabalho dos outros ?

      Money, money, money, era assim que cantava a Liza Minelli.

      1. Avatar de Vítor M.

        Tinha-te em melhor conta 😉 , no que toca à avaliação do mercado automóvel. Contudo, deixa-me dizer-te que embora a Tesla não tenha as provas dadas no que respeita a segmento automóvel tradicional, foi uma marca que obrigou toda uma indústria a mudar. Só por isso diz muito.

        Qualquer pessoa, atenta, nota que a Tesla mudou o paradigma. Pode não saber em que pontos foi imperial essa mudança, mas nota que se fala de Tesla com os olhos na evolução automóvel. Assim, mesmo sem essas tais provas que dizes serem necessárias, a verdade é que hoje o mundo está a assistir a uma revolução que nunca havia sido vista. Podes não notar, mas vai de A a Z esta mudança de mentalidades. Mas um dia, lá para a frente (2 a 3 anos) haveremos de voltar a falar. ABRC.

        1. Avatar de Jorge Carvalho
          Jorge Carvalho

          Não sei se foi a Tesla , ou o diselgate. Os números da Tesla em comparação com outros fabricante são ainda “ridículos” para ser uma ameaça. Se me perguntarem se por 35k € prefiro um Tesla ou um mercedes A180 eu diria logo Tesla , mas por 70k€ com os acabamentos no estado em que vêm , meses para reparar um carro , problemas com ruidos parasitas por todo o lado, eu digo-te já que dispenso.

          Abc

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Se custasse 35k euros seria mais acessível e competitivo face a um A180.
            Agora o Tesla model 3 começa nos 50k euros e o A180 começa nos 26k euros.
            Não é comparável.

          2. Avatar de Louro
            Louro

            Se me perguntarem se por 35k € prefiro um Ferrari ou um Fiat 500, eu diria logo um Ferrari, mas por 100k+ €, alguns sem AC e sem grande conforto para as minhas viagens pela Europa, isto já para nao falar nos custos de manutencao…digo-te já que dispenso.

            Valha-nos Deus.

          3. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            @Hugo , eu comparo o de35k € porque foi o que a Tesla anunciou , não fui eu ….
            No A180 basta adicionares os sensores de estacionamento que já vais no 29.7k €

            Abc

  3. Avatar de iDespairing
  4. Avatar de Paulo
    Paulo

    elon musk promete ir a marte em 2023, elon musk promete fazer desaparecer pessoas por magia em 2024, elon musk promete fazer toda a gente rica em 2025….

    1. Avatar de iDesparing
      iDesparing

      Ele, o Trump e mais meia dúzia de ilustres figuras só vomitam asneiras.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        promete, promete e no fim raramente cumpre as promesas.

    2. Avatar de IonFan
      IonFan

      Então dê lá um exemplo de uma promessa que ele não tenha cumprido. A julgar pela forma que fala, deve ter bastantes e não será difícil dar um …

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        bom, temos os apple fan boys e parece que agora temos os tesla fan boys.
        https://elonsbrokenpromises.com/model_3.php

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Vem para aqui destilar ódio contra um homem que nem conhece e nunca lhe fez mal (antes pelo contrario), e depois acusa os outros de serem fan boys… Quem se deu ao trabalho de fazer esse site, não se deu ao trabalho de procurar num dicionário a diferença entre promessas e objectivos internos (agressivos e auto impostos). A única promessa que lá está é o Model 3 a 35.000$, e essa já foi cumprida. Se tivesse pesquisado, perceberia que a promessa em relação à produção foi de 500.000 unidades em 2020. Ao ritmo actual, esse objectivo vai ser alcançado este ano, um ano antes do prometido.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            destilar odio? lol. simplesmente relato factos, factos esses documentados nos media internacionais, basta procurar na net.

  5. Avatar de iDesparing
    iDesparing

    Infelizmente como futebol temos muitos. Gosto de todo o tipo de novidades a evoluir de várias marcas, mas dispenso fanatismos.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      musk sabe vender a sua imagem e a da tesla como ninguem, disso nao ha duvida, por isso temos agora os musk fan boys que parece que levam a peito umas criticas á tesla ou musk, muito como se vê na apple por exemplo.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Verdade seja dita: vejo mais haters que fanboys do Musk.

  6. Avatar de John Doe
    John Doe

    E carros voadores para toda a gente em 2022 😀